SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

Diretores de escolas estaduais: cai número de contratado por indicação

Maioria chegou ao cargo por processo seletivo e eleição

Por Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Diretores de escolas estaduais: cai número de contratado por indicação
Sam Balye/Unsplash

Mais diretores da rede estadual de educação estão chegando ao cargo por meio de processo seletivo e eleição da comunidade escolar. O percentual, que já foi 12,7% em 2019, chegou a 26,1% em 2023. O resultado é parte de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) com informações de todas as regiões do Brasil. Por outro lado, houve queda no número daqueles contratados exclusivamente por indicação da gestão. Eram 24% em 2019, caíram para 20% em 2023.

O levantamento Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil, elaborado a pedido do Instituto Unibanco, combina dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A forma de acesso ao cargo de direção e a origem dos profissionais, segundo especialistas, têm impactos importantes na rotina escolar.

“É uma bandeira histórica do sindicato. A gente sempre reivindicou que tivessem eleições diretas em todas as redes. É a possibilidade de escutar a comunidade escolar. E isso é um processo de exercício de democracia. Dessa forma, é possível pensar em um projeto político-pedagógico a partir de cada realidade, com quem já tem um compromisso histórico com a rede. Tem toda uma relação de enraizamento”, diz Duda Quiroga, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “Quem vem de fora, contratado, pode olhar aquilo ali como passageiro. E se está vindo por indicação, a gente costuma dizer que está vindo como interventor também”.

Perfil

A pesquisa fornece outros detalhes sobre o perfil desses profissionais. Os números de 2023 indicam que 50,6% dos diretores de escolas estaduais eram brancos, 24,8% pardos, 4,5% pretos e 17,6% não quiseram declarar cor/raça. Em 2011, esses percentuais estavam em 55,7% de brancos, 33% pardos, 6,2% pretos, e menos de 2% não quiseram declarar.

Em relação ao sexo, o cargo era ocupado por 76,4% mulheres e 23,6% homens em 2011. Em 2023, o número de homens subiu para 33,5%, enquanto o de mulheres caiu para 66,5%. Quando se considera a faixa etária, só há dados a partir de 2013. Nesse ano, a maioria (45%) era entre 40 e 49 anos, seguida por 35% que tinham 50 anos ou mais. Em 2023, 50% estavam com 50 anos ou mais, enquanto 35% entre 40 e 49 anos.

Quanto à formação, em 2011, 33,6% dos diretores tinham graduação em pedagogia, enquanto 48% eram profissionais de outras áreas da educação (licenciaturas diversas, como história, matemática, letras, química, etc.). Em 2023, 38% eram formados em pedagogia, 55,2% em outras áreas da educação.

O percentual de diretores com curso de formação em gestão escolar concluído teve variação grande entre as unidades federativas do país. Em 2020, apenas Rondônia e Acre tinham 30 a 40% dos diretores com esse tipo de formação. Acre, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará e Sergipe eram entre 20 e 30%. Todos os outros, apareciam com menos de 10%. Em 2023, o Piauí tinha entre 90 e 100%, seguido de Brasília (entre 40 e 50%), Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Ceará, Sergipe e Pernambuco (entre 30 e 40%).

“Essa heterogeneidade tão grande entre os estados faz a gente pensar que é muito importante as redes estaduais conhecerem melhor os seus diretores. E elas não necessariamente conhecem, não sabem qual o perfil dos profissionais que estão atuando. Importante saber qual é a formação, se existe algum tipo de lacuna que é interessante cobrir, e qual é o objetivo que se quer alcançar com isso”, diz Breno Salomon Reis, pesquisador responsável pelo estudo e consultor do Instituto Unibanco.

“O que esse estudo revela é que sequer uma capacitação inicial esses diretores possuem. Eles são professores que, em algum momento da carreira, viram gestores, sem receber formação adequada para isso. Se os nossos os professores são mal formados e os diretores sequer são formados para suas funções, é difícil gerar uma educação de qualidade. Acho que é conclusão que deve orientar o nosso trabalho adiante”, diz João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco.

Desafios

O levantamento sobre os diretores de escolas estaduais do país também trata de algumas questões que podem ser desafiadoras na gestão. A primeira delas é referente à carga de trabalho semanal, que parece ter sido especialmente impactada pela pandemia da Covid-19. Em 2021, em todas as regiões, mais de 60% dos diretores afirmaram trabalhar acima das 40 horas semanais. No período pré-pandemia, o valor oscilava entre 35% e 42%.

As atividades com mais demandas eram coordenar atividades administrativas (merenda, segurança, manutenção predial e afins), gerenciar recursos financeiros (prestação de contas e afins) e conduzir o planejamento pedagógico.

“Existem algumas hipóteses para essa questão da sobrecarga. Uma delas foi a recomposição das aprendizagens. Os estudantes voltaram da pandemia com várias lacunas e isso exigiu um trabalho mais intensivo das escolas. Alguns diretores ofereceram reforço no contraturno. E eles tinham que decidir quais professores assumiriam o horário, em que salas, como organizar merenda e o transporte dos alunos”, diz Ivan Gontijo, Gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação. “Algumas questões socioemocionais também foram agravadas pós-pandemia. Esse período impactou a saúde mental de alunos e professores. Desafios na convivência e indisciplinas escolares rebateram nos diretores, que são o elo da escola com as famílias”.

Também foi investigado como as escolas são afetadas pela ausência de recursos ou de pessoal. Desde 2015, há uma percepção generalizada de insuficiência dos dois. Em todas as regiões, menos de 50% dos diretores disseram que ambos os recursos eram suficientes para não afetar o funcionamento da escola.

A pesquisa explora questões de assiduidade dos docentes e estudante, o que significa garantir que os dois grupos estejam em sala no momento da aula. A percepção de assiduidade sobre os estudantes variou entre 65 e 75% em 2019, para algo entre 50 e 60% em 2021. No caso dos professores, essa percepção foi entre 60 e 85% em 2019, e entre 75 e 90% em 2021.

Foi analisada a facilidade de substituir as ausências de professores. Nesse caso, há muitas diferenças regionais e estaduais. Em 2019, o destaque positivo era Mato Grosso do Sul: entre 70-80% dos diretores não encontravam dificuldades para essa substituição. São Paulo foi o destaque negativo, onde esse percentual oscilava entre 20 e 30%. Em 2021, o percentual estava entre 70 e 80% em Mina Gerais, Tocantins, Maranhão, Pernambuco e Paraíba. E entre 20 e 30% na Bahia.

“A direção está dando conta das demandas dela. E aí, quando falta um professor, as opções são deixar a turma sem aula, o que é péssimo, ou a própria direção assumir a turma. Mas as tarefas administrativas têm de ser interrompidas para você assumir a turma. E numa escola com 15 turmas, por exemplo, pode acontecer de um dia faltarem três, quatro professores. Imagina como é que a diretora vai dar conta de substituir todos ao mesmo tempo?”, reflete Duda Quiroga, do SEPE-RJ.

Cargo estratégico

Apesar de ser uma função estratégica, que ocupa a hierarquia mais alta da unidade escolar, a diretoria-geral é, historicamente, pouco abordada em pesquisas sobre os ambientes educacionais. O foco costuma ser maior para estudantes e professores. O estudo corrobora esse entendimento, quando afirma que “há pouco mais de uma década não havia dados suficientes para caracterizar essa figura [diretor(a)] ao nível da unidade da Federação com razoável confiança estatística”. E, por essa razão, se apresenta como mais uma ferramenta para aumentar a compreensão sobre o funcionamento do ambiente escolar.

“Você tem pouca literatura acadêmica no Brasil sobre diretores, porque eles são enquadrados no que se chama ‘burocratas de médio escalão’. Eles ficam nessa camada, porque não estão atendendo diretamente os estudantes na maior parte do tempo. Só que também não são membros da Secretaria de Educação, apesar de muitas vezes se sentirem parte da estrutura oficial da secretaria. Há poucas pesquisas com diretores e sobre gestão escolar. A primeira pesquisa de opinião que foi feita com eles é de 2022, para além desses questionários. A gente ainda é muito focado na análise da sala de aula”, diz Ivan Gontijo, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.

“Fundamental avançar nos estudos sobre essa categoria, pelo impacto que tem no ambiente escolar. Um bom diretor consegue gerenciar a equipe de profissionais que está na escola, manter uma boa relação com a Secretaria de Educação e a Regional, e garantir que os insumos e recursos que a política educacional precisa dar para escola alcancem essa unidade. Depois, faz com que esse ambiente todo na escola opere de maneira fluída e tranquila. E isso vai se traduzir em salas de aula com professores e estudantes assíduos, e com a escola funcionando bem”, diz João Marcelo Borges, do Instituto Unibanco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Temas prioritários para pós-graduação em Rondônia são definidos em Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior

Temas prioritários para pós-graduação em Rondônia são definidos em Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior

Agenda Nacional define temas estratégicos que vão orientar a pós-graduação em Rondônia pelos próximos 10 anos
L
Porto Velho realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef e inicia ciclo 2025–2028

Porto Velho realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef e inicia ciclo 2025–2028

Município apresentou ações e aprovou plano de ação para fortalecer políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.
L
pe-de-meia-nascidos-em-julho-e-agosto-recebem-9a-parcela

Pé-de-Meia: Nascidos em julho e agosto recebem 9ª parcela

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta quinta-feira (27) o pagamento da nona parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia aos estudantes do Ensino Médio nascidos em julho e agosto. O valor de R$ 200 será pago de forma escalonada até 2 de dezembro para cerca de 3,2 milhões de alunos da rede pública.
L
Instituições privadas iniciam prazo para adesão ao Fies 2026

Instituições privadas iniciam prazo para adesão ao Fies 2026

Faculdades privadas interessadas em ofertar vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 devem emitir o termo de adesão a partir desta quinta-feira (27), conforme edital do Ministério da Educação.
L
Estudantes de maio e junho recebem nona parcela do Pé-de-Meia

Estudantes de maio e junho recebem nona parcela do Pé-de-Meia

O Ministério da Educação (MEC) realiza nesta quarta-feira (26) o pagamento da nona parcela do programa Pé-de-Meia de 2025. O incentivo-frequência de R$ 200 é destinado aos beneficiários nascidos em maio e junho, atingindo cerca de 3,2 milhões de alunos da rede pública.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Manoela Lisboa é a convidada desta quinta-feira

Um bate-papo especial que promete aproximar o público de uma jovem multifacetada, talentosa e comprometida com seu propósito.
L

Cine Araújo Porto Velho: Black Promo com ingressos a R$ 8 neste dia 28

Promoção válida somente no dia 28 de novembro, com ingressos por apenas R$ 8 em salas convencional, premium ou VIP, exceto lançamentos e shows.
L

Giro News: Denise Torquato fala sobre superação, direitos e educação jurídica

ela também traz sua vivência pessoal como sobrevivente do câncer de mama, unindo conhecimento, superação e acolhimento.
L
Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

A Funai alerta que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental desprotege mais de 40% dos territórios indígenas do país, impedindo a participação do órgão em áreas que ainda não foram homologadas.
L
Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

O Congresso Nacional aprovou dois projetos de lei (PLNs) do Executivo: um abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões para a Seguridade Social e o Bolsa Família, e o outro cria 8,6 mil cargos no MEC e prevê reajustes salariais para servidores do DF.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Almirante Garnier é preso em academia de ginástica após condenação pelo STF

Almirante Garnier é preso em academia de ginástica após condenação pelo STF

O STF divulgou as atas das audiências de custódia dos condenados pela trama golpista, revelando que o Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, foi preso em uma academia de ginástica em Brasília para cumprir sua pena de 24 anos. As audiências confirmaram que não houve irregularidades nos mandados de prisão.
L
Gleisi Hoffmann critica derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental: "Perde o Brasil"

Gleisi Hoffmann critica derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental: “Perde o Brasil”

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental representa uma perda para o Brasil, pois contradiz os compromissos ambientais assumidos pelo país na COP30, afetando biomas, segurança alimentar e povos tradicionais.
L
Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

A CPMI do INSS ouviu o contador Mauro Palombo Concílio, que abriu e geriu a contabilidade de empresas que receberam depósitos milionários de descontos indevidos de benefícios do INSS.
L
CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou 393 requerimentos, incluindo dois pedidos de prisão preventiva: um contra Cecília Rodrigues Mota, presidente da AAPB, e outro contra o empresário João Carlos Camargo Júnior, o “alfaiate dos famosos”.
L
Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu atendimento médico na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde está preso, devido a uma nova crise de soluços que começou na noite de ontem e persistiu durante esta quinta-feira (27).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Ele chegou a ser socorrido à Policlínica Ana Adelaide, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois.
18

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

David foi detido por tráfico de drogas e resistência em um estabelecimento na Rua do Linhão, onde o cão farejador do Batalhão de Choque indicou drogas e apetrechos escondidos em uma gaveta; o suspeito assumiu a propriedade do material na delegacia.
12

Polícia busca por três brasileiros desaparecidos há dez dias na vizinha Santa Cruz

O veículo ocupado pelo trio foi localizado em uma área de mata no município de San Ignacio de Velasco. A região é conhecida por ser uma das rotas de narcotráfico mais perigosas e utilizadas para o trânsito de drogas na fronteira com o Brasil.
10
Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Ação da guarnição reforço 01 resulta na prisão de quatro suspeitos e na captura de um foragido durante operação contra o tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Concurso ALE-RO oferece 200 vagas e salários de até R$ 24 mil

São 200 vagas imediatas e 225 em cadastro reserva, os candidatos têm até o dia 4 de dezembro para se candidatarem
L
Camex autoriza Fundo de Exportação para baratear querosene de aviação

Camex autoriza Fundo de Exportação para baratear querosene de aviação

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Camex aprovou o uso do Fundo de Garantia às Exportações (FGE) para garantir até R$ 2 bilhões em crédito para a compra de querosene de aviação (QAV). A medida visa reduzir custos operacionais das companhias aéreas e estimular a transição para o combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil.
L
Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher revela que 69% das vítimas tiveram sua rotina alterada após as agressões. O estudo destaca que mulheres fora da força de trabalho correm um risco três vezes maior de sofrer violência, evidenciando a autonomia econômica como fator de proteção.
L
Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Eva da Silva Alves, escritora de Rondônia, foi a convidada especial do Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea em Brasília, onde lançou poemas do seu livro Arte, Amor e Desventuras e destacou seu compromisso com a acessibilidade, incluindo obras em Braille, Libras e outros idiomas.
L
Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Deputada destaca homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo, reconhecendo sua atuação na saúde pública de Rondônia e sua contribuição ao estado.
L
Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Parlamento autoriza crédito adicional suplementar de R$ 2,38 milhões para pagamento de despesas indenizatórias da DPE e manutenção dos serviços essenciais.
L
Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Parlamento autoriza crédito suplementar que reforça salários, modernização tecnológica e investimentos na estrutura do Judiciário.
L
Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

A líder indígena e escritora Eva Potiguara visitou Candeias do Jamari em um roteiro cultural e turístico que valorizou a identidade amazônica, a gastronomia local e a conexão com a natureza, destacando o potencial do município no turismo de experiências.
L
DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

A Delegacia da Receita Federal (DRF) em Porto Velho alerta a população sobre o aumento de golpes por WhatsApp que enviam links fraudulentos para suposta regularização de pendências no CPF, e reforça que a Receita Federal não utiliza esse canal para contato.
L
Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Organizações não governamentais alertam para o risco de colapso de ecossistemas e desrespeito a povos tradicionais após a derrubada de 56 vetos presidenciais ao PL do Licenciamento Ambiental, criticado como “PL da Devastação”.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.