Os candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND) que não obtiveram isenção ou tiveram o pedido recusado têm até a próxima quarta-feira, 6 de agosto, para pagar a taxa de inscrição. O valor da taxa é de R$ 85,00.
O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou por meio de aplicativos de bancos. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) foi gerada no momento da inscrição. Para emitir uma segunda via, os participantes devem acessar a Página do Participante do Sistema PND usando o login do portal Gov.br.
O que é a Prova Nacional Docente
A PND foi criada em 2025 para auxiliar na seleção de professores para as redes de ensino estaduais e municipais. A prova, que não é um concurso público, avalia o conhecimento e as habilidades dos docentes. A nota obtida poderá ser usada como etapa em concursos futuros, a partir de 2026.
A edição de 2025 do exame contou com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios. A aplicação da prova, também chamada de “CNU dos Professores”, está agendada para 26 de outubro e será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame terá como base a avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e cobrirá 17 áreas de conhecimento, como artes visuais, ciências biológicas, história e matemática. A prova será composta por questões de múltipla escolha e discursivas.