DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira” nesta sexta-feira (05)

As atividades, desenvolvidas pela Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Cledenice Blackman, visam aproximar alunos da sétima arte por meio do cinema itinerante em três escolas municipais e IFRO Campus Porto Velho Calama.

Por IFRO - 20

Publicado em 

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”, seguem na Escola Pé de Murici, em Porto Velho (RO). As atividades, desenvolvidas pela Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Cledenice Blackman, visam aproximar alunos da sétima arte por meio do cinema itinerante em três escolas municipais e IFRO Campus Porto Velho Calama.

O Cine Itinerante é um projeto de extensão do Campus Porto Velho Calama, institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL – CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024 – Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. O projeto também foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/FUNCULTURAL para seleção de projetos artísticos culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho-RO, no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 8 de julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

As atividades na Escola Pé de Murici, voltadas especialmente para alunos dos 4º e 5º anos, ocorrerão nos seguintes horários: 8 às 9 h/10 às 11 h (manhã) e 14 às 15 h/16 às 17 h (tarde). Na oportunidade, será exibido o documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”, com bate-papo após a exibição.

O projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”, segundo Cledenice, objetiva contribuir para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, posteriormente alterada pela lei nº 11.645/2008, que orienta a obrigatoriedade para os estudos, e consequentemente, produções literárias sobre a cultura afro-brasileira, suas nuances, e inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e para o atendimento da Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico- Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). “O projeto contribui para combater o racismo estrutural, tendo em vista que, conforme o Anuário de Segurança, o estado de Rondônia é o 2º estado do país com mais casos de racismo”, explica Cledenice.

Areal da Floresta

No dia 21 de junho, alunos e servidores da Escola Areal da Floresta, em Porto Velho, puderam acompanhar o início do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”. Foram realizadas quatro sessões de exibição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”, nos períodos matutino e vespertino. Projeto Cine Itinerante Do mar do Caribe à beira do Madeira 1 Dia 3

Segundo Cledenice Blackman, a proposta é disseminar o conhecimento decolonial produzido na universidade sobre tradição cultural portovelhense/amazônida, destacando as influências afro-amazônicas caribenhas inglesas. “É importante a população ter acesso a esses conhecimentos. Com o projeto, propomos que esse acesso seja por meio das artes integradas. Dessa forma, por meio do documentário, os alunos da Escola Municipal Areal da Floresta tiveram contato com música, performance teatral, história e poesia. Acredito que dessa maneira conseguimos estimular a criatividade e a participação”, destaca.

Para a Diretora da Escola, Eliene Morais Siqueira, a atividade cultural com os alunos foi de extrema importância. “As crianças são uma semente. Então, estamos plantando uma sementinha agora para colher lá na frente, para termos uma sociedade melhor, mais igualitária. Esses momentos são muito importantes, e eles vão lembrar para o resto da vida deles. E trazer essa história que é pouco conhecida, é bem importante”, comenta a gestora, que é descendente de afro-antilhanos. “Eu me sinto muito orgulhosa, tenho orgulho de fazer parte dessa história, porque por muitos anos ficou muito fechado, e com esse trabalho que a Cledenice Blackman está fazendo, dá uma visibilidade maior, não só para os nossos familiares, mas pra todos que vieram pra construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”.

A Supervisora da Areal da Floresta, Ana Tessia Calixto Silva, corrobora com a importância em apresentar a história local para os alunos. “Gostei muito da ação, porque é a história dos pioneiros que eu observei. E as crianças, desde cedo, têm que começar a saber como começou o Porto Velho, quem foram os primeiros a chegar aqui, como os barbadianos que vieram para cá”, aponta.

Um dos alunos que se divertiu durante a sessão de cinema foi o Derek, do 1º ano A. Muito atento no momento em que Cledenice falava sobre o projeto, ele explicou para os coleguinhas de turma o que era uma cápsula do tempo. “É uma máquina que faz a gente voltar no tempo”, disse. Outro aluno que gostou da experiência audiovisual foi o Lucas Gabriel Sousa, que também já sabia o que era uma máquina do tempo. “Vi em outro filme”, disse, enquanto interagia com outros colegas, comendo pipoca.

Quem também acompanhou de perto a atividade foi a Professora Magaly Pereira Braga Silva. Para ela, o momento do filme foi de descobertas e interações. “No primeiro momento, a gente verificou eles curiosos, queriam ver, conhecer, aí depois eles ficaram um pouco dispersos, mas depois veio a música e eles ficaram animados, batiam palmas. Nessa primeira infância, é muito importante esse momento cultural pra eles. Às vezes, muitos não têm essa oportunidade em casa, daí têm na escola e esse momento é singular, cada um vai levar um pouquinho pra casa, eles vão contar lá o que viram aqui”, relata.

Outra professora que acompanhou os alunos nas sessões audiovisuais foi Valcione Alves dos Santos, que leciona no 1º ano D. Ela avaliou como positiva a ação em ambiente escolar. “Super importante pela questão das crianças conhecerem um pouco da história de Rondônia, conhecerem um pouco aquilo que muitas vezes não é falado em casa. Então o cinema vindo para a escola esclarece muito, até para os professores também”, avalia.

Ana Carolina Galvão, estudante do curso técnico em Edificações do IFRO Campus Porto Velho Calama, participa do projeto de extensão auxiliando em vários momentos. “Eu acho muito emocionante, muito importante trazer essa história da nossa família, da nossa cidade, de como chegamos aqui, como foi fundada a Estrada de Ferro. É importante a tia Cleide [se referindo à Cledenice, proponente do projeto] também trazer isso para as escolas municipais, pois as crianças precisam aprender desde pequenininho, né? Gostei muito de trabalhar com as crianças, eles são meio impacientes, mas a gente dá uma conversada e tudo se resolve”, diz animada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa garante uniformes escolares em Guajará-Mirim: famílias comemoram

Dra. Taíssa garante uniformes escolares em Guajará-Mirim: famílias comemoram

Com recursos da deputada Dra. Taíssa Sousa, estudantes do Colégio Tiradentes da PM recebem uniformes completos, promovendo inclusão social e alívio financeiro às famílias.
L
Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados para 2026

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados para 2026

Convocados devem entregar documentação para análise socioeconômica entre 9 e 13 de fevereiro, conforme edital.
L
MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

Ministério da Educação investe em escolas, creches, conectividade e inclusão para fortalecer a educação básica, profissional e superior em Rondônia.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Debate sobre inteligência artificial reúne milhares de educadores de Rondônia em formação promovida por MPRO, Safernet, Seduc e Undime para uso responsável da tecnologia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Prefeitura destaca ações da Sema voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais.
L
Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.