TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve

Coordenadores do movimento rejeitam fim das negociações pelo governo

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As universidades e institutos federais de ensino superior (Ifes) vão continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na segunda-feira (20). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), as entidades cobraram a continuidade das negociações.

Na quarta-feira (22), o ministério encaminhou comunicado às entidades informando que estavam encerradas as negociações com os professores das universidades e institutos federais. Segundo o texto, o encontro marcado para a próxima segunda-feira (27) tem como objetivo a assinatura de um termo de acordo, “não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas”.

O presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) Gustavo Seferian, disse que o comunicado demonstra a intransigência do governo, ao decretar  de forma unilateral o fim das negociações. “Repudiamos a interrupção unilateral do processo democrático de negociação pelo governo federal”, afirmou Seferian, em entrevista coletiva. “Queremos seguir conversando com o governo federal e entendemos que há, sim, espaço no orçamento deste ano para comportar, não só as demandas remuneratórias, mas sobretudo a recomposição de investimentos nas instituições federais de ensino superior.”

A greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior e colégios federais começou em 15 de abril. Segundo balanço do Andes, assembleias realizadas até o dia de hoje nas instituições de ensino indicam a continuidade da greve em 59 universidades e mais de 560 colégios federais.

Pela proposta do governo, apresentada em maio, os professores de universidades e colégios federais teriam aumento de 13,3% a 31% até 2026. Os reajustes, entretanto, só começariam a ser aplicados em 2025.

Os índices de reajuste deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Um dos questionamentos da categoria é que a proposta não prevê nenhum reajuste este ano. “Nesse momento, temos mais de 30 assembleias, já concluídas e em curso, que vêm sinalizando rechaço à proposta do governo federal. A greve não só continua, mas segue mais forte do que nunca”, afirmou Seferian.

Segundo o comando de greve, há espaço no orçamento para atender às demandas da categoria, a partir do desbloqueio de R$ 2,9 bilhões no relatório orçamentário, informado pelo governo na quarta-feira (22). De acordo com os líderes do movimento, o recurso deve ser voltado para recompor as perdas salariais dos últimos anos.

“O secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, disse que esse recurso é um colchão de segurança para acomodar futuras pressões de aumento de despesas obrigatórias. Vamos fazer pressão e dormir nesse colchão”, disse David Lobão, integrante da direção do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinafese).

Lobão lembrou que os institutos federais sofreram um processo de sucateamento nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro e defendeu mais recursos para as instituições. Na avaliação do professor, a pauta da recomposição orçamentária das instituições é incontornável.

“No governo Dilma [Rousseff, tivemos um bom investimento nos institutos federais em nível semelhante ao dos países que mais investem em educação, e nosso instituto foi parar no portal da ONU [Organização das Nações Unidas] como a terceira melhor escola do ensino médio do mundo, perdendo apenas para Cingapura e Finlândia. Estamos lutando agora para retomar esse instituto, para reconstruir esse instituto”, concluiu.

Lula

A coordenadora-geral do Sinasefe, Artemis Matins, destacou que a expectativa dos trabalhadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sensibilize e ajude a destravar as negociações. Segundo Artemis, isso demonstraria de fato que a defesa da educação feita pelo presidente é efetiva.

Em março, ao anunciar a construção de mais 100 institutos federais, o presidente disse que o investimento em educação fará com que o Brasil vire um país de primeiro mundo.

“Temos expectativa de sermos recebidos pelo presidente Lula, dialogarmos com ele para que ele assuma o processo de negociação, para que a educação ocupe, de modo concreto, na realidade, o lugar que tem ocupado no discurso dele”, disse.

Quanto ao pessoal técnico-administrativo, as negociações ainda estão em curso. Para a categoria, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs, na terça-feira (21), aumento médio de 28% no período 2023-2026, sendo 37,6% nas carreiras que ganham menos. Isso considerando o reajuste de 9% já concedido em 2023. A proposta também prevê recomposição de benefícios, manutenção de parcela referente a incentivo à qualificação proporcional ao vencimento básico e redução do período de interstício de 18 para 12 meses.

De acordo com a coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior (Fasubra) Ivanilda Reis, a categoria apoia o pleito dos docentes e repudia a posição do ministério quanto ao fim das negociações. Nova rodada de conversas deve ocorrer no início de junho.

“Apresentamos nosso repúdio ao que foi colocado para o Andes. Apesar de ainda não termos data, nem termos recebido mensagem nos colocando nessa situação, estamos no posicionando dessa forma”, disse Ivanilda. “O que conversamos e estamos apontando para a categoria é que nossa proposta está sendo discutida [com o governo], nossa contraproposta está sendo apresentada e que mesa de negociação tem que ser para negociação”, defendeu.

Ministério

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos diz que o ganho acumulado dos docentes nos quatro anos será de 28% a 43%, dependendo da categoria, classe e titulação, considerando o reajuste de 9% concedido em 2023, que incide na folha deste ano. Segundo a pasta, neste ano, todos os servidores receberão auxílio-alimentação de R$ 1 mil – um aumento de mais de 150% em relação ao governo anterior.

“Após cinco rodadas de negociação com as entidades representativas dos servidores da educação, o governo informou que essas eram as propostas finais, apresentadas em reunião de negociação específicas com os docentes (em 15 de maio) e técnicos administrativos em educação (em 21 de maio)”, diz a nota.

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo final para pedir atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2)

Prazo final para pedir atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2)

Envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante
L
Inep prorroga inscrições para Rede Nacional de Certificadores do Enem 2025 e Prova Nacional Docente até 7 de julho

Inep prorroga inscrições para Rede Nacional de Certificadores do Enem 2025 e Prova Nacional Docente até 7 de julho

Servidor do Executivo e professores da rede pública podem se inscrever
L
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente

Inscrições para Prova Nacional Docente começam dia 14 de julho
L

Prefeitura promove aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Escolar

A solenidade contará com a palestra do Professor Dr. Nonato Assis de Miranda da USCS
L
Pé-de-Meia: Nascidos em novembro e dezembro recebem 4ª parcela nesta segunda-feira (30)

Pé-de-Meia: Nascidos em novembro e dezembro recebem 4ª parcela nesta segunda-feira (30)

Valores são depositados em contas abertas automaticamente na Caixa
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Cleide Blackman – Escritora

Nesta terça-feira, dia 01, às 17h, o Agenda News entrevista Cleide Blackman, escritora finalista do Prêmio Nacional Erê Dendê de Afroliteratura Infantojuvenil com o livro Do Mar do Caribe à beira do Madeira
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Feirão de Emprego e Empreendedorismo vai reunir mais de 100 empresas no Cláudio Coutinho, capital

Evento contará com centenas de entrevistas e contratações num único dia
L

Comunidade News | Entrevista Coordenador Regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas

Nesta terça-feira, dia 1º, às 15h, o programa Comunidade News recebe Dabson Bueno, assessor do governador Marcos Rocha e responsável pela REGIONAL, além de coordenador regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas. A entrevista vai abordar as ações do governo de Rondônia voltadas à prevenção, combate e reinserção social de dependentes químicos, bem como a importância da mobilização comunitária nesse contexto.
L

Agenda News: Espetaria Porto do Espeto conquista paladares com jantinhas completas

Selecionamos quatro opções irresistíveis para quem ama um bom espetinho, caprichado e cheio de sabor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L
Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Certame ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos federais e terá equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase.
L
Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

POLÍTICA

Câmara dos Deputados aprova R$ 520 milhões para ações de defesa civil em resposta a desastres no país

Câmara dos Deputados aprova R$ 520 milhões para ações de defesa civil em resposta a desastres no país

Recursos serão destinados a atividades de gestão de riscos e desastres
L
Lula envia projeto para tornar 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil

Lula envia projeto para tornar 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil

Presidente apresenta projeto de lei ao Congresso
L
NOTA À IMPRENSA - Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

NOTA À IMPRENSA – Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

Deputado critica aumento do IOF por decreto e acusa governo de afrontar o Congresso ao acionar o STF para reverter decisão legislativa.
L

Cláudia de Jesus defende fiscalização ambiental com justiça social em Rondônia

Deputada votou a favor de recursos para o combate a crimes ambientais e reforçou a proteção aos agricultores.
L

Deputada Cláudia de Jesus apoia ação do governo para mapear terras indígenas

Proposta é realizar levantamento dos territórios para elaborar políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Idoso é morto com tiro na cabeça em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o idoso após ser baleado ainda tentou correr, mas foi atingido na cabeça e caiu morto no meio da rua.
18
Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

A apreensão ocorreu após a análise de comunicações entre a adolescente e o suspeito, que se conheceram em jogos online há seis anos.
10
Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

As vítimas foram identificadas como o aluno Felipe Coiado, de 24 anos, e o instrutor de voo Abner Oliveira, de 39 anos.
18
Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

A ação foi coordenada por policiais civis da unidade local e integra os esforços permanentes da instituição no combate à violência sexual e à impunidade.
16
Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, sendo considerado um dos mais graves contra a dignidade sexual, sobretudo por atingir pessoas em condição especial de proteção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curupira é escolhido como mascote da COP30 em Belém

Curupira é escolhido como mascote da COP30 em Belém

Lenda do folclore brasileiro atua como guardião das florestas
L
Pix implementa novas medidas de segurança para combater fraudes e verificar dados com a Receita Federal

Pix implementa novas medidas de segurança para combater fraudes e verificar dados com a Receita Federal

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal
L

Requerimento da Outorga: João Batista Oliveira da Silva

OUTORGA DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Indústria terá R$ 4,43 bilhões adicionais do FAT para investimentos em tecnologia

Indústria terá R$ 4,43 bilhões adicionais do FAT para investimentos em tecnologia

Governo quer elevar digitalização na indústria para 90% até 2033
L
Alexandre de Moraes é escolhido relator da ação da AGU sobre aumento do IOF

Alexandre de Moraes é escolhido relator da ação da AGU sobre aumento do IOF

Não há data para decisão do ministro
L
"Queremos consolidar o Brasil como celeiro do mundo", diz Lula ao lançar Plano Safra 2025/2026

“Queremos consolidar o Brasil como celeiro do mundo”, diz Lula ao lançar Plano Safra 2025/2026

Novo ciclo destina R$ 516,2 bilhões a médios e grandes produtores e reforça estímulos à produção sustentável com ampliação de acesso ao crédito, modernização e aumento de recursos.
L

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O evento foi realizado na propriedade Sonho Meu, do produtor Valdir Silva, e reuniu mais de 300 produtores rurais.
L
Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agronegócio brasileiro

Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agronegócio brasileiro

Com o slogan “Força para o Brasil crescer”, a nova edição amplia o crédito, incentiva a sustentabilidade e garante apoio ao médio e grande produtor rural.
L
5ª Semana da Diversidade do TRT-14 chega ao fim com momentos de reflexão e ação

5ª Semana da Diversidade do TRT-14 chega ao fim com momentos de reflexão e ação

Debates sobre a inclusão social da população trans e o combate à discriminação encerram com a entrega de serviços e oportunidades à comunidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.