QUINTA-FEIRA, 01/01/2026

Em destaque

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

Os avanços também são destacados com a Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, onde funciona também, o setor administrativo da Instituição.

Por João Albuquerque e Paulo Ricardo\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

Com o objetivo de manter os avanços registrados nos últimos anos no ensino profissionalizante, o Governo de Rondônia intensifica os investimentos no modelo de aprendizagem que utiliza unidades móveis, montadas em semirreboques (carretas), para levar qualificação profissional a todo o Estado. Com a aquisição de mais duas unidades, o Governo visa o fortalecimento das ações desenvolvidas pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Tratam-se de “escolas completas”, equipadas com tecnologia de ponta, que irão oportunizar à população o acesso à educação profissional em diferentes localidades. A solenidade de entrega das duas carretas voltadas para os cursos de Mecânica de Motocicletas e Informática aconteceu nesta quinta-feira (29), na sede da instituição de ensino profissionalizante.

As ações do Governo de Rondônia vão ao encontro do fortalecimento do desempenho profissional da população, por meio de cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente a toda comunidade. As duas novas unidades irão somar com as quatro já existentes no Idep, adquiridas em 2021, em que são ministrados cursos de Panificação e Confeitaria; Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura. Os avanços também são destacados com a Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, onde funciona também, o setor administrativo da Instituição.

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis

A entrega das unidades móveis fortalecem as ações do Idep na educação profissionalizante

INVESTIMENTOS

Tais investimentos vão agilizar ainda mais, a descentralização da educação profissional, cuja democratização no cenário rondoniense é constatada pelos números. Em 2023, foram realizadas 30.754 matrículas nas unidades executoras do Idep, registrando um percentual de 45% a mais do que o ano letivo de 2022.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento e a expansão do ensino profissionalizante acelera o cumprimento de uma das metas do Planejamento Estratégico da gestão, que prioriza a capacitação profissional como uma política pública, ou seja, um benefício acessível para todos os cidadãos que almejam crescer profissionalmente, ocupando uma vaga de emprego em empresas já estabelecidas ou abrindo o próprio negócio.

“Hoje, Rondônia é o estado com menor índice de desemprego e queremos manter esse ritmo de crescimento, garantindo a geração de emprego e renda”, salientou, ressaltando que, a qualificação da mão de obra é fundamental para assegurar o progresso econômico e o desenvolvimento social.

Em seu discurso, o vice-governador, Sérgio Gonçalves sugeriu uma parceria do Idep com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da qual é titular, para a realização de palestras com o objetivo de levar informações aos alunos sobre ações voltadas ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. “As ações desenvolvidas com o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), o Programa Geração Emprego, e a Feira do Empreendedor, podem contribuir para o fortalecimento das ações do Idep aos alunos”, ressaltou.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira acatou a sugestão, e destacou a importância do trabalho em conjunto que vem sendo realizado entre todas as pastas do Governo de Rondônia. “Todos esses investimentos que estão sendo feitos na educação profissional são resultado do trabalho de uma equipe, que junto ao governador Marcos Rocha, acredita que o caminho do desenvolvimento econômico e social é a educação”, pontuou.

ALEMANHA

Tendo como foco a democratização da educação profissional, o Idep, além de cursos presenciais nos polos de Porto Velho e nas salas descentralizadas no interior do Estado, oferta cursos remotos para os 52 municípios rondonienses, consolidando, portanto, a interiorização das suas ações. São ofertados cursos de iniciação, cursos técnicos e de formação profissional (de curta e média duração).

Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis
A escola móvel de informática é uma das novas aquisições

Por causa do êxito do Governo de Rondônia na descentralização de capacitação profissional, por meio das escolas móveis, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira foi convidada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) para apresentar em setembro de 2023, na Alemanha, a experiência exitosa vivenciada com essa inovação.

Segundo a presidente,  “a importância das escolas móveis não está apenas na condução do saber, mas também pela sua tecnologia avançada e por amplificar os seus resultados, sendo, portanto, uma motivação para novos alunos”, evidenciou, frisando que, quem frequenta as aulas nas escolas móveis inspiram outros membros da comunidade visitada a buscarem também, a educação profissional, que faz de Rondônia um caso de sucesso no setor educacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Arte Barão celebra 100 anos da Escola Barão do Solimões

Evento cultural reuniu alunos, professores e comunidade escolar em Porto Velho.
L
Criatividade e inclusão em exposição infantil na Semed

Criatividade e inclusão em exposição infantil na Semed

Mostra reúne pinturas da Educação Especial e destaca inclusão.
L
Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Pagamento segue acordo judicial entre Sintero e categoria.
L
Prefeitura abre 165 vagas em processo seletivo da educação

Prefeitura abre 165 vagas em processo seletivo da educação

Processo seletivo tem inscrições on-line e gratuitas.
L
Inscrições do Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Inscrições do Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: vagas abertas em 274,8 mil oportunidades.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, Mauro Brisa e Fabiano Coutinho celebram ciclos, evolução e compromisso

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia e News TV, Mauro Brisa e Fabiano Coutinho destacam evolução, confiança do público, inovação e renovam o compromisso com a informação responsável para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Waldiney Filhão celebra jornalismo sério e compromisso com Rondônia

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Waldiney Filhão, presidente do Sinditaxi, parabeniza o portal pela trajetória de jornalismo sério, responsável e comprometido com a população de Rondônia, reconhecendo o trabalho dos diretores e de toda a equipe.
L

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Ex-presidente está internado há uma semana após cirurgias e médicos avaliam retorno à custódia em Brasília.
L
Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

A Assembleia Legislativa aprovou Projetos de Lei Ordinária que seguem para sanção do governo.
L
Moraes nega visita de sogro a Bolsonaro durante internação

Moraes nega visita de sogro a Bolsonaro durante internação

Ministro do STF cita segurança e disciplina ao indeferir pedido da defesa do ex-presidente.
L

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a golpes de facão por Venezuelano na zona leste

Homem é atacado a golpes de facão por Venezuelano na zona leste

O suspeito não foi encontrado.
16
BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia confirma sete casos de intoxicação por metanol

Bahia confirma sete casos de intoxicação por metanol

Perícia detecta substância em bebidas e no sangue das vítimas no interior do estado
L
Lotéricas lotadas no dia do sorteio da Mega da Virada

Lotéricas lotadas no dia do sorteio da Mega da Virada

Apostadores enfrentam filas em busca do prêmio histórico de R$ 1 bilhão, com apostas abertas até as 20h desta quarta-feira
L

News Rondônia 15 anos, Marcelo Régis celebra trajetória e orgulho em fazer parte

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Marcelo Régis, do In Foco Podcast, celebra a trajetória do portal, destaca sua importância para Rondônia e reforça o orgulho em fazer parte dessa história de informação e credibilidade.
L
Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Sorteio acontece às 22h e prêmio estimado é de R$ 1 bilhão, o maior da história.
L
China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

Medida prevê tarifa adicional e busca proteger setor pecuário doméstico.
L
Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Banhos energéticos e rituais ganham força, enquanto especialistas alertam para cuidados e riscos de intoxicação.
L
Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Ruídos intensos e prolongados afetam também crianças pequenas e idosos durante as festas de fim de ano.
L

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.