QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos

Estudo inédito mostra que contratos temporários aumentam

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Professores concursados em escolas estaduais diminuem em dez anos
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
O número de professores concursados nas escolas estaduais do país chegou ao menor patamar dos últimos dez anos em 2023. Enquanto diminuem os concursados, aumentam os contratos temporários, que já são maioria nessas redes. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazem parte de estudo inédito do movimento Todos Pela Educação, divulgado nesta quinta-feira (25).

O número de professores concursados passou de 505 mil em 2013, o que representava 68,4% do total de docentes nas redes estaduais, para 321 mil em 2023, ou 46,5% do total. Já os contratos temporários superaram os efetivos em 2022 e, em 2023 chegaram aos 356 mil, representando 51,6% do total de contratações. Em 2013, eram 230 mil, o equivalente a 31,1% do total.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Não há uma legislação específica que limite o número de contratos temporários, nem há penalidades previstas aos estados. Mas, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, que estabelece metas e estratégias para todas as etapas de ensino e a valorização do setor, prevê que pelo menos 90% dos professores das escolas públicas tenham cargos efetivos. Essa estratégia deveria ter sido cumprida até 2017.

“Em tese, o ideal é que você consiga suprir todo o seu quadro com professores efetivos. E a figura do professor temporário é para suprir eventual ausência. Então, por exemplo, um professor vai trabalhar na secretaria, você precisa de um professor temporário para cumprir aquela carga horária. Ou ele foi afastado, readaptado, a gente sabe que acontece esse tipo de coisa, né?”, diz o gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Ivan Gontijo. “Professores temporários são super importantes para suprir o quadro, para garantir que os alunos tenham aula com profissionais com formação adequada, mas esse artifício da contratação temporária deveria ser exceção à regra”, defende.

Segundo Gontijo, o estudo mostra que o que deveria ser exceção tem se tornado regra nas redes estaduais. Essas redes são responsáveis pela oferta de ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, etapa que vai do 6º ao 9º ano. As contratações temporárias, além de causar impacto nas condições de trabalho dos professores, por exemplo, com vínculos mais instáveis e salários geralmente inferiores aos professores efetivos, podem ainda, de acordo com a publicação, interferir na aprendizagem dos estudantes.

Contratações no país

A proporção de docentes temporários e efetivos varia de acordo com a unidade federativa do país. No ano passado, 15 dessas unidades tinham mais professores temporários que efetivos e, ao longo da década, 16 aumentaram o número de professores temporários e diminuíram o quadro de concursados.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Em relação ao perfil desses professores, o estudo mostra que a média de idade dos profissionais temporários é de 40 anos. Entre os efetivos é 46 anos. Além disso, quase metade (43,6%) dos temporários atua há pelo menos 11 anos como professor, o que conforme a pesquisa, indica que esse tipo de contratação tem sido utilizada não apenas para suprir uma demanda pontual, mas também para compor o corpo docente fixo de algumas redes de ensino.

Valorização docente

A pesquisa destaca que três aspectos podem explicar os possíveis impactos negativos de professores temporários sobre os resultados dos estudantes. O primeiro deles é a alta rotatividade docente, que pode prejudicar o vínculo com a comunidade escolar e o efetivo desenvolvimento dos estudantes. Além disso, os processos seletivos utilizados pelas redes de ensino, nem sempre tão rigorosos quanto os concursos públicos, também impactam na qualidade do ensino. Por fim, a pesquisa aponta as condições de trabalho dos professores, que podem ser piores que a dos efetivos.

“Essa é uma pauta muito ligada à valorização docente. Se a gente, como país, quer valorizar os professores, não dá para admitir alguns cenários. Como um país que quer valorizar seus professores está dando condições de trabalho mais desafiadoras e vínculos de trabalho mais frágeis? Por isso que é importante a gente avançar numa agenda de solução desses problemas”, diz Gontijo.

Em 15 redes de ensino, o estudo mostra que o salário dos professores temporários, calculados por hora, é menor que o de professores efetivos em início de carreira, chegando a uma diferença de até 140%, no caso de Pernambuco. Nas outras dez redes analisadas, não há diferença.

Brasília (DF) 25/04/2024 - O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos
Fonte Saeb/Divulgação
Brasília – Número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos – Fonte Saeb/Divulgação

Aprendizagem

O estudo mostra ainda possíveis impactos na aprendizagem dos estudantes. A pesquisa utiliza os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que medem o desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa, do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, etapas que ficam a cargo das redes estaduais.

Em 2019, quando resultados de aprendizagem ainda não tinham sido impactados pela pandemia, os estudantes que tiveram professores temporários no 9º ano obtiveram nota, em média, 3,1 pontos menor em matemática do que os estudantes que tiveram aulas com docentes efetivos. No ensino médio, em 2019, os estudantes que tiveram aulas com professores temporários obtiveram nota, em média, 5,5 pontos menor em matemática e 5,6 pontos menor em língua portuguesa do que os estudantes que tiveram aulas com docentes efetivos.

Os pesquisadores, no entanto, fazem uma ressalva: “É importante frisar que essa análise precisa ser observada com cautela. Ela pode ter vieses, uma vez que outras variáveis não consideradas podem impactar o regime de contratação e a proficiência dos estudantes”, diz o texto.

“Tem uma coisa muito importante na educação, que é a criação de vínculos. A gente precisa disso para uma educação de qualidade. Então, o professor conseguir construir bom vínculo com o aluno, conseguir ter carga horária fixa de 40 horas em uma mesma escola, para ele ter tempo para conhecer os estudantes, trabalhar de forma mais aprofundada. Os professores temporários, em média, têm rotatividade muito maior, porque são temporários e trabalham em mais escolas também”, diz Gontijo.

Desafios

As contratações temporárias dão mais flexibilidade e são menos custosas para os entes federados do que as contratações efetivas, mas elas têm também impactos, tanto para os docentes quanto para os estudantes. Gontijo defende que garantir que concursos públicos sejam feitos de maneira adequada é papel não apenas dos estados e municípios, mas também do governo federal. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996, prevê que a União “prestará assistência técnica aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios na elaboração de concursos públicos para provimento de cargos dos profissionais da educação”.

“Também há uma agenda do governo federal, que é como o governo federal pode ajudar as redes municipais e estaduais a fazerem mais concursos. Isso, inclusive, está previsto na LDB, que diz que o governo federal deve ajudar as redes de ensino nos processos de ingresso, porque sozinha as redes não estão conseguindo fazer concursos com o tamanho e a frequência adequados. Então, o governo federal tem um papel aqui também de apoiar as redes nos concursos públicos, para ter mais concurso público”, afirma.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Semed alerta para os danos na Escola Cosme e Damião após o furto que comprometeu seis salas
L
Alfabetização em Rondônia conquista Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Alfabetização em Rondônia conquista Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Estado consolida sucesso no Regime de Colaboração e alcança marcas históricas na alfabetização.
L
Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados

Prefeitura de Porto Velho convoca aprovados

Chamamento visa reforçar quadro nas escolas municipais e garantir continuidade das aulas com novos profissionais na rede de ensino.
L
Especialistas avaliam alfabetização na idade certa como marco histórico

Especialistas avaliam alfabetização na idade certa como marco histórico

Em 2025, 66% das crianças brasileiras aprenderam a ler e escrever no prazo adequado; organizações reforçam necessidade de combater desigualdades regionais.
L
Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Novo material da Seduc fortalece grêmios estudantis e incentiva a gestão democrática em escolas estaduais de Rondônia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF define teto de 35% para pagamento de penduricalhos no Judiciário e MP

STF define teto de 35% para pagamento de penduricalhos no Judiciário e MP

Decisão unânime limita benefícios extras a R$ 16,2 mil sobre o salário base; medida visa padronizar mais de mil tipos de gratificações e deve gerar economia anual de R$ 7,3 bilhões aos cofres públicos.
L
Polícia Civil e órgãos federais fiscalizam postos de combustíveis em Porto Velho

Polícia Civil e órgãos federais fiscalizam postos de combustíveis em Porto Velho

Operação integrada entre DECCON, ANP, PROCON e PRF percorre estabelecimentos da capital para combater práticas abusivas; ação faz parte do Mês do Consumidor e foca na transparência de preços e na qualidade dos produtos.
10

Fonte de Vida: Entrevista com Maria Inês Soares de Oliveira e Carlos Henrique Gomes de Sousa

participação de profissionais com experiência técnica e institucional amplia o debate, trazendo uma visão mais aprofundada sobre os desafios e oportunidades dessa nova fase.
L

Estreias da semana: Cine Araújo traz novidades e promoção especial

Novos filmes chegam às telonas com destaque para títulos variados e promoção “Todos Pagam Meia”, que garante ingressos com desconto durante toda a semana.
L

Giro News: Ulisses Santos fala sobre proteção veicular e segurança automotiva

Com a crescente preocupação com segurança e custos no trânsito, a proteção veicular surge como uma opção relevante, especialmente para quem busca economia sem abrir mão de suporte em situações inesperadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo projeta arrecadar R$ 4,4 bilhões com nova tributação de bets e fintechs

Governo projeta arrecadar R$ 4,4 bilhões com nova tributação de bets e fintechs

Relatório da Receita Federal detalha impacto de medidas aprovadas pelo Congresso para reduzir desequilíbrio fiscal; corte em benefícios tributários deve injetar outros R$ 16,5 bilhões nos cofres públicos ainda em 2026.
L
Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Parlamentar reforça parceria com prefeito de Porto Velho e projeta ampliação de investimentos e políticas públicas em Rondônia.
L
Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Em visita à fábrica de trens CRRC em Araraquara, presidente destaca importância de investimentos estrangeiros para qualificação profissional; BNDES anuncia aporte de R$ 5,6 bilhões para projetos de mobilidade urbana em São Paulo.
L
Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável contra as filhas em Porto Velho

Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável contra as filhas em Porto Velho

Inquérito concluído pela delegacia especializada revela abusos reiterados praticados no âmbito familiar; Justiça deferiu a prisão preventiva do investigado, que também responderá pelo descumprimento de medida protetiva na capital.
16
Homem de 31 anos é executado a tiros na Avenida Mamoré em Porto Velho

Homem de 31 anos é executado a tiros na Avenida Mamoré em Porto Velho

Vítima identificada como Jackson Rocha Ruiz trafegava em uma bicicleta no bairro Igarapé quando foi surpreendida pelo atirador; suspeito fugiu em uma motocicleta logo após efetuar os disparos na zona leste.
18
Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vítima foi agredida por quatro criminosos após tentar esconder celular no bairro Costa e Silva; ferido, o trabalhador buscou socorro no prédio do Ibama, na Avenida Jorge Teixeira, sendo atendido por uma equipe do Samu.
16
Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Condutor de 125 cilindradas foi atingido por veículo que avançou a preferencial no cruzamento da Rio Madeira com a Rua Caparari; após o impacto, a vítima foi projetada contra um caminhão parado na via transversal.
12
Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Troca de Titularidade no Termo de Outorga:CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TROCA DE TITULARIDADE DO TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Prefeitura de Jaru e CISAN fortalecem agroindústrias com certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Prefeitura de Jaru e CISAN fortalecem agroindústrias com certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Nesta etapa, receberam a certificação os empreendimentos Filé Mignon Casa de Carne, que atua no segmento de processamento de carnes, e Chácara Paraíso, voltada à produção de derivados lácteos, como queijo, requeijão e manteiga artesanal.
L
Estudantes rondonienses vencem maratona de games e criam jogo inspirado na cultura do Norte

Estudantes rondonienses vencem maratona de games e criam jogo inspirado na cultura do Norte

Equipe de alunos da Afya São Lucas vence Game Jam no Tecnogame 2026 com projeto inspirado na cultura do Norte e leva premiação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMAM – EMULSÕES E TRANSPORTES LTDA

Licença de Operação Nº 016.00030.003/2026-SUL
L
Publicidade