SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Neste ano, alunos receberam o kit incluindo calçados, mochilas padronizadas, cadernos, jogos pedagógicos e outros itens

Por Humberto Oliveira

Publicado em 

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves - News Rondônia
Foto: Felipe Ribeiro/ Ana Flávia Venâncio/ Wesley Pontes/ SMC

Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84 na zona urbana e 57 na zona rural, como nos anos letivos anteriores, receberam o kit escolar contendo lápis, caderno, lápis de cor, apontador, borracha e outros materiais, além do uniforme com calçados e mochila. Todo o material é padronizado e destinado a alunos da creche, pré-escola, 1° ao 9° ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Além dos kits escolares, a Prefeitura de Porto Velho, mediante o Programa de Saúde na Escola (PSE), também entregou o kit de saúde bucal, continuidade do programa oftalmológico com consultas e fornecimento de óculos, bem como dos atendimentos fonoaudiológicos. Há ainda a entrega de uniformes aos professores. As escolas também receberam materiais como tapetes para leitura, livros infantis, calculadoras e até brinquedos pedagógicos.

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves - News RondôniaEscolas também receberam diversos materiais pedagógicos

O prefeito Hildon Chaves autorizou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolver uma política de equidade educacional, ou seja, as mesmas oportunidades para o estudante da zona urbana para que elas sejam também entregues para todos, e o resultado disso, foi a aquisição de kits de material escolar e também kit de uniforme, tênis e mochila para atender todos os 43 mil estudantes indissociavelmente.

Pela primeira vez, como afirmou a secretária de Educação, Gláucia Negreiros, a Prefeitura olhou com atenção principalmente para as crianças mais vulneráveis, porque para algumas delas não seria necessário a entrega de um tênis ou de uma mochila, mas para a maioria dos alunos da rede pública municipal de ensino, essa ação faz toda a diferença para a equidade educacional, para que fossem dadas oportunidades iguais para os mesmos estudantes.

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves - News RondôniaMerenda escolar é pautada como prioridade na educação

“Os nossos alunos receberam um kit de material escolar que contemplou em torno de seis cadernos, lápis de cor, canetinha, jogos pedagógicos, lápis borracha, além do kit completo do uniforme e mais o tênis e a mochila para que a gente não tivesse mais situações de constrangimento dos nossos estudantes, que infelizmente não tinham recursos para comprar o tênis para ir para a escola, então se trata de uma política importante, pois deu equidade para os estudantes da nossa rede municipal de ensino”, pontuou Gláucia.

EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE

De acordo com a titular da Semed, o prefeito Hildon Chaves colocou o seu mandato, a sua gestão, pautando como prioridade a Educação. “Consideramos isso muito relevante, porque se queremos transformar uma sociedade, uma população, precisamos iniciar pela educação. E um gestor que age com maestria justamente vai focar na educação. Foi um trabalho realizado com muita autonomia, olhando para as áreas mais importantes da educação, que é a avaliação dos estudantes, para identificar as evidências e as dificuldades educacionais, a política de formação continuada, que vem justamente para atingir o que a avaliação identificou como prejuízo e dificuldade de aprendizagem, a formação dos nossos professores para que eles estivessem preparados para atacar essas dificuldades e, além disso, as atingidas”, destacou.

MERENDA ESCOLAR E SAÚDE DOS ALUNOS

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves - News RondôniaHouve a finalização e entrega de oito consultórios odontológicos dentro das unidades de ensino

Outros pontos destacados pela secretária, a merenda escolar e a saúde dos educandos, como ações essenciais pautadas como prioridades.

A rede de ensino municipal, estimulada pelo prefeito Hildo, realizou durante todos esses anos consultas oftalmológicas, a entrega dos óculos para os estudantes, que foi muito importante essa identificação, além de consultas de fonoaudiologia e também a saúde bucal. Houve a finalização e entrega de oito consultórios odontológicos dentro das unidades de ensino para priorizar o atendimento dos alunos da rede municipal.

“Foram pautas prioritárias que o prefeito Hildon Chaves estabeleceu para a Educação, para que hoje nós estivéssemos aí celebrando esses resultados educacionais, essa virada de chave com relação à aprendizagem e colocando Porto Velho como destaque entre as capitais do país na quinta colocação com os melhores resultados de alfabetização”, finalizou Gláucia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Segunda edição do FICAR alcança estudantes em três municípios e promove impacto cultural e econômico.
L
IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

O Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia tem vaga para professor substituto. Salário inicial pode chegar a R$ 8 mil.
L
IFRO abre seleção para professor de Filosofia

IFRO abre seleção para professor de Filosofia

Campus Ariquemes do Instituto Federal de Rondônia busca professor substituto. Salário inicial pode chegar a mais de R$ 8 mil.
L
Arte, Patrimônio e Cultura em semana rondoniense

Arte, Patrimônio e Cultura em semana rondoniense

II Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, em Ji-Paraná, reúne artistas e comunidade com foco na valorização cultural.
L
MEC oferece 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita

MEC oferece 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita

Programa de qualificação do MEC e Capes disponibiliza vagas de mestrado e doutorado para professores das redes públicas de ensino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Um homem sofreu lesões graves, incluindo suspeita de fratura, após um acidente na Linha 605, sendo resgatado e levado para o hospital.
14
Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Acusado agrediu a esposa e pisoteou a cabeça de seu filho de 3 anos, que está em estado grave após sofrer traumatismo craniano.
16
Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Homem foi mordido por uma cadela enquanto pedalava em via pública e a dona do animal foi localizada pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Diagnóstico de violência sexual online é lançado no Brasil

Diagnóstico de violência sexual online é lançado no Brasil

Estudo do Governo Federal mapeia avanços e desafios no combate à violência sexual online contra crianças e adolescentes, ressaltando a necessidade de novas regulamentações.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.