SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país

Entre as demandas está a revogação do novo ensino médio.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país
Rovena Rosa/Agência Brasil
Entidades estudantis vão às ruas em diversas cidades do país pedindo melhorias na educação, desde a educação básica até a pós-graduação. Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.  

mobilização nacional é convocada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubs), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). “A gente vai às ruas pela garantia dos direitos dos estudantes”, diz a presidenta da UNE, Manuella Mirella. O presidente da ANPG, Vinícius Soares, acrescenta: “O dia 11 é o Dia do Estudante, então, historicamente as entidades estudantis convocam as jornadas de lutas em defesa da educação”.

Neste ano, o Novo Ensino Médio está no centro do debate. As entidades estudantis pedem a revogação da Lei 13.415/2017, que institui o novo modelo para a etapa. As escolas começaram a implementar os novos currículos no ano passado. O ensino médio passa a contar com uma parte do currículo comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, que estabelece o mínimo que todos os estudantes devem ter acesso. Na outra parte do currículo, os estudantes escolhem itinerários formativos, dependendo da capacidade de oferta de cada rede de ensino.

Desigualdade

Um dos argumentos dos estudantes é que o modelo gera muita desigualdade, especialmente entre escolas públicas e privadas. Isso porque a parte comum seria insuficiente, por si só, para que os estudantes pudessem, por exemplo, ter acesso a uma universidade. A formação completa dependeria do aprofundamento nos itinerários que, por sua vez, dependem das condições e da infraestrutura de cada localidade.

São Paulo(SP), 19/04/2023 - Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista.
Estudantes participam do 2º Ato pela Revogação do Novo Ensino Médio na Avenida Paulista. – Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz, na prática, os estudantes acabam tendo aulas que não lhes acrescentam e deixam de ter conteúdos que poderiam ajuda-los a ingressar no ensino superior.

“Os estudantes falaram da dificuldade de não ter todas as matérias de base, de estarem com medo do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] por conta disso”, diz e acrescenta que eles buscam também a garantia de que “os itinerários, as matérias que são dadas além das matérias de base, sejam de qualidade e não só para preencher espaço com aulas de brigadeiro caseiro, aulas de como fazer bolo de pote ou o que seu dinheiro pode fazer por você. Todo esse tipo de matéria a gente deixou claro que precisa ser substituída por matérias que façam sentido”.

Revisão do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) comprometeu-se a rever o Novo Ensino Médio. No primeiro semestre deste ano foi aberta a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Na segunda-feira (7), o MEC divulgou o sumário com os principais resultados da consulta. Ao todo, foram recebidas mais de 11 mil contribuições entre 9 de março a 6 de julho.

Entre as propostas de mudança estão a ampliação da carga horária da parte comum, a recomposição de componentes curriculares e o fim da educação a distância (EaD) para a Formação Geral Básica, com exceção da educação profissional técnica, que terá oferta de até 20% nesse formato. A EaD também poderá ser aplicada em situações específicas, como no caso da pandemia.

As mudanças, no entanto, ainda demorarão para chegar na sala de aula. Enquanto isso, a lei segue em vigor. O documento apresentado pelo MEC será encaminhado para apreciação do setor educacional e dos órgãos normativos para que, até o dia 21 de agosto, enviem as considerações para a pasta consolidar as propostas na versão final do relatório. Esse documento será enviado para apreciação do Congresso Nacional.

Segundo o MEC, as propostas para o ensino médio também serão apresentadas para as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para que possam contribuir com o relatório final, com base nas informações coletadas em audiências públicas realizadas pelas casas legislativas.

Beatriz ressalta que os estudantes pedem a revogação imediata do modelo atual para que um novo seja implementado. Ela diz que está otimista com o processo conduzido pelo MEC.

“A gente viu que foi muito escutado. A gente tem visto de forma positiva, mas para conseguir que seja aprovado esse novo modelo, precisa da revogação da reforma. A gente está com expectativa positiva de que pode dar certo”.

Assistência estudantil

Outra pauta defendida pelos estudantes é a ampliação da assistência estudantil, tanto na educação básica, sobretudo para estudantes de escola em tempo integral, quanto para aqueles que já estão na universidade, para que consigam concluir a formação.  A intenção é que, sobretudo os estudantes em condições de vulnerabilidade, tenham acesso a alimentação, transporte, moradia, além de uma bolsa para que possam concluir os estudos.

“A permanência, para os estudantes, é garantir que eles cheguem na universidade e que consigam se manter na universidade. É a luta pelo passe livre [no transporte público], é a construção de restaurantes universitários, que é uma das políticas mais importantes para a permanência dos estudantes. É também garantir que tenham condições de comprar material, de tirar uma xérox”, diz a presidenta da UNE.

Mirella enfatiza que ainda é muito caro se manter na universidade. “Por isso nossa luta pela permanecia é fundamental para que se consiga construir uma universidade do futuro, com os estudantes e povo brasileiro nela, com negros e negras, com indígenas, quilombolas”.

Na pós-graduação, a principal pauta é que os pesquisadores possam contar o tempo em que se dedicam à formação e a produção de conhecimento em mestrados e doutorados como tempo para aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “A previdência é uma demanda de 40 anos da pós-graduação no Brasil. Hoje, um jovem cientista passa dois anos no mestrado e quatro anos no doutorado e esse tempo não é contabilizado para nosso tempo de previdência. Ou seja, são seis anos atrasando a entrada no mercado formal de trabalho. Essa demanda surge para pavimentar um caminho de valorização do jovem pesquisador no Brasil”, diz, o presidente da ANPG, Vinícius Soares.

Dia do estudante

Ao todo, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 47 milhões de estudantes na educação básica, etapa que vai da educação infantil até o ensino médio, e quase 9 milhões no ensino superior. Apenas os estudantes da educação formal – sem contar aquelas pessoas que seguem fazendo cursos e melhorando a formação – representam mais de um quarto de toda a população brasileira.

A data do dia do estudante faz alusão ao 11 de agosto de 1827, quando o imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP), nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais. Também no dia 11 de agosto, em 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, foi fundada a União Nacional dos Estudantes, que nesta sexta-feira, comemora 86 anos.

dia do estudante tornou-se um marco do direito à educação, garantido na Constituição Federal, junto com o direito a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dra. Taíssa garante uniformes escolares em Guajará-Mirim: famílias comemoram

Dra. Taíssa garante uniformes escolares em Guajará-Mirim: famílias comemoram

Com recursos da deputada Dra. Taíssa Sousa, estudantes do Colégio Tiradentes da PM recebem uniformes completos, promovendo inclusão social e alívio financeiro às famílias.
L
Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados para 2026

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados para 2026

Convocados devem entregar documentação para análise socioeconômica entre 9 e 13 de fevereiro, conforme edital.
L
MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

MEC: R$ 267 milhões para educação básica em Rondônia

Ministério da Educação investe em escolas, creches, conectividade e inclusão para fortalecer a educação básica, profissional e superior em Rondônia.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Inteligência artificial: palestra mobiliza educação

Debate sobre inteligência artificial reúne milhares de educadores de Rondônia em formação promovida por MPRO, Safernet, Seduc e Undime para uso responsável da tecnologia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L

Sintonia 360: Com Ezielmo Rodrigues

Confira!
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sábado (07/02): descanso, reflexões e escolhas pessoais

Previsões para sábado, 7 de fevereiro de 2026, indicam desaceleração, cuidado emocional e decisões conscientes.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Ação conjunta da Polícia Militar Ambiental e da Sedam apurava denúncia de extração ilegal de madeira no distrito de Rio Pardo, onde armas e munições foram encontradas.
14
Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Ocorrência registrada na madrugada aponta tentativa de homicídio após desentendimento ligado a dívida por drogas; suspeito fugiu e ainda não foi localizado.
12
Acadêmico afirma que matou professora ao saber que ela voltaria com ex-marido

Acadêmico afirma que matou professora ao saber que ela voltaria com ex-marido

Acadêmico de 25 anos foi preso após atacar professora e escrivã da Polícia Civil dentro da instituição; crime teria sido motivado por ciúmes e decisão da vítima de retomar antigo casamento.
18
Operação do BPTAR apreende grande quantidade de drogas na BR-364

Operação do BPTAR apreende grande quantidade de drogas na BR-364

Ação integrada do BPTAR, Canil do Batalhão de Choque e FTICCO interceptou um caminhão na BR-364, próximo ao acesso para Guajará-Mirim, resultando na prisão de um suspeito e apreensão de drogas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Maior bloco da Amazônia celebra 46 anos e espera centenas de milhares de foliões no centro de Porto Velho no próximo sábado de Carnaval.
L
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
Justiça solta turista argentina acusada de injúria racial

Justiça solta turista argentina acusada de injúria racial

Prisão preventiva foi revogada no Rio após decisão judicial; caso envolve acusações de ofensas racistas contra funcionários de bar em Ipanema.
L
SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

Governo atribui resultado a políticas públicas e parcerias com estados e hospitais; número supera marca histórica registrada no ano anterior.
L
STF: Congresso tem 2 anos para mineração indígena

STF: Congresso tem 2 anos para mineração indígena

Decisão de Flávio Dino reconhece omissão do Congresso e fixa regras para exploração mineral pelos Cinta Larga, com limite territorial e aval federal.
L
BRB apresenta plano ao BC após perdas com Master

BRB apresenta plano ao BC após perdas com Master

Banco de Brasília entrega estratégia de recomposição de capital com venda de ativos, empréstimos e possível apoio do GDF para preservar liquidez e operações.
L
Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Medida prevê R$ 4 bilhões em 2026 para hospitais e instituições que atuam com o SUS, com crédito mais barato e reforço à assistência pública de saúde.
L
Dólar cai a R$ 5,22 e Bolsa sobe com impulso externo

Dólar cai a R$ 5,22 e Bolsa sobe com impulso externo

Mercado financeiro reage a fatores internacionais, dólar recua frente ao real e Ibovespa avança, acompanhando recuperação das bolsas globais.
L
Pôr do Sol Musical movimenta o Complexo Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical movimenta o Complexo Madeira-Mamoré neste fim de semana

A iniciativa busca valorizar artistas locais e incentivar a ocupação cultural do Complexo, oferecendo ao público uma experiência que combina arte, paisagem e convivência às margens do rio Madeira.
L
Produção e venda de veículos caem em janeiro: Anfavea aponta cenário

Produção e venda de veículos caem em janeiro: Anfavea aponta cenário

Dados da Anfavea mostram retração na produção e nas vendas de veículos, enquanto carros eletrificados atingem participação recorde no mercado brasileiro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.