O prazo para os inscritos na primeira Prova Nacional Docente (PND) que tiveram o pedido de atendimento especializado negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entra em sua reta final. O recurso pode ser solicitado até a próxima terça-feira (12) no Sistema PND, com o envio de documentação que comprove a condição do participante.
O documento deve ser legível e conter o nome completo, o diagnóstico, o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional responsável. O resultado do recurso será divulgado em 18 de agosto.
Benefícios do atendimento especializado na PND
Se o recurso for aceito, o participante terá direito a 60 minutos adicionais para a realização da prova. Caso seja negado novamente, ele ainda poderá contar com os recursos de acessibilidade solicitados no ato da inscrição, mas sem o tempo extra.
A Prova Nacional Docente (PND) foi criada em 2025 com o objetivo de fortalecer a formação de professores e incentivar a contratação de profissionais qualificados. A partir de 2026, a nota do exame poderá ser utilizada por redes de ensino estaduais e municipais em seus concursos e processos seletivos.