SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve

Coordenadores do movimento rejeitam fim das negociações pelo governo

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As universidades e institutos federais de ensino superior (Ifes) vão continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na segunda-feira (20). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), as entidades cobraram a continuidade das negociações.

Na quarta-feira (22), o ministério encaminhou comunicado às entidades informando que estavam encerradas as negociações com os professores das universidades e institutos federais. Segundo o texto, o encontro marcado para a próxima segunda-feira (27) tem como objetivo a assinatura de um termo de acordo, “não restando, portanto, margem para recepção de novas contrapropostas”.

O presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) Gustavo Seferian, disse que o comunicado demonstra a intransigência do governo, ao decretar  de forma unilateral o fim das negociações. “Repudiamos a interrupção unilateral do processo democrático de negociação pelo governo federal”, afirmou Seferian, em entrevista coletiva. “Queremos seguir conversando com o governo federal e entendemos que há, sim, espaço no orçamento deste ano para comportar, não só as demandas remuneratórias, mas sobretudo a recomposição de investimentos nas instituições federais de ensino superior.”

A greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior e colégios federais começou em 15 de abril. Segundo balanço do Andes, assembleias realizadas até o dia de hoje nas instituições de ensino indicam a continuidade da greve em 59 universidades e mais de 560 colégios federais.

Pela proposta do governo, apresentada em maio, os professores de universidades e colégios federais teriam aumento de 13,3% a 31% até 2026. Os reajustes, entretanto, só começariam a ser aplicados em 2025.

Os índices de reajuste deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Um dos questionamentos da categoria é que a proposta não prevê nenhum reajuste este ano. “Nesse momento, temos mais de 30 assembleias, já concluídas e em curso, que vêm sinalizando rechaço à proposta do governo federal. A greve não só continua, mas segue mais forte do que nunca”, afirmou Seferian.

Segundo o comando de greve, há espaço no orçamento para atender às demandas da categoria, a partir do desbloqueio de R$ 2,9 bilhões no relatório orçamentário, informado pelo governo na quarta-feira (22). De acordo com os líderes do movimento, o recurso deve ser voltado para recompor as perdas salariais dos últimos anos.

“O secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, disse que esse recurso é um colchão de segurança para acomodar futuras pressões de aumento de despesas obrigatórias. Vamos fazer pressão e dormir nesse colchão”, disse David Lobão, integrante da direção do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinafese).

Lobão lembrou que os institutos federais sofreram um processo de sucateamento nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro e defendeu mais recursos para as instituições. Na avaliação do professor, a pauta da recomposição orçamentária das instituições é incontornável.

“No governo Dilma [Rousseff, tivemos um bom investimento nos institutos federais em nível semelhante ao dos países que mais investem em educação, e nosso instituto foi parar no portal da ONU [Organização das Nações Unidas] como a terceira melhor escola do ensino médio do mundo, perdendo apenas para Cingapura e Finlândia. Estamos lutando agora para retomar esse instituto, para reconstruir esse instituto”, concluiu.

Lula

A coordenadora-geral do Sinasefe, Artemis Matins, destacou que a expectativa dos trabalhadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sensibilize e ajude a destravar as negociações. Segundo Artemis, isso demonstraria de fato que a defesa da educação feita pelo presidente é efetiva.

Em março, ao anunciar a construção de mais 100 institutos federais, o presidente disse que o investimento em educação fará com que o Brasil vire um país de primeiro mundo.

“Temos expectativa de sermos recebidos pelo presidente Lula, dialogarmos com ele para que ele assuma o processo de negociação, para que a educação ocupe, de modo concreto, na realidade, o lugar que tem ocupado no discurso dele”, disse.

Quanto ao pessoal técnico-administrativo, as negociações ainda estão em curso. Para a categoria, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos propôs, na terça-feira (21), aumento médio de 28% no período 2023-2026, sendo 37,6% nas carreiras que ganham menos. Isso considerando o reajuste de 9% já concedido em 2023. A proposta também prevê recomposição de benefícios, manutenção de parcela referente a incentivo à qualificação proporcional ao vencimento básico e redução do período de interstício de 18 para 12 meses.

De acordo com a coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior (Fasubra) Ivanilda Reis, a categoria apoia o pleito dos docentes e repudia a posição do ministério quanto ao fim das negociações. Nova rodada de conversas deve ocorrer no início de junho.

“Apresentamos nosso repúdio ao que foi colocado para o Andes. Apesar de ainda não termos data, nem termos recebido mensagem nos colocando nessa situação, estamos no posicionando dessa forma”, disse Ivanilda. “O que conversamos e estamos apontando para a categoria é que nossa proposta está sendo discutida [com o governo], nossa contraproposta está sendo apresentada e que mesa de negociação tem que ser para negociação”, defendeu.

Ministério

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos diz que o ganho acumulado dos docentes nos quatro anos será de 28% a 43%, dependendo da categoria, classe e titulação, considerando o reajuste de 9% concedido em 2023, que incide na folha deste ano. Segundo a pasta, neste ano, todos os servidores receberão auxílio-alimentação de R$ 1 mil – um aumento de mais de 150% em relação ao governo anterior.

“Após cinco rodadas de negociação com as entidades representativas dos servidores da educação, o governo informou que essas eram as propostas finais, apresentadas em reunião de negociação específicas com os docentes (em 15 de maio) e técnicos administrativos em educação (em 21 de maio)”, diz a nota.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudantes e docentes do IFRO vivem duas semanas transformadoras de intercâmbio na Costa Rica

Estudantes e docentes do IFRO vivem duas semanas transformadoras de intercâmbio na Costa Rica

Programa de Mobilidade STEM Internacional 2025 promoveu aprendizado acadêmico, cultural e pessoal para alunos e professoras da Rede Federal.
L
IFRO publica minutas dos editais do Processo Seletivo Unificado 2026/1

IFRO publica minutas dos editais do Processo Seletivo Unificado 2026/1

Versões preliminares das regras para ingresso nos cursos técnicos e superiores já estão disponíveis no Portal de Seleção.
L
Feira de Estágio, Empregos e Oportunidades acontece paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Calama

Feira de Estágio, Empregos e Oportunidades acontece paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Calama

Evento do IFRO incentiva a inserção dos estudantes no mercado de trabalho com oficinas e encaminhamentos profissionais.
L
Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Evento do IFRO promove debates, oficinas e lançamentos de livros sobre o tema “Planeta Água”, incentivando a pesquisa e a consciência ambiental.
L
IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

Evento reúne pesquisadores e estudantes para debater formação de leitores e integração entre ensino, pesquisa e extensão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria de Nazaré da Silva, servidora pública aposentada, mulher de fé, guerreira e amorosa, que deixa um legado de carinho, força e união em Porto Velho.
L
Horóscopo de sábado (08/11/2025): dia favorece o descanso e as boas conexões emocionais

Horóscopo de sábado (08/11/2025): dia favorece o descanso e as boas conexões emocionais

Com a Lua em Leão e Vênus em Libra, o sábado promete leveza, alegria e momentos de afeto para todos os signos.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Tribunal de Justiça de Rondônia reconhece legalidade da cobrança do ICMS-DIFAL para empresas do Simples Nacional

Tribunal de Justiça confirma PEN6 como Agência oficial de publicidade do Governo de Rondônia

Tribunal de Justiça rejeita recurso e mantém decisão que reconhece a legalidade da empresa no processo licitatório; sessão foi marcada pela despedida do desembargador Roosevelt Queiroz.
L

Amazonia Gente e Justiça: Dr. Amado Ahamad Rahhal

Cidadão honorífico de Porto Velho e homenageado com a Comenda Marechal Rondon, o Dr. Amado compartilha sua trajetória marcada pela dedicação e pela busca constante de melhorias no atendimento à população.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

Declaração do senador sobre Ana Campagnolo gera indignação e reacende debate sobre desvalorização da educação.
L
Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Clientes trocam tiros em casa noturna no centro de Porto Velho

Clientes trocam tiros em casa noturna no centro de Porto Velho

Confusão entre frequentadores terminou em tiroteio na madrugada deste sábado (8), mas ninguém ficou ferido.
16
Mãe e filha são baleadas após casa ser invadida na zona Leste de Porto Velho

Mãe e filha são baleadas após casa ser invadida na zona Leste de Porto Velho

Crime ocorreu na manhã deste sábado (8) no bairro Mariana; suspeito fugiu sem levar nada.
16
Polícia Militar prende dupla e recupera materiais furtados de academia

PM prende dupla e recupera produtos após furto na academia Pratik Fit na zona Leste

Ação policial do 5º Batalhão com apoio do Canil do BPChoque resultou na prisão de um homem e uma mulher.
10
Traficante é preso pela PM durante ação contra o tráfico de drogas no Orgulho do Madeira

Traficante é preso pela PM durante ação contra o tráfico de drogas no Orgulho do Madeira

Os policiais agiram rapidamente e conseguiram deter o suspeito ainda no local.
10
Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Outorga: COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país

A mobilização reúne profissionais de saúde, agentes de endemias e lideranças comunitárias.
L
Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília, nas lotéricas ou pela internet.
L
Porto Velho inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Porto Velho inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

Imunização começa no dia 10 de novembro e será voltada a grupos prioritários, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
L
Librelato entrega carreta a cliente contemplado na campanha “Estrada de Prêmios”

Librelato entrega carreta a cliente contemplado na campanha “Estrada de Prêmios”

Entrega de implemento marca nova fase na diversificação logística da RJ Transporte de Cargas Express.
L
TE Connectivity traz soluções para produção de veículos elétricos no Brasil

TE Connectivity traz soluções para produção de veículos elétricos no Brasil

Programa MOVER impulsiona chegada de soluções para veículos elétricos e híbridos.
L

O Mago Jesus Cristo, por Hussein Sabra el-Awar

Na visão esotérica, Jesus Cristo é compreendido como o Mago Divino, o iniciado supremo dos mistérios espirituais que uniu vontade e amor divinos para revelar as leis ocultas do Universo por meio de seus milagres e ensinamentos.
L

Nova 364 intensifica fresagem e recomposição em trechos críticos da BR-364

peração “Pare e Siga” ocorre em sete cidades de 10 a 15 de novembro com recuperação de pavimento
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.