QUINTA-FEIRA, 03/07/2025

Curso de Letras-Libras é nota máxima na avaliação do MEC

A avaliação ocorreu entre os dias 26 e 28 de março e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 2 de abril. 

Por ASCOM UNIR - 35

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Curso de Letras-Libras é nota máxima na avaliação do MEC

O Curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, na Avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota 5 representa o nível mais elevado de qualidade e excelência acadêmica para cursos de graduação no Brasil. A avaliação ocorreu entre os dias 26 e 28 de março e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira, dia 2 de abril.

A reitora Marília Pimentel destaca que ampliar e manter os altos padrões de avaliação dos cursos tem sido um desafio constante. Nesse contexto, a conquista da nota máxima pelo curso de Letras-Libras representa mais um importante reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela UNIR. Para ela, “esse resultado reafirma o compromisso da universidade com uma educação superior pública, gratuita e de excelência, valorizando também as licenciaturas e fortalecendo a formação de futuros profissionais”.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Josué Carvalho Filho, “a nota máxima é reflexo de um trabalho coletivo e representa o envolvimento do colegiado do curso, que, certamente, uniu esforços para organizar documentos, receber os avaliadores e evidenciar nossas potencialidades. Estamos extremamente felizes por essa conquista, pois o resultado alcançado coloca o Curso de Letras Libras da UNIR na elite nacional, representando a excelência na área, especialmente no processo de inclusão na Região Amazônica”.

O curso de Letras-Libras tem professores bilíngues em Libras e Língua Portuguesa e professores surdos. A chefe do Departamento Acadêmico de Libras (DLibras), professora Ariana Boaventura, destaca a diversidade e a inclusão no quadro docente e discente do curso como um dos seus principais diferenciais: “Somos o único Departamento [Acadêmico] de Libras do Brasil que tem 50% de professores surdos e 50% de professores ouvintes bilíngues, e já tivemos alunos surdos formados”.

A coordenação do curso, composta pelas professoras Ariana Boaventura e Fernanda da Silva, ressalta a colaboração e dedicação dos docentes, discentes e técnicos administrativos na condução do processo de avaliação.

“Agradecemos profundamente a todas as pessoas que ajudaram na organização e preparação para a visita do MEC: os professores do DLibras e dos demais departamentos do Núcleo de Ciências Humanas que colaboraram e colaboram com o curso; os tradutores e intérpretes de Libras; técnicos, técnicas e estagiários; os nossos alunos e alunas; e também a todos os setores que apoiaram o NCH: Prograd, CPAV, Biblioteca, Dirca, Propesq, Procea, Prefeitura do Campus PVH e a Reitoria. Foi um trabalho intenso, feito com dedicação, coletividade e afeto. Essa união trouxe resultados excelentes, pois conseguimos nota 5 na avaliação, o que nos enche de orgulho por fazer parte da UNIR”, declarou a coordenadora Ariana.

Detalhes da nota 5

Criado pela UNIR em 2014 e com quatro turmas concluídas até agora, o curso de Letras-Libras foi bem classificado nas três dimensões da avaliação, o que inclui a sua organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

A organização didático-pedagógica do curso foi a dimensão com maior nota. Ela inclui critérios como políticas pedagógicas, estrutura curricular e processos de ensino-aprendizagem. Na dimensão 2, que avalia a estrutura e atuação do corpo docente, os avaliadores enfatizam sua qualificação e dedicação, bem como a organização do colegiado do curso ao afirmar que “os conceitos atribuídos refletem um corpo docente comprometido com a qualidade da formação dos alunos”. Por fim, na terceira e última dimensão, a de infraestrutura, foram bem avaliados os espaços coletivos de trabalho, as salas de aula, a bibliografia, os equipamentos de informática e os laboratórios do curso.

E como sempre há oportunidade de melhoria, os avaliadores apontaram algumas sugestões como o fortalecimento do NDE, da avaliação periódica do colegiado e o incentivo a uma produção científica mais diversificada, além da curricularização da extensão e da melhoria nos espaços individuais de trabalho.

Aumento dos cursos com nota máxima

Com a recente nota 5 do curso de Letras-Libras, já são 8 os cursos da UNIR que ascenderam ao patamar de excelência, obtendo nota máxima.  As notas máximas alcançadas ratificam que, mesmo diante dos desafios, a Universidade está avançando e contribuindo significativamente com a formação profissional, com a produção do conhecimento e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e inclusiva no contexto de Rondônia e na Amazônia. Veja todos os cursos nota 5 no quadro abaixo.

Cursos da UNIR com nota 5 no MEC (Excelência) Campus Modalidade Ano da avaliação
Letras-Libras Porto Velho Licenciatura 2025
Letras-Português Porto Velho Licenciatura 2024
Ciências Biológicas Porto Velho Licenciatura 2024
Matemática Porto Velho Licenciatura 2024
Pedagogia Ji-Paraná Licenciatura 2024
Geografia Porto Velho Licenciatura 2024
Jornalismo Porto Velho Bacharelado 2023
Biblioteconomia Porto Velho Bacharelado 2023

Sobre as avaliações dos cursos – são realizadas presencialmente ou virtualmente e levam em consideração diversos critérios como estrutura do curso, número de vagas ofertadas anualmente, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Cinco (5) é a nota máxima da avaliação e é considerada o nível de excelência que um curso atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo MEC.

Sobre os conceitos – O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes nessa prova, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES) após a avaliação realizada de forma presencial pelos avaliadores designados pelo MEC.

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