O prazo para os interessados em obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se encerra nesta sexta-feira, 15 de agosto. A prova, que acontece duas vezes ao ano, é uma iniciativa do governo federal, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O certificado é voltado para estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português. A participação no exame é voluntária e a inscrição deve ser feita pelo Sistema Celpe-Bras 2025/2. No ato da inscrição, o participante deve informar dados pessoais, como número de passaporte ou documento de identificação, e o país onde fará a prova.
Prazos e detalhes do exame
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 20 de agosto. O valor sugerido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de R$ 259 para as aplicações no Brasil e US$ 120 para o exterior, embora os postos aplicadores tenham autonomia para definir o preço.
As provas estão agendadas para o período de 21 a 24 de outubro em postos credenciados no Brasil e em outros países. O exame é composto por uma parte escrita, com quatro tarefas de produção textual, e uma parte oral, que consiste em uma interação de 20 minutos com avaliadores. O resultado final, que define a proficiência do candidato, será divulgado em 17 de dezembro.
Onde o certificado é aceito
O Celpe-Bras é o certificado oficial brasileiro de proficiência em língua portuguesa. Ele é amplamente aceito em universidades do país para o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, por empresas brasileiras e em processos de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil.