DOMINGO, 18/01/2026

Em destaque

Pesquisa nacional quer investigar a violência contra educadores

Questionário poderá ser respondido até o final de julho

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisa nacional quer investigar a violência contra educadores
Joel Rodrigues/Agência Brasil

O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (Onve) lançou oficialmente nesta sexta-feira (7) a pesquisa nacional A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil. O coordenador do Observatório, professor Fernando Penna, da Faculdade de Educação da UFF, explicou à Agência Brasil que “a pesquisa visa produzir dados para a elaboração de políticas públicas sobre violência”.

Fernando Penna informou que, a princípio, todos os educadores da educação básica, ensino superior, privado e público podem participar. “Eles vão falar da sua experiência, inclusive, aqueles que não viveram podem indicar que não passaram por nenhuma das situações descritas”.

A pesquisa trabalhará com uma concepção de educadores que envolve todos os profissionais da educação, desde diretores, merendeiras, porteiros, técnicos de assuntos educacionais, além dos próprios professores. Ela poderá ser respondida por meio de formulário online encontrado no site do observatório.

Também coordenador do Núcleo de Estudos em Educação Democrática da UFF, Fernando Penna disse que o questionário poderá ser respondido até o final de julho. Em agosto, será realizada a análise preliminar das respostas, prevendo-se a divulgação dos resultados em setembro. “Nossa expectativa é que, se a gente conseguir dados significativos sobre a violência, eles possam ajudar na elaboração de políticas públicas pelo MEC e, também, pelos governos estaduais e municipais”.

Protocolos

O Observatório vai ajudar na elaboração de um documento técnico visando criar um canal de denúncias em parceria com o Disque 100. O acordo de cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania prevê a elaboração de um protocolo específico de encaminhamento de violações de direitos humanos de educadores e educadoras.

“Certamente, os dados da pesquisa vão contribuir para isso. O Disque 100 é uma política pública muito importante. Vai ser ótimo ter um protocolo específico para os professores e professoras reconhecidos como categoria vulnerável no Disque 100”, avalia Fernando Penna.

Outra grande ação do Observatório, segundo o professor Penna, é a elaboração de protocolos de acolhimento jurídico e psicológico para educadores que sofrem violência. “Em pesquisas anteriores, os educadores indicaram que o acolhimento jurídico e psicológico eram suas principais demandas. O Onve tem equipes jurídica e psicológica que estão trabalhando na elaboração desse protocolo, que deverá ser viabilizado em parceria com a sociedade civil e sindicatos, porque o observatório não tem estrutura suficiente para fazer esse acolhimento em nível nacional. A gente vai discutir esse protocolo e fazer parcerias para que os grupos que defendem educadores possam implementá-lo”, explicou.

Cenários

A partir da pesquisa, será criado um banco de dados para que possa ser feita uma estimativa do que acontece em todo o Brasil em termos de violência contra os educadores. O Observatório traçou vários cenários para essa sondagem. O melhor deles engloba 3,5 mil respondentes. A expectativa é positiva, segundo Penna, tendo em vista que em apenas duas semanas em campo já responderam ao formulário 400 educadores de várias regiões do país.

“Dependendo do número de respondentes, a gente vai ter uma capacidade de realização maior por grandes regiões, por estados”, disse Penna, defendendo a importância de se divulgar a pesquisa para que o número de respondentes possa ser maior e maior também seja a avaliação.

Fernando Penna esclareceu que nesta sexta-feira foi o lançamento oficial da pesquisa com o MEC, mas já tem sido apresentada em diversas localidades, visando conseguir o maior número de respondentes.

Nesta quinta-feira (6), por exemplo, a campanha foi apresentada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com o gabinete da deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc. Naquele estado, a pesquisa será implementada pelo Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), que atuará diretamente nos colégios.

“Se tivermos oportunidade, faremos mais apresentações em outros estados”, assegurou o coordenador do Observatório.

Várias instituições participaram da elaboração da pesquisa, entre elas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Proteção

Durante o lançamento da pesquisa, o vice-reitor da UFF, Fabio Barboza Passos, salientou o aumento da violência contra os professores nos últimos anos. Por isso, disse ser importante que se discutam meios de minimizar essa questão e proteger os educadores, garantindo, ao mesmo tempo, que se tenha no país uma sociedade que consiga trabalhar com o debate democrático e a discussão de ideias.

O coordenador geral em Políticas Educacionais em Direitos Humanos do Ministério da Educação, Erasto Fortes Mendonça, afirmou que desde o início compreendeu que o projeto sobre violência contra educadoras e educadores “era de grande importância para nós que trabalhamos com educação em direitos humanos”. Ele espera que a pesquisa possa subsidiar o MEC com dados concretos dessa perseguição e traga elementos suficientes para organização de uma política pública de proteção aos professores.

O observatório é um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que reúne pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, e foi criado em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Governo de RO reforça calendário do Enem para inscrição em Sisu, Prouni e Fies

Com resultado do Enem divulgado, governo orienta estudantes de Rondônia sobre prazos de inscrição nos programas de acesso ao ensino superior
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam em fevereiro

O programa federal oferece 12 mil bolsas de estudo para estudantes de graduação que formam professores da educação básica, com auxílio financeiro mensal de 1.050 reais.
L
Nota do Enem: Afya Ji-Paraná oferece até 100% de desconto

Nota do Enem: Afya Ji-Paraná oferece até 100% de desconto

Condição vale nesta sexta (16) até 21h e no sábado (17) até 18h, com vagas limitadas; descontos variam conforme a nota do Enem e não incluem Medicina.
L
IFRO Colorado do Oeste: seleção abre 11 bolsas no Educação Inclusiva

IFRO Colorado do Oeste: seleção abre 11 bolsas no Educação Inclusiva

Campus Colorado do Oeste está com inscrições on-line e gratuitas até 18 de janeiro para 11 vagas imediatas e cadastro reserva, com bolsas de R$ 2.200 a R$ 4.400.
L
IFRO Ji-Paraná: seleção abre 14 bolsas para AEE no Napne

IFRO Ji-Paraná: seleção abre 14 bolsas para AEE no Napne

Campus Ji-Paraná abriu inscrições de 14 a 21 de janeiro para 14 bolsistas externos no Atendimento Educacional Especializado, com vagas e cadastro reserva para reforçar a educação inclusiva.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No decorrer do dia, nuvens provenientes do sul do Amazonas chegam a Rondônia, resultando na intensificação das chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste

Nuvens vindas do sul do Amazonas aumentam as chuvas nas regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia ao longo do dia
L

Momento Agro: Nova era da fiscalização no agro, Estéfano Radamés explica tudo

O Momento Agro deste sábado recebe o advogado e especialista em Direito Ambiental e Regularização Fundiária para explicar como a tecnologia vai transformar a fiscalização nas propriedades rurais a partir de 2026.
L
Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

Atleta Rondoniense Brendha Nahala conquista ouro no Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa

A atleta da equipe Irmãos Olímpio garantiu o título em Lisboa após superar dificuldades financeiras para viajar até Portugal e representar o estado em competição internacional.
L
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial histórico

O documento será formalizado neste sábado em Assunção e cria a maior zona de livre comércio do mundo, integrando um mercado consumidor de 720 milhões de pessoas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

Toffoli prorroga por mais 60 dias investigações sobre o caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a pedido da Polícia Federal para aprofundar a apuração sobre supostas irregularidades na operação de compra entre bancos.
L
Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Lula afirma que salário mínimo é baixo em cerimônia de 90 anos

Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente destacou que o valor de R$ 1.621 ainda não supre as necessidades básicas dos trabalhadores, apesar de representar um avanço institucional.
L
Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Pedro Geovar dialoga com comerciantes da zona sul e apresenta prestação de contas do primeiro ano de mandato

Mesmo durante o recesso parlamentar, Pedro Geovar manteve fiscalização ativa e intensificou visitas pela cidade.
L
Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Lula e Ursula von der Leyen celebram avanço de acordo entre blocos

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para destacar que a parceria comercial entre Mercosul e União Europeia promoverá o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
L
Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

Alexandre de Moraes abre inquérito sobre vazamento de dados de ministros

A investigação, instaurada de ofício durante o recesso do Judiciário, apura o acesso ilegal a informações fiscais de magistrados da Corte por órgãos como o Coaf e a Receita Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homen morre em acidente envolvendo motos.

Acidente Fatal: Homem morre em batida de motos na Zona Leste

Willian F. morreu após colisão no bairro Socialista, em Porto Velho. Condutor venezuelano foi preso em flagrante por embriaguez ao volante no sábado.
18
Ollá Telecom sofre ataque incendiário, em Porto Velho,

URGENTE: Ollá Telecom é alvo de ataque incendiário na capital

Criminosos realizaram um ataque incendiário contra a Ollá Telecom em Porto Velho. A polícia investiga a ação que danificou a sede e afetou serviços na capital.
14
Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Briga entre apenados é registrada no presídio Urso Branco

Caso foi controlado por policiais penais
10
Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Filho agride pai idoso durante confusão familiar na zona Sul

Homem de 44 anos chegou em casa sob efeito de álcool e bastante alterado
12
VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

VÍDEO: Motociclista sai da garagem sem olhar e provoca acidente com pai e filho

Colisão entre duas motos deixou homem e criança feridos no bairro Caladinho, zona Sul da capital
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar

Nota de pesar: João Muller

Homem trabalhador, prestativo e honesto, era conhecido pelo cuidado e atenção dedicados à esposa, Sra. Anezia Cordeiro Muller, com quem compartilhou 57 anos de casamento, e pelo amor aos cinco filhos.
L
Nota de pesar

Nota de pesar: José Diniz da Silva

Conhecido pela família e amigos como um homem brincalhão, alegre e carismático, José Diniz tinha o dom de contar piadas e histórias, sempre arrancando sorrisos e tornando os momentos mais leves.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Maria Dolores dos Santos Leal

Mulher de qualidades marcantes, era cuidadosa, companheira, honesta, gentil e amorosa.
L

Mega-Sena acumula: Prêmio de R$ 50 milhões sai na terça

Ninguém acertou as seis dezenas no último sorteio e o valor da Mega-Sena subiu. O próximo concurso acontece nesta terça-feira (20) com prêmio milionário.
L
Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Governo de RO amplia proteção a pacientes com comorbidades por meio do CRIE

Unidade oferece vacinas e imunoglobulinas especiais para pessoas com doenças crônicas e grupos de risco no SUS
L
Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Motorista é preso com maconha próximo de presídio na capital

Equipe do 5º Batalhão recebeu denúncia e flagrou suspeito com droga e dinheiro na Estrada da Penal
10
Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Homem de 35 anos é espancado em casa abandonada no bairro Nacional

Vítima foi atacada por dois homens encapuzados
10
Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Onça-parda é flagrada próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho

Prefeitura monitora área e orienta moradores sobre cuidados e segurança
L
Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

Princípio de incêndio atinge unidade do Federal Burger em Porto Velho

O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã deste sábado na Avenida Rio Madeira e mobilizou o Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas antes que se espalhassem.
14
Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Homem é esfaqueado em centro de recuperação na zona leste

Uma briga motivada pela escolha da programação de televisão terminou em tentativa de homicídio na manhã deste sábado dentro de uma unidade de tratamento no bairro Mariana.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.