QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

Motivo é a preocupação é com a formação dos professores.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Educação Camilo Santana afirmou, nesta terça-feira (5), que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino à distância (EaD) e planeja outras mudanças nos de formação de professores online.

Para o ministro, o momento é de avaliação dos cursos de licenciatura não presenciais, que em novembro tiveram as autorizações para novos cursos 100% EaD suspensas por 90 dias. “A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária].”

A preocupação com a formação dos professores brasileiros foi manifestada pelo ministro em entrevista coletiva à imprensa, logo após a apresentação pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta terça-feira, dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. O levantamento mostrou que menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências.

Pisa 2022

Nesta edição do Pisa, a avaliação de desempenho educacional analisou as respostas dadas por estudantes de 15 anos de 81 países a questões de matemática, leitura e ciências, indicadores contextuais relacionados, entre outros, aos impactos da pandemia de covid-19 na educação, relação da família com os alunos, professores e estudantes e violências nas escolas. No Brasil, a aplicação do Pisa a cerca de 10 mil alunos foi de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

O ministro destacou a importância do programa internacional para o Brasil a longo prazo. “Temos no Pisa uma ferramenta importante como orientação para decisões políticas do governo brasileiro. Na federação, o papel da execução da educação básica é dos estados e dos municípios. Portanto, o papel do MEC é de coordenar esse processo, ser o grande maestro dessa política educacional brasileira para garantirmos a qualidade da educação das crianças e jovens brasileiros.”

Por videoconferência, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse esperar que o Pisa traga ferramentas de diagnóstico precoce e de cooperação para melhorar a qualidade educacional do Brasil.  O secretário-geral apontou o país como um bom exemplo.

 “Percebemos uma queda sem precedentes por causa dos efeitos da covid [19], equivalente a quase metade de um ano de aprendizado. O Brasil, porém, foi uma das poucas exceções em que a performance não piorou. De fato, permanece estável, desde 2009, sim. Mas a estabilidade foi impressionante, especialmente, considerando que as escolas foram fechadas durante a pandemia, por um longo prazo”, pontou Mathias Cormann.

Matemática

No Brasil, 73% dos estudantes brasileiros avaliados nesta faixa etária apresentaram desempenho em matemática no nível abaixo do básico. O Brasil caiu 5% em matemática, em relação ao Pisa de 2018, e ficou no intervalo entre a 62ª e 68º posição no ranking da OCDE.

De forma global, os países da OCDE registraram, em média, uma queda de 17% em matemática, entre 2018 e 2022.

A coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Inep, Clara Machado da Silva Alarcão. ressalta que o Brasil se manteve estável, enquanto outros países tiveram queda de desempenho. “Desde 2009, nosso desempenho é considerado estável. Mas, a gente percebe que, em 2022, os países da OCDE registraram uma queda relevante e que, no Brasil, isso não aconteceu, apesar da situação pandêmica que a gente experimentou nos anos anteriores à aplicação do Pisa”.

Diante do baixo resultado brasileiro na disciplina, o ministro Camilo Santana reconheceu que melhorar a educação em matemática é um grande desafio. O ministro lamentou que nenhum estudante brasileiro tenha alcançado o nível mais elevado da avaliação do Pisa, tanto em escolas públicas, como nas unidades particulares do país. “Ficou claro, mais uma vez, a evidência de que os desafios são enormes e, principalmente, o desafio na área de matemática”.

Estratégias

Camilo Santana listou uma série de estratégias que estão sendo adotadas pelo governo federal para melhorar a educação brasileira e superar os desafios revelados no Pisa 2022.

De acordo com o ministro, a política do Ministério da Educação está focada no compromisso de ter as crianças alfabetizadas na idade certa. “Nossa preocupação, em primeiro lugar, é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Uma criança para aprender matemática deve primeiro saber ler e escrever da idade certa. E as evidências já mostraram isso”.

O ministro ainda relacionou outras políticas públicas sob sua gestão: as escolas em tempo integral; conectividade com fins pedagógicos em todas as escolas da educação básica; a qualidade da formação de professores; a redução da repetência do ano letivo dos estudantes do ensino médio e a permanência de estudantes em escolas.

“A escola em tempo integral tem mostrado que os resultados têm sido melhores, a permanência do jovem na escola, a formação na educação do ensino médio para o ensino técnico profissionalizante, a garantia de uma formação técnica para o jovem. Tudo isso tem estimulado a melhoria da aprendizagem na educação básica do Brasil, mas também, ao mesmo tempo, melhora as oportunidades para reduzir a distorção idade/série e a evasão dos nossos alunos nas escolas brasileiras”.

Para redução da evasão escolar, o ministro sinalizou que a poupança destinada a estes jovens será importante. “Temos a maior evasão [escolar] no primeiro ano [do ensino médio]. Portanto,  já queremos iniciar esse programa, a partir de janeiro do ano que vem. Essa é uma ação importante, claro que com a contrapartida de frequência escolar e aprovação ao final de cada ano letivo do ensino médio”.

Ele valorizou a gestão da educação por todos os entes da federação. “Não acreditamos em nenhuma ação de melhoria da qualidade da educação básica, se não tiver a participação, o compromisso e a contribuição na construção dessa política dos estados e municípios brasileiros”.

O secretário-geral da OCDE destacou o papel da valorização dos professores . “Percebemos que apenas uma pequena porção dos professores brasileiros avaliam que sua profissão é, realmente, considerada valiosa e aumentar os salários dos professores também seria um decisão bem-vinda”.

Formação profissional

Além do MEC não querer permitir cursos de licenciatura  na modalidade 100% à distância, o ministro da Educação Camilo Santana confirmou que o ministério tem discutido com o Conselho Nacional de Educação (CNE) alterações na formação continuada dos docentes e outras mudanças nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de licenciatura. “O Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] vai mudar. A avaliação será anual, ao invés de trianual, em relação à licenciatura,” adiantou o ministro.

Santana acrescentou que o Enade ainda contará com uma avaliação dos estágios supervisionados dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura.

Avaliação

O ministro da Educação planeja também que a próxima edição do Pisa, em 2025, avalie o desempenho educacional em cada estado e não somente nas cinco regiões do país, como ocorreu na edição de 2022. O objetivo é possibilitar a adoção de estratégias mais pontuais para melhoria da área, em cada unidade da federação e, assim, reduzir desigualdades regionais.

“Precisamos ter uma amostra maior para ter representatividade, para garantir as avaliações por estado. Não dá para fazer somente com essa amostra de 10 mil alunos, que no próximo Pisa, deverá ser com uns 40 mil ou mais alunos para que a gente possa ter uma amostra por estado brasileiro, para que cada estado, cada governador, cada prefeito possa ter o retrato do seu estado e traçar suas estratégias para melhorar a qualidade da educação”.

Reestruturação do ensino médio

Sobre a carga horária proposta no projeto de lei que definirá a nova Política Nacional de Ensino Médio no Brasil, o ministro esclareceu que antes de ser enviado ao Congresso Nacional, foi amplamente discutido, durante vários meses deste ano, com cerca de 150 mil pessoas de diversos setores da sociedade, inclusive, representantes das secretarias municipais e estaduais de educação e outras entidades representativas.

Camilo entende que o Pisa é a demonstração de que é necessário reforçar as disciplinas básicas do ensino médio, principalmente, a matemática e o português. A recomposição da base comum curricular e da carga horária é fundamental para a gente garantir a base para os nossos jovens nesse país.”

O ministro diz esperar que a reestruturação do ensino médio não seja politizada.

“Espero a gente possa dialogar com muita franqueza, com muita abertura,. Esse projeto não é um projeto do MEC, não é um projeto do presidente Lula, não é projeto do ministro Camilo. É um projeto construído a várias mãos, ouvindo professores e estudantes de todo o Brasil”.

Segurança

O Pisa 2022 mostrou também que, no Brasil, 10% dos estudantes avaliados responderam que não se sentem seguros dentro da sala de aula e no trajeto até a unidade escolar.

O ministro da Educação lembrou que o governo federal criou um Grupo de Trabalho Interministerial, em abril deste ano [decreto 11.469/2023], para prevenir e enfrentar a violência nas escolas e enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê a implantação de uma política nacional de segurança em ambiente escolar.

Orçamento

Por fim, o ministro da Educação Camilo Santana também garantiu que no orçamento público haverá recursos da União para executar todas as políticas públicas voltadas à educação citadas por ele durante o evento. “Aqueles projetos que foram colocados como estratégicos e prioritários por parte do [presidente] Lula terão prioridade nos orçamentos do Ministério da Educação até o final de 2026”, finalizou o ministro.

O governo disponibilizou os resultados oficiais do Pisa 2022 do Brasil e dos demais países avaliados pela OCDE.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escola Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10 estadual

Escola Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10 estadual

Escola recebe reconhecimento no Seminário Estadual de Alfabetização e conquista prêmio de R$ 110 mil para fortalecer ações pedagógicas.
L
Voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas, governo de RO promove II Seminário Estadual da Política de Alfabetização

Voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas, governo de RO promove II Seminário Estadual da Política de Alfabetização

Política de alfabetização guia o II Seminário Estadual e reforça ações do Proalfa Rondônia para melhorar a aprendizagem
L
Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Transferência para escola perto de casa poderá ser solicitada diretamente na unidade mais próxima da residência do estudante.
L
Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Estudantes que concluíram o ensino médio podem se candidatar até as 12h do dia 23 de dezembro para as 100 vagas do bacharelado gratuito do IMPA Tech, com prioridade para medalhistas de olimpíadas e notas do Enem.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para Escola Maria de Nazaré

Deputado Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para Escola Maria de Nazaré

Medida visa ampliar jornada escolar e oferecer formação completa aos estudantes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.