SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Profissionais da rede municipal de Porto Velho conhecem modelo educacional adotado em cidade do Ceará

Modelo de Sobral é reconhecido internacionalmente pelos bons resultados alcançados ao longo dos últimos 25 anos

Por Humberto Oliveira\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Atualizado em 

Fotos: Humberto Oliveira

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na quinta-feira (13), no Teatro Banzeiros, a palestra “Transformando Desafios em Oportunidade: A Experiência de Sobral”, ministrada pelo professor doutor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que durante oito anos atuou como secretário de Educação do município cearense e, em cuja gestão, alcançou os melhores resultados, se mantendo há quase 10 anos em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em outros indicadores.

O modelo educacional de Sobral, reconhecido internacionalmente pelos bons resultados alcançados ao longo dos últimos 25 anos, foi apresentado para diretores e gestores das unidades de ensino de Porto Velho, que participaram deste diálogo reflexivo visando a transformação dos processos pedagógicos.

O evento tem o objetivo de compartilhar experiências exitosas e estratégias educacionais que possam contribuir para o aprimoramento da gestão escolar e do processo de ensino-aprendizagem na rede de Educação de Porto Velho.

EXEMPLO

O evento tem o objetivo de compartilhar experiências exitosas e estratégias educacionais

“A Educação Básica de qualidade é considerada um degrau fundamental para o ensino médio e a educação profissional de excelência”, afirmou Herbert Lima. “O município de Sobral ganhou destaque pelas políticas de ensino e taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país e conquistando, recentemente, os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb); e no Ranking de Competitividade dos Municípios, o que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente”, pontuou o palestrante.

“Eu fico imensamente honrado em compartilhar as nossas práticas por meio deste encontro, que considero fundamental e agradeço o convite da Secretaria Municipal de Educação e parabenizo a iniciativa que conta com apoio do prefeito Léo Moraes, mesmo em início de gestão à frente da Prefeitura, está empenhado em promover mudanças significativas focadas na melhoria da educação”, comentou.

Segundo Lins os resultados positivos derivam da capacidade de Sobral de convergir todo o sistema educacional para a aprendizagem e da decisão de manter a política partidária longe das escolas. Não é uma solução milagrosa, mas sim, um conjunto de ações estruturadas, com o objetivo de garantir que todos os alunos da rede municipal concluam a educação básica na idade certa e com aprendizado adequado.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Encontro possibilitou o diálogo com os gestores e demais profissionais da educação

O secretário-adjunto da Semed, Walter Aparecido do Nascimento, também destacou a importância do encontro, pois possibilitou o diálogo com os gestores e demais profissionais da educação e o compartilhamento da experiência exitosa de Sobral como referência em educação. “Estamos todos empenhados em alcançar o mesmo objetivo, melhorar cada vez mais a educação nas escolas da rede pública municipal e garantir um futuro melhor e mais digno para nossos alunos”, garantiu.

Conforme Nascimento, a palestra com o professor Herbert Lima é mais uma ação da gestão em prol da melhoria da educação. Recebemos nossos diretores, gestores e coordenadores para essa troca de experiência, que em meu ponto de vista é essencial para a interação da nossa rede municipal de educação. Queremos que nossas equipes também trabalhem inspiradas e motivadas para seguir o exemplo da cidade de Sobral, e que possamos aprender e até copiar o município cearense no sentido de desenvolvermos políticas públicas espelhados neste exemplo, para alcançarmos os melhores resultados na nossa educação.

Há dois anos atuando como diretora da Escola Tarumã, Maria Góes, disse que a palestra e os temas abordados estão ampliando o leque de informações e de ideias para os profissionais de educação de Porto Velho. “Para mim como gestora está sendo um excelente aprendizado e é um passo sábio e pertinente da Semed e do prefeito”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L
Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Idep: cursos profissionalizantes abertos em Porto Velho

Inscrições seguem até o dia 26 com vagas em diversas áreas, incluindo operador de drone, com aulas presenciais e certificado ao final.
L
MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

MEC sanciona mais de 50 cursos de medicina por baixo desempenho acadêmico

Governo Federal suspende novas vagas e restringe acesso ao Fies e Prouni em instituições com notas insuficientes no Enamed; unidades do grupo 1 sofrem as punições mais severas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Prefeitura de Porto Velho promove treinamento de segurança para servidores e alunos

Capacitação aborda combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de riscos, com atividades entre os dias 23 e 31 de março na capital.
L
Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Unicef alerta que 75 mil alunos ainda não têm acesso a água nas escolas brasileiras

Dados do Censo Escolar mostram redução do déficit em 2025, mas 1.203 unidades seguem desabastecidas; zonas rurais da Amazônia e do Semiárido são as mais afetadas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Lula defende criação de reserva estratégica de combustíveis no Brasil

Presidente propõe estoque regulador para proteger o país de crises internacionais; Petrobras anuncia R$ 9 bilhões em investimentos em Minas Gerais.
L

Em Cima da Hora: Chapa 2 Unidade e Força apresenta propostas ao público

O Em Cima da Hora segue com sua proposta de levar conteúdo relevante e atual, aproximando o público dos temas que fazem diferença no dia a dia e das decisões que influenciam o futuro das instituições.
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L

Nota de pesar: Cesar Espedito Ioungblood

Em Porto Velho, Cesar Espedito Ioungblood, conhecido como Papai Noel, deixa legado de alegria, carinho e histórias sobre duas rodas, marcando gerações.
L
Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Ator e símbolo da cultura pop faleceu após emergência médica repentina na ilha de Kauai; família confirma perda de “um ícone de força e um pai amoroso”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Mendonça afirma que juiz não deve ser estrela e sim assumir responsabilidade

Relator do caso Banco Master defende serenidade em decisões judiciais; ministro assumiu inquérito após saída de Dias Toffoli.
L
Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Sílvia Cristina: filiação fortalece o Progressistas

Pastor João do Cerna se filia ao partido em Rolim de Moura e reforça atuação social voltada à recuperação de dependentes químicos.
L

Cabixi recebe nova ambulância e Cláudia de Jesus reforça compromisso com a saúde

Deputada estadual Cláudia de Jesus destina emenda de R$ 450 mil para aquisição de veículo de urgência e emergência no município
L
Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Ministro defende que Supremo crie tese nacional sobre constrangimento ilegal de vítimas em processos de crimes sexuais; julgamento virtual segue até o dia 27.
L

Dra. Taíssa destaca disciplina e compromisso com a educação em evento de Colégio Militar

Deputada participa de solenidade militar na escola CTPMX para entrega de bíblias e boinas aos novos estudantes
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Polícia Civil de Rondônia prende foragido de MG condenado por matar policial

Ação da DRACO2 e GAECO localiza criminoso em Cacoal; condenado portava arma ilegal no momento da abordagem.
14
PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

Polícia prende homem de 27 anos na BR-364 com carregamento de pasta base de cocaína em ônibus interestadual
12
Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Apenado de alta periculosidade, foi localizado por policiais militares enquanto tentava fugir de Porto Velho
12
MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru: chamada pública fortalece agricultura familiar

Jaru: chamada pública fortalece agricultura familiar

Prefeitura abre seleção para compra de alimentos destinados à merenda escolar, com prazo até abril e incentivo à produção local.
L
Petrobras opera em carga máxima para garantir oferta de combustíveis

Petrobras opera em carga máxima para garantir oferta de combustíveis

Estatal afirma que entregas superam em 15% o previsto; ANP notifica companhia para retomar leilões suspensos em meio à crise no Oriente Médio.
L
Atraso em verba federal gera crise de segurança para a Copa do Mundo nos EUA

Atraso em verba federal gera crise de segurança para a Copa do Mundo nos EUA

Relatórios de inteligência apontam riscos de ataques a transportes e agitação civil em junho; organizadores alertam para retenção de R$ 3,3 bilhões em subsídios.
L

Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Projeto de Lei apresentado na Alero busca assegurar refeições a professores e técnicos da rede estadual para fortalecer a integração escolar
L
Médica relatou "risco de morte" ao transferir Bolsonaro para hospital

Médica relatou “risco de morte” ao transferir Bolsonaro para hospital

Direção da Papudinha comunica oficialmente ao STF sobre escolta de emergência realizada na última semana; ex-presidente segue internado com broncopneumonia bacteriana.
L

Prefeitura de Porto Velho reorganiza postos de atendimento do IPTU 2026

Secretaria Municipal de Economia desativa três unidades com baixa procura e concentra equipes nos postos do Centro e Zona Leste para agilizar serviços
L

Corujão da Saúde transforma atendimento noturno e reduz filas no SUS em Porto Velho

Estratégia na zona Sul facilita acesso a consultas para trabalhadores e desafoga as UPAs com foco em casos de baixa complexidade
L
Crea-RO: setor pressiona por redução do ICMS do diesel

Crea-RO: setor pressiona por redução do ICMS do diesel

Entidades pedem corte temporário do imposto para conter custos, proteger a produção e reduzir impactos da alta dos combustíveis em Rondônia.
L