QUARTA-FEIRA, 16/04/2025

MEC confirma instalação do HU em Porto Velho

Após articulações lideradas pela UNIR, com apoio do Governo, Prefeitura e bancada parlamentar, MEC confirma a implantação.

Por ASCOM UNIR - 30

Publicado em 

MEC confirma instalação do HU em Porto Velho - News Rondônia
Foto: Divulgação

A Universidade Federal alcançou uma das maiores conquistas de sua história: a confirmação da implantação do Hospital Universitário (HU) em Porto Velho, anunciada oficialmente nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC).

anúncio foi feito após uma reunião estratégica em Brasília da qual participaram a reitora da UNIR, professora Marília Pimentel; o ministro da Educação, Camilo Santana; o senador Confúcio Moura (MDB); o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Marcus Vinícius David; o presidente da EBSERH, Arthur Chioro; o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes; e a primeira suplente de RO no Senado, Maria Eliza (MDB); e o assessor especial do MEC Léo Brito.

Essa vitória representa o resultado de um longo trabalho estratégico e institucional conduzido pela Universidade, que liderou as articulações técnicas e acadêmicas necessárias para viabilizar esse marco para a saúde e a educação superior em Rondônia. Ao conduzir estudos técnicos, mobilizar sua estrutura e dialogar com os entes envolvidos, a Universidade se consolidou como peça-chave na articulação para tornar o HU uma realidade.

De acordo com a reitora, o HU representa um divisor de águas para a UNIR e para o desenvolvimento regional: “A implantação do Hospital Universitário é um marco histórico para a cidade, o estado e prinicpalmente para a comunidade acadêmica. Ele será um centro de ensino, pesquisa, extensão e atendimento de excelência. É uma conquista imensa para todos nós e resultado do trabalho comprometido de toda a Universidade”.

O novo hospital será parte integrante da UNIR e administrado por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), atuando 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiando diretamente a população de Porto Velho e de todo o estado. A novidade também reflete o fortalecimento do papel da UNIR como instituição estratégica para o desenvolvimento de Rondônia.

Durante o encontro, o ministro Camilo Santana reforçou o compromisso do governo federal em garantir hospitais universitários em todos os estados, destacando a UNIR como pilar essencial para a viabilização do projeto em Rondônia: “Vamos trabalhar para que, o mais rápido possível, possamos dar essa boa notícia, do início de funcionamento do HU, à população. Este será um hospital universitário, mas também será um hospital do SUS, totalmente voltado ao atendimento público”, afirmou.

Santana também destacou a articulação conjunta entre diferentes esferas de poder. “Quero reconhecer a iniciativa do prefeito Léo Morais, que se propôs a adquirir e doar o hospital à universidade. Também parabenizo o senador Confúcio Moura pelo empenho e por destinar recursos à UNIR. É a soma de esforços do senador, da bancada federal de Rondônia ao destinar recursos, do MEC, da EBSERH e das lideranças locais que está tornando esse sonho realidade.”

O senador Confúcio Moura celebrou a conquista após mais de um ano de negociações em Brasília. “Estou muito satisfeito. Essa é uma luta antiga e, com muita persistência, conseguimos avançar. Hoje o acordo foi sacramentado, abrindo caminho para que o presidente Lula venha a Porto Velho oficializar a implantação do hospital.”

O prefeito Léo Morais também comemorou o avanço. “Há anos Porto Velho sonha com esse hospital. Saio muito entusiasmado dessa reunião. Agradeço a atenção e a agilidade do ministro Camilo e sua equipe, que estão tratando essa pauta com a urgência que ela merece.”

Sobre a EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela gestão de hospitais universitários federais em todo o país. Atua com foco na assistência médico-hospitalar por meio do SUS, ao mesmo tempo em que apoia o ensino, a pesquisa e a formação de profissionais de saúde.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MEC prorroga até 9 de maio prazo para definição de novas normas para cursos de educação superior a distância

MEC prorroga até 9 de maio prazo para definição de novas normas para cursos de educação superior a distância

Credenciamento e autorização de novos cursos continuam suspensos
L

UNAMA conecta estudantes ao mercado de trabalho por meio de atividades práticas

O objetivo da Instituição é promover uma formação sólida para a formação de profissionais capacitados
L

Inscrições abertas para a Olimpíada de Administração 2025

Iniciativa é voltada para estudantes dos ensinos médio, superior e profissionais formados de todas as áreas
L

Prefeito Léo Moraes surpreende alunos com sorteio de bicicletas e entrega de chocolates

Estudantes brincaram e interagiram com “coelhos gigantes”
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Páscoa: Valorize o que é nosso! Compre ovos das Microindústrias Artesanais

Você já viu algum chocolate genérico oferecendo ovos com 85% do mais puro cacau amazônico? Fica o convite: nesta Páscoa, valorize o sabor, a saúde e a nossa terra. Escolha ovos de chocolate feitos com o cacau rondoniense.
L

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas na zona sul de Porto Velho

A equipe do Pelotão de Cães foi acionada e, com a ajuda da cadela Duda, localizou no terreno baldio um pacote com cerca de 1 kg de substância semelhante à maconha.
10

Dia mundial da arte – por Marquelino Santana

Um mergulho na estética invisível da floresta: arte, ancestralidade e resistência simbólica dos povos originários da Amazônia brasileira.
L

#AgendaNews | Entrevista Flávio Dutka – Artista Plástico e Visual

Nesta terça-feira, dia 15, às 17h, o Agenda News recebe Flávio Dutka, artista plástico e visual com uma trajetória marcada pela sensibilidade, criatividade e compromisso com a educação. Paranaense de nascimento e rondoniano de coração, Dutka é formado em História pela UNIR e há mais de 16 anos atua como educador em comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira.
L
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 para 2026 com reajuste de 7,37%

Reajuste segue previsão de 4,76% do INPC mais 2,5%
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Câmara defende decisão coletiva sobre urgência de PL que propõe anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara defende decisão coletiva sobre urgência de PL que propõe anistia a golpistas do 8 de janeiro

Para parlamentar, numa democracia ninguém decide sozinho
L

Servidores buscam apoio no gabinete da deputada Cláudia de Jesus diante da possível terceirização da saúde estadual

Servidores defendem valorização da categoria e melhorias dos serviços de saúde. Deputada articulou reunião entre governo e os servidores públicos.
L

Coronel Chrisóstomo e prefeito Léo Moraes anunciam ordem de serviço para obras de pavimentação no distrito de União Bandeirantes

O recurso foi viabilizado por meio de uma emenda de bancada destinada em 2022.
L
Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: 'A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Sofia Andrade alerta para crise no SAMU e no Hospital João Paulo II e critica gestão estadual: ‘A população de Porto Velho está pagando com a própria vida

Atendimento de urgência e emergência em Porto Velho enfrenta atrasos críticos, com tempo médio de resposta das ambulâncias passando de 30 minutos, revelando um cenário alarmante na saúde pública.
L
*Vereador Pedro Geovar propõe criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores públicos de Porto Velho*

Pedro Geovar sugere criação do “Auxílio Agrofeira” para servidores municipais de Porto Velho

Proposta visa estimular a agricultura familiar, fortalecer as feiras livres e promover alimentação saudável entre os servidores municipais
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso depois de bater na esposa, quebrar tudo dentro de casa e danificar viatura da PM

Homem é preso depois de bater na esposa, quebrar tudo dentro de casa e danificar viatura da PM

Logo depois o agressor deitou na rede e dormiu, como se nada tivesse acontecido, momento que a PM foi acionada e deu voz de prisão.
14
Motociclista sofre fratura exposta em batida de frente com HB20 na Farquar

Motociclista sofre fratura exposta em batida de frente com HB20 na Farquar

De acordo com testemunhas, o carro modelo HB20 descia a ladeira da Farquar, quando o motorista tentou fazer a conversão na Renato de Medeiros, e acabou batendo de frente com a moto que seguia no sentido oposto.
16

PM apreende cerca de 10 kg de drogas e prende suspeito na zona leste

Quando o suspeito se deparou com a viatura, na Rua Itatiaia, se desfez de uma sacola.
10

Moto invade via preferencial e duas jovens são atropeladas por caminhonete

As vítimas foram amparadas por populares até a chegada do SAMU
12
Três meninas morrem após fazer desafio na internet de inalar desodorante

Três meninas morrem após fazer desafio da internet de inalar desodorante

A “trend” incentiva a inalação do produto e a retenção do spray na boca pelo maior tempo possível. Médicos apontam que a brincadeira é extremamente perigosa, podendo causar parada cardíaca em poucos minutos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marina Silva tem mal-estar gástrico, é atendida em hospital e recebe alta no mesmo dia

Marina Silva tem mal-estar gástrico, é atendida em hospital e recebe alta no mesmo dia

Ministra sentiu mal-estar e fez exames em hospital particular
L
Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 50 milhões

Prêmio da Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 50 milhões

Números sorteados foram: 04 – 18 – 23 – 48 – 53 – 56
L
Navio hospitalar "Soares de Meirelles" leva cestas básicas a ribeirinhos atingidos pela cheia do Madeira

Navio hospitalar “Soares de Meirelles” leva cestas básicas a ribeirinhos atingidos pela cheia do Madeira

O material foi entregue pela Defesa Civil de Porto Velho.
L
Comissão identifica dois desaparecidos sepultados na vala de Perus

Comissão identifica dois desaparecidos sepultados na vala de Perus

Denis e Grenaldo foram mortos por agentes da ditadura militar
L
Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio e Brasil reage suspendendo entrega de acusado búlgaro

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio e Brasil reage suspendendo entrega de acusado búlgaro

Oswaldo Eustáquio fugiu para o país europeu em meio às investigações
L
Lula lamenta morte de Dom Angélico, bispo emérito de Blumenau e amigo pessoal

Lula lamenta morte de Dom Angélico, bispo emérito de Blumenau e amigo pessoal

Amigo pessoal do presidente, bispo morreu aos 92 anos
L
Adolescente ataca morador de rua ao vivo após ser aliciado por grupo criminoso em plataforma digital

Adolescente ataca morador de rua ao vivo após ser aliciado por grupo criminoso em plataforma digital

Avaliação é de especialista em educação digital
L
Governo paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás a beneficiários com NIS final 2

Governo paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás a beneficiários com NIS final 2

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73
L
FACER sugere ações fiscais para enfrentar crise na BR-425

FACER sugere ações fiscais para enfrentar crise na BR-425

A FACER é uma entidade que representa os interesses das Associações Comerciais e Empresariais do estado, reunindo mais de 8 mil empresas associadas.
L
Área queimada no Brasil cai 70% no 1º trimestre de 2025, mas Cerrado e Mata Atlântica registram aumento

Área queimada no Brasil cai 70% no 1º trimestre de 2025, mas Cerrado e Mata Atlântica registram aumento

Do total das áreas queimadas, 78% são de vegetação nativa
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.