Pais de diferentes faixas etárias estão aproveitando as oportunidades oferecidas pelo ensino profissionalizante em Rondônia. Através dos cursos gratuitos promovidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), eles buscam qualificação para crescer profissionalmente, atualizar o currículo ou mudar de carreira.
A ampla programação oferecida pelo Idep contempla diversas áreas e atrai alunos de todas as idades. Todas as informações sobre os cursos podem ser acessadas no site oficial do governo.
Atualização profissional e reconversão de carreira
Muitos pais que ainda estão no início da vida profissional ou mesmo já atuando no mercado aproveitam os cursos para se manterem competitivos ou abrir o próprio negócio. A capacitação permite tanto a atualização na função atual quanto a reconversão profissional, com a possibilidade de mudar de área de atuação.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a democratização do ensino técnico tem sido fundamental. “A oferta da capacitação profissional está transformando de forma positiva a vida de muitos cidadãos e fortalecendo a economia de Rondônia, tendo em vista a diminuição da taxa de desemprego”, ressaltou.
Políticas públicas que geram renda
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o investimento em qualificação é uma prioridade da atual gestão. “A educação profissional tem um papel transformador e o governo do estado tem fortalecido ações com estratégias essenciais para os rondonienses. São medidas importantes que ampliam oportunidades no mercado de trabalho, refletindo na geração de renda e no reforço do orçamento familiar”, afirmou.
Histórias de superação e novos caminhos

Aos 27 anos, o motociclista de aplicativo José Angel Salas Ruyepero, morador do bairro Cidade Nova, em Porto Velho, ingressou no Curso Técnico em Logística com o sonho de garantir um futuro melhor para a filha, Aurora Sophia, de 2 anos. “Escolhi essa área por vocação e porque quero ter crescimento na minha vida profissional”, contou.
Já João Pedro Costa Ferreira, de 22 anos, morador do residencial Cristal da Calama, é pai do pequeno Anthony, de apenas quatro meses. Ex-garçom, ele iniciou o Curso Técnico em Segurança do Trabalho no início de 2024 e encerra em agosto de 2025. “Tive que me dedicar exclusivamente aos estudos. Valeu a pena o esforço. Já tenho proposta de trabalho na nova profissão”, comemora.
Retorno aos estudos com espírito empreendedor
Outro exemplo é o de Francisco Viana Silva, de 64 anos, morador do bairro São Cristóvão. Após 20 anos vendendo salgados em sua bicicleta — apelidada de Bike Lanches —, ele decidiu retornar aos estudos e hoje está concluindo o curso de Auxiliar Administrativo. “Trabalhei com lanche uns 20 anos. Voltei a estudar para conseguir outras oportunidades”, afirmou. Pai de três filhos e avô de três netos, Francisco encara a rotina escolar com o mesmo empenho com que pedalava em busca dos seus sonhos.
✅ Conclusão
A crescente adesão ao ensino profissionalizante por pais em diferentes fases da vida mostra que a educação técnica é um caminho concreto para transformar realidades, fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia familiar.