SEGUNDA-FEIRA, 15/09/2025

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país

Entre as demandas está a revogação do novo ensino médio.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país
Rovena Rosa/Agência Brasil
Entidades estudantis vão às ruas em diversas cidades do país pedindo melhorias na educação, desde a educação básica até a pós-graduação. Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.  Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país - News RondôniaDia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país - News Rondônia

mobilização nacional é convocada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubs), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). “A gente vai às ruas pela garantia dos direitos dos estudantes”, diz a presidenta da UNE, Manuella Mirella. O presidente da ANPG, Vinícius Soares, acrescenta: “O dia 11 é o Dia do Estudante, então, historicamente as entidades estudantis convocam as jornadas de lutas em defesa da educação”.

Neste ano, o Novo Ensino Médio está no centro do debate. As entidades estudantis pedem a revogação da Lei 13.415/2017, que institui o novo modelo para a etapa. As escolas começaram a implementar os novos currículos no ano passado. O ensino médio passa a contar com uma parte do currículo comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o mínimo que todos os estudantes devem ter acesso. Na outra parte do currículo, os estudantes escolhem itinerários formativos, dependendo da capacidade de oferta de cada rede de ensino.

Desigualdade

Um dos argumentos dos estudantes é que o modelo gera muita desigualdade, especialmente entre escolas públicas e privadas. Isso porque a parte comum seria insuficiente, por si só, para que os estudantes pudessem, por exemplo, ter acesso a uma universidade. A formação completa dependeria do aprofundamento nos itinerários que, por sua vez, dependem das condições e da infraestrutura de cada localidade.

São Paulo(SP), 19/04/2023 - Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista.
Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista. – Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz, na prática, os estudantes acabam tendo aulas que não lhes acrescentam e deixam de ter conteúdos que poderiam ajuda-los a ingressar no ensino superior.

“Os estudantes falaram da dificuldade de não ter todas as matérias de base, de estarem com medo do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] por conta disso”, diz e acrescenta que eles buscam também a garantia de que “os itinerários, as matérias que são dadas além das matérias de base, sejam de qualidade e não só para preencher espaço com aulas de brigadeiro caseiro, aulas de como fazer bolo de pote ou o que seu dinheiro pode fazer por você. Todo esse tipo de matéria a gente deixou claro que precisa ser substituída por matérias que façam sentido”.

Revisão do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) comprometeu-se a rever o Novo Ensino Médio. No primeiro semestre deste ano foi aberta a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Na segunda-feira (7), o MEC divulgou o sumário com os principais resultados da consulta. Ao todo, foram recebidas mais de 11 mil contribuições entre 9 de março a 6 de julho.

Entre as propostas de mudança estão a ampliação da carga horária da parte comum, a recomposição de componentes curriculares e o fim da educação a distância (EaD) para a Formação Geral Básica, com exceção da educação profissional técnica, que terá oferta de até 20% nesse formato. A EaD também poderá ser aplicada em situações específicas, como no caso da pandemia.

As mudanças, no entanto, ainda demorarão para chegar na sala de aula. Enquanto isso, a lei segue em vigor. O documento apresentado pelo MEC será encaminhado para apreciação do setor educacional e dos órgãos normativos para que, até o dia 21 de agosto, enviem as considerações para a pasta consolidar as propostas na versão final do relatório. Esse documento será enviado para apreciação do Congresso Nacional.

Segundo o MEC, as propostas para o ensino médio também serão apresentadas para as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para que possam contribuir com o relatório final, com base nas informações coletadas em audiências públicas realizadas pelas casas legislativas.

Beatriz ressalta que os estudantes pedem a revogação imediata do modelo atual para que um novo seja implementado. Ela diz que está otimista com o processo conduzido pelo MEC.

“A gente viu que foi muito escutado. A gente tem visto de forma positiva, mas para conseguir que seja aprovado esse novo modelo, precisa da revogação da reforma. A gente está com expectativa positiva de que pode dar certo”.

Assistência estudantil

Outra pauta defendida pelos estudantes é a ampliação da assistência estudantil, tanto na educação básica, sobretudo para estudantes de escola em tempo integral, quanto para aqueles que já estão na universidade, para que consigam concluir a formação.  A intenção é que, sobretudo os estudantes em condições de vulnerabilidade, tenham acesso a alimentação, transporte, moradia, além de uma bolsa para que possam concluir os estudos.

“A permanência, para os estudantes, é garantir que eles cheguem na universidade e que consigam se manter na universidade. É a luta pelo passe livre [no transporte público], é a construção de restaurantes universitários, que é uma das políticas mais importantes para a permanência dos estudantes. É também garantir que tenham condições de comprar material, de tirar uma xérox”, diz a presidenta da UNE.

Mirella enfatiza que ainda é muito caro se manter na universidade. “Por isso nossa luta pela permanecia é fundamental para que se consiga construir uma universidade do futuro, com os estudantes e povo brasileiro nela, com negros e negras, com indígenas, quilombolas”.

Na pós-graduação, a principal pauta é que os pesquisadores possam contar o tempo em que se dedicam à formação e a produção de conhecimento em mestrados e doutorados como tempo para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A previdência é uma demanda de 40 anos da pós-graduação no Brasil. Hoje, um jovem cientista passa dois anos no mestrado e quatro anos no doutorado e esse tempo não é contabilizado para nosso tempo de previdência. Ou seja, são seis anos atrasando a entrada no mercado formal de trabalho. Essa demanda surge para pavimentar um caminho de valorização do jovem pesquisador no Brasil”, diz, o presidente da ANPG, Vinícius Soares.

Dia do estudante

Ao todo, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 47 milhões de estudantes na educação básica, etapa que vai da educação infantil até o ensino médio, e quase 9 milhões no ensino superior. Apenas os estudantes da educação formal – sem contar aquelas pessoas que seguem fazendo cursos e melhorando a formação – representam mais de um quarto de toda a população brasileira.

A data do dia do estudante faz alusão ao 11 de agosto de 1827, quando o imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP), nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais. Também no dia 11 de agosto, em 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, foi fundada a União Nacional dos Estudantes, que nesta sexta-feira, comemora 86 anos.

dia do estudante tornou-se um marco do direito à educação, garantido na Constituição Federal, junto com o direito a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MEC divulga lista de cursos semipresenciais

MEC divulga lista de cursos semipresenciais

Em portaria, o Ministério da Educação (MEC) publica a lista oficial de cursos superiores semipresenciais autorizados no país, visando dar transparência e combater diplomas falsos.
L
Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Segunda edição do FICAR alcança estudantes em três municípios e promove impacto cultural e econômico.
L
IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

O Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia tem vaga para professor substituto. Salário inicial pode chegar a R$ 8 mil.
L
IFRO abre seleção para professor de Filosofia

IFRO abre seleção para professor de Filosofia

Campus Ariquemes do Instituto Federal de Rondônia busca professor substituto. Salário inicial pode chegar a mais de R$ 8 mil.
L
Arte, Patrimônio e Cultura em semana rondoniense

Arte, Patrimônio e Cultura em semana rondoniense

II Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, em Ji-Paraná, reúne artistas e comunidade com foco na valorização cultural.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de segunda-feira 15/09/25: No amor, o dia favorece a união e a cumplicidade

Horóscopo de segunda-feira 15/09/25: No amor, o dia favorece a união e a cumplicidade

O que os astros reservam para o seu signo em 15 de setembro de 2025
L

Sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já premiou os ganhadores com uma picape Fiat Strada e prêmios em dinheiro

O sorteio do RondonCAP de 14 de setembro já foi realizado e entregou uma Fiat Strada ou R$ 100 mil, além de diversos prêmios em dinheiro.
L

Promoção Cinema: News Rondônia e Cine Araújo juntos na sua diversão!

Sorteio toda sexta-feira garante um par de ingressos para os internautas. Participe e aproveite o cinema por nossa conta!
L
'Careca do INSS' irá depor à CPMI

‘Careca do INSS’ irá depor à CPMI

O presidente da comissão, Carlos Viana, anuncia que o investigado Antônio Carlos Antunes comparecerá voluntariamente para esclarecer as fraudes no INSS.
L
Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Bolsonaro passa por procedimento médico em Brasília

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou a retirada de lesões cutâneas e exames, recebendo o diagnóstico de pneumonia recente e anemia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo participa do Dia de Brincar em Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo participa do Dia de Brincar em Porto Velho

Evento reuniu famílias no Parque da Cidade com atividades lúdicas e dinâmicas patrióticas.
L
Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Lula rebate tarifas dos EUA em artigo no The New York Times

Em texto no jornal americano, o presidente Lula critica a decisão de Donald Trump de taxar produtos brasileiros e defende a soberania e o multilateralismo.
L
Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

Flávio Dino se opõe à anistia de Bolsonaro

O ministro do STF, Flávio Dino, critica a proposta de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e alega que a medida não resolve problemas sociais.
L
Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF cumpre mandado de prisão preventiva na segunda fase da Operação Human Commodity em Rondônia

PF cumpre mandado de prisão preventiva na segunda fase da Operação Human Commodity em Rondônia

Mandado foi expedido pela 7ª Vara Federal Criminal da SJRO e cumprido em Campo Novo de Rondônia/RO
10
Vendaval atinge torneio esportivo e deixa feridos em Vilhena

VÍDEO: Vendaval atinge torneio esportivo e deixa feridos em Vilhena

Um forte vendaval com chuva intensa atingiu um torneio na Associação Nova Vida em Vilhena, derrubando barracas e ferindo ao menos duas pessoas.
10
Operação da PF em Humaitá gera conflito

VÍDEO: Operação da PF em Humaitá gera conflito

Uma operação da PF em Humaitá contra o garimpo ilegal resultou em um cenário de tensão e confronto, com relatos de uso de munição não letal e pânico entre moradores.
12
PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

INCEPTIO: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Operação Inceptio cumpre mandados em seis estados e determina bloqueio de mais de R$ 130 milhões
10
Homem é preso após manter esposa em cárcere privado em Ji-Paraná

Homem é preso após manter esposa em cárcere privado em Ji-Paraná

Acusado agrediu e ameaçou de morte a mulher e a sogra, e causou danos materiais ao tentar fugir do local.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho recebe ciclo de palestras e curso que conectam filosofia à vida cotidiana

Porto Velho recebe ciclo de palestras e curso que conectam filosofia à vida cotidiana

Atividades gratuitas antecedem nova turma do curso, que começa em outubro, e convidam a comunidade a refletir sobre autoconhecimento e sentido de viver
L
Falta de titularidade na conta de energia impede famílias de receber Tarifa Social em Rondônia

Falta de titularidade na conta de energia impede famílias de receber Tarifa Social em Rondônia

Atualizar a conta de energia é fundamental para garantir o benefício que pode chegar a cobrir até 100% da fatura.
L
Audiência Pública para prestação de contas em Jaru

Audiência Pública para prestação de contas em Jaru

Evento na Câmara de Vereadores de Jaru será para prestação de contas e metas fiscais do segundo quadrimestre de 2025.
L
OAB/RO realiza solenidade em Cacoal com entrega de credenciais, homenagem e reconhecimento de trajetória histórica

OAB/RO realiza solenidade em Cacoal com entrega de credenciais, homenagem e reconhecimento de trajetória histórica

O evento reuniu de 48 novos advogados e advogadas, que receberam suas credenciais em cerimônia conduzida pelo presidente da OAB/RO, Márcio Melo Nogueira, acompanhado da diretoria seccional, conselheiros federais e membros da Subseção.
L
Governo de Rondônia expande atendimento para fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento para fissura labiopalatina

II Nufis Itinerante capacita 250 profissionais de saúde e amplia rede especializada no estado.
L

Prefeitura de Jaru inaugura primeira Unidade de Triagem de recicláveis

Município inicia coleta seletiva em parceria com a Coocamarji, referência em Rondônia na gestão de resíduos sólidos.
L
Festa Às Nações reúne quase 60 mil pessoas em Porto Velho

Festa Às Nações reúne quase 60 mil pessoas em Porto Velho

Evento cultural encerrou com sucesso no Parque da Cidade após quatro dias de programação e recorde de público.
L
Governo de Rondônia investe R$ 600 mil em nova sede do Conselho Tutelar de Guajará-Mirim

Governo de Rondônia investe R$ 600 mil em nova sede do Conselho Tutelar de Guajará-Mirim

Obra terá contrapartida municipal e totaliza mais de R$ 850 mil, reforçando a rede de proteção da infância e adolescência.
L
Estudante de Guajará-Mirim conquista 4º lugar no ciclismo nos Jogos da Juventude 2025

Estudante de Guajará-Mirim conquista 4º lugar no ciclismo nos Jogos da Juventude 2025

Amanda de Souza, de 17 anos, encerra participação no evento nacional representando Rondônia com destaque no esporte escolar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.