O Brasil tem a meta de alfabetizar 64% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental até o fim de 2025. Esse objetivo, estabelecido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC), representa um avanço em relação a 2024, quando 59,2% das crianças foram consideradas alfabetizadas. O especialista Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, ressalta que, apesar de ser um tema antigo, o problema da alfabetização ainda não foi superado no país.
Em entrevista, Mizne destacou a importância de dar prioridade política à alfabetização e de otimizar a aplicação dos recursos do programa para buscar as crianças em situação de maior vulnerabilidade. A meta para 2030 é ainda mais ambiciosa: alfabetizar no mínimo 80% das crianças brasileiras.
Desafios para alfabetização plena
Para Mizne, o caminho para alcançar uma alfabetização universal exige a intensificação de ações já existentes. O especialista defende a continuidade do apoio político ao tema e o uso mais eficiente dos recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que disponibiliza verbas para formar professores e auxiliar estudantes com dificuldades.
Outro ponto crucial é a busca ativa por crianças mais vulneráveis, tanto nas escolas quanto nas redes de ensino. Mizne afirma que é possível alfabetizar crianças independentemente do nível socioeconômico, citando Sobral, no Ceará, como um exemplo de sucesso na educação básica, que se tornou referência nacional.
Prejuízos da alfabetização tardia
A falta de alfabetização na idade certa tem graves consequências. Uma criança que não aprende a ler e escrever no início da vida escolar tem dificuldades de acompanhar as aulas, fazer lições de casa e, futuramente, tende a ter um desempenho escolar muito baixo ou, até mesmo, abandonar os estudos.
A longo prazo, a baixa qualidade da alfabetização prejudica o desenvolvimento do país, limitando a capacidade desses jovens de ingressarem no ensino superior, no ensino técnico e de contribuírem plenamente para a sociedade. Para o especialista, a alfabetização na idade certa é a base para uma educação de qualidade.