SEGUNDA-FEIRA, 14/04/2025

Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil

Informação consta da Síntese de Indicadores Sociais 2023 do IBGE.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil
Entre 2019 e 2022, o Brasil não avançou na meta de universalização da educação infantil. A frequência escolar das crianças com 4 e 5 anos de idade – início da obrigatoriedade da educação básica – recuou 1,2 ponto percentual no período, passando de 92,7% para 91,5%.Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil - News RondôniaBrasil não avança na meta de universalização da educação infantil - News Rondônia

É o que aponta a Síntese de Indicadores Sociais 2023: uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O acesso à creche das crianças de 0 a 3 anos manteve-se estável, estatisticamente, de 2019 a 2022 (de 35,5% para 36%), interrompendo a expansão na cobertura de oferta de ensino, para essa faixa etária, verificada no período anterior a 2019.

“Esses resultados indicam que a pandemia do novo coronavírus causou um retrocesso na garantia de acesso à escola, que não havia sido revertido em 2022, mais de dois anos depois dos primeiros casos de covid-19 no Brasil”, diz IBGE.

Como consequência, o país não avançou no cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), no período de 2019 a 2022, que estabelece como objetivo, a ser alcançado até 2024, a universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e o atendimento de, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

As regiões Norte e Nordeste concentraram as retrações na frequência escolar das crianças de 4 a 5 anos de idade, passando de 86,1% para 82,8% e de 95,6% para 93,6%, respectivamente, de 2019 a 2022. As demais grandes regiões não experimentam variação significativa em seus percentuais.

Os principais motivos apresentados para não frequentar instituição de ensino no grupo das crianças de 4 a 5 anos de idade mudaram de composição entre 2019 e 2022. Houve redução no percentual que não frequentava escola por opção dos pais ou responsáveis, motivo mais frequente, que passou a representar 39,8% dos casos, em 2022, comparado a 48,5%, em 2019.

Essa queda levou ao aumento percentual dos demais motivos, incluindo o índice daqueles que não frequentavam escola por falhas na oferta de educação básica obrigatória, tais como: falta de vagas; falta de escolas; distância excessiva ou insegurança da escola; e condições financeiras insuficientes dos pais ou responsáveis para manter a criança na escola, como falta de dinheiro para pagar mensalidade, transporte, material escolar etc. Somados, esses motivos passaram de 44,4% (19,5% por falta de vaga somado a 24,9% dos demais), em 2019, para 47,5% (20,8% por falta de vaga somado a 26,7% dos demais), em 2022.

O principal motivo, com maior aumento em sua proporção entre 2019 e 2022, foi a categoria outro motivo, que dobrou de 4,2% para 8,8%, em 2022, provavelmente fruto de razões relacionadas à pandemia de covid-19.

A frequência escolar na etapa adequada das crianças de 6 anos, que deveriam ter ingressado no ensino fundamental, caiu de 81,8% em 2019 para 69% em 2022.

O percentual de crianças consideradas alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental recuou dos 60,3% em 2019 para 43,6% em 2021.

A proporção de brasileiros com 25 a 64 anos de idade que não concluíram a educação básica obrigatória (41,5%), isto é, o ensino médio, é mais que o dobro da média de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 20,1%.

Em 2022, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais era de 5,6%, representando uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao dado verificado em 2019 (6,1%). Essa redução gradual é esperada, uma vez que os analfabetos se concentram nas faixas etárias mais velhas, e a taxa de analfabetismo entre os mais jovens (de 15 a 19 anos) já se encontrava abaixo de 1%, em 2016.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Semed em Ação” realiza busca ativa nos bairros Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão e regiões vizinhas

Com o cadastro a Prefeitura vai planejar a criação de futuras creches na região
L

Semed interrompe atividades escolares no Baixo Madeira por 15 dias

A suspensão poderá ser prorrogada por igual período, se necessário
L

Implantação do piso salarial vai beneficiar mais de 3.500 professores da rede municipal de Porto Velho

Anúncio foi feito nos primeiros 100 dias da nova gestão
L
Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Dos atletas participantes em Porto Velho, 71 competirão no atletismo, 11 na bocha e 20 na natação.
L
Brasil se torna o primeiro país a incluir "cultura oceânica" nos currículos escolares

Brasil se torna o primeiro país a incluir “cultura oceânica” nos currículos escolares

Assinatura ocorreu durante o Fórum Internacional Currículo Azul
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

Governo de RO comemora o Dia Mundial do Café com avanços e ações de valorização para o produtor

A ação marcou o avanço no fortalecimento da cafeicultura no estado, que tem se destacado no cenário nacional.
L

Léo Moraes: prefeito comemora iniciativa da Páscoa no Parque

Evento atraiu cerca de vinte e cinco mil pessoas ao Parque da Cidade e encantou crianças com distribuição de chocolates e presença do “Coelhão Léo”
L

Semana começa com chuvas de níveis 1 e 2

Previsão indica pancadas e tempestades localizadas em várias regiões de Rondônia, incluindo a capital
L

Exército Brasileiro celebra 377 anos com exposição aberta ao público na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Evento atraiu famílias e emocionou com a apresentação da Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L
Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia do evento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves apoia a 10ª Copa Colorado em Machadinho do Oeste e destaca o incentivo ao esporte regional

Edevaldo, que foi patrocinador oficial do evento, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do esporte no interior do estado.
L

Deputada Lebrinha realiza encontro com parlamentares bolivianos para discutir interesses comuns entre Brasil e Bolívia

Iniciativa faz parte da atuação da deputada na presidência da Frente Parlamentar Binacional Brasil/Bolívia.
L

Início do patrolamento da Linha 101 em União Bandeirantes ocorre após indicação da deputada Dra. Taissa Sousa

Máquinas já atuam na Linha 101, com serviços de nivelamento e encascalhamento, trazendo melhorias para motoristas e moradores da região
L

Associação de Tarilândia recebe equipamentos com emenda parlamentar de R$ 50 mil, apoiada pela deputada Cláudia de Jesus

O recurso foi destinado à entidade a partir de solicitação da presidente da associação, Sebastiana do MDA.
L

Deputado Eyder Brasil propõe lei para assegurar educação inclusiva nas escolas de Rondônia.

A proposta estabelece diretrizes para assegurar acesso e permanência de alunos com deficiência e outras condições específicas na rede pública e privada de ensino
L
Publicidade

POLÍCIA

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Falso CAC pega arma do patrão e acaba preso depois de atirar em conveniência

Uma denúncia dizia que o suspeito estava armado e fez um disparo para o alto em frente ao estabelecimento comercial.
10
Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

Homem é preso em flagrante por furto de celular no bairro Orleans

A vítima, diarista na casa, percebeu o desaparecimento do aparelho e apresentou imagens de segurança à PM, que identificou o suspeito — já conhecido por outras ocorrências.
12
Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

Motorista foge após causar acidente que deixa motociclista em estado grave

O condutor de um Celta, que acessava a via em alta velocidade, colidiu com a moto, arremessando a vítima contra a calçada.
16
Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Criança de 7 anos morre atropelada por moto enquanto andava de bicicleta

Segundo o jornal, o menino andava de bicicleta quando atravessou a via e foi atingido por uma motocicleta em alta velocidade, sendo arrastado por cerca de 20 metros.
18
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tentativa de homicídio contra policial e roubo

Três jovens desaparecem após churrasco; dois têm antecedentes por tráfico

Um carro ligado ao grupo foi encontrado abandonado na terça (8), sem sinais de violência.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aula Show da Flakes encanta público com chocolate no Parque da Cidade

Além da diversão e empreendedorismo, as famílias se deliciaram com o ovo de pistache
L
Feira de empreendedorismo impulsiona a economia local em Ouro Preto do Oeste

Feira de empreendedorismo impulsiona a economia local em Ouro Preto do Oeste

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, destacou a importância do evento.
L
Governo de RO executa manutenção na RO-383, sentido Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO executa manutenção na RO-383, sentido Alta Floresta d’Oeste

Morador da região, o agricultor José Valdir elogiou a qualidade dos trabalhos.
L

Meio Ambiente divulga balanço das ações realizadas nos três primeiros meses da gestão atual

Um dos destaques foi o zeramento da lista de espera de licenças ambientais pendentes
L

Estradas vicinais de Vista Alegre do Abunã recebem melhorias da Prefeitura de Porto Velho

Serviço facilita o escoamento da produção agrícola e o transporte da população
L

Apresentação de Jesus de Nazaré comove o público no Parque da Cidade

O grupo teatral Nova Canaã vai realizar mais três apresentações nos dias 18, 19 e 20 de abril
L

Mais de 25 mil pessoas participaram do primeiro dia de evento no Parque da Cidade

População compareceu em peso e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho
L

Ação Cidade Limpa é realizada no distrito de União Bandeirantes

Os próximos distritos a receberem o serviço serão Abunã e Vista Alegre do Abunã
L
Correios e CNJ firmam parceria para ampliar a cobertura de projetos sociais da estatal

Correios homologa resultado final do concurso público

Publicação no Diário Oficial da União ocorreu nesta segunda-feira (14)
L

Senac abre novas inscrições para cursos gratuitos em Comércio Exterior e Turismo

Oferta de cursos é resultado da parceria com o Governo Federal
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.