SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

Os avanços também são destacados com a Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, onde funciona também, o setor administrativo da Instituição.

Por João Albuquerque e Paulo Ricardo\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

Com o objetivo de manter os avanços registrados nos últimos anos no ensino profissionalizante, o Governo de Rondônia intensifica os investimentos no modelo de aprendizagem que utiliza unidades móveis, montadas em semirreboques (carretas), para levar qualificação profissional a todo o Estado. Com a aquisição de mais duas unidades, o Governo visa o fortalecimento das ações desenvolvidas pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Tratam-se de “escolas completas”, equipadas com tecnologia de ponta, que irão oportunizar à população o acesso à educação profissional em diferentes localidades. A solenidade de entrega das duas carretas voltadas para os cursos de Mecânica de Motocicletas e Informática aconteceu nesta quinta-feira (29), na sede da instituição de ensino profissionalizante.

As ações do Governo de Rondônia vão ao encontro do fortalecimento do desempenho profissional da população, por meio de cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente a toda comunidade. As duas novas unidades irão somar com as quatro já existentes no Idep, adquiridas em 2021, em que são ministrados cursos de Panificação e Confeitaria; Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura. Os avanços também são destacados com a Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, onde funciona também, o setor administrativo da Instituição.

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

A entrega das unidades móveis fortalecem as ações do Idep na educação profissionalizante

INVESTIMENTOS

Tais investimentos vão agilizar ainda mais, a descentralização da educação profissional, cuja democratização no cenário rondoniense é constatada pelos números. Em 2023, foram realizadas 30.754 matrículas nas unidades executoras do Idep, registrando um percentual de 45% a mais do que o ano letivo de 2022.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento e a expansão do ensino profissionalizante acelera o cumprimento de uma das metas do Planejamento Estratégico da gestão, que prioriza a capacitação profissional como uma política pública, ou seja, um benefício acessível para todos os cidadãos que almejam crescer profissionalmente, ocupando uma vaga de emprego em empresas já estabelecidas ou abrindo o próprio negócio.

“Hoje, Rondônia é o estado com menor índice de desemprego e queremos manter esse ritmo de crescimento, garantindo a geração de emprego e renda”, salientou, ressaltando que, a qualificação da mão de obra é fundamental para assegurar o progresso econômico e o desenvolvimento social.

Em seu discurso, o vice-governador, Sérgio Gonçalves sugeriu uma parceria do Idep com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da qual é titular, para a realização de palestras com o objetivo de levar informações aos alunos sobre ações voltadas ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. “As ações desenvolvidas com o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), o Programa Geração Emprego, e a Feira do Empreendedor, podem contribuir para o fortalecimento das ações do Idep aos alunos”, ressaltou.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira acatou a sugestão, e destacou a importância do trabalho em conjunto que vem sendo realizado entre todas as pastas do Governo de Rondônia. “Todos esses investimentos que estão sendo feitos na educação profissional são resultado do trabalho de uma equipe, que junto ao governador Marcos Rocha, acredita que o caminho do desenvolvimento econômico e social é a educação”, pontuou.

ALEMANHA

Tendo como foco a democratização da educação profissional, o Idep, além de cursos presenciais nos polos de Porto Velho e nas salas descentralizadas no interior do Estado, oferta cursos remotos para os 52 municípios rondonienses, consolidando, portanto, a interiorização das suas ações. São ofertados cursos de iniciação, cursos técnicos e de formação profissional (de curta e média duração).

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis
A escola móvel de informática é uma das novas aquisições

Por causa do êxito do Governo de Rondônia na descentralização de capacitação profissional, por meio das escolas móveis, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira foi convidada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) para apresentar em setembro de 2023, na Alemanha, a experiência exitosa vivenciada com essa inovação.

Segundo a presidente,  “a importância das escolas móveis não está apenas na condução do saber, mas também pela sua tecnologia avançada e por amplificar os seus resultados, sendo, portanto, uma motivação para novos alunos”, evidenciou, frisando que, quem frequenta as aulas nas escolas móveis inspiram outros membros da comunidade visitada a buscarem também, a educação profissional, que faz de Rondônia um caso de sucesso no setor educacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

A UNIR abriu inscrições para a Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade, com vagas gratuitas e formação presencial no campus de Porto Velho.
L
Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a anulação de três questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), aplicado no domingo (16).
L
Gabarito do 2º dia do Enem 2025 é divulgado com antecipação pelo Inep

Gabarito do 2º dia do Enem 2025 é divulgado com antecipação pelo Inep

A publicação das respostas ocorreu nesta quarta-feira (19), um dia antes do previsto, após a anulação de três questões que vazaram antes da prova.
L
Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Inep confirmou que gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis no site oficial ainda hoje.
L
Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Ação reforça a leitura como instrumento de ressocialização.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
L
PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
L
Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

Grupo foi surpreendido durante negociação ilegal de pedras preciosas na zona rural de Espigão D’Oeste/RO
10
Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

Ação de doação de alimentos na COP 30 beneficia cozinhas e cooperativas do Pará, que também receberam equipamentos utilizados em atividades gastronômicas durante a conferência.
L

Mariana Belandi destaca empreendedorismo e apresenta o podcast Bora Alí no Giro News

No Giro News, a empresária Mariana Belandi compartilhou sua trajetória, falou sobre sua atuação no empreendedorismo e detalhou o propósito do novo podcast Bora Alí, voltado a valorizar Rondônia e quem constrói o estado.
L

Conexão RH recebeu Elton Vieira, esporte e saúde em foco

No Conexão RH, Elton Vieira compartilhou experiências, aprendizados e alertas sobre saúde, prevenção e esporte em uma conversa leve e inspiradora.
L
Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Iniciativa vai beneficiar 50 alunos com atividades culturais no bairro Cristo Rei.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.