A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em conformidade com o Decreto nº 20.894, de 9 de abril de 2025, que declara Situação de Emergência no município, decidiu suspender por um período de 15 dias as atividades escolares da rede municipal de Porto Velho na região do baixo Madeira. A Portaria Nº 24, foi publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial dos Municípios.
Medida se faz necessária devido à elevação crítica das águas do rio Madeira, que resultou em enchentes que afetam diretamente as comunidades ribeirinhas. Essa suspensão poderá ser prorrogada por igual período, se necessário.
De acordo com o titular da Semed, Leonardo Leocádio, o atual cenário comprometeu a trafegabilidade das embarcações escolares nos trajetos contratados para o transporte dos alunos das redes municipal e estadual de ensino.
“Nosso objetivo, com essa suspensão, é garantir a segurança de todos os envolvidos no ambiente escolar. Essa medida visa minimizar os riscos de acidentes e garantir que as famílias possam se concentrar em enfrentar os desafios trazidos pelas enchentes”, disse ele.
As informações sobre a prorrogação da suspensão das aulas e outras orientações serão divulgadas pela Semed assim que novos dados forem disponibilizados.
“A Prefeitura de Porto Velho reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, especialmente nesse momento crítico” enfatizou o secretário.
REPOSIÇÃO
As equipes do município estão em contato com as comunidades afetadas para fornecer apoio e orientações sobre como proceder durante esse período de emergência. Além disso, estão sendo planejadas estratégias para a continuidade das atividades pedagógicas e a devida reposição das aulas.
A Prefeitura enfatiza a importância da solidariedade e do apoio mútuo entre os cidadãos, e recomenda que todos permaneçam atentos às orientações da Defesa Civil Municipal e das autoridades locais quanto à situação das águas e aos possíveis desdobramentos da emergência.
As atividades estão suspensas nas escolas: EMEF Pe. Francisco José Pucci; EMEF Castro Alves Braga; EMEF Manoel Maciel Nunes; EMEF Deigmar Moraes; EMEF Henrique Dias; EMEF Drª Ana Adelaide Grangeiro; EMEF São Luiz Gonzaga e EMEF João de Barros Gouveia.