As inscrições individuais para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terminam nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025. Podem se candidatar servidores públicos do Poder Executivo federal, regidos pela Lei nº 8.112/1990, e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais que sejam efetivos e estejam em exercício da docência neste ano. As candidaturas devem ser realizadas pelo Sistema RNC.
Os profissionais selecionados atuarão durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, nos dias 9 e 16 de novembro, e da Prova Nacional Docente (PND) 2025, também conhecida como CNU dos Professores, em 26 de outubro, conforme o edital. Excepcionalmente, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, a aplicação do Enem 2025 para participantes de Ananindeua, Belém e Marituba (Pará) ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025.
Critérios de Participação e Remuneração
Para se inscrever, os interessados precisam ter formação mínima de ensino médio. É vetada a inscrição de voluntários que possuam cônjuge, companheiro ou quaisquer parentes de até terceiro grau inscritos no Enem ou na PND 2025. Após a inscrição, o candidato a certificador terá acesso a uma página de acompanhamento para informações sobre os exames, avaliações, capacitação, demandas de atividades e o relatório a ser preenchido.
A remuneração dos servidores selecionados pela Rede Nacional de Certificadores será de R$ 510 por dia de trabalho. Em casos de atuação em municípios com número insuficiente de certificadores, que exijam deslocamento superior a 150 quilômetros do município de origem, a diária será de R$ 864.
Certificadores e a Prova Nacional Docente
O Inep esclarece que a inscrição na Rede Nacional de Certificadores não impede que os professores sejam candidatos na Prova Nacional Docente, cujo período de inscrição é de 14 a 25 de julho. No entanto, se o professor for candidato na PND, sua atuação como certificador de provas será restrita ao Enem 2025. Ele não poderá atuar na certificação da PND. “É possível se inscrever na RNC 2025 para atuar no Enem e na PND, mas não poderá atuar na PND se estiver inscrito(a), como candidato(a), na PND”, informa o Inep.
As tarefas dos certificadores selecionados incluem o acompanhamento presencial, nos locais de prova, do cumprimento de todos os procedimentos operacionais definidos pelo Inep. Os certificadores não aplicam as provas. Suas funções abrangem a observação da entrega, guarda, integridade e abertura dos malotes com os cadernos de questões, a atuação das equipes aplicadoras (incluindo vistoria eletrônica), o cumprimento dos horários de abertura e fechamento dos portões, e o início e término das provas. Além disso, monitoram salas extras, identificam participantes, contam ausentes, substituem provas e cartões-resposta, e devolvem os malotes de provas aos Correios.
Cronograma e Capacitação
A divulgação dos inscritos confirmados e convocados para o curso de capacitação será em 14 de julho, na Página de Acompanhamento dos certificadores, no Sistema RNC. Quem não tiver a inscrição confirmada poderá entrar com recurso administrativo de 15 a 22 de julho. Os interessados com inscrição confirmada deverão completar o curso de capacitação do Inep e obter rendimento mínimo de 70%. A data de início da capacitação ainda será divulgada.
O Inep pode convocar para o curso de capacitação até três vezes a quantidade estimada necessária para cada município, seguindo a ordem de inscrição confirmada. Caso haja mais certificadores aptos do que o necessário, a seleção priorizará: atuação como certificador na edição anterior do Enem; maior rendimento no curso de capacitação; e, em caso de empate, um sorteio no sistema da RNC.
Cronograma:
Inscrições no Sistema RNC: 5 de junho a 7 de julho
Divulgação dos inscritos confirmados e convocados para capacitação: 14 de julho
Período para recursos das inscrições não confirmadas: 15 a 22 de julho
Resultado dos recursos: 11 de agosto
Aplicação do Enem: 9 e 16 de novembro
Aplicação da Prova Nacional Docente (PND): 26 de outubro