SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

Quase quatro em cada dez escolas de capitais não têm área verde

Estudo aponta vulnerabilidade climática de colégios das capitais

Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Quase quatro em cada dez escolas de capitais não têm área verde
Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um estudo sobre as escolas de educação infantil e ensino fundamental nas capitais, divulgado nesta quarta-feira (27), apontou que seis em cada dez instituições pesquisadas (64% ) estão em locais onde a temperatura é pelo menos 1 grau Celsius (°C) maior que a média da região. Além disso, 37,4% dos locais não têm áreas verdes, 11,3% ficam em favelas e 6,7% estão em áreas de risco de desastres naturais.

A pesquisa O Acesso ao Verde e a Resiliência Climática nas Escolas das Capitais Brasileiras, promovida pelo Instituto Alana, concluiu também que 370 mil estudantes em 20.635 escolas públicas e privadas estão em áreas de risco climático. Na prática, são crianças e adolescente que podem ter a educação básica comprometida por incêndios florestais, tempestades ou deslizamentos.

“Isso pode significar semanas e semanas sem aula, como a gente viu acontecer lá em Porto Alegre, viu acontecer em outros lugares. No estado de São Paulo também, no litoral, e resulta muitas vezes em abandono escolar, porque quando as crianças ficam muito tempo sem poder frequentar as aulas, elas muitas vezes não voltam”, explica Maria Isabel Barros, especialista em criança e natureza do Instituto Alana.

De acordo com os pesquisadores do Mapbiomas, instituto que desenvolveu o estudo, no ano de 2023 em que os dados foram levantados, a região que mais concentrou escolas com temperatura acima da média do perímetro urbano onde estão inseridas, foi a Região Norte, onde os estados de Manaus (97%), Macapá (93%) e Palmas (91,5%) registraram os maiores percentuais de instituições nessa situação. A exceção foi Belém, que de todas as capitais registrou o menor percentual, 33,2% de escolas mais quentes.

“A gente também vem assistindo um impacto muito forte das ondas de calor no dia a dia das crianças nas escolas. Então, as crianças não conseguem se concentrar para aprender, e muitas vezes não tem acesso ao recreio, porque está muito, muito quente”, diz Maria Isabel. Para a especialista, esses dados estão diretamente associados à ausência de áreas verdes nas escolas.

Áreas verdes

O estudo constatou que nas escolas estudadas, apenas 26,6% na média de toda a área ocupada era de vegetação:

“Já tem muitas pesquisas que comprovam que crianças que têm pátios escolares mais verdes, mais naturalizados, desenvolvem um brincar mais ativo. Elas desenvolvem uma sociabilidade mais benéfica, brincam com mais complexidade, enfim, uma série de benefícios para o seu desenvolvimento integral e para a sua saúde”, explica a especialista.

Segundo Maria Isabel, também é importante considerar que a presença dessas áreas verdes nas escolas não significa que esses espaços tenham um aproveitamento intencional para resiliência climática e aprendizado. Quando isso ocorre, as atividades também são realizadas do lado de fora dos prédios, em salas abertas e nas áreas sombreadas pela própria vegetação:

“É uma coisa que tecnicamente se chama solução baseada na natureza. O sombreamento é uma delas, que nos ajudam a mitigar os efeitos das ondas de calor e outros eventos climáticos e a nos adaptar.”

Quando os pesquisadores observaram as áreas que cercam as escolas, também concluíram que em todo o país apenas 1,9% dos espaços de até 500 metros das instituições são praças e parques.

Capitais da região Norte também tiveram o pior desempenho neste quesito, com Porto Velho (0,6%) e Macapá (1,2%) apresentando as menores proporções de parques praças nas proximidades das escolas.

Desigualdades

Um recorte das escolas localizadas em favelas e comunidades urbanas também levam a um percentual maior que a média nacional (11,3%) nas capitais da Região Norte.

Manaus é a cidade que mais concentra instituições de ensino infantil e fundamental em favelas, onde mais da metade, 53%, ficam nessas áreas, e Belém é a segunda capital nessa situação, com 41% das instituições em favelas e comunidades.

A exceção na Região Norte é a capital Boa Vista, onde não foi identificada nenhuma escola em favela. Já no Centro-Oeste, apenas 1% das escolas fica em favelas nas capitais Goiânia e Campo Grande.

Quando o mesmo recorte é realizado para escolas em áreas de risco para desastres naturais, capitais do Nordeste apresentaram a maior concentração de instituições nessa situação. Em Salvador, 50% das escolas estão em áreas de risco, e em Vitória e Recife o número é de aproximadamente 25%.

Ao aprofundarem o recorte das escolas em áreas de risco para um olhar racial sobre a vulnerabilidade dos estudantes, os pesquisadores concluíram que 51% das escolas nessa situação têm maioria de estudantes negros, e apenas 4,7% têm maioria de estudantes brancos.

“Os dados comprovam as desigualdades territoriais, raciais e socioeconômicas que a gente já vem observando na distribuição do verde e também em relação ao risco na cidade de modo geral aqui no Brasil. As escolas reproduzem essas desigualdades que a gente enxerga nesses indicadores”, conclui a especialista.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

Ministério da Educação investe em escolas, creches, conectividade e inclusão para fortalecer a educação básica, profissional e superior em Rondônia.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Debate sobre inteligência artificial reúne milhares de educadores de Rondônia em formação promovida por MPRO, Safernet, Seduc e Undime para uso responsável da tecnologia.
L
Inscrições abertas para a 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Inscrições abertas para a 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Escolas de todo o país já podem inscrever alunos do 6º ano do fundamental ao 3º do ensino médio na maior competição científica do Brasil, que também inclui rede privada.
L
Campus Calama 2026: foco no êxito estudantil

Campus Calama 2026: foco no êxito estudantil

Campus Calama inicia o ano letivo com ações voltadas ao acesso, permanência e êxito estudantil, alinhadas a política nacional e integração entre ensino e gestão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Laudo da Polícia Federal aponta que ex-presidente tem sete problemas crônicos, mas cuidados médicos podem ser feitos na unidade prisional para evitar complicações de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Suspeito foi localizado no residencial Orgulho do Madeira horas após crime registrado por câmeras de segurança.
10
VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

O suspeito foi perseguido por populares e acabou sendo detido por um sargento da Polícia Militar que estava de folga
10
Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Obra entra na fase final e deve ampliar apresentações culturais e atividades de formação ao longo de 2026.
L
ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Ação emergencial leva alimentos, água potável e insumos de saúde às comunidades ribeirinhas afetadas pela enchente.
L
Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Além da análise documental, os agentes avaliam as condições gerais das estruturas, orientam os responsáveis técnicos
L
Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum fortalecem plantas, preservam produtividade e promovem agricultura sustentável no Brasil.
L
Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Peixe de cultivo rápido e nutritivo se consolida como aliado da alimentação saudável e da aquicultura responsável no país.
L
Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro deu prazo de cinco dias para que o ex-goleiro Bruno Fernandes compareça ao Conselho Penitenciário e regularize sua situação no livramento condicional, sob risco de nova prisão.
L
Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Durante a 500ª sessão do Conselho Seccional, Márcio Nogueira destacou o papel estratégico da advocacia, a responsabilidade institucional e decisões voltadas ao futuro da Justiça em Rondônia.
L
Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

“Que houvesse manutenção frequente, como limpeza e reparos. Há pontos em que não temos sequer onde sentar”, reivindica uma usuária.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.