SEXTA-FEIRA, 22/08/2025
Publicidade

Enem 2024: tema da redação é atual e apropriado, avaliam professores

Candidatos tiveram de escrever sobre valorização da herança africana.

Por Gilberto Costa e Flávia Albuquerque / Agência Brasil - 30

Publicado em 

tema da redação é atual e apropriado, avaliam professores
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é “pertinente”, “atual”, “apropriado”, “interessante”, “necessário”, “urgente” e “pedagógico”.

As palavras são de professores ouvidos pela Agência Brasil em Brasília e em São Paulo, que avaliam que o assunto proposto na redação do Enem permite aos alunos demonstrarem suas competências textuais e refletirem sobre a realidade brasileira.

Professora de redação do SEB, em Brasília, Analu Vargas avalia que o tema escolhido “propõe reflexão acerca do funcionamento da sociedade”. “Estamos falando de uma necessidade de valorizar a herança da cultura africana. Isso abre bagagem para se abordar também preconceito, o racismo, que é um crime, e tratar de processos que chamamos de resquícios pós-escravidão.”

A coordenadora e professora de redação do PB Colégio e Curso em São Paulo, Juliana Rettich, acredita que o Enem, com suas temáticas de redação, tem caráter pedagógico para toda a sociedade brasileira; e que este ano o Inep acertou novamente ao propor um tema que pode se transformar em pauta para reportagens de diferentes veículos de comunicação.

“Sabemos que temos três matrizes culturais no Brasil, mas ainda vivemos sob o que podemos chamar de colonialidade, um regime de poder que continua a subalternizar os povos racializados, como os povos africanos. Nas nossas aulas de redação, trabalhamos a partir da perspectiva da descolonização e da decolonialidade, discutindo a problemática dos currículos eurocentrados nas escolas e nas universidades. Diante disso, o nosso primeiro desafio é combater o epistemicídio, o assassinato do conhecimento, história e cultura produzidos pelos povos africanos e afrodiaspóricos”, aponta a docente.

Racismo estrutural

Coordenadora de redação e professora do Colégio Etapa, em São Paulo, Nayara de Barros, destaca que há vários tópicos a serem explorados no tema do Enem. “Os estudantes poderiam tratar do debate racial que tem havido no campo da educação. O próprio conceito de racismo estrutural poderia ser mencionado, em relação ao racismo como parte da estrutura social, um sistema que se manifesta nas relações políticas, econômicas e jurídicas, que vai se apresentar também como um desafio à valorização dessa herança nas mais diversas instâncias.”

Colega de trabalho de Nayara no Etapa, Luiz Carlos Dias acrescentou que o assunto da redação também diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Segundo ele, o ODS 18 “prima pela igualdade étnico-racial”.

“Então, para que haja a valorização da cultura africana, temos que entender que os povos africanos são marginalizados historicamente no Brasil, desde o mercado de escravizados”, afirma o professor.

Para Hagda Vasconcelos, professora do Colégio Galois, em Brasília, o tema “não surpreendeu” porque é uma “problemática persistente” no Brasil. “O Enem é uma prova muito democrática. É uma prova que coloca em questão aquilo que é necessário ser discutido.”

Na avaliação dela, os estudantes brasileiros estão preparados. “Nós temos de trabalhar a educação antirracista. Valorizar o personagem negro. Valorizar o cientista negro. Eu acredito que os meninos estão bem preparados, bem embasados para produzir esse texto”, diz Hagda, considerando o conteúdo ensinado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as diretrizes e os assuntos que devem ser abordados em todas as escolas brasileiras – seja pública ou privada.​

“Eu gostei muito do tema. É muito apropriado. É um tema que ampara as nossas discussões”, avalia Gilmar Félix, professor de língua portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal e também do Colégio Marista de Brasília. O docente lembra que há uma lei desde 2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de cultura africana, além da cultura indígena, nas escolas brasileiras.

“Nós, que somos do movimento negro e que somos professores, queremos uma legitimação desse ensino. O tema não vai ficar só na questão de falar de ensino da cultura africana, mas vai entrar na questão da educação antirracista”, ressalta.

Visão hierárquica

O docente, no entanto, aponta que “a sociedade tem uma dificuldade em lidar com o tema.” E que a abordagem de assuntos em sala de aula pode variar de escola em escola e até conforme a disposição dos docentes. “Alguns professores não querem debater o tema. Na nossa sociedade ainda tem indivíduos que mantêm uma visão hierárquica, de achar, por exemplo, que o papel e o lugar do negro são sempre aqueles que teve ao longo da escravidão”, lamenta.

Para Gilmar Félix, a redação do Enem, ao fazer os estudantes olharem para as heranças culturais africanas e a necessidade da valorização, “ajuda a desconstruir essa tendência hierárquica.”

O docente alerta que, caso algum aluno não tenha desenvolvido a proposta, ainda que escrevendo sem erros de português e com argumentação, corre o risco de ser eliminado ou ter nota baixa por apenas ter “tangenciado o assunto.”

“A competência 2 e a competência 3 [exigidas pelo Inep] vão cobrar justamente que ele trabalhe com repertórios legitimados. Não dá para o aluno vir com achismo. O bom repertório é aquele repertório que é legitimado.”

A competência 2 exige que o candidato interprete corretamente o tema e traga uma abordagem integral em relação a todas as palavras-chave contidas no tema e faça uma escolha adequada de repertórios capazes de contextualizar essa interpretação contida no tema. A competência 3 é uma adequada formatação de um projeto de texto que prevê a construção de uma introdução que apresente o tema, a tese e os argumentos, que aborde a problematização no desenvolvimento e depois caminho para o desfecho de intervenção.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o Enare 2025 batem recorde com 138 mil candidatos

Inscrições para o Enare 2025 batem recorde com 138 mil candidatos

O Exame Nacional de Residência registrou um crescimento de 56% no número de inscritos, com 11 mil vagas disponíveis em todo o país.
L
Inscrições para a “Creche Noturna” em Porto Velho são prorrogadas até 30 de agosto

Inscrições para a “Creche Noturna” em Porto Velho são prorrogadas até 30 de agosto

Semed atualiza cronograma do projeto voltado a famílias que precisam de atendimento infantil em horário estendido
L

UNIR: inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

Editais oferecem vagas em Enfermagem Obstétrica, Educação Matemática e Geografia; prazos seguem até o fim de agosto
L
Inscrições para o Enem PPL iniciam em 6 de outubro

Inscrições para o Enem PPL iniciam em 6 de outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) terá suas inscrições abertas para participantes voluntários no período de 6 a 24 de outubro.
L
Revalida 2025/2 tem nota de corte de 61 pontos na 1ª fase

Revalida 2025/2 tem nota de corte de 61 pontos na 1ª fase

O resultado equivale à soma de pontos nas provas objetiva e discursiva, que serão aplicadas no dia 19 de outubro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Porto Velho sedia o ERPA Norte 2025, um dos maiores encontros da Administração da Região Norte

Evento reúne dirigentes, administradores e estudantes nos dias 21 e 22 de agosto para debater “Oportunidades e Desafios da Gestão na Amazônia”
L

Disciplina e constância nos treinos trazem resultados | Discipline and consistency in training bring results

Mesmo com o Brasil ocupando o 2º lugar no ranking mundial de academias, a obesidade avança. A chave não está no pagamento do plano, mas na disciplina diária. Even with Brazil holding 2nd place in the global ranking of gyms, obesity is on the rise. The key is not paying for a plan, but daily discipline.
L

Exames de Rotina: por que não esperar os sintomas aparecerem?

Check-ups veterinários ajudam a identificar doenças silenciosas em cães e gatos, garantindo mais saúde, qualidade de vida e longevidade para os pets.
L
Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Casos de síndrome respiratória grave diminuem no país

Amazonas é o único estado com aumento de registros em crianças pequenas
L
Relatório da PF aponta movimentação de R$ 30,5 milhões de Bolsonaro

Relatório da PF aponta movimentação de R$ 30,5 milhões de Bolsonaro

Valores, identificados pelo COAF, indicam possíveis operações de lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Federal
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Lula busca reforçar o engajamento de países amazônicos na COP30

Lula busca reforçar o engajamento de países amazônicos na COP30

Presidente participa de cúpula da OTCA em Bogotá com foco na cooperação regional
L
Deputada Dra. Taíssa solicita manutenção na Linha Eletrônica entre Buritis e Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa solicita manutenção na Linha Eletrônica entre Buritis e Nova Mamoré

A parlamentar destacou a importância da estrada para transporte escolar, acesso a serviços essenciais e escoamento da produção agrícola.
L
Deputada Dra. Taíssa visita a Resex Rio Ouro Preto e firma compromissos com comunidade de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa visita a Resex Rio Ouro Preto e firma compromissos com comunidade de Guajará-Mirim

Em encontro no ramal do Pompeu, a deputada estadual ouviu demandas de moradores e reforçou apoio à produção agrícola sustentável e à preservação da floresta.
L
Deputado Eyder Brasil prestigia inauguração do projeto “Ellas por Ellas” em Ariquemes

Deputado Eyder Brasil prestigia inauguração do projeto Ellas por Ellas em Ariquemes

Iniciativa visa acolher, capacitar e gerar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
STF descarta repatriação automática de crianças por violência

STF descarta repatriação automática de crianças por violência

Maioria dos ministros validou a Convenção de Haia, mas decidiu que a entrega de crianças a pais estrangeiros não pode ser imediata em casos de violência doméstica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Segurança morre em grave acidente com caminhão depois de sair do trabalho em Porto Velho

Segurança morre em grave acidente com caminhão depois de sair do trabalho em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o caminhão que fazia limpeza do asfalto, trafegava em baixa velocidade sentido Candeias do Jamari, quando o motociclista bateu forte na traseira do veículo, acabou não resistindo aos ferimentos e foi a óbito.
18
Foragido da Justiça é preso em frigorífico de Ji-Paraná

Foragido da Justiça é preso em frigorífico de Ji-Paraná

Ação da Polícia Militar em parceria com a Polícia Federal resulta na captura de homem com mandado de prisão em aberto
12
Homem é detido em Ji-Paraná após tentar sair sem pagar conta

Homem é detido em Ji-Paraná após tentar sair sem pagar conta

Ele consumiu R$ 178 e é suspeito de golpe semelhante em posto de gasolina
10
Suspeitos de desvio de R$ 2 milhões em Ji-Paraná são presos no Rio de Janeiro

Suspeitos de desvio de R$ 2 milhões em Ji-Paraná são presos no Rio de Janeiro

Homens são acusados de participação em esquema de desvio em uma empresa de Rondônia
14
Homem é preso por decapitar e enterrar esposa no quintal em Pedro Canário

Homem é preso por decapitar e enterrar esposa no quintal em Pedro Canário

Jocicleberson de Jesus Rodrigues confessou ter matado a esposa, Carolaynne Ferreira Santos, e tentou simular um desaparecimento nas redes sociais
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista flagrado cochilando antes de acidente que matou advogado em Rio Preto é afastado do trabalho

Motorista de carreta, flagrado dormindo antes de prensar carro na SP-310, foi afastado até conclusão das investigações; advogado morreu no local
18
Carro bate em moto e motorista foge em Rolim de Moura

Carro bate em moto e motorista foge em Rolim de Moura

Condutor de veículo de cor prata não prestou socorro à vítima no bairro Beira Rio
12
Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir de domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir de domingo (24)

Mudança vai do cruzamento com a avenida Prefeito Chiquilito Erse até a rua do Contorno, em Porto Velho.
L
PM prende motorista embriagado após colisão em Rolim de Moura

PM prende motorista embriagado após colisão em Rolim de Moura

Acidente no bairro Beira Rio deixa motociclista com perna fraturada
10
Motorista embriagado derruba poste e foge de policiais em Vilhena

Motorista embriagado derruba poste e foge de policiais em Vilhena

Homem de 32 anos se esconde no telhado para escapar, mas acaba caindo e é preso
12
Carro capotado é encontrado abandonado em Vilhena

Carro capotado é encontrado abandonado em Vilhena

Motorista foge do local do acidente, deixando documentos e dinheiro para trás
14
Homem é preso após atacar mulher a facãozadas em Vilhena

Homem é preso após atacar mulher a facãozadas em Vilhena

Agressão ocorreu no bairro São Jerônimo e teria sido motivada por ciúmes
16
Motociclista tem pé amputado em acidente em Colorado do Oeste

Motociclista tem pé amputado em acidente em Colorado do Oeste

Vítima de 47 anos, morador de Cabixi, foi socorrida e transferida para Vilhena
16
Polícia Civil de Rondônia apreende 20 pacotes de maconha em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia apreende 20 pacotes de maconha em Porto Velho

Entorpecentes estavam escondidos dentro de tambor de graxa automotiva em transportadora de Porto Velho
10
Polícia Civil de Rondônia prende autor de homicídio na zona Leste

Polícia Civil de Rondônia prende autor de homicídio na zona Leste

Autor confessa ter matado técnico em eletrônica por engano em Porto Velho
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.