TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve

Coordenadores do movimento rejeitam fim das negociações pelo governo

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As universidades e institutos federais de ensino superior (Ifes) vão continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na segunda-feira (20). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), as entidades cobraram a continuidade das negociações.

Na quarta-feira (22), o ministério encaminhou comunicado às entidades informando que estavam encerradas as negociações com os professores das universidades e institutos federais. Segundo o texto, o encontro marcado para a próxima segunda-feira (27) tem como objetivo a assinatura de um termo de acordo, “não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas”.

O presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) Gustavo Seferian, disse que o comunicado demonstra a intransigência do governo, ao decretar  de forma unilateral o fim das negociações. “Repudiamos a interrupção unilateral do processo democrático de negociação pelo governo federal”, afirmou Seferian, em entrevista coletiva. “Queremos seguir conversando com o governo federal e entendemos que há, sim, espaço no orçamento deste ano para comportar, não só as demandas remuneratórias, mas sobretudo a recomposição de investimentos nas instituições federais de ensino superior.”

A greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior e colégios federais começou em 15 de abril. Segundo balanço do Andes, assembleias realizadas até o dia de hoje nas instituições de ensino indicam a continuidade da greve em 59 universidades e mais de 560 colégios federais.

Pela proposta do governo, apresentada em maio, os professores de universidades e colégios federais teriam aumento de 13,3% a 31% até 2026. Os reajustes, entretanto, só começariam a ser aplicados em 2025.

Os índices de reajuste deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Um dos questionamentos da categoria é que a proposta não prevê nenhum reajuste este ano. “Nesse momento, temos mais de 30 assembleias, já concluídas e em curso, que vêm sinalizando rechaço à proposta do governo federal. A greve não só continua, mas segue mais forte do que nunca”, afirmou Seferian.

Segundo o comando de greve, há espaço no orçamento para atender às demandas da categoria, a partir do desbloqueio de R$ 2,9 bilhões no relatório orçamentário, informado pelo governo na quarta-feira (22). De acordo com os líderes do movimento, o recurso deve ser voltado para recompor as perdas salariais dos últimos anos.

“O secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, disse que esse recurso é um colchão de segurança para acomodar futuras pressões de aumento de despesas obrigatórias. Vamos fazer pressão e dormir nesse colchão”, disse David Lobão, integrante da direção do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinafese).

Lobão lembrou que os institutos federais sofreram um processo de sucateamento nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro e defendeu mais recursos para as instituições. Na avaliação do professor, a pauta da recomposição orçamentária das instituições é incontornável.

“No governo Dilma [Rousseff, tivemos um bom investimento nos institutos federais em nível semelhante ao dos países que mais investem em educação, e nosso instituto foi parar no portal da ONU [Organização das Nações Unidas] como a terceira melhor escola do ensino médio do mundo, perdendo apenas para Cingapura e Finlândia. Estamos lutando agora para retomar esse instituto, para reconstruir esse instituto”, concluiu.

Lula

A coordenadora-geral do Sinasefe, Artemis Matins, destacou que a expectativa dos trabalhadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sensibilize e ajude a destravar as negociações. Segundo Artemis, isso demonstraria de fato que a defesa da educação feita pelo presidente é efetiva.

Em março, ao anunciar a construção de mais 100 institutos federais, o presidente disse que o investimento em educação fará com que o Brasil vire um país de primeiro mundo.

“Temos expectativa de sermos recebidos pelo presidente Lula, dialogarmos com ele para que ele assuma o processo de negociação, para que a educação ocupe, de modo concreto, na realidade, o lugar que tem ocupado no discurso dele”, disse.

Quanto ao pessoal técnico-administrativo, as negociações ainda estão em curso. Para a categoria, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs, na terça-feira (21), aumento médio de 28% no período 2023-2026, sendo 37,6% nas carreiras que ganham menos. Isso considerando o reajuste de 9% já concedido em 2023. A proposta também prevê recomposição de benefícios, manutenção de parcela referente a incentivo à qualificação proporcional ao vencimento básico e redução do período de interstício de 18 para 12 meses.

De acordo com a coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior (Fasubra) Ivanilda Reis, a categoria apoia o pleito dos docentes e repudia a posição do ministério quanto ao fim das negociações. Nova rodada de conversas deve ocorrer no início de junho.

“Apresentamos nosso repúdio ao que foi colocado para o Andes. Apesar de ainda não termos data, nem termos recebido mensagem nos colocando nessa situação, estamos no posicionando dessa forma”, disse Ivanilda. “O que conversamos e estamos apontando para a categoria é que nossa proposta está sendo discutida [com o governo], nossa contraproposta está sendo apresentada e que mesa de negociação tem que ser para negociação”, defendeu.

Ministério

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos diz que o ganho acumulado dos docentes nos quatro anos será de 28% a 43%, dependendo da categoria, classe e titulação, considerando o reajuste de 9% concedido em 2023, que incide na folha deste ano. Segundo a pasta, neste ano, todos os servidores receberão auxílio-alimentação de R$ 1 mil – um aumento de mais de 150% em relação ao governo anterior.

“Após cinco rodadas de negociação com as entidades representativas dos servidores da educação, o governo informou que essas eram as propostas finais, apresentadas em reunião de negociação específicas com os docentes (em 15 de maio) e técnicos administrativos em educação (em 21 de maio)”, diz a nota.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Abertura do ano letivo destaca investimentos, entrega de materiais e melhorias estruturais que beneficiam mais de 170 mil alunos da rede estadual em Rondônia.
L
Prefeitura de Jaru entrega kits escolares a mais de 5.500 alunos da rede municipal

Prefeitura de Jaru entrega kits escolares a mais de 5.500 alunos da rede municipal

Distribuição beneficiou creche, pré-escolar e ensino fundamental em Jaru e nos distritos de Tarilândia, Jaru-Uaru e Bom Jesus.
L
Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Prefeitura inicia aulas para cerca de 10 mil estudantes do campo com kits escolares, uniformes e ações de valorização educacional
L
Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Entrega de documentos deve ser feita diretamente na instituição privada de ensino.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Canal para mulheres: prefeitura amplia comunicação

Grupo exclusivo fortalece acesso à informação, escuta e acolhimento, conectando mulheres às políticas públicas e ações municipais em Porto Velho.
L
Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Deputados declaram medicamentos para emagrecimento como de interesse público; medida visa facilitar o acesso, enquanto Anvisa alerta para riscos do uso indevido.
L

Prosa & Pesquisa: Thalyta Karina Correia Chediak fala sobre “Do medo ao método” na escrita acadêmica

Parte de experiências comuns na vida universitária, como insegurança, bloqueio de escrita, perfeccionismo e a chamada síndrome do impostor.
L
Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Articulações entre Hildon, Flori e Léo redesenham alianças para o governo, revelando disputas estratégicas, negociações partidárias e impactos eleitorais em Rondônia.
L
RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

A filiação de Marcos Rocha ao PSD reforça a influência de Expedito Júnior, mostrando a capacidade de articulação e apostas estratégicas que moldam a política estadual.
L
Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Ministra do STF entende que alteração na pontuação de desempenho de servidores ativos não garante paridade automática para aposentados e pensionistas do órgão.
L
Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Senador ficou quatro dias internado após apresentar mal-estar associado a um quadro de desidratação e seguirá em recuperação com orientações médicas em casa.
L
Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Presidente brasileiro destaca fortalecimento da democracia e afirma que Brasil seguirá atuando em parceria com o novo governo português para ampliar relações bilaterais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto-mar

Ação conjunta entre Brasil, EUA e Europa intercepta carga avaliada em R$ 253 milhões; três tripulantes brasileiros foram presos e entregues à Polícia Federal.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Vítima sofreu fraturas e foi socorrida pelo Samu após atingir a traseira de um automóvel que, segundo testemunhas, saía de uma garagem no momento do impacto.
10
Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

Homem de nome Carlos foi detido em casa após equipe policial confirmar ordem judicial; no local, militares encontraram rifle e munições de diversos calibres.
14
Homem é baleado e polícia descobre oficina de armas artesanais em RO

Homem é baleado e polícia descobre oficina de armas artesanais em RO

Vítima inicialmente relatou ter sofrido um atentado por motociclistas, mas investigação no local revelou fabricação caseira de armamentos e munições.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Aeroporto de Porto Velho: passageiros crescem 28%

Movimentação do Aeroporto de Porto Velho atinge 638 mil usuários e amplia voos comerciais, reforçando integração regional e capacidade operacional.
L
Carnaval Porto Velho Shopping: folia em família

Carnaval Porto Velho Shopping: folia em família

Programação gratuita no Quintal do Madeira reúne Bailinho Kids e shows musicais para público de todas as idades, promovendo lazer e Carnaval em ambiente seguro.
L
Ferramenta promove educação financeira para famílias do CadÚnico

Ferramenta promove educação financeira para famílias do CadÚnico

Programa Bate-Bola Financeiro utiliza a linguagem do futebol para ensinar planejamento e controle de gastos de forma gratuita e interativa.
L
Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas em RO

Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas em RO

Veículos foram localizados durante patrulhamentos no Centro e no bairro Boa Esperança; um dos condutores foi detido e levado para prestar esclarecimentos.
10
Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Motorista seguia em direção ao município quando foi surpreendido por um cavalo na pista; animal morreu com o impacto e o condutor saiu ileso.
10
Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Acidente ocorrido no início desta terça-feira em Pimenta Bueno deixa uma vítima morta e gera interdições no tráfego sentido Vilhena para perícia.
14
Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com queixas de tontura após batida transversal em cruzamento movimentado na manhã desta terça-feira.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.