SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

O programa Mediação Tecnológica de Rondônia leva inovação e tecnologia para promover a educação em áreas remotas

O projeto foi lançado em 2016, e alcançou a meta de atender 2 mil alunos em 85 escolas, crescendo substancialmente ao longo dos anos e consequentemente, refletiu impacto positivo na educação do estado.

Por Jackson Vicente \Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

O programa Mediação Tecnológica de Rondônia leva inovação e tecnologia para promover a educação em áreas remotas
Fotos: Ananda Carvalho e Júlio André

Uma das iniciativas mais transformadoras da educação no estado tem sido destacada pelo Programa de Mediação Tecnológica do governo de Rondônia, que visa garantir o acesso ao conhecimento e reduzir as desigualdades entre os estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a ação beneficia diariamente mais de 6 mil alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, em 122 escolas estaduais, utilizando recursos modernos para oferecer formação eficiente a todos, independente da localização.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o impacto da Mediação Tecnológica tornou-se evidente, principalmente às populações rurais ou urbanas, que enfrentam dificuldades de acesso às escolas presenciais devido à distância. “A tecnologia se tornou a ponte de conexão ao conhecimento, garantindo que nenhum aluno fique para trás. Com o programa, o governo assegura inclusão e equidade na educação que chega até às comunidades mais remotas”, ressaltou.

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O projeto também atende unidades escolares que necessitam de professores desta etapa de ensino

No programa, o modelo de ensino é estruturado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo composto pela Formação Geral Básica (FGB), pela Parte Diversificada e pelos Itinerários Formativos, com transmissão ao vivo e aulas ministradas em estúdios especializados, atingindo os alunos com clareza e qualidade.

ACESSO AO PROGRAMA

Quem tem acesso ao projeto são estudantes do ensino médio, que moram em locais como: terras indígenas, comunidades ribeirinhas, populações quilombolas, além de áreas de produção agropecuária. Nesse viés, visa atender unidades escolares que necessitam de professores qualificados nos componentes curriculares desta etapa de ensino. A interação ocorre por meio de um sistema digital que facilita o acompanhamento das aulas e o envio de atividades, com total condução dos professores ministrantes, que são capacitados nos componentes curriculares.

Conforme a Seduc, a plataforma utilizada se baseia em tecnologia de ponta, permitindo que os estudantes interajam com os conteúdos em tempo real, sem que isso comprometa a qualidade do aprendizado.

EXPANSÃO

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Pacini, a Mediação Tecnológica não é apenas sobre a entrega de conteúdo, mas oferecer uma experiência educativa rica. “Por meio do programa, os estudantes têm acesso à uma vasta gama de materiais educativos, o que fomenta a interação e participação ativa no processo de aprendizado. Além disso, a Mediação oferece suporte individualizado, atendendo às necessidades específicas de cada aluno, e facilita a inclusão digital”, salientou.

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Professores ministrantes se reuniram em encontro para fortalecer a inovação nas práticas pedagógicas

A secretária da Seduc, enfatizou ainda que, a ideia de criar o programa surgiu da necessidade de desenvolver uma solução tecnológica que atendesse a todos, de forma equitativa. Com o sucesso do programa, tem gerado convites para intercâmbio de boas práticas com os estados do Amazonas e Goiás, permitindo a troca de experiências e sua expansão, o que contribui para fortalecer o direito universal à educação.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

No início do ano letivo de 2025, a Secretaria de Estado da Educação promoveu a Semana Pedagógica aos professores do projeto, em Porto Velho, com a participação de 40 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, professores, professoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento teve como objetivo fortalecer a inovação nas práticas pedagógicas, reforçando a colaboração entre educadores e ainda, apoiar a formação contínua de professores.

INOVAÇÃO

O projeto foi lançado em 2016, e alcançou a meta de atender 2 mil alunos em 85 escolas, crescendo substancialmente ao longo dos anos e consequentemente, refletiu impacto positivo na educação do estado. Assim, consolidou-se como uma metodologia inovadora ao oferecer uma das melhores soluções tecnológicas para a educação básica do Brasil, além de promover uma verdadeira transformação no cenário educacional de Rondônia.

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