QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Projeto Superação Pré-Enem já conquistou mais de três mil aprovações

Estudantes continuam se dedicando nos quatro polos do cursinho preparatório ofertado pela Prefeitura

Por Renata Beccária/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Felipe Ribeiro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano acontece nos dias 5 e 12 de novembro, é um momento decisivo na vida de quem sonha cursar o ensino superior, seja nas universidades públicas ou para obter o acesso aos programas de bolsas em instituições particulares. Pensando neste público, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve, desde 2008, o projeto social ‘Superação Pré-Enem’, um cursinho preparatório gratuito promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Aulas acontecem em quatro polos: zona Sul, zona Leste, Centro e bairro AponiãAulas acontecem em quatro polos: zona Sul, zona Leste, Centro e bairro Aponiã

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira em quatro polos, sendo eles a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, no Centro da cidade; a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, na zona Sul; e as escolas municipais Vôo da Juriti, no JK II e Pedro Batalha, no Aponiã. Cada turma tem em média cerca de 100 alunos, com exceção da turma da Francisco Meirelles, que conta com 50 estudantes devido a estrutura comportar um número menor de pessoas. Para atender ao maior quantitativo possível, o projeto tem duas edições anuais, a primeira aconteceu de março a julho e a segunda, ainda em andamento, de julho até o dia 10 de novembro, véspera da última prova.

“Nas semanas que antecedem as provas fazemos um intensivão com aulas especiais voltadas a prova de humanas, linguagem, redação, matemática e ciências da natureza. Nós entendemos que esse público não é de responsabilidade do município, mas trata-se de uma questão social capacitar estas pessoas para o ensino superior e isso resulta em vários aspectos positivos para a nossa cidade”, explicou a coordenadora Rose Vital.

Raíssa está concluindo o ensino médio e sonha cursar Direito na faculdadeRaíssa está concluindo o ensino médio e sonha cursar Direito na faculdade

Raíssa Kamilla Araújo de Santana, de 18 anos, ainda está concluindo o ensino médio. Estudante da rede pública, a jovem que sonha em cursar Direito, conta que a rotina não é fácil, mas como todo o suporte que ela tem nas aulas do projeto os resultados já estão surgindo. Moradora do bairro Teixeirão, ela cursa o ensino regular no período da tarde na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões, no Centro, e de lá segue para a Francisco Meirelles para acompanhar as aulas do preparatório.

“Eu soube do cursinho na escola e como meus pais já pagam faculdade para minhas irmãs, eu pretendo cursar uma faculdade federal e já comecei ajudando a minha família buscando um cursinho gratuito. Eu acho as aulas excelentes, eu não sabia fazer redação, concluir uma dissertação e hoje aprendi todas as cinco competências. As nossas aulas são maravilhosas, não perdem em nada para um cursinho pago”, concluiu.

Desde a criação do projeto já foram mais de 3 mil aprovações, incluindo cursos de grande concorrência, como medicina e direito. Kleiton Carvalho, de 45 anos, sonha em ser o próximo aprovado. Ele conta que passou 20 anos sem estudar, retornou em 2018 para concluir o ensino regular através do EJA e agora quer tentar o ensino superior. “Nunca é tarde para a busca pelo conhecimento. Receio a gente sempre tem, mas quando você chega em sala e você percebe o quanto os professores são capacitados, isso acaba expandindo a nossa mentalidade. Quando comecei o cursinho pensava em medicina e agora com o entendimento das aulas e esclarecimento dos professores, ampliei meu leque de opções para direito e engenharia”, declarou o empresário.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Evento “Educar para Reparar” é a primeira iniciativa institucional do estado voltada exclusivamente à pauta quilombola na educação.
L
Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Evento cultural celebrou o encerramento do ano letivo com música, arte e confraternização no IFRO.
L
Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Visita técnica ao Forte Príncipe da Beira e à comunidade quilombola de Santa Fé reforça aprendizado e valorização do patrimônio cultural.
L
Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

IFRO instala lixeiras e incentiva educação ambiental, cidadania e geração de renda.
L
Estagiário da Comunicação descobre vocação acadêmica e se prepara para Licenciatura em Física no IFRO Calama

Estagiário da Comunicação descobre vocação acadêmica e se prepara para Licenciatura em Física no IFRO Calama

Jovem desenvolveu habilidades técnicas e disciplina durante estágio, impulsionando projeto de futuro em neurociência computacional.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.