Durante o primeiro semestre de 2025, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, promoveu mais uma edição do projeto preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A iniciativa, vinculada ao eixo de Ensino da instituição, teve como objetivo oportunizar aos estudantes do Ensino Médio integrado uma preparação qualificada e multidisciplinar para a competição, aliando teoria e prática com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico e no interesse pela Matemática.
Coordenado pelo Professor Luiz Cláudio da Silva, o projeto contou com a participação de todas as turmas de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do campus. Os encontros aconteceram semanalmente, em horários distintos, possibilitando a participação dos estudantes de diferentes turnos. As atividades foram conduzidas pelos Professores Luiz Cláudio, Antônio Sérgio Florindo dos Santos, Marcos Pinheiro Matos e Mauricio Silva Lacerda, no laboratório de matemática da instituição.
A metodologia adotada envolveu aulas expositivas e dialogadas, com a resolução de provas anteriores da Obmep e simulados. Em algumas ocasiões, também foram utilizados jogos matemáticos, como xadrez, tangram e torre de Hanói, com o intuito de estimular o raciocínio lógico de forma lúdica e interativa. “Buscamos promover a compreensão dos conteúdos matemáticos de maneira contextualizada, valorizando o esforço individual e a colaboração entre os colegas”, destacou Luiz Cláudio.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, os estudantes demonstraram engajamento e evolução significativa no rendimento escolar, tanto em avaliações internas quanto nas competições externas. Os resultados obtidos reafirmaram o sucesso da iniciativa: além de diversas menções honrosas e medalhas em edições anteriores, na Obmep 2024 os alunos do IFRO Campus Vilhena conquistaram medalhas de bronze e ouro em nível regional e uma medalha de prata em nível nacional.
Entre os destaques, esteve o estudante João Vinicius, do 3º ano de Informática, que em 2023 obteve a segunda maior nota entre todas as escolas públicas de Rondônia e, em 2024, conquistou a medalha de prata nacional, sendo a maior nota do estado no nível 3 da competição.