A Universidade Federal alcançou uma das maiores conquistas de sua história: a confirmação da implantação do Hospital Universitário (HU) em Porto Velho, anunciada oficialmente nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC).
anúncio foi feito após uma reunião estratégica em Brasília da qual participaram a reitora da UNIR, professora Marília Pimentel; o ministro da Educação, Camilo Santana; o senador Confúcio Moura (MDB); o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Marcus Vinícius David; o presidente da EBSERH, Arthur Chioro; o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes; e a primeira suplente de RO no Senado, Maria Eliza (MDB); e o assessor especial do MEC Léo Brito.
Essa vitória representa o resultado de um longo trabalho estratégico e institucional conduzido pela Universidade, que liderou as articulações técnicas e acadêmicas necessárias para viabilizar esse marco para a saúde e a educação superior em Rondônia. Ao conduzir estudos técnicos, mobilizar sua estrutura e dialogar com os entes envolvidos, a Universidade se consolidou como peça-chave na articulação para tornar o HU uma realidade.
De acordo com a reitora, o HU representa um divisor de águas para a UNIR e para o desenvolvimento regional: “A implantação do Hospital Universitário é um marco histórico para a cidade, o estado e prinicpalmente para a comunidade acadêmica. Ele será um centro de ensino, pesquisa, extensão e atendimento de excelência. É uma conquista imensa para todos nós e resultado do trabalho comprometido de toda a Universidade”.
O novo hospital será parte integrante da UNIR e administrado por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), atuando 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiando diretamente a população de Porto Velho e de todo o estado. A novidade também reflete o fortalecimento do papel da UNIR como instituição estratégica para o desenvolvimento de Rondônia.
Durante o encontro, o ministro Camilo Santana reforçou o compromisso do governo federal em garantir hospitais universitários em todos os estados, destacando a UNIR como pilar essencial para a viabilização do projeto em Rondônia: “Vamos trabalhar para que, o mais rápido possível, possamos dar essa boa notícia, do início de funcionamento do HU, à população. Este será um hospital universitário, mas também será um hospital do SUS, totalmente voltado ao atendimento público”, afirmou.
Santana também destacou a articulação conjunta entre diferentes esferas de poder. “Quero reconhecer a iniciativa do prefeito Léo Morais, que se propôs a adquirir e doar o hospital à universidade. Também parabenizo o senador Confúcio Moura pelo empenho e por destinar recursos à UNIR. É a soma de esforços do senador, da bancada federal de Rondônia ao destinar recursos, do MEC, da EBSERH e das lideranças locais que está tornando esse sonho realidade.”
O senador Confúcio Moura celebrou a conquista após mais de um ano de negociações em Brasília. “Estou muito satisfeito. Essa é uma luta antiga e, com muita persistência, conseguimos avançar. Hoje o acordo foi sacramentado, abrindo caminho para que o presidente Lula venha a Porto Velho oficializar a implantação do hospital.”
O prefeito Léo Morais também comemorou o avanço. “Há anos Porto Velho sonha com esse hospital. Saio muito entusiasmado dessa reunião. Agradeço a atenção e a agilidade do ministro Camilo e sua equipe, que estão tratando essa pauta com a urgência que ela merece.”
Sobre a EBSERH
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela gestão de hospitais universitários federais em todo o país. Atua com foco na assistência médico-hospitalar por meio do SUS, ao mesmo tempo em que apoia o ensino, a pesquisa e a formação de profissionais de saúde.