Para garantir mais transparência e eficiência na prestação de contas, o governo de Rondônia implantou um sistema digital com leitura de QR Code para controle da alimentação dos participantes dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). A novidade foi adotada durante a fase estadual do evento e desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia (Cotic).
Antes, o controle era feito manualmente, por meio de listas de assinaturas. Agora, o estudante apenas apresenta seu crachá com QR Code, que é lido digitalmente em segundos. O novo sistema elimina filas, agiliza o atendimento e reduz o retrabalho. A previsão é que a tecnologia seja estendida a outros setores do evento, como hospedagem e arbitragem, promovendo maior controle e economia de recursos públicos.
Modernização no atendimento
De acordo com o governador Marcos Rocha, a implantação do QR Code é mais uma medida que posiciona Rondônia entre os estados mais eficientes em gestão pública. “Estamos inovando em áreas que impactam diretamente os estudantes. Isso mostra nosso compromisso com a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos”, declarou.
A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, também destacou os avanços do sistema. “Além de reduzir o tempo de espera e evitar retrabalho, o QR Code assegura uma prestação de contas mais clara, segura e confiável. Isso fortalece a credibilidade do Joer e permite que as equipes se concentrem no cuidado com os alunos”, afirmou.
Um dos maiores eventos esportivos do estado
O Joer é uma das maiores iniciativas esportivas do estado de Rondônia, envolvendo milhares de estudantes das redes estadual, municipal e privada de ensino. Para o coordenador da Coordenadoria de Formação, Arte, Cultura, Esporte e Esporte Escolar (Cefacee), Alan Raniere, a digitalização representa um avanço importante.
“Antes, eram necessários muitos servidores apenas para o controle da alimentação. Agora, com o sistema digital, damos um passo importante na modernização da gestão e uso da tecnologia a favor da educação e da responsabilidade com os recursos públicos”, destacou.