SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

Implementar o novo Enem será desafio do novo governo

Previsão é que novo modelo do exame seja implementado em 2024

Publicado em 

Por – Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil  – Rio de Janeiro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará por mudanças nos próximos anos. O exame terá que ser adequado ao novo ensino médio, que reformou o currículo dessa etapa de ensino. A previsão é que o novo modelo seja aplicado a partir de 2024. A Agência Brasil conversou com especialistas sobre o futuro do maior exame de ingresso no ensino superior do país.

“Nós temos uma mudança tão grande se aproximando e a escola precisa saber, sem sombra de dúvida, exatamente o que vai ser exigido dos seus estudantes. Isso é muito urgente”, diz o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais Chico Soares. “Isso é um tema que tem que ser tratado logo no início da nova gestão. Existem diferentes soluções, mas não temos solução que seja aceita por todos os atores desse debate”.

Valter Campanato/agência Brasil

Soares é ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é também ex-membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde foi um dos relatores da chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o mínimo que deve ser ensinado nas escolas em todas as etapas de ensino.

Em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as principais mudanças que deverão ocorrer no Enem a partir de 2024. O exame passará a ter uma primeira prova voltada para conhecimentos previstos na BNCC e redação e uma segunda, voltada para a formação específica que os estudantes receberão no ensino médio.

As alterações estão previstas em parecer do CNE e foram discutidas também com vários atores, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne os secretários estaduais de Educação, responsáveis pelas escolas públicas onde está matriculada a maior parte dos estudantes do ensino médio.  

Para Soares, esta é uma oportunidade de o país revisar o que é ou não necessário para o aprendizado nas escolas. “O Enem pauta o ensino médio. Se o Enem pautar bem, o nosso estudante vai estudar e aprender coisas que são mais relevantes para a vida dele”, diz.

Novo ensino médio

O novo ensino médio começou a ser aplicado este ano em todo o país. Nos novos currículos escolares, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país e direcionada pela BNCC.

Na outra parte da formação, os próprios estudantes poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. As opções permitem ênfase em áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A oferta de itinerários vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas brasileiras.

No primeiro dia de prova do Enem, a ideia é que as questões sejam interdisciplinares, ou seja, abordem mais de uma área de conhecimento, e o principal foco seja em português e matemática. A prova de inglês também será integrada às demais áreas. Já a segunda etapa do exame será voltada para a formação específica que os estudantes receberão no ensino médio. De acordo com o MEC, na hora da inscrição, os candidatos poderão escolher entre responder questões de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; ou ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.

Próximos passos

Para que isso se torne realidade, segundo a socióloga e professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Maria Helena Guimarães de Castro, algumas medidas do Inep são necessárias e urgentes, como a divulgação das matrizes que guiarão a elaboração das futuras provas. Maria Helena foi secretária executiva do MEC e presidente do CNE. Ela foi a relatora do parecer que propõe as mudanças necessárias para o novo Enem. 

“É muito importante divulgar as matrizes [do novo Enem] que vão seguir outra concepção de prova”, diz. “Para a segunda etapa da prova, o Inep precisará fazer uma publicação, com edital, para montar os itens por áreas que serão avaliadas. Para isso, vai precisar também das matrizes”, acrescenta. As provas do Enem seguem uma série de etapas até ficarem prontas. A organização para um próximo exame começa ainda no ano anterior à aplicação. A reentruturação do Enem demandará ainda mais planejamento.  

Segundo o parecer do CNE, é possível que o Enem passe a contar com questões dissertativas. Atualmente, o Enem é composto apenas por questões objetivas. A única parte subjetiva é a redação. Isso deverá constar nas matrizes elaboradas pelo Inep. 

Outras medidas apontadas como necessárias por Maria Helena são a criação e o fortalecimento do conselho de governança do novo Enem. “Como existe na maior parte dos países, com secretarias estaduais, escolas públicas, particulares, sob coordenação do Inep. Esse comitê deve acompanhar os trabalhos do Inep, dando transparência ao processo”, explica. O conselho chegou a ser formado, mas, segundo Maria Helena, ainda precisa ser de fato consolidado.

As mudanças do Enem foram citadas pelo Inep em coletiva de imprensa na segunda-feira (21), após a aplicação do Enem 2022. “A equipe do Inep hoje, já pensando na aplicação dos exames do futuro, está trabalhando na elaboração das matrizes do Enem de 2024, vinculado à BNCC. Claro que isso será aplicado em 2024, mas ainda este ano queremos publicar o cronograma do Enem 2023, para que as pessoas possam se programar com antecedência”, disse o presidente substituto do Inep, Carlos Moreno.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, a expectativa é que a nova gestão do MEC acate o que já foi definido até aqui em relação ao novo Enem. “O Enem está bem maduro em termos de discussão, sobre a estrutura, sobre qual o modelo da avaliação. Agora, tem que fazer as questões, fazer os testes, tem ainda uma tarefa que é grande”, diz.

O secretário ressalta que o novo ensino médio tem aspectos muito diferentes do adotado nas escolas até hoje. “É uma completa novidade, então o novo Enem precisa estar alinhado a isso, uma vez que é a etapa subsequente, é a porta de entrada para o ensino superior. Não há como cursar o ensino médio querendo ir para o ensino superior sem passar pelo Enem e não dá para o Enem ser uma avaliação que se debruça sobre os conhecimentos que se teve no ensino médio.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Inscrições online ficam abertas de 16 a 20 de fevereiro; vagas são para contratação imediata e cadastro reserva na zona urbana e rural
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

Universidade publica resultado da manifestação de interesse e convoca candidatos para matrículas on-line do primeiro semestre letivo.
L
MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Adriana Vieira da Costa para comentar a Lei nº 6.329/2026, que cria o RECAM em Rondônia.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Delegado Camargo cobra explicações sobre transporte inter-hospitalar em RO

Deputado questiona Governo de Rondônia e SESAU sobre possíveis irregularidades trabalhistas e tributárias no Pregão nº 90197/2024.
L
Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Homem foi detido após cortar o cabelo da companheira durante discussão no bairro Areia Branca.
10
Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Suspeitos foram localizados horas após crime no bairro Castanheiras
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira de adoção oferece cães neste sábado

Feira de adoção oferece cães neste sábado

Evento acontece das 8h às 11h, no Parque da Cidade, com até 10 cães disponíveis para adoção responsável.
L
Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Longa filmado em Rondônia mistura ficção histórica, thriller social e realismo mágico para revisitar o ciclo do garimpo sob o olhar de quatro mulheres.
L

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Prefeitura anuncia sistema binário para reorganizar circulação, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.
L
Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra
L
Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Feriado prolongado exige revisão completa antes de enfrentar rodovias movimentadas
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.