A ação foi direcionada a docentes de língua portuguesa e matemática dos anos finais do ensino fundamental e médio, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas pedagógicas com foco nos descritores de menor rendimento dos estudantes, conforme os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero). Ao todo, participaram 972 professores de língua portuguesa e 844 de matemática, em sete etapas formativas online, realizadas quinzenalmente. Os docentes receberam sequências didáticas e acompanhamento contínuo. Quatro professores se destacaram com 100% de frequência e excelente desempenho na aplicação das metodologias propostas, o que refletiu diretamente nos avanços de aprendizagem, como o crescimento de 16 pontos na proficiência de língua portuguesa no ensino médio.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento em formação continuada é um dos pilares da gestão. “Ao garantir qualificação e apoio técnico aos professores, fortalecemos a aprendizagem dos alunos e preparamos o estado para um futuro com mais oportunidades”, pontuou.
A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou que os educadores que participaram do congresso são símbolo de compromisso e transformação. “Esses professores representam o compromisso com a educação pública. Suas trajetórias mostram que, com dedicação e suporte institucional, é possível transformar realidades e alcançar resultados concretos na aprendizagem”.
Estratégia participativa
O Programa de Formação Continuada em Serviço foi desenvolvido de forma acessível, flexível e personalizada, respeitando a diversidade das realidades escolares de Rondônia. Com uso de ferramentas como o Padlet, atividades síncronas e avaliações formativas, a Seduc consolidou uma estratégia pedagógica inovadora e participativa. A participação na Expoeduc 2025 reforça o protagonismo da rede estadual no cenário nacional das políticas públicas educacionais.