QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos

Estudo inédito mostra que contratos temporários aumentam

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
O número de professores concursados nas escolas estaduais do país chegou ao menor patamar dos últimos dez anos em 2023. Enquanto diminuem os concursados, aumentam os contratos temporários, que já são maioria nessas redes. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazem parte de estudo inédito do movimento Todos Pela Educação, divulgado nesta quinta-feira (25).

O número de professores concursados passou de 505 mil em 2013, o que representava 68,4% do total de docentes nas redes estaduais, para 321 mil em 2023, ou 46,5% do total. Já os contratos temporários superaram os efetivos em 2022 e, em 2023 chegaram aos 356 mil, representando 51,6% do total de contratações. Em 2013, eram 230 mil, o equivalente a 31,1% do total.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Não há uma legislação específica que limite o número de contratos temporários, nem há penalidades previstas aos estados. Mas, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que estabelece metas e estratégias para todas as etapas de ensino e a valorização do setor, prevê que pelo menos 90% dos professores das escolas públicas tenham cargos efetivos. Essa estratégia deveria ter sido cumprida até 2017.

“Em tese, o ideal é que você consiga suprir todo o seu quadro com professores efetivos. E a figura do professor temporário é para suprir eventual ausência. Então, por exemplo, um professor vai trabalhar na secretaria, você precisa de um professor temporário para cumprir aquela carga horária. Ou ele foi afastado, readaptado, a gente sabe que acontece esse tipo de coisa, né?”, diz o gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Ivan Gontijo. “Professores temporários são super importantes para suprir o quadro, para garantir que os alunos tenham aula com profissionais com formação adequada, mas esse artifício da contratação temporária deveria ser exceção à regra”, defende.

Segundo Gontijo, o estudo mostra que o que deveria ser exceção tem se tornado regra nas redes estaduais. Essas redes são responsáveis pela oferta de ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, etapa que vai do 6º ao 9º ano. As contratações temporárias, além de causar impacto nas condições de trabalho dos professores, por exemplo, com vínculos mais instáveis e salários geralmente inferiores aos professores efetivos, podem ainda, de acordo com a publicação, interferir na aprendizagem dos estudantes.

Contratações no país

A proporção de docentes temporários e efetivos varia de acordo com a unidade federativa do país. No ano passado, 15 dessas unidades tinham mais professores temporários que efetivos e, ao longo da década, 16 aumentaram o número de professores temporários e diminuíram o quadro de concursados.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Em relação ao perfil desses professores, o estudo mostra que a média de idade dos profissionais temporários é de 40 anos. Entre os efetivos é 46 anos. Além disso, quase metade (43,6%) dos temporários atua há pelo menos 11 anos como professor, o que conforme a pesquisa, indica que esse tipo de contratação tem sido utilizada não apenas para suprir uma demanda pontual, mas também para compor o corpo docente fixo de algumas redes de ensino.

Valorização docente

A pesquisa destaca que três aspectos podem explicar os possíveis impactos negativos de professores temporários sobre os resultados dos estudantes. O primeiro deles é a alta rotatividade docente, que pode prejudicar o vínculo com a comunidade escolar e o efetivo desenvolvimento dos estudantes. Além disso, os processos seletivos utilizados pelas redes de ensino, nem sempre tão rigorosos quanto os concursos públicos, também impactam na qualidade do ensino. Por fim, a pesquisa aponta as condições de trabalho dos professores, que podem ser piores que a dos efetivos.

“Essa é uma pauta muito ligada à valorização docente. Se a gente, como país, quer valorizar os professores, não dá para admitir alguns cenários. Como um país que quer valorizar seus professores está dando condições de trabalho mais desafiadoras e vínculos de trabalho mais frágeis? Por isso que é importante a gente avançar numa agenda de solução desses problemas”, diz Gontijo.

Em 15 redes de ensino, o estudo mostra que o salário dos professores temporários, calculados por hora, é menor que o de professores efetivos em início de carreira, chegando a uma diferença de até 140%, no caso de Pernambuco. Nas outras dez redes analisadas, não há diferença.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Aprendizagem

O estudo mostra ainda possíveis impactos na aprendizagem dos estudantes. A pesquisa utiliza os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que medem o desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa, do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, etapas que ficam a cargo das redes estaduais.

Em 2019, quando resultados de aprendizagem ainda não tinham sido impactados pela pandemia, os estudantes que tiveram professores temporários no 9º ano obtiveram nota, em média, 3,1 pontos menor em matemática do que os estudantes que tiveram aulas com docentes efetivos. No ensino médio, em 2019, os estudantes que tiveram aulas com professores temporários obtiveram nota, em média, 5,5 pontos menor em matemática e 5,6 pontos menor em língua portuguesa do que os estudantes que tiveram aulas com docentes efetivos.

Os pesquisadores, no entanto, fazem uma ressalva: “É importante frisar que essa análise precisa ser observada com cautela. Ela pode ter vieses, uma vez que outras variáveis não consideradas podem impactar o regime de contratação e a proficiência dos estudantes”, diz o texto.

“Tem uma coisa muito importante na educação, que é a criação de vínculos. A gente precisa disso para uma educação de qualidade. Então, o professor conseguir construir bom vínculo com o aluno, conseguir ter carga horária fixa de 40 horas em uma mesma escola, para ele ter tempo para conhecer os estudantes, trabalhar de forma mais aprofundada. Os professores temporários, em média, têm rotatividade muito maior, porque são temporários e trabalham em mais escolas também”, diz Gontijo.

Desafios

As contratações temporárias dão mais flexibilidade e são menos custosas para os entes federados do que as contratações efetivas, mas elas têm também impactos, tanto para os docentes quanto para os estudantes. Gontijo defende que garantir que concursos públicos sejam feitos de maneira adequada é papel não apenas dos estados e municípios, mas também do governo federal. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996, prevê que a União “prestará assistência técnica aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios na elaboração de concursos públicos para provimento de cargos dos profissionais da educação”.

“Também há uma agenda do governo federal, que é como o governo federal pode ajudar as redes municipais e estaduais a fazerem mais concursos. Isso, inclusive, está previsto na LDB, que diz que o governo federal deve ajudar as redes de ensino nos processos de ingresso, porque sozinha as redes não estão conseguindo fazer concursos com o tamanho e a frequência adequados. Então, o governo federal tem um papel aqui também de apoiar as redes nos concursos públicos, para ter mais concurso público”, afirma.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campus Guajará-Mirim do IFRO seleciona colaboradores para curso de Manicure e Pedicure

Campus Guajará-Mirim do IFRO seleciona colaboradores para curso de Manicure e Pedicure

O IFRO busca profissionais para atuar como bolsistas no Curso de Formação Inicial, parte do Programa Mulheres Mil, visando qualificação profissional.
L
IFRO seleciona professores para curso de Recursos Humanos em Buritis pelo Mulheres Mil

IFRO seleciona professores para curso de Recursos Humanos em Buritis pelo Mulheres Mil

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRO abriu edital para a contratação de docentes que atuarão no Programa Bolsa Formação Mulheres Mil, no Polo de Buritis.
L
Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais

Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais

Luiz Felipe Bicalho, do Campus Porto Velho Zona Norte, criou solução inovadora que otimiza processos para instituições de ensino.
L
Equipe "Guaporé" do IFRO representa o Norte na 1ª Olimpíada Brasileira de Enfermagem

Equipe “Guaporé” do IFRO representa o Norte na 1ª Olimpíada Brasileira de Enfermagem

Alunas do Campus Guajará-Mirim avançam para a segunda fase da OBEnf, destacando o aprofundamento acadêmico e a autoconfiança.
L
IFRO abre seleção para Professores em curso de Libras no Programa Mulheres Mil

IFRO abre seleção para Professores em curso de Libras no Programa Mulheres Mil

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRO lança edital para profissionais atuarem como bolsistas no Curso de Introdução à Interpretação em Libras, no Campus Porto Velho Zona Norte.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Teatro Vai à Escola abre agenda em Porto Velho com espetáculos para alunos e educadores

Projeto da Cia de Artes Evolução leva apresentações teatrais para escolas públicas e particulares, estimulando aprendizado, criatividade e cultura em Porto Velho.
L

Falece em Porto Velho, aos 63 anos, o empresário Chiquinho

Pioneiro na construção civil de Rondônia, Joaquim Ferreira dos Santos, o Chiquinho, faleceu após enfrentar problemas cardíacos, deixando legado e saudades.
L

Paciente aguarda há mais de 18 horas transferência para hospital especializado após atendimento na Policlínica Ana Adelaide em Porto Velho

Família alerta que, sem antibióticos recomendados, quadro infeccioso pode piorar; paciente sem baço aguarda vaga para o Hospital João Paulo II ou Cemetron
L

Youtuber com mais de 2 milhões de inscritos visita Porto Velho e explora culinária rondoniense

Famoso por seu canal de gastronomia, Gabriel Bruno visita a capital rondoniense e se aventura por pratos e locais icônicos da cidade.
L

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa entrega calçados ortopédicos e destaca parceria com Hospital Santa Marcelina

A deputada Dra. Taíssa Sousa realizou entrega domiciliar de calçados ortopédicos por meio da Ação Mobilidade, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Cláudia de Jesus entrega R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra após pedido de Ezequiel Goedert

A deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso à saúde básica.
L

Dra. Taíssa Sousa comemora início do asfaltamento da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Emenda de R$ 2 milhões da deputada Dra. Taíssa Sousa garante início da pavimentação da RO-420, com apoio do governador Marcos Rocha.
L

PEDIDO ATENDIDO: Pedro Geovar garante revitalização da quadra 4 de Janeiro no Flodoaldo Pontes Pinto

A solicitação de Pedro Geovar assegura limpeza, iluminação e novos equipamentos para a quadra de esportes do bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L

ZONA SUL: Pedido de providência de Pedro Geovar garante manutenção da Rua Percy Holder em Porto Velho

A solicitação do vereador Pedro Geovar resultou em serviços da Semob para melhorar a mobilidade e a segurança no bairro Cidade do Lobo.
L
Publicidade

POLÍCIA

10º BPM evita execução de duas pessoas, prende suspeitos e apreende drogas e objetos furtados em Rolim de Moura

10º BPM evita execução de duas pessoas, prende suspeitos e apreende drogas e objetos furtados em Rolim de Moura

A mobilização começou após uma guarnição ser acionada para verificar um homem em atitude suspeita.
12
Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Menor foi flagrado pelo BPTAR com 60 porções de maconha, simulacro de pistola e material para embalar entorpecentes em casa no bairro Cidade Nova.
10
Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Tentou atravessar o Rio das Garças para ajudar uma mulher, mas desapareceu na água e foi encontrado sem vida.
18
Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A importância da comunicação na administração pública

Comunicação estratégica e transparente é chave para orientar a população, fortalecer a gestão pública e impulsionar o crescimento sustentável das cidades.
L

Nome forte da comunicação, Paulo Afonso deixa SECOM da Prefeitura de Porto Velho comlegado de inovação e diálogo institucional

A decisão partiu do próprio Paulo Afonso, que focará na gestão de seus negócios.
L

Prefeitura de Porto Velho amplia atendimentos e investe R$ 37 milhões para modernizar a saúde na gestão Léo Moraes

A gestão Léo Moraes amplia atendimentos, reativa exames, inaugura unidades e moderniza serviços para garantir saúde pública de qualidade em Porto Velho.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega Praça dos Taxistas revitalizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, restaurou a Praça dos Taxistas, garantindo mais iluminação, limpeza e conforto para os moradores.
L

Governo de RO amplia Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho

A reforma da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro amplia acesso, melhora estrutura e qualifica o atendimento especializado em Rondônia.
L
Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Ação da Energisa em Rondônia flagra desvio de energia em residência de Vilhena, ressaltando os perigos e impactos do furto de energia na qualidade do fornecimento e nas tarifas dos consumidores.
L
Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Com rede ampliada e novos produtos, fabricante projeta crescimento contínuo até o fim do ano.
L
Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.