SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Segundo dia de Enem aborda questões cotidianas e pandemia

Prova teve cinco horas de duração.

Publicado em 

Autor – Mariana Tokarnia

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com questões que envolviam interpretação de texto, que abordavam situações cotidianas e atualidades, como a pandemia. Hoje (20), os participantes fizeram as provas de matemática e de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Cada uma das duas provas tem 45 questões, totalizando 90 questões objetivas.


Valter Campanato

A aplicação teve cinco horas de duração, começando às 13h30 e terminando às 18h30, no horário de Brasília. Desde as 15h30, os estudantes puderam deixar os locais de prova, mas sem levar o Caderno de Questões. Somente quem saiu do exame a partir das 18h pode levar o caderno.

Para a estudante Sabrina Laurentino, 17 anos, as provas de hoje estavam mais fáceis que as do primeiro dia. “Achei bem mais fácil, as perguntas estavam bem mais resumidas e os textos menores. Me sai bem melhor que semana passada”, diz. Ela pretende usar o Enem para cursar educação física.

Ela conta que estava muito insegura. “A pandemia prejudicou muito a gente, não só a gente como todo mundo. A gente teve que se virar para aprender tudo e nem tudo a gente conseguiu pegar. Também por morarmos em comunidade. Toda semana tinha operação, então, toda semana era menos um dia de aula e isso prejudicou mais ainda.”

Sabrina diz que não chegou a estudar na escola muito do que foi cobrado no Enem. “Tinha coisas que nunca tinha ouvido falar, foi mais complicado ainda porque não tinha noção como responder, de como fazer ou de como calculava. Mas, só o fato da gente ter ido, de ter feito a prova já é gratificante demais, pelo menos pra mim, porque é muito desafiador.  Muitas vezes faltou incentivo, eu não me sentia preparada em nenhum momento, muitas vezes me achei incapaz de fazer a prova e só de ter feito, ter consigo responder tudo para mim já é suficiente.”

O estudante Arthur Rangel Henriques, 18 anos, fez o Enem pela primeira vez, também na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Assim como Sabrina, ele achou o primeiro dia de prova cansativo, com muitos textos. No primeiro dia, os estudantes fizeram as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. Para ele, a prova deste domingo teve o mesmo grau de dificuldade, mas foi mais rápida de ser resolvida. “A prova estava tranquila, havia bastante questões grandes mas estava tranquila no total. Acho que estava mais rápida mas em questão de dificuldade está no mesmo grau”, diz.

Natália Bertoldo, 21 anos, fez a prova em São Paulo. Ela é estudante de graduação em ciências contábeis na Universidade Federal de São Paulo e fez o Enem este ano para tentar entrar no curso de design. “A prova de matemática não estava tão complicada, em vista que muitas são respondidas se tiver uma boa interpretação. De ciências da natureza já estava mais difícil, na minha opinião, mas pra quem estudou o básico acho que pode dar um bom resultado”, diz. “O primeiro dia foi bem cansativo, por ter que responder a 90 questões e fazer a redação. Além disso, a carga de textos para ler é muito exagerada. Em geral, as questões abrangeram muito dos assuntos que estamos vivenciando, mas também dos conteúdos dados em escolas e cursinhos e que são de muita importância para avaliar o conhecimento, como a prova de humanas, por exemplo”, complementa.

Heloísa Lara, 25 anos, também já está no ensino superior. Ela cursa engenharia na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Este é o oitavo Enem dela. “Não sei se era porque não tinha a pressão de passar dessa vez, mas achei tranquila a prova de matemática, até porque tenho um pouco de base, achei mais fácil. Já a prova de ciências da natureza, achei mais complexa. Achei que aumentou a dificuldade em relação aos anos anteriores”, diz. A estudante, que já cursou enfermagem, pretende agora usar o Enem para realizar o sonho de cursar medicina.

Avaliação de professores

As questões das provas abordaram situações usuais do dia a dia, permitindo que o aluno pudesse relacionar seus conhecimentos e conceitos a essas realidades, de acordo com a assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, que fez a prova neste domingo. “A prova de matemática e ciências da natureza trouxe, assim como aconteceu no último domingo, algumas questões muito atuais, como a pandemia, mas não deixou de lado os assuntos mais recorrentes. Foi uma boa surpresa ver, também, o equilíbrio entre questões que envolvem cálculo e questões interpretativas, porque, quando tem que fazer muitos cálculos, o estudante leva muito mais tempo, o que faz com que ele erre algumas perguntas mais simples, prejudicando sua nota geral”, complementa a coordenadora do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Milena Lima.

Segundo o professor e autor do Colégio e Sistema PH Luís Felipe Abad, a prova deste domingo cobrou temas que tradicionalmente caem no exame. “A prova do segundo dia do Enem teve um nível de dificuldade dentro do esperado, sendo que ciências da natureza foi um pouco mais difícil que matemática. Os temas cobrados foram temas tradicionais. A prova de ciências da natureza foi bastante conteudista, mas temas como botânica e polímeros, que são comuns não apareceram e, em matemática, apareceram muitos itens sobre geometria, plano espacial e muitos deles avaliavam a habilidade de aluno que tem boa visão geométrica”, diz.

Gabarito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará amanhã (21) pela manhã o balanço final do exame, em coletiva de imprensa. 

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 23, online. A data da divulgação dos resultados finais ainda será divulgada.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Correção ao vivo

Pelo oitavo ano consecutivo, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitem a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. Neste domingo, o especial Caiu no Enem comenta os temas apresentados aos candidatos no segundo dia de provas. O programa é ao vivo e entra no ar às 19h30.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

UNIR lança seleção para Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade

A UNIR abriu inscrições para a Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade, com vagas gratuitas e formação presencial no campus de Porto Velho.
L
Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

Inep anula três questões objetivas do segundo dia do Enem 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a anulação de três questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), aplicado no domingo (16).
L
Gabarito do 2º dia do Enem 2025 é divulgado com antecipação pelo Inep

Gabarito do 2º dia do Enem 2025 é divulgado com antecipação pelo Inep

A publicação das respostas ocorreu nesta quarta-feira (19), um dia antes do previsto, após a anulação de três questões que vazaram antes da prova.
L
Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Gabarito do Enem 2025 é antecipado e será divulgado nesta quarta, às 10h

Inep confirmou que gabaritos e cadernos de questões estarão disponíveis no site oficial ainda hoje.
L
Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Jornada de Leitura promove ressocialização no sistema prisional

Ação reforça a leitura como instrumento de ressocialização.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

Trump anuncia medida após conversa com Lula.
L
Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Evento exclusivo para mulheres une coreografia natalina, conexão e diversão.
L

Incêndio atinge a Zona Azul da COP30 em Belém e provoca correria entre delegações

Fogo começou no início da tarde desta quinta (20) e foi controlado rapidamente; organização confirma 13 atendimentos por inalação de fumaça
L
Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
PT questiona saída de Ramagem do país

PT questiona saída de Ramagem do país

Lindbergh aciona STF e Câmara sobre parlamentar condenado.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

Propostas sobre crime organizado geram reação no STF e movimentam a política de Rondônia.
L
Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em represa no bairro Green Park em RO

Jovem morre afogado em represa no bairro Green Park em RO

João S. perdeu a vida na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, após perder as forças e afundar nas águas de uma represa localizada nas proximidades do bairro Green Park, em Ji-Paraná (RO), enquanto tentava atravessá-la a nado com amigos.
18
Homem espancado morre após dois dias internado em RO

Homem espancado morre após dois dias internado em RO

Fabrício Vieira Francelino, 25 anos, não resistiu à gravidade das lesões e faleceu no Hospital Municipal de Ji-Paraná (RO) na quarta-feira, 19 de novembro, após ser brutalmente atacado na segunda-feira, 17, por frequentadores de uma área conhecida como antiga cerâmica do Bairro Primavera.
18
Acidente grave na BR-364 deixa cinco feridos em Rondônia

Acidente grave na BR-364 deixa cinco feridos em Rondônia

Uma colisão de grandes proporções foi registrada na tarde desta segunda-feira, 19 de novembro, na BR-364, próximo ao Posto São Roque, em Pimenta Bueno, ferindo cinco pessoas em um trecho que operava no sistema de “pare e siga”.
16
Grave acidente na BR-364 destrói veículos e causa interdição

Grave acidente na BR-364 destrói veículos e causa interdição

A BR-364, no trecho entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, foi parcialmente interditada na quinta-feira, 20 de novembro, após uma grave colisão envolvendo diversos veículos, deixando o trânsito lento e com longas filas.
16
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto em RO

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto em RO

Acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro, na Avenida 25 de Agosto, em Rolim de Moura, quando a colisão lateral ocorreu durante uma manobra de conversão feita pelo condutor de um automóvel.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP30 retoma negociações após incêndio em pavilhão

COP30 retoma negociações após incêndio em pavilhão

Secretário da COP30 confirma retomada das negociações e isolamento apenas do trecho afetado pelo incêndio na Zona Azul.
L
COP30 pode ser prorrogada após incêndio em estande

COP30 pode ser prorrogada após incêndio em estande

Presidente da COP30 afirma que incêndio na Zona Azul deve alterar cronograma das negociações em Belém.
L
Depay e Yuri Alberto brilham em vitória do Corinthians

Depay e Yuri Alberto brilham em vitória do Corinthians

Timão supera o São Paulo por 3 a 1 no Majestoso em Itaquera.
L
Lula defende liderança industrial na transição energética

Lula defende liderança industrial na transição energética

Presidente vê no Salão do Automóvel impulso à inovação nacional.
L
Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio

Zona Azul da COP30 é reaberta após incêndio

Espaço volta a funcionar após liberação dos bombeiros na COP30.
L
Vinte e um atendidos após incêndio na COP30

Vinte e um atendidos após incêndio na COP30

Ministério da Saúde confirma casos por inalação de fumaça.
L
Ladrões furtam R$ 30 mil em fiação de escola infantil em RO

Ladrões furtam R$ 30 mil em fiação de escola infantil em RO

Ousado ataque de criminosos à escola municipal José Paulo Paes, no bairro Moysés de Freitas, em Vilhena, resultou no furto de mais de R$ 30 mil em fiação elétrica, suspendeu as aulas e deixou a instituição sem energia e água, afetando cerca de 350 crianças.
10
Neto de ex-vice-prefeito de Cabixi morre em acidente no MT

Neto de ex-vice-prefeito de Cabixi morre em acidente no MT

João Lucas Bertoco de Carli, 29 anos, engenheiro agrônomo e ex-morador de Cabixi (RO), faleceu em um acidente de trânsito em uma estrada vicinal de Canabrava do Norte (MT), após colidir sua picape com uma carreta devido à poeira na pista.
18
Mulher furta roupas e frango congelado de vizinha em Rondônia

Mulher furta roupas e frango congelado de vizinha em Rondônia

Adolescente acionou a Polícia Militar após testemunhas afirmarem ter visto uma moradora do bairro Hípica, em Vilhena, usando o conjunto de vestimentas que havia sumido de sua casa junto com um aparelho celular e um frango.
10
Após matar marido com facada no pescoço, mulher grava vídeo e dá conselhos para vítimas de violência

Após matar marido com facada no pescoço, mulher grava vídeo e dá conselhos para vítimas de violência

Mirian C., 45 anos, suspeita de assassinar Gelilton S. em Cuiabá (MT), gravou um vídeo ao deixar a delegacia e pediu que mulheres agredidas tomem providências antes que a violência chegue a um ponto extremo.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.