SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

Unidade SENAI CETEM recebe alunos de Porto Velho e Candeias no Mundo SENAI

Confira!

Por SENAI - 30

Publicado em 

Unidade SENAI CETEM recebe alunos de Porto Velho e Candeias no Mundo SENAI
Divulgação

Diversos alunos das escolas Santa Marcelina, João Bento da Costa, Eduardo Lima e Silva, Teodoro Assunção, Paulo Leal, de Porto Velho, e Jaime Barcessat e Carlos Drummond de Andrade, do município de Candeias do Jamari, visitaram as instalações da unidade CETEM durante o evento Mundo SENAI, realizado presencialmente em Porto Velho nesta sexta-feira, dia 8.

Para esta edição, que acontece em todos os estados do Brasil, a unidade preparou uma série de atividades que incluíram demonstrações do braço robótico, da bancada 4.0, de segurança em serviços de distribuição de redes, além da apresentação e operação de robótica Lego, tour guiado pelo laboratório de mecânica, exposição de simuladores, demonstração do acionamento de subestação e pneumática, exposição do kit didático de eletrônica e energia solar, e a apresentação dos cursos de aprendizagem do segundo semestre de 2024.

A abertura do evento contou com a presença da Banda da 17ª, que, além do Hino Nacional, apresentou um repertório de músicas brasileiras que variou do rock ao sertanejo, agradando a todos os gostos. Em seguida, iniciaram-se as visitas guiadas pelos instrutores e alunos dos cursos do SENAI.

Para o gerente do CETEM, Cleber Melo, é sempre uma satisfação receber alunos e demais visitantes no Mundo SENAI, pois é uma oportunidade para todos conhecerem as instalações e descobrirem o que a instituição oferece em termos de qualificação profissional. “Nos preparamos para mais esta edição em todos os segmentos dos nossos cursos. Vale ressaltar que, além dos instrutores, nossos alunos demonstraram os equipamentos, mostrando na prática o que aprendem na teoria durante os cursos”, explicou.

Durante a visitação, houve uma rápida explicação sobre todos os equipamentos e máquinas utilizados nos cursos do SENAI. Um dos locais que mais chamou a atenção foi a sala de demonstração do braço robótico e dos robôs Lego, no segmento da indústria 4.0. Igor Eduardo Lima de Farias, aluno do colégio Carlos Drummond de Andrade, ficou surpreso com toda a tecnologia disponível na unidade. “É a primeira vez que venho ao evento e não imaginava que havia todas essas máquinas aqui. Gostei muito e me interesso pela área de informática, que quero seguir como profissão”, falou.

Outro espaço que despertou interesse foi a sala onde estavam as impressoras 3D. A cada demonstração, era possível perceber a surpresa dos visitantes. Os instrutores explicaram as possibilidades das impressoras em confeccionar objetos em material plástico e desenhos em madeira.

Na área de eletrotécnica, após a explicação dos instrutores e alunos sobre o funcionamento dos equipamentos, houve um momento em que uma aluna do 9º ano da escola Jaime Barcessat participou de uma simulação de resgate. Para essa simulação, ela foi totalmente equipada com colete de segurança, capacete e demais EPIs. Ao final do exercício, Estafany Tainá Alves, que iniciou o curso de assistente administrativo neste semestre no SENAI, comentou que foi uma experiência fantástica. “Iniciei um curso no SENAI agora, mas vendo tudo o que é oferecido aqui, quem sabe, possa fazer outros cursos e me profissionalizar em outras áreas”, disse ela.

CEET Porto Velho leva diversos parceiros e atrai estudantes e a comunidade para o Mundo SENAI

Na edição de 2024 do Mundo SENAI, o SENAI CEET preparou uma série de atividades, contando com vários parceiros nos segmentos automotivo, refrigeração e mecânica. Além da exposição das atividades desenvolvidas pela unidade, participaram, a convite da gerência do CEET, as empresas GWM, Dydyo, BYD, Master Motos, Bingool Motos – Yamaha, Tecnomotores, Watts Motos, Resfriar, PRG Refrigeração, Norte Refrigeração, Stock Ferramentas e Rondobens Caminhões, que disponibilizaram e exemplificaram seus veículos, ferramentas e equipamentos.

Na abertura oficial, a gerente Juliane Loubach Sordino agradeceu a presença de todos os alunos e da comunidade presente. Em seguida, o ambiente foi abrilhantado pela apresentação musical do professor José Moreira Dias Filho e por música ambiente com um DJ, que tocou diversos ritmos, agradando a todos os gostos musicais.

Alunos das unidades do SESI João Bento da Costa, Jesus Burlamaqui Hosannah e Orlando Freire puderam conferir as atrações e as oportunidades de cursos oferecidos pelo CEET. Dentro da programação, os visitantes participaram de oficinas de massa folhada e de boas práticas de refrigeração, apresentações e exposições de empilhadeiras e de projetos eletrônicos, minicursos de NR-07 e de desenho em 3D, palestras na área de gestão com o tema “Foco e Resultado no Seu Negócio”, no setor de vestuário e moda com o tema “Tendências da Moda 2025”, demonstrações da unidade móvel de montagem de móveis, exposição de robótica e apresentação de tecnologias da indústria em automação e inovação, além de exposições de simuladores de sinalização e iluminação e de motores de veículos.

A comunidade também prestigiou o evento. Foi o caso de Érica Marinha Cunha Lima, que soube do Mundo SENAI por meio do grupo de aplicativo de mensagens da família. “Meus sobrinhos estudam no SESI e colocaram a programação, e como eu gosto de cozinhar e faço alguns bolos, decidi vir conferir as técnicas apresentadas nas oficinas de panificação”, disse. O instrutor da área de panificação Cleiton Passos apresentou as técnicas de trabalho com massa folhada. “Gostei muito da explicação do professor, que utilizou uma linguagem simples, e vou fazer o teste em casa”, comentou Érica.

Houve também uma exposição de moda com roupas confeccionadas pelas alunas que frequentam o curso ministrado pela professora Cida Ramiro, por meio do projeto Vencer. A aluna Arlete Maciel elogiou muito a estrutura, o maquinário e as aulas da professora do SENAI. “Aqui encontramos o que há de melhor neste segmento, e com certeza fará toda a diferença na minha vida e na das minhas colegas”, afirmou.

Quem também esteve na unidade para visitar as atrações do Mundo SENAI foram os egressos do curso de mecânica automotiva João Henrique Fernandes, João Victor Vieira Sousa e Matheus Rodrigues, que já atuam na área da mecânica em uma das concessionárias renomadas de Porto Velho. “É sempre bom visitar nossa antiga escola, que nos preparou para essa profissão”, disse João Henrique, que também cursa a faculdade de engenharia civil, ampliando assim seu campo profissional.

Para encerrar as atividades do Mundo SENAI no CEET, houve uma palestra sobre a área de refrigeração, ministrada pela também egressa do SENAI e ex-instrutora da instituição, Jossineide Viana Oliveira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Servidores da Semed participam de capacitação sobre a Lei Lucas

Servidores da Semed participam de capacitação sobre a Lei Lucas

Treinamento em primeiros socorros e combate a incêndio foi realizado no Teatro Banzeiros para profissionais da rede municipal.
L
Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Projeto da Prefeitura de Porto Velho oferece vagas para crianças de 9 a 11 anos na Biblioteca Francisco Meirelles; inscrições vão de 23 de fevereiro a 6 de março.
L
Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Veteranos e calouros voltam às salas de aula na próxima segunda-feira (23), em Porto Velho.
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

O programa do MEC oferece bolsas mensais de R$ 1.050 para estudantes com nota acima de 650 no Enem que ingressarem em cursos presenciais em 2026.
L
Prefeitura promove noite de observação astronômica em Porto Velho

Prefeitura promove noite de observação astronômica em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay reúne comunidade para observar o céu, conhecer meteoritos e ampliar o acesso à educação científica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Ministro do STF autorizou que informações sigilosas do dono do Banco Master sejam compartilhadas com a comissão que investiga fraudes no INSS.
L
Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

O programa oferece bolsas que podem chegar a R$ 20 mil mensais para preencher 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias do SUS em todo o país.
L
Novas diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção passam a valer em Rondônia

Novas diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção passam a valer em Rondônia

Detran-RO implementa mudanças no exame prático, redefine pontuação e flexibiliza etapas do processo de habilitação em todo o estado.
L
Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Novo decreto anunciado por Geraldo Alckmin define regras para proteger a indústria e o agronegócio contra surtos de importação que prejudiquem a produção nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita Assentamento Joana D’Arc e ouve demandas da comunidade

Vereador Dr. Gilber visita Assentamento Joana D’Arc e ouve demandas da comunidade

O parlamentar entregou autorização para evento focado em mulheres empreendedoras; pautas como melhorias em estradas e saúde também foram discutidas.
L
Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

O tribunal decidiu que o presidente excedeu sua autoridade ao ignorar o Congresso; medida impacta diretamente a balança comercial brasileira, que registrou déficit em 2025.
L
Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Deputado confirma investimentos em agricultura, segurança pública e infraestrutura durante reunião com vereadora Juliane Duarte, em Brasília.
L
II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro Olaria

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Duque de Caxias e José Bonifácio; vítima foi encaminhada à Policlínica Ana Adelaide com ferimento na cabeça.
14
Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Visitantes foram flagrados pela Polícia Penal nas unidades Urso Panda e 603; suspeitos escondiam entorpecentes em partes íntimas e no estômago.
10
Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira nas proximidades do Porto Chuelo; o excesso de poeira na via rural teria dificultado a visão do condutor.
12
Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Suspeitas tentavam entrar na unidade com entorpecentes escondidos nas partes íntimas durante visita; o flagrante foi realizado pelo equipamento Body Scan.
14
VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

Crime foi registrado na Avenida Jatuarana, bairro Cohab
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem-Aranha: Um Novo Dia ganha sinopse e revela salto temporal

Homem-Aranha: Um Novo Dia ganha sinopse e revela salto temporal

Livro de arte do novo filme confirma que a trama se passa quatro anos após “Sem Volta Para Casa” e coloca o herói diante de crimes misteriosos em Nova York.
L
Agenda News Folia 2026: Bloco Tô de Folga celebra 15 anos no Carnaval de Porto Velho

Agenda News Folia 2026: Bloco Tô de Folga celebra 15 anos no Carnaval de Porto Velho

Sargento Eder Feitoza detalha atrações, trio elétrico e camarote open bar no desfile do dia 28.
L
Novo recurso do Xbox no PC exibe melhores momentos após partidas

Novo recurso do Xbox no PC exibe melhores momentos após partidas

Microsoft lança Resumos de Pós-jogo no aplicativo Xbox para PC, exibindo conquistas, eventos e capturas de tela ao fim das sessões.
L
Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

O presidente americano reagiu à decisão judicial que considerou as taxas globais ilegais; o tribunal entendeu que a Casa Branca ignorou a autoridade do Congresso.
L
Cadastro Único itinerante atende comunidades do médio Madeira

Cadastro Único itinerante atende comunidades do médio Madeira

Ação da Prefeitura leva atualização cadastral e acesso a benefícios sociais a comunidades ribeirinhas.
L
Justiça do Trabalho planeja levar atendimento para aldeias em Rondônia

Justiça do Trabalho planeja levar atendimento para aldeias em Rondônia

TRT-14 e Superintendência Indígena articulam a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) para garantir audiências e serviços judiciais dentro dos territórios.
L
Concessionária registra mais de mil ocorrências na BR-364 durante o Carnaval

Concessionária registra mais de mil ocorrências na BR-364 durante o Carnaval

Operação da Nova 364 não contabilizou mortes no período; panes mecânicas e retirada de animais da pista lideraram os atendimentos operacionais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.