QUARTA-FEIRA, 15/10/2025

Em destaque

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país

Entre as demandas está a revogação do novo ensino médio.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país
Rovena Rosa/Agência Brasil
Entidades estudantis vão às ruas em diversas cidades do país pedindo melhorias na educação, desde a educação básica até a pós-graduação. Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.  

mobilização nacional é convocada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubs), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). “A gente vai às ruas pela garantia dos direitos dos estudantes”, diz a presidenta da UNE, Manuella Mirella. O presidente da ANPG, Vinícius Soares, acrescenta: “O dia 11 é o Dia do Estudante, então, historicamente as entidades estudantis convocam as jornadas de lutas em defesa da educação”.

Neste ano, o Novo Ensino Médio está no centro do debate. As entidades estudantis pedem a revogação da Lei 13.415/2017, que institui o novo modelo para a etapa. As escolas começaram a implementar os novos currículos no ano passado. O ensino médio passa a contar com uma parte do currículo comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o mínimo que todos os estudantes devem ter acesso. Na outra parte do currículo, os estudantes escolhem itinerários formativos, dependendo da capacidade de oferta de cada rede de ensino.

Desigualdade

Um dos argumentos dos estudantes é que o modelo gera muita desigualdade, especialmente entre escolas públicas e privadas. Isso porque a parte comum seria insuficiente, por si só, para que os estudantes pudessem, por exemplo, ter acesso a uma universidade. A formação completa dependeria do aprofundamento nos itinerários que, por sua vez, dependem das condições e da infraestrutura de cada localidade.

São Paulo(SP), 19/04/2023 - Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista.
Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista. – Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz, na prática, os estudantes acabam tendo aulas que não lhes acrescentam e deixam de ter conteúdos que poderiam ajuda-los a ingressar no ensino superior.

“Os estudantes falaram da dificuldade de não ter todas as matérias de base, de estarem com medo do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] por conta disso”, diz e acrescenta que eles buscam também a garantia de que “os itinerários, as matérias que são dadas além das matérias de base, sejam de qualidade e não só para preencher espaço com aulas de brigadeiro caseiro, aulas de como fazer bolo de pote ou o que seu dinheiro pode fazer por você. Todo esse tipo de matéria a gente deixou claro que precisa ser substituída por matérias que façam sentido”.

Revisão do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) comprometeu-se a rever o Novo Ensino Médio. No primeiro semestre deste ano foi aberta a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Na segunda-feira (7), o MEC divulgou o sumário com os principais resultados da consulta. Ao todo, foram recebidas mais de 11 mil contribuições entre 9 de março a 6 de julho.

Entre as propostas de mudança estão a ampliação da carga horária da parte comum, a recomposição de componentes curriculares e o fim da educação a distância (EaD) para a Formação Geral Básica, com exceção da educação profissional técnica, que terá oferta de até 20% nesse formato. A EaD também poderá ser aplicada em situações específicas, como no caso da pandemia.

As mudanças, no entanto, ainda demorarão para chegar na sala de aula. Enquanto isso, a lei segue em vigor. O documento apresentado pelo MEC será encaminhado para apreciação do setor educacional e dos órgãos normativos para que, até o dia 21 de agosto, enviem as considerações para a pasta consolidar as propostas na versão final do relatório. Esse documento será enviado para apreciação do Congresso Nacional.

Segundo o MEC, as propostas para o ensino médio também serão apresentadas para as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para que possam contribuir com o relatório final, com base nas informações coletadas em audiências públicas realizadas pelas casas legislativas.

Beatriz ressalta que os estudantes pedem a revogação imediata do modelo atual para que um novo seja implementado. Ela diz que está otimista com o processo conduzido pelo MEC.

“A gente viu que foi muito escutado. A gente tem visto de forma positiva, mas para conseguir que seja aprovado esse novo modelo, precisa da revogação da reforma. A gente está com expectativa positiva de que pode dar certo”.

Assistência estudantil

Outra pauta defendida pelos estudantes é a ampliação da assistência estudantil, tanto na educação básica, sobretudo para estudantes de escola em tempo integral, quanto para aqueles que já estão na universidade, para que consigam concluir a formação.  A intenção é que, sobretudo os estudantes em condições de vulnerabilidade, tenham acesso a alimentação, transporte, moradia, além de uma bolsa para que possam concluir os estudos.

“A permanência, para os estudantes, é garantir que eles cheguem na universidade e que consigam se manter na universidade. É a luta pelo passe livre [no transporte público], é a construção de restaurantes universitários, que é uma das políticas mais importantes para a permanência dos estudantes. É também garantir que tenham condições de comprar material, de tirar uma xérox”, diz a presidenta da UNE.

Mirella enfatiza que ainda é muito caro se manter na universidade. “Por isso nossa luta pela permanecia é fundamental para que se consiga construir uma universidade do futuro, com os estudantes e povo brasileiro nela, com negros e negras, com indígenas, quilombolas”.

Na pós-graduação, a principal pauta é que os pesquisadores possam contar o tempo em que se dedicam à formação e a produção de conhecimento em mestrados e doutorados como tempo para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A previdência é uma demanda de 40 anos da pós-graduação no Brasil. Hoje, um jovem cientista passa dois anos no mestrado e quatro anos no doutorado e esse tempo não é contabilizado para nosso tempo de previdência. Ou seja, são seis anos atrasando a entrada no mercado formal de trabalho. Essa demanda surge para pavimentar um caminho de valorização do jovem pesquisador no Brasil”, diz, o presidente da ANPG, Vinícius Soares.

Dia do estudante

Ao todo, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 47 milhões de estudantes na educação básica, etapa que vai da educação infantil até o ensino médio, e quase 9 milhões no ensino superior. Apenas os estudantes da educação formal – sem contar aquelas pessoas que seguem fazendo cursos e melhorando a formação – representam mais de um quarto de toda a população brasileira.

A data do dia do estudante faz alusão ao 11 de agosto de 1827, quando o imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP), nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais. Também no dia 11 de agosto, em 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, foi fundada a União Nacional dos Estudantes, que nesta sexta-feira, comemora 86 anos.

dia do estudante tornou-se um marco do direito à educação, garantido na Constituição Federal, junto com o direito a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrição para vagas remanescentes do Fies 2025 começa em 23 de outubro

Inscrição para vagas remanescentes do Fies 2025 começa em 23 de outubro

O Ministério da Educação divulgou o edital para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil, com prazo de inscrição que se estende até o dia 30 de outubro.
L
Governo federal cria mais de 6,7 mil novas vagas para rede federal de ensino superior

Governo federal cria mais de 6,7 mil novas vagas para rede federal de ensino superior

A portaria desta quarta-feira (15) anuncia 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos para universidades e institutos federais, visando modernizar e ampliar a rede.
L
Afya realiza Aulão ENEM gratuito e on-line para estudantes de Rondônia

Afya realiza Aulão ENEM gratuito e on-line para estudantes de Rondônia

Evento será transmitido ao vivo reunindo professores reconhecidos nacionalmente.
L
Professorado poderá solicitar a Carteira Nacional Docente a partir desta quinta-feira

Professorado poderá solicitar a Carteira Nacional Docente a partir desta quinta-feira

Em evento do Dia do Professor, presidente Lula lança documento oficial com validade de dez anos para os 2,7 milhões de docentes no Brasil e destaca valorização da categoria.
L
Governo de RO firma parceria para ampliar o ensino de empreendedorismo nas escolas de tempo integral

Governo de RO firma parceria para ampliar o ensino de empreendedorismo nas escolas de tempo integral

Termo de adesão ao Programa Nacional de Educação Empreendedora fortalece a integração entre setores público e privado para transformar a educação em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Portaria assinada por Ricardo Lewandowski inclui apps na classificação indicativa e reforça proteção de crianças no ambiente digital.
L

Ministro Wellington Dias detalha impacto do Gás do Povo no orçamento das famílias brasileiras

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social explicou como o Gás do Povo, aliado a outros programas sociais, pretende aliviar despesas básicas e ampliar a rede de distribuição nas regiões mais remotas, incluindo comunidades da Amazônia.
L
STF derruba leis municipais que proibiam ensino de gênero em escolas

STF derruba leis municipais que proibiam ensino de gênero em escolas

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal suspendeu regras de Tubarão (SC), Petrolina e Garanhuns (PE), entendendo que a educação contra a discriminação deve ser incentivada e que a competência é federal.
L

In Foco: Luiz Eduardo Maiorquin fala sobre saúde, gestão pública e medicina em Rondônia

Nesta quarta-feira, dia 15, às 15h, o programa In Foco recebe Luiz Eduardo Maiorquin, uma das figuras mais atuantes na área da saúde em Rondônia.
L
Casos de intoxicação por metanol sobem para 36, com sete mortes confirmadas no Brasil

Casos de intoxicação por metanol sobem para 36, com sete mortes confirmadas no Brasil

Novos dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, que mantém o alerta máximo devido a 156 casos em investigação e mortes por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Moraes manda soltar ré do 8 de janeiro com problemas de saúde

Moraes manda soltar ré do 8 de janeiro com problemas de saúde

Ministro do STF determinou a soltura de Alexsandra Aparecida da Silva, que alegou tratamento psiquiátrico, mas impôs medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de redes sociais.
L
Cacaulândia recebe R$ 600 mil em emenda do Coronel Chrisóstomo para consultas de saúde

Cacaulândia recebe R$ 600 mil em emenda do Coronel Chrisóstomo para consultas de saúde

O valor indicado pelo deputado federal (PL-RO) é destinado à realização de consultas especializadas, elevando para R$ 1,5 milhão o total de recursos repassados pelo parlamentar ao município.
L
Haddad busca apoio para retomar trechos de MP alternativa ao IOF

Haddad busca apoio para retomar trechos de MP alternativa ao IOF

O ministro da Fazenda se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para negociar a recuperação de propostas “incontroversas” da MP 1.303/2025, visando cobrir o rombo de R$ 31,56 bilhões no Orçamento de 2026.
L
Haddad pede no FMI taxação de super-ricos e defende transição verde global

Haddad pede no FMI taxação de super-ricos e defende transição verde global

Em carta à reunião anual do Fundo Monetário Internacional, o ministro Fernando Haddad criticou o protecionismo, cobrou uma reforma do Fundo e propôs um sistema tributário internacional progressivo para financiar o combate à crise climática.
L
Deputada Dra. Taíssa realiza sessões solenes em Guajará-Mirim em homenagem ao Colégio Tiradentes e ao Corpo de Bombeiros

Deputada Dra. Taíssa realiza sessões solenes em Guajará-Mirim em homenagem ao Colégio Tiradentes e ao Corpo de Bombeiros

Cerimônias públicas reconhecem contribuições das instituições para a educação e segurança da população de Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assaltante é baleado após roubar e derrubar mãe e filha de motocicleta em Porto Velho

VÍDEO: Assaltante é baleado após roubar e derrubar mãe e filha de motocicleta em Porto Velho

O criminoso foi atingido na mão por um grupo de pessoas na Zona Leste do município, após a vítima do roubo reagir e fazê-lo cair da moto roubada.
16
Casal fica gravemente ferido após ser atingido por caminhão em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido após ser atingido por caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (15) na Zona Leste; a motocicleta em que as vítimas estavam teria avançado a preferencial, segundo a Polícia Militar.
16
Criminoso é baleado após tentar roubar moto na zona leste de Porto Velho

Criminoso é baleado após tentar roubar moto na zona leste de Porto Velho

Suspeito foi atingido durante tentativa de roubo e socorrido pelo Samu.
14
PRF em Rondônia apreende quase 40 kg de droga após acompanhamento tático na BR 364

PRF em Rondônia apreende quase 40 kg de droga após acompanhamento tático na BR 364

O evento ocorreu em Porto Velho.
10
MP de Rondônia denuncia policiais penais por tortura em presídios de Porto Velho

MP de Rondônia denuncia policiais penais por tortura em presídios de Porto Velho

Agentes são acusados de agredir presos sob custódia em duas unidades prisionais; Ministério Público pede perda dos cargos públicos.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada
L
Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

A decisão, inicialmente reportada pelo New York Times, marca uma forte escalada na pressão dos Estados Unidos contra o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
L
INSS suspende programa de redução de fila de benefícios por falta de verba

INSS suspende programa de redução de fila de benefícios por falta de verba

A interrupção do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) paralisa o esforço de reduzir a espera de mais de 2,6 milhões de brasileiros por aposentadorias e auxílios; INSS pede suplementação de R$ 89,1 milhões.
L
ENGIE e Jirau Energia abrem Programa Trainee Técnico 2026 com foco em diversidade e transição energética

ENGIE e Jirau Energia abrem Programa Trainee Técnico 2026 com foco em diversidade e transição energética

Com inscrições abertas até 24 de novembro, iniciativa oferece 39 vagas afirmativas em quatro regiões do país e reforça compromisso com inclusão e sustentabilidade.
L
Mulheres rurais enfrentam informalidade e desigualdade de gênero no campo

Mulheres rurais enfrentam informalidade e desigualdade de gênero no campo

No Dia Internacional das Mulheres Rurais, a ONU Mulheres alerta para a precariedade da vida de trabalhadoras que representam 30% da força de trabalho rural brasileira, mas têm rendimento 20% menor que o dos homens.
L

Recebimento da Licença Ambiental: DANTAS & FREIRES COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00443.002/2025-SUL
L
Correios buscam empréstimo de R$ 20 bilhões para reequilíbrio financeiro e modernização

Correios buscam empréstimo de R$ 20 bilhões para reequilíbrio financeiro e modernização

O novo plano de reestruturação da estatal inclui Programa de Demissões Voluntárias, venda de imóveis e ampliação do portfólio de serviços para reverter o prejuízo de R$ 4,36 bilhões registrado no primeiro semestre de 2025.
L
Preço de itens de café da manhã em São Paulo varia 540%, aponta Procon

Preço de itens de café da manhã em São Paulo varia 540%, aponta Procon

O pão brioche registrou a maior disparidade entre padarias, com variação de 540% em São José dos Campos; o Procon-SP pesquisou estabelecimentos em 11 cidades paulistas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.