Porto Velho, 15 de abril de 2025 – Dez cursos de graduação do Centro Educacional São Lucas | Afya, em Porto Velho, conquistaram conceito 4 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), avaliação divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Com uma escala de 1 a 5, a nota leva em conta aspectos como a excelência do ensino, a infraestrutura oferecida e a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado. O resultado coloca o Centro Educacional São Lucas | Afya como uma das melhores instituições de ensino superior da capital rondoniense.
Os cursos que receberam conceito 4 no CPC foram Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção. A colocação posiciona o curso de Medicina do Centro Educacional São Lucas | Afya como o segundo melhor de todo o Estado.
Nos últimos anos, a instituição tem se consolidado como referência na formação de profissionais de alta qualidade na região. Seus programas são estruturados para proporcionar uma formação completa, que integra teoria e prática, reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento pleno.
“Esses indicadores são reflexo do investimento contínuo em valorização do corpo docente, estrutura e inovação pedagógica. Ter a maioria dos cursos com CPC 4 reforça o nosso papel como referência em educação superior na Região Norte”, afirma André Samora, reitor da instituição
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 21 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.