O bullying é um problema que está presente em diversos espaços, inclusive nas escolas. Ele pode se manifestar como agressões físicas e verbais, exclusão social e até cyberbullying. As consequências são devastadoras para as vítimas, resultando em casos de ansiedade e depressão, por exemplo.
Pensando nisso, na última segunda-feira (04), a UNAMA Porto Velho promoveu uma ação sobre bullying para alunos da Escola Ensino Fundamental Jânio da Silva Quadros. Os discentes do curso de Psicologia da Instituição de Ensino Superior, sob a supervisão de professores, participaram do momento.
Por meio de atividades dinâmicas e lúdicas, os mais jovens aprenderam como evitar e combater casos de bullying. “Nosso intuito foi trabalhar sobre a prevenção e o enfrentamento desse problema nas escolas, mostrando, ainda, a importância da psicologia nessas situações. Os estudantes da UNAMA iniciaram o momento por meio de uma roda de conversa, utilizando balões, caixa de som com música e perguntas relacionadas ao tema escritas em papeis. Em seguida, houve um debate para os alunos da escola refletirem. Também foram apresentados noticiários de casos reais de vítimas, fatores psicológicos, consequências e relatos”, afirmou Alexandre Porto, diretor da UNAMA Porto Velho.
Bianca Almeida, discente do curso de Psicologia da Instituição de Ensino Superior, compartilhou sua felicidade com a proposta da ação. “As crianças interagiram muito. Espero que todas tenham saído mais conscientizadas sobre a questão do bullying”.