TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Medicina Veterinária estuda uso terapêutico da pele de tambaqui

Pesquisa inédita envolve tratamento de feridas em animais, além de métodos de esterilização e armazenamento

Por UNIR - 20

Publicado em 

Medicina Veterinária estuda uso terapêutico da pele de tambaqui

O Departamento Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Campus de Rolim de Moura, desenvolve uma pesquisa inédita que utiliza a pele de tambaqui como alternativa na cicatrização de feridas. A pesquisa é realizada desde 2023 pelo professor Ivan Felismino Charas dos Santos, e além de estudar a pele do tambaqui, os métodos de esterilização e conservação desse material também são alvo de estudo no projeto. A cicatrização de feridas é uma das linhas de pesquisa do coordenador da ação, sendo uma das áreas o uso de biomembranas na cicatrização.

O tambaqui é um peixe nativo da Amazônia e sua maior concentração está localizada na região Norte, especificamente no Estado de Rondônia, e a sua pele, após ser esterilizada e conservada, pode ser usada como membrana biológica no tratamento de feridas. “A pele desse peixe é um subproduto de descarte pela maioria dos frigoríficos, podendo afetar negativamente o meio ambiente. Paralelamente, já existem pesquisas relacionadas com o uso de pele de peixe em feridas originadas de queimaduras, que nesse caso é a pele de tilápia, contudo, esse peixe não é nativo do Brasil, ao contrário do tambaqui que é da nossa Amazônia”, comentou o coordenador da pesquisa.

A pesquisa laboratorial é realizada com diversas parcerias internas (patologia animal, microbiologia, laboratório de solos, entre outros) e a pesquisa para os animais domésticos, com foco em cães e gatos, é realizada no centro cirúrgico do Laboratório de Ensino e Pesquisa de Técnica Cirúrgica e Cirurgia de Pequenos Animais (Leptecipa), localizado na Fazenda Experimental da UNIR, em Rolim de Moura, coordenada pelo professor Ivan.

A pesquisa – De acordo com o coordenador, o uso da pele de tilápia já é conhecido, porém, o método de esterilização e consequentemente armazenamento é de alto nível tecnológico e assim encarece o custo. Desse modo, os resultados mais expressivos da pesquisa foram determinar um método de esterilização e armazenamento eficaz, de baixo custo e de fácil acesso, como também, um método de aumentar a sua força de ruptura e tensão após essa esterilização.

A pele do tambaqui, em comparação com a da tilápia, apresenta características morfológicas e histológicas superiores, que incluem maior resistência tecidual e menor deformidade, maior espessura das fibras colágenas emergindo assim como uma alternativa promissora para o tratamento de feridas. Diante disso, o coordenador da pesquisa explicou que o objetivo final do estudo seria para uso da pele de tambaqui na Medicina Veterinária e em pacientes humanos, não só na cicatrização de feridas, como também na esterilização e armazenamento eficazes, de fácil acesso e baixo custo.

Para o uso dessas biomembranas existe a necessidade de esterilização e armazenamento antes de serem usadas em pessoas e animais. Em dezembro de 2024 foi realizado o primeiro estudo clínico do uso da pele do tambaqui em um paciente veterinário, nesse caso um cão, com ferida pós mordedura na região do dorso e abdômen. “Visto que não teria como realizar cirurgia reconstrutiva devido a extensão da ferida, eu como cirurgião e com a permissão legal do tutor, decidi realizar o xenoenxerto com a pele de tambaqui após devida esterilização e armazenamento. Em menos de 30 dias foi obtida uma oclusão significativa da ferida, e caso não fosse realizado esse procedimento a ferida iria cicatrizar em um período acima de 90 dias”, explicou o docente.

Benefícios – De acordo com o professor Ivan Felismino, pesquisas com o uso de biomembranas no tratamento de feridas na Medicina Veterinária são de extrema importância visto que ocorre uma diminuição drástica de uso de produtos químicos (como pomadas cicatrizantes e analgésicos) e seu efeitos colaterais para o animal, além da diminuição do descarte de embalagens desses produtos e, também, o uso da pele que é considerada um subproduto de descarte, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

“Paralelamente, os animais se beneficiam porque o processo de cicatrização é mais rápido, além da consequente diminuição dos custos para o tratamento desse tipo de afecção. Para a região Norte, é importante porque coloca Rondônia e a Amazônia, e também a UNIR, no patamar de pesquisa de alta qualidade e com retorno significativo para a sociedade, como também, o reaproveitamento de um subproduto de um peixe originário da Amazônia “, declarou o docente.

Para o coordenador, existe a necessidade de pesquisar sobre ação da esterilização e armazenamento das peles de tambaqui no ponto de vista histológico e mecânico, como também, entender a ação fisiológica da pele do tambaqui na fase de cicatrização e mais estudos clínicos. “De momento, para além dos laboratórios acima citados, existe uma colaboração ativa do Programa de Pós-Graduação em em Agroecossistemas Amazônicos da UNIR (PPGAA) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Animal (Unesp, Botucatu), do qual sou docente de mestrado e doutorado, respectivamente”, comentou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CIEE abre 102 vagas de estágio em Rondônia

CIEE abre 102 vagas de estágio em Rondônia

Oportunidades são destinadas a estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com bolsas que variam conforme a carga horária e empresa contratante.
L
Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

O MedTec-RO continua a expandir sua atuação, provando ser uma ferramenta vital para que jovens do interior de Rondônia alcancem a formação acadêmica superior.
L
Crateras da Lua: evento abre observação em Porto Velho

Crateras da Lua: evento abre observação em Porto Velho

Projeto de observação astronômica permitirá ver crateras da Lua com telescópios em praça pública de Porto Velho, aproximando ciência e astronomia da comunidade.
L
UNIR abre seleção para mestrado em Administração com 13 vagas

UNIR abre seleção para mestrado em Administração com 13 vagas

Inscrições gratuitas para o processo seletivo seguem de 23 de março a 17 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
L
Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Ação leva atividades educativas sobre preservação e sustentabilidade para estudantes da rede municipal ao longo do mês de março.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisca Macedo Fernandes

Familiares e amigos se despedem de Francisca Macedo Fernandes em Porto Velho, com velório na Capela Madeira Mamoré e cortejo previsto para o Recanto da Concessão.
L
Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Estado se destaca no Norte em impacto sustentável, mas ainda enfrenta desafios para consolidar crescimento econômico e social
L
Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Regras para o ano-base 2025 incluem inclusão de nome social, taxação de apostas online (bets) e um inédito sistema de “cashback” para isentos.
L
Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Período de envio começa em 23 de março e termina em 29 de maio; programa gerador será liberado para download nesta sexta-feira (20).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Proposta busca integrar saúde, educação e segurança para fortalecer a prevenção e proteção à vida no estado.
L
Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Presidente do STF destaca que “ninguém tem uma Constituição para chamar de sua” e reforça a necessidade de autocontenção e prudência nas manifestações judiciais.
L
PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

Acusação aponta vazamento de informações sigilosas sobre operação contra o Comando Vermelho; desembargador do TRF2 também foi denunciado.
L
Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
L
Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

Ação conjunta da Força Integrada resulta na prisão de suspeito e apreensão de crack, cocaína e fardamento camuflado.
10
Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Delegado Valter Guelssi confirma prisão de motorista após colisão entre ônibus da Eucatur e carreta na BR-267.
18
Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Jovem de 18 anos, conhecido como “VT”, foi capturado pela FICCO no bairro Mariana após tentativa de fuga por telhados e resistência à prisão.
14
Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Vítima foi socorrida inconsciente após agressões no bairro JK; suspeitos foram capturados por testemunhas e pela polícia na Avenida José Amador dos Reis.
14
Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Retificação da Licença Ambiental: CIMED & CO. S.A.

RETIFICAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L

Requerimento de Outorga: MARCELAINE SANTOS SCHUMANN

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Prefeitura de Porto Velho inicia inscrições para competição municipal voltada para atletas a partir de 16 anos em quatro modalidades esportivas.
L
Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Conforme definido no encontro, o município de Jaru receberá, entre os dias 13 e 30 de agosto, as competições de voleibol, vôlei de praia, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, karatê e jiu-jítsu, dentro da 17ª edição do JIR.
L
Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
L
Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Evento será realizado na unidade de saúde Carlos Chagas e contará com profissionais de saúde e paciente transplantado
L
Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Responsáveis afirmam que entrega de históricos está condicionada a pagamentos; legislação proíbe retenção
L