TERÇA-FEIRA, 02/12/2025
Publicidade

Em destaque

Faculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superior

Uma das propostas é a criação de faculdades federais

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Faculdades e EaD podem aumentar o acesso ao ensino público superior
DIVULGAÇÃO/MCTIC

Faculdades públicas, cursos noturnos e expansão do ensino a distância (EaD) em cursos superiores são algumas das propostas do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para aperfeiçoar o ensino superior público e democratizar o acesso à educação de qualidade. As propostas estão no relatório Um olhar sobre o ensino superior no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (7), pela ABC.

Entre as principais propostas está a criação de faculdades federais, que são instituições voltadas exclusivamente para o ensino, mirando na formação de profissionais qualificados a um custo menor por aluno, de forma a expandir o acesso de estudantes ao ensino superior público.

Atualmente, as universidades federais dedicam-se também à pesquisa e à extensão, que é a interação com a sociedade, em projetos voltados para melhorias sociais. A proposta seriam instituições públicas focadas exclusivamente em formar estudantes no ensino superior. A ideia é facilitar a abertura de vagas que se adaptem às demandas atuais dos estudantes, como maior flexibilidade e acesso ao ensino noturno, por exemplo.

No Brasil, de acordo com o relatório, apenas 22% da população entre 25 e 34 anos têm diploma universitário. Esse percentual está abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é 47%. Além disso, 79% das matrículas estão concentradas no setor privado.

“Isso é um número muito pequeno, se a gente pensa em um país que precisa se desenvolver com rapidez”, diz o professor do Instituto de Física da UFRJ Rodrigo Capaz, membro titular da ABC, que fez parte do grupo de trabalho (GT).

Sobre as faculdades federais, ele explica: “Quando a gente olha experiências ao redor do mundo, a gente ver que em nenhum país do mundo a massificação ou a democratização do ensino superior ocorreu através das universidades de pesquisa. Porque apesar de elas serem enfim altamente qualificadas para realizar pesquisa, elas acabam tendo um gasto por aluno que é maior do que outro tipo de instituição que seria dedicada apenas ao ensino”.

Além das faculdades federais, o documento também propõe a criação de Centros de Formação em Áreas Estratégicas (CFAEs) nas universidades públicas. Eles seriam voltados para seis campos: bioeconomia; agricultura e agronegócio; transição energética; saúde e bem-estar; transformação digital e inteligência artificial; e materiais avançados e tecnologias quânticas. Esses centros atuariam de forma interdisciplinar, promovendo a criação de soluções aplicáveis e o desenvolvimento de novas tecnologias para essas áreas estratégicas.

Ensino a distância

O relatório propõe ainda a ampliação e qualificação da oferta de cursos públicos na modalidade EaD, destinados àqueles que precisam de flexibilidade.

A EaD teve um forte crescimento nos últimos anos. Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Em 2022, 81% dos alunos ingressantes em cursos de licenciatura em 2022, se matricularam na modalidade de ensino a distância.

Essa expansão, no entanto, acendeu um alerta para a necessidade de se garantir a qualidade na oferta desses cursos. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu até 2025 a criação de novas vagas em EaD, para que seja feita uma revisão do marco regulatório desses cursos.

Atualmente, as vagas em EaD são majoritariamente mantidas pelo setor privado, 71,7%, contra 12,9% no setor público. A proposta é que as instituições federais expandam a oferta dessa modalidade.

“A gente não pode negar que o ensino à distância é uma demanda real, e eu acho que irreversível, da sociedade moderna. Óbvio que nem todos os cursos vão ser EaD e não é isso que a gente propõe, mas que a gente possa usar esse instrumento, que é um instrumento poderoso de expansão do ensino, que possibilita, por exemplo, que os alunos em localidade de difícil acesso sejam atendidos ou alunos um pouco disponibilidade de horário que precisam de flexibilizar o seu horário”, defende, Capaz.

Valorização do ensino superior

Segundo Capaz, o trabalho do grupo pretende também valorizar o ensino superior e ampliar o acesso a ele pela população brasileira. “Existe ainda muito espaço e necessidades para a gente aumentar a fração de brasileiros com ensino superior. E isso é que em última análise vai levar ao desenvolvimento do país”, diz.

O relatório é apresentado em um contexto de corte de gastos do governo federal. Mesmo assim, para a presidente da Academia Brasileira de Ciências e também uma das integrantes do GT, Helena Nader, a educação deve ser priorizada.

“Educação, na nossa visão da Academia, deveria ser uma prioridade do Estado brasileiro. Sem educação não vai haver economia estável e não vai haver justiça social. Sabemos dos cortes, mas o país precisa de mais pessoal qualificado profissionalmente, inclusive frente a essas mudanças que vêm em função da inteligência artificial”, afirma.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fuvest divulga lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular da USP

Fuvest divulga lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular da USP

Mais de 30 mil candidatos foram convocados para a próxima etapa, que será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro, em 21 cidades do estado de São Paulo.
L
Unir e São Lucas avançam à final do Júri Simulado do MPRO

Unir e São Lucas avançam à final do Júri Simulado do MPRO

Júri Simulado do MPRO define finalistas após disputas em Porto Velho.
L
Educação profissional intensifica ensino itinerante com escolas móveis e cursos de novas tecnologias em Rondônia

Educação profissional intensifica ensino itinerante com escolas móveis e cursos de novas tecnologias em Rondônia

Educação profissional em Rondônia avança em 2025 com expansão das escolas móveis do Idep, inserção de módulos de Inteligência Artificial e ampliação de cursos técnicos para estudantes do ensino médio em tempo integral.
L
Sebrae Delas 2025 encerra ciclo com evento em Cacoal

Sebrae Delas 2025 encerra ciclo com evento em Cacoal

Sebrae Delas reúne empreendedoras no encerramento anual em Cacoal.
L
UNIR abre inscrições para o projeto Libras Kids em Porto Velho

UNIR abre inscrições para o projeto Libras Kids em Porto Velho

Atividade gratuita oferece oficinas lúdicas e introdução à Língua Brasileira de Sinais para crianças de 6 a 12 anos.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Contran acaba com a exigência de autoescola para tirar a CNH

Contran acaba com a exigência de autoescola para tirar a CNH

Nova resolução aprovada pelo Contran retira a obrigatoriedade de aulas de autoescola, podendo reduzir o custo da CNH em até 80% no Brasil.
L
Horóscopo de Terça-Feira, 02/12/2025 indica mudanças no ritmo dos signos

Horóscopo de Terça-Feira, 02/12/2025 indica mudanças no ritmo dos signos

O horóscopo de terça-feira, 2 de dezembro de 2025, revela tendências que influenciam decisões, relações e energia ao longo do dia, trazendo orientações claras para cada signo do zodíaco.
L

Rondoniense Vanilda Lamarche conquista o Miss Brasil 35+ 2025/26

A representante de Pimenta Bueno superou candidatas de todo o país no concurso realizado em São Paulo, consolidando Rondônia no cenário nacional da beleza madura.
L

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores agita o Agenda News

Cesta recheada de produtos Amazô Sabores será sorteada no News Rondônia para deixar seu Natal mais gostoso.
L
Caminhada pela Adoção mobiliza instituições e sociedade em Porto Velho

Caminhada pela Adoção mobiliza instituições e sociedade em Porto Velho

A Caminhada pela Adoção reuniu centenas de participantes no Espaço Alternativo, em Porto Velho, ampliando o diálogo sobre adoção responsável e reforçando a importância de garantir que crianças e adolescentes cresçam em um ambiente familiar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Assistencialismo em ano pré-eleitoral: a estratégia que pode virar contra o prefeito Flori

Coluna Espaço Aberto – Assistencialismo em ano pré-eleitoral: a estratégia que pode virar contra o prefeito Flori

Prefeito usa vídeo para anunciar ação assistencial e gera questionamentos sobre limite legal.
L
Presidente do TRT-14 discute metas do Judiciário com Fachin

Presidente do TRT-14 discute metas do Judiciário com Fachin

Presidente do TRT-14 participa de reunião em Florianópolis durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário.
L
Candidatura à Presidência da República não depende de visibilidade

Candidatura à Presidência da República não depende de visibilidade

Tereza Cristina (PP-MS) cita a ex-primeira-dama como um dos nomes viáveis da direita, ao lado de Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior.
L
INSS Ex-coordenador é conduzido para depor após ausência na CPMI e Chrisóstomo cobra suspensão de descontos

INSS Ex-coordenador é conduzido para depor após ausência na CPMI e Chrisóstomo cobra suspensão de descontos

O INSS volta ao centro das investigações após a condução coercitiva de Jucimar Fonseca da Silva à CPMI, enquanto o deputado Coronel Chrisóstomo exige a suspensão imediata dos descontos questionados em folha.
L
Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Moraes ordena perícia médica em General Heleno após controvérsia sobre Alzheimer

Ministro do STF determina que a Polícia Federal realize avaliação clínica completa em 15 dias para verificar o estado de saúde do ex-ministro, condenado na ação da trama golpista.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso após evitar furto em comércio da avó e dar paulada no suspeito

Jovem é preso após evitar furto em comércio da avó e dar paulada no suspeito

Neto de 22 anos evitou a ação de criminosos no comércio da avó, mas foi detido por lesão corporal após desarmar o suspeito. Entenda o caso do jovem preso por evitar furto em Porto Velho.
16
Homem é preso pilotando moto clonada na zona leste

Homem é preso pilotando moto clonada na zona Leste

O suspeito afirmou ter comprado a moto por R$ 5 mil.
10
Colisão entre motos deixa dois feridos na Amazonas

Colisão entre motos deixa dois feridos na Amazonas

Com a queda, ambos sofreram lesões.
12
Bando que agrediu e assaltou moto aplicativo é detido em condomínio na zona Leste

Bando que agrediu e assaltou moto aplicativo é detido em condomínio na zona Leste

Bando que assaltou moto aplicativo no Porto Madero é detido após perseguição e reconhecimento da vítima
10
Traficante foge, mas se entrega ao ver a mãe presa por drogas em Porto Velho

Traficante foge, mas se entrega ao ver a mãe presa por drogas em Porto Velho

Jovem de 19 anos tentou escapar de flagrante de tráfico no bairro São Sebastião II, mas voltou após a equipe do Sgt Machado iniciar a prisão de sua mãe.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo aponta irregularidade em 37% dos processos de mineração no Brasil

Estudo aponta irregularidade em 37% dos processos de mineração no Brasil

Monitor da Mineração do MapBiomas mostra que 95.740 processos apresentam inconsistências em um universo de mais de 257 mil registros da ANM. A plataforma revela que o maior problema é a extração de minério sem a devida permissão legal, o que demonstra a irregularidade em processos de mineração.
L
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza o concurso 2.946, que oferece a chance de ganhar o prêmio principal de R$ 3,5 milhões. As apostas para a Mega-Sena podem ser feitas até as 20h30 desta terça-feira.
L
Abin alerta para desafios de segurança em 2026 com foco em eleições e ciberataques

Abin alerta para desafios de segurança em 2026 com foco em eleições e ciberataques

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) publicou relatório que antecipa ameaças à segurança do Estado, destacando a vulnerabilidade do processo eleitoral e o risco de ofensivas autônomas com o uso de inteligência artificial (IA).
L
Conecta PretaLab leva inteligência artificial a mulheres negras em São Paulo

Conecta PretaLab leva inteligência artificial a mulheres negras em São Paulo

Evento gratuito da PretaLab no Sesc Pompeia discute a autonomia e inclusão digital e mostra ferramentas práticas de IA para participantes. O Conecta PretaLab tem o objetivo de combater a desigualdade no acesso à tecnologia.
L

Requerimento da Licença Ambiental: PLATINUM CENTRO AUTOMOTIVO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP
L
Salão do Automóvel confirma próxima edição em 2027 após receber mais de meio milhão de visitantes

Salão do Automóvel confirma próxima edição em 2027 após receber mais de meio milhão de visitantes

Indústria automotiva projeta expansão com dez marcas já inscritas
L
Semana de Economia Brasileira resgata 40 anos de avanços no país

Semana de Economia Brasileira resgata 40 anos de avanços no país

Evento no Rio de Janeiro reúne economistas para debater os progressos e desafios da economia brasileira a partir de 1985, com foco na estabilização e inclusão.
L

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.