Os estudantes do programa Pé-de-Meia de 2025, que nasceram nos meses de novembro e dezembro, recebem nesta segunda-feira (4) a quinta parcela do benefício. O valor de R$ 200 é referente ao incentivo-frequência e é destinado aos alunos do ensino médio regular ou da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública.
Para ter acesso ao benefício do Pé-de-Meia, os estudantes devem ter uma frequência escolar mínima de 80% nas aulas. Cerca de 3,3 milhões de alunos de escolas públicas estão recebendo o benefício neste ciclo de pagamentos.
Como funciona o pagamento do Pé-de-Meia
Os pagamentos são escalonados de acordo com o mês de nascimento de cada estudante. A quinta parcela da “poupança do ensino médio” de 2025 é depositada em uma conta poupança digital da Caixa Econômica Federal, aberta de forma automática.
Os valores podem ser movimentados ou sacados pelo aplicativo Caixa Tem. Para estudantes menores de 18 anos, é necessária a autorização de um responsável legal. Essa autorização pode ser feita diretamente no aplicativo ou em uma agência bancária.
O programa e os incentivos
O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal voltada a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública. O principal objetivo é promover a permanência na escola e a conclusão desta etapa de ensino. O programa visa democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social.
A política pública oferece quatro tipos de incentivos, que podem somar até R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio. O MEC esclarece que não é necessário fazer inscrição, pois todos os alunos que se encaixam nos critérios do programa são inscritos de forma automática.