Os estudantes do programa Pé-de-Meia nascidos em setembro e outubro recebem nesta sexta-feira (1º) a quinta parcela do benefício de R$ 200. O valor corresponde ao incentivo-frequência e é destinado a alunos da rede pública de baixa renda que cursam o ensino médio regular ou EJA. Para ter acesso ao valor, os alunos devem ter uma presença mínima de 80% nas aulas.
O pagamento, gerido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Caixa Econômica Federal, ocorrerá de forma escalonada até 4 de agosto. Cerca de 3,3 milhões de estudantes receberão o benefício nesta nova etapa, que visa promover a permanência na escola e a conclusão do ensino médio.
Como o Pé-de-Meia Funciona
O programa funciona como uma poupança para o ensino médio, com o objetivo de reduzir a desigualdade social. A política pública oferece quatro tipos de incentivos, que podem chegar a R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio. O depósito é feito automaticamente em uma conta-poupança da Caixa, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem.
Estudantes com 18 anos ou mais podem acessar o valor diretamente. Para menores de 18 anos, é necessária a autorização do responsável legal no aplicativo ou em uma agência da Caixa. O status de pagamento pode ser consultado nos aplicativos Jornada do Estudante, Caixa Tem ou Benefícios Sociais. Não é necessária uma inscrição para participar, pois a inclusão dos alunos que se encaixam nos critérios é feita de forma automática.