O Brasil registrou um índice de 59,2% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental na rede pública em 2024, conforme o padrão nacional de alfabetização. Esse número ficou abaixo da meta de pelo menos 60% estabelecida pelo governo federal, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Os dados, divulgados nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, pelo Ministério da Educação (MEC), são resultado de avaliações aplicadas pelos estados entre outubro e novembro do ano passado.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024 foram o principal fator para a queda acentuada do índice de alfabetização no estado, impactando diretamente a média nacional e impedindo o alcance da meta. “O Rio Grande do Sul caiu absurdamente. Se o Rio Grande do Sul tivesse, pelo menos, mantido o percentual de 2023, nós teríamos chegado à meta de 60,2%, em 2024, se não fosse a situação atípica de calamidade no estado. Isso afetou fortemente [o resultado]”, disse Camilo Santana em Brasília.
Impacto das Enchentes no Rio Grande do Sul
Em 2024, o número de crianças alfabetizadas no Rio Grande do Sul caiu drasticamente de 63,4% para 44,7%. O ministro destacou que essa situação atípica, que impediu muitas crianças de frequentarem a escola, está sendo remediada por um esforço conjunto dos governos federal, estadual e dos municípios. “A queda foi muito grande: 20%. A gente espera que se restabeleça e [a situação] volte aos padrões anteriores”, acrescentou Santana.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, considera alfabetizados os estudantes que conseguem ler pequenos textos, compreender informações básicas (inclusive de materiais visuais como tirinhas) e escrever textos simples (como convites ou bilhetes), mesmo com alguns erros ortográficos.
Resultados Nacionais e Estaduais
Ao todo, 2 milhões de alunos de 42 mil escolas em 5.450 municípios participaram do estudo, baseado nas avaliações estaduais. Dos 5.312 municípios com resultados comparáveis entre 2023 e 2024, 3.096 municípios (58%) aumentaram o percentual de alunos alfabetizados, e 2.018 municípios (53%) alcançaram a meta.
Das 26 unidades da federação (Roraima não participou do levantamento em 2024), 11 estados atingiram a meta projetada para 2024. O estado com o melhor percentual de alfabetização em 2024 foi o Ceará, que alcançou 85,3%, superando a meta de 80% estabelecida para 2030 pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC.
Estados que alcançaram entre 70% e 80% de estudantes alfabetizados são:
Goiás: 72,7%
Minas Gerais: 72,1%
Espírito Santo: 71,7%
Paraná: 70,4%
Oito estados, no entanto, têm menos da metade das crianças alfabetizadas:
Amazonas: 49,2%
Alagoas: 48,6%
Pará: 48,2%
Amapá: 46,6%
Rio Grande do Sul: 44,7%
Rio Grande do Norte: 39,3%
Sergipe: 38,4%
Bahia: 36%
Estratégias de Recuperação e Metas Futuras
Camilo Santana destacou que o MEC está concentrando esforços em localidades com os menores índices de alfabetização para promover avanços. “São territórios prioritários [em] que já estamos mais presentes. Nas escolas, todo diálogo tem que estar ocorrendo constantemente. E agora estamos com uma projeção mais forte do ministério para se aprofundar nos antigos problemas e [para] a gente poder avançar”, afirmou.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, ressaltou que cada um desses estados possui características e complexidades únicas, sendo monitoradas de perto pelo MEC para melhorar os indicadores. Em alguns casos, técnicos do ministério têm realizado visitas presenciais aos municípios, como no Amazonas e na Bahia, além do trabalho semanal virtual.
“Temos a lista dos municípios prioritários por estado e a lista das escolas prioritárias, e eles [secretários de Educação] estão fazendo um trabalho dedicado em cada uma dessas regionais [de ensino]”, explicou Kátia Schweickardt. Segundo ela, o apoio federal tem sido contínuo desde a detecção dos baixos índices. “Precisaríamos crescer 4 pontos percentuais para 2025. Agora, estamos trabalhando com 5%, no Brasil. E vai conseguir porque nós já estamos muito atentos e mobilizados”, acrescentou.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, firmado pelo MEC com os 26 estados e o Distrito Federal, estabeleceu como meta nacional para 2030 que mais de 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. As metas intermediárias são: 64% em 2025; 67% em 2026; 71% em 2027; 74% em 2028; e 77% em 2029. Além disso, o MEC prioriza a recuperação da aprendizagem das crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, que foram afetadas pela pandemia da covid-19. “A educação precisa estar acima de qualquer questão político-partidária neste país, precisa ser uma política de Estado, não de governo, porque o governo passa em quatro anos. A política de Estado permanece”, concluiu o ministro Camilo Santana.