SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD

Motivo é a preocupação é com a formação dos professores.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Educação Camilo Santana afirmou, nesta terça-feira (5), que o governo federal cogita proibir que cursos de licenciatura tenham 100% da carga horária na modalidade de ensino à distância (EaD) e planeja outras mudanças nos de formação de professores online.

Para o ministro, o momento é de avaliação dos cursos de licenciatura não presenciais, que em novembro tiveram as autorizações para novos cursos 100% EaD suspensas por 90 dias. “A ideia do ministério é não permitir mais cursos sempre EAD. Então, vamos definir se vão ser 50%, 30% [da carga horária].”

A preocupação com a formação dos professores brasileiros foi manifestada pelo ministro em entrevista coletiva à imprensa, logo após a apresentação pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na manhã desta terça-feira, dos resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. O levantamento mostrou que menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências.

Pisa 2022

Nesta edição do Pisa, a avaliação de desempenho educacional analisou as respostas dadas por estudantes de 15 anos de 81 países a questões de matemática, leitura e ciências, indicadores contextuais relacionados, entre outros, aos impactos da pandemia de covid-19 na educação, relação da família com os alunos, professores e estudantes e violências nas escolas. No Brasil, a aplicação do Pisa a cerca de 10 mil alunos foi de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.

O ministro destacou a importância do programa internacional para o Brasil a longo prazo. “Temos no Pisa uma ferramenta importante como orientação para decisões políticas do governo brasileiro. Na federação, o papel da execução da educação básica é dos estados e dos municípios. Portanto, o papel do MEC é de coordenar esse processo, ser o grande maestro dessa política educacional brasileira para garantirmos a qualidade da educação das crianças e jovens brasileiros.”

Por videoconferência, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse esperar que o Pisa traga ferramentas de diagnóstico precoce e de cooperação para melhorar a qualidade educacional do Brasil.  O secretário-geral apontou o país como um bom exemplo.

 “Percebemos uma queda sem precedentes por causa dos efeitos da covid [19], equivalente a quase metade de um ano de aprendizado. O Brasil, porém, foi uma das poucas exceções em que a performance não piorou. De fato, permanece estável, desde 2009, sim. Mas a estabilidade foi impressionante, especialmente, considerando que as escolas foram fechadas durante a pandemia, por um longo prazo”, pontou Mathias Cormann.

Matemática

No Brasil, 73% dos estudantes brasileiros avaliados nesta faixa etária apresentaram desempenho em matemática no nível abaixo do básico. O Brasil caiu 5% em matemática, em relação ao Pisa de 2018, e ficou no intervalo entre a 62ª e 68º posição no ranking da OCDE.

De forma global, os países da OCDE registraram, em média, uma queda de 17% em matemática, entre 2018 e 2022.

A coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Inep, Clara Machado da Silva Alarcão. ressalta que o Brasil se manteve estável, enquanto outros países tiveram queda de desempenho. “Desde 2009, nosso desempenho é considerado estável. Mas, a gente percebe que, em 2022, os países da OCDE registraram uma queda relevante e que, no Brasil, isso não aconteceu, apesar da situação pandêmica que a gente experimentou nos anos anteriores à aplicação do Pisa”.

Diante do baixo resultado brasileiro na disciplina, o ministro Camilo Santana reconheceu que melhorar a educação em matemática é um grande desafio. O ministro lamentou que nenhum estudante brasileiro tenha alcançado o nível mais elevado da avaliação do Pisa, tanto em escolas públicas, como nas unidades particulares do país. “Ficou claro, mais uma vez, a evidência de que os desafios são enormes e, principalmente, o desafio na área de matemática”.

Estratégias

Camilo Santana listou uma série de estratégias que estão sendo adotadas pelo governo federal para melhorar a educação brasileira e superar os desafios revelados no Pisa 2022.

De acordo com o ministro, a política do Ministério da Educação está focada no compromisso de ter as crianças alfabetizadas na idade certa. “Nossa preocupação, em primeiro lugar, é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Uma criança para aprender matemática deve primeiro saber ler e escrever da idade certa. E as evidências já mostraram isso”.

O ministro ainda relacionou outras políticas públicas sob sua gestão: as escolas em tempo integral; conectividade com fins pedagógicos em todas as escolas da educação básica; a qualidade da formação de professores; a redução da repetência do ano letivo dos estudantes do ensino médio e a permanência de estudantes em escolas.

“A escola em tempo integral tem mostrado que os resultados têm sido melhores, a permanência do jovem na escola, a formação na educação do ensino médio para o ensino técnico profissionalizante, a garantia de uma formação técnica para o jovem. Tudo isso tem estimulado a melhoria da aprendizagem na educação básica do Brasil, mas também, ao mesmo tempo, melhora as oportunidades para reduzir a distorção idade/série e a evasão dos nossos alunos nas escolas brasileiras”.

Para redução da evasão escolar, o ministro sinalizou que a poupança destinada a estes jovens será importante. “Temos a maior evasão [escolar] no primeiro ano [do ensino médio]. Portanto,  já queremos iniciar esse programa, a partir de janeiro do ano que vem. Essa é uma ação importante, claro que com a contrapartida de frequência escolar e aprovação ao final de cada ano letivo do ensino médio”.

Ele valorizou a gestão da educação por todos os entes da federação. “Não acreditamos em nenhuma ação de melhoria da qualidade da educação básica, se não tiver a participação, o compromisso e a contribuição na construção dessa política dos estados e municípios brasileiros”.

O secretário-geral da OCDE destacou o papel da valorização dos professores . “Percebemos que apenas uma pequena porção dos professores brasileiros avaliam que sua profissão é, realmente, considerada valiosa e aumentar os salários dos professores também seria um decisão bem-vinda”.

Formação profissional

Além do MEC não querer permitir cursos de licenciatura  na modalidade 100% à distância, o ministro da Educação Camilo Santana confirmou que o ministério tem discutido com o Conselho Nacional de Educação (CNE) alterações na formação continuada dos docentes e outras mudanças nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de licenciatura. “O Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] vai mudar. A avaliação será anual, ao invés de trianual, em relação à licenciatura,” adiantou o ministro.

Santana acrescentou que o Enade ainda contará com uma avaliação dos estágios supervisionados dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura.

Avaliação

O ministro da Educação planeja também que a próxima edição do Pisa, em 2025, avalie o desempenho educacional em cada estado e não somente nas cinco regiões do país, como ocorreu na edição de 2022. O objetivo é possibilitar a adoção de estratégias mais pontuais para melhoria da área, em cada unidade da federação e, assim, reduzir desigualdades regionais.

“Precisamos ter uma amostra maior para ter representatividade, para garantir as avaliações por estado. Não dá para fazer somente com essa amostra de 10 mil alunos, que no próximo Pisa, deverá ser com uns 40 mil ou mais alunos para que a gente possa ter uma amostra por estado brasileiro, para que cada estado, cada governador, cada prefeito possa ter o retrato do seu estado e traçar suas estratégias para melhorar a qualidade da educação”.

Reestruturação do ensino médio

Sobre a carga horária proposta no projeto de lei que definirá a nova Política Nacional de Ensino Médio no Brasil, o ministro esclareceu que antes de ser enviado ao Congresso Nacional, foi amplamente discutido, durante vários meses deste ano, com cerca de 150 mil pessoas de diversos setores da sociedade, inclusive, representantes das secretarias municipais e estaduais de educação e outras entidades representativas.

Camilo entende que o Pisa é a demonstração de que é necessário reforçar as disciplinas básicas do ensino médio, principalmente, a matemática e o português. A recomposição da base comum curricular e da carga horária é fundamental para a gente garantir a base para os nossos jovens nesse país.”

O ministro diz esperar que a reestruturação do ensino médio não seja politizada.

“Espero a gente possa dialogar com muita franqueza, com muita abertura,. Esse projeto não é um projeto do MEC, não é um projeto do presidente Lula, não é projeto do ministro Camilo. É um projeto construído a várias mãos, ouvindo professores e estudantes de todo o Brasil”.

Segurança

O Pisa 2022 mostrou também que, no Brasil, 10% dos estudantes avaliados responderam que não se sentem seguros dentro da sala de aula e no trajeto até a unidade escolar.

O ministro da Educação lembrou que o governo federal criou um Grupo de Trabalho Interministerial, em abril deste ano [decreto 11.469/2023], para prevenir e enfrentar a violência nas escolas e enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê a implantação de uma política nacional de segurança em ambiente escolar.

Orçamento

Por fim, o ministro da Educação Camilo Santana também garantiu que no orçamento público haverá recursos da União para executar todas as políticas públicas voltadas à educação citadas por ele durante o evento. “Aqueles projetos que foram colocados como estratégicos e prioritários por parte do [presidente] Lula terão prioridade nos orçamentos do Ministério da Educação até o final de 2026”, finalizou o ministro.

O governo disponibilizou os resultados oficiais do Pisa 2022 do Brasil e dos demais países avaliados pela OCDE.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura promove noite de observação astronômica em Porto Velho

Prefeitura promove noite de observação astronômica em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay reúne comunidade para observar o céu, conhecer meteoritos e ampliar o acesso à educação científica.
L
MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

Benefício para estudantes do ensino médio público terá início em 26 de fevereiro, com parcelas de até R$ 1.200 para frequência e participação no Enem.
L
MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

Candidatos pré-selecionados na chamada única devem complementar a inscrição no portal oficial até o dia 24 de fevereiro para garantir o financiamento.
L
Censo Escolar 2025 inicia 2ª etapa de coleta

Censo Escolar 2025 inicia 2ª etapa de coleta

Etapa “Situação do Aluno” começou em 19 de fevereiro e segue até 14 de abril.
L
Inscrições para cursos de computação em Porto Velho terminam neste domingo

Inscrições para cursos de computação em Porto Velho terminam neste domingo

Idep oferece vagas em cursos presenciais voltados à tecnologia para capacitar profissionais e estudantes
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Governo regulamenta uso de salvaguardas em acordos comerciais

Novo decreto anunciado por Geraldo Alckmin define regras para proteger a indústria e o agronegócio contra surtos de importação que prejudiquem a produção nacional.
L
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 105 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 105 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.974 realizado nesta quinta-feira; o próximo sorteio acontece no sábado, dia 21 de fevereiro.
L
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforça prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo reforça prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Data alerta para os impactos do uso de álcool e outras drogas e destaca importância do apoio familiar e acesso ao tratamento.
L

Nota de pesar: Antônio Airton Gasparelo

Falecimento de Antônio Airton Gasparelo comove familiares e amigos em Porto Velho, empresário deixou um legado de trabalho, generosidade e amor à família, marcado por uma vida de dedicação e simplicidade.
L

Nota de pesar: Bertilho Bullerjahn

Falecimento de Bertilho Bullerjahn comove familiares e amigos em Porto Velho, agricultor deixou um legado de fé, simplicidade e amor à família, marcado por uma vida dedicada ao trabalho e à comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

O ministro Alexandre de Moraes notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos no inquérito que apura acessos ilegais a dados fiscais de magistrados da Corte.
L
TSE marca retomada de julgamento que pode cassar Cláudio Castro

TSE marca retomada de julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Análise sobre abuso de poder político e econômico na campanha de 2022 será reiniciada em março, com voto pendente após pedido de vista.
L
Mendonça decide que ida de Vorcaro ao Senado é facultativa

Mendonça decide que ida de Vorcaro ao Senado é facultativa

Ministro do STF também negou pedido da defesa para que o banqueiro utilizasse jatinho particular em eventual deslocamento para Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Padre condenado por estupro em Rondônia é preso no Rio Grande do Sul

Padre condenado por estupro em Rondônia é preso no Rio Grande do Sul

O religioso de 56 anos foi detido após celebrar uma missa na Serra Gaúcha; o mandado de prisão condenatória foi expedido pela Justiça rondoniense.
16
Apenado é encontrado morto no presídio 603 em Porto Velho

Apenado é encontrado morto no presídio 603 em Porto Velho

Vítima identificada como Bruno Azevedo Cavalcante morreu nesta sexta-feira após supostas agressões; Samu confirmou o óbito ainda no local.
18
Distribuidora e academia são flagradas furtando energia em Porto Velho

Distribuidora e academia são flagradas furtando energia em Porto Velho

Dois estabelecimentos na Zona Leste foram autuados por ligação direta na rede elétrica; 16 prisões já foram registradas em Rondônia apenas neste início de ano.
10
Receita exonera auditor alvo de operação da Polícia Federal

Receita exonera auditor alvo de operação da Polícia Federal

Servidor da delegacia de Presidente Prudente é investigado por suposto acesso ilegal a dados fiscais de ministros do Supremo Tribunal Federal e seus familiares.
L
Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Apenado morre após ser agredido no presídio Jorge Thiago em Porto Velho

O detento Bruno A. não resistiu aos ferimentos na manhã desta sexta-feira após um suposto ataque de outros presos na unidade prisional conhecida como 603.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa brasileira com polilaminina traz esperança para paraplégicos

Pesquisa brasileira com polilaminina traz esperança para paraplégicos

A Dra. Tatiana Sampaio, da UFRJ, desenvolveu uma ponte biológica que permite a regeneração de nervos e a reconexão de sinais elétricos na medula.
L
Jaci-Paraná recebe circuito exclusivo de iluminação pública: 240 metros de nova rede em LED

Jaci-Paraná recebe circuito exclusivo de iluminação pública: 240 metros de nova rede em LED

Implantação de iluminação pública em Jaci-Paraná atende pedido antigo dos moradores e garante mais segurança, mobilidade e eficiência energética na Rua José Calbi.
L
Prefeitura lança cartilha para prevenir lesões no trabalho

Prefeitura lança cartilha para prevenir lesões no trabalho

Material orienta servidores municipais sobre ergonomia, postura adequada e prevenção de distúrbios osteomusculares no ambiente laboral.
L
Clima e saúde são temas de workshop em Porto Velho

Clima e saúde são temas de workshop em Porto Velho

Evento reúne especialistas para debater impactos das mudanças climáticas na Amazônia e discutir estratégias de prevenção e políticas públicas na região.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO RESIDENCIAL MORADAS DO MORUMBI IX

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEMTI Simon Bolívar: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.