A coleta compreende informações sobre estudantes, turmas e profissionais das diversas etapas da educação básica, bem como suas modalidades e ofertas de ensino, tais como: ensino regular, educação especial, educação integral, educação profissional e educação de jovens e adultos. Os dados coletados são fundamentais para a definição dos repasses de recursos federais, como os provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além de nortear políticas públicas e definir as escolas e os estudantes participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Censo Escolar é essencial para garantir que as ações educacionais sejam planejadas de forma precisa, assegurando o atendimento adequado a todos os estudantes.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, salientou que “as equipes escolares têm se dedicado com responsabilidade, mesmo diante das mudanças no Sistema Educacenso, garantindo a inserção de dados com eficiência. Esse trabalho é determinante para assegurar os investimentos e avanços na educação pública.”
ESTATÍSTICA
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica do país e é realizado anualmente pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Após o encerramento da etapa de inserção de dados, o sistema será reaberto por 30 dias para conferência e possíveis correções. Durante esse período, também será possível emitir o recibo de entrega da 1ª etapa. As informações serão utilizadas, ainda, para a publicação dos resultados preliminares do Censo Escolar 2025.