QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Segundo dia de Enem aborda questões cotidianas e pandemia

Prova teve cinco horas de duração.

Publicado em 

Autor – Mariana Tokarnia

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com questões que envolviam interpretação de texto, que abordavam situações cotidianas e atualidades, como a pandemia. Hoje (20), os participantes fizeram as provas de matemática e de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Cada uma das duas provas tem 45 questões, totalizando 90 questões objetivas.


Valter Campanato

A aplicação teve cinco horas de duração, começando às 13h30 e terminando às 18h30, no horário de Brasília. Desde as 15h30, os estudantes puderam deixar os locais de prova, mas sem levar o Caderno de Questões. Somente quem saiu do exame a partir das 18h pode levar o caderno.

Para a estudante Sabrina Laurentino, 17 anos, as provas de hoje estavam mais fáceis que as do primeiro dia. “Achei bem mais fácil, as perguntas estavam bem mais resumidas e os textos menores. Me sai bem melhor que semana passada”, diz. Ela pretende usar o Enem para cursar educação física.

Ela conta que estava muito insegura. “A pandemia prejudicou muito a gente, não só a gente como todo mundo. A gente teve que se virar para aprender tudo e nem tudo a gente conseguiu pegar. Também por morarmos em comunidade. Toda semana tinha operação, então, toda semana era menos um dia de aula e isso prejudicou mais ainda.”

Sabrina diz que não chegou a estudar na escola muito do que foi cobrado no Enem. “Tinha coisas que nunca tinha ouvido falar, foi mais complicado ainda porque não tinha noção como responder, de como fazer ou de como calculava. Mas, só o fato da gente ter ido, de ter feito a prova já é gratificante demais, pelo menos pra mim, porque é muito desafiador.  Muitas vezes faltou incentivo, eu não me sentia preparada em nenhum momento, muitas vezes me achei incapaz de fazer a prova e só de ter feito, ter consigo responder tudo para mim já é suficiente.”

O estudante Arthur Rangel Henriques, 18 anos, fez o Enem pela primeira vez, também na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Assim como Sabrina, ele achou o primeiro dia de prova cansativo, com muitos textos. No primeiro dia, os estudantes fizeram as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. Para ele, a prova deste domingo teve o mesmo grau de dificuldade, mas foi mais rápida de ser resolvida. “A prova estava tranquila, havia bastante questões grandes mas estava tranquila no total. Acho que estava mais rápida mas em questão de dificuldade está no mesmo grau”, diz.

Natália Bertoldo, 21 anos, fez a prova em São Paulo. Ela é estudante de graduação em ciências contábeis na Universidade Federal de São Paulo e fez o Enem este ano para tentar entrar no curso de design. “A prova de matemática não estava tão complicada, em vista que muitas são respondidas se tiver uma boa interpretação. De ciências da natureza já estava mais difícil, na minha opinião, mas pra quem estudou o básico acho que pode dar um bom resultado”, diz. “O primeiro dia foi bem cansativo, por ter que responder a 90 questões e fazer a redação. Além disso, a carga de textos para ler é muito exagerada. Em geral, as questões abrangeram muito dos assuntos que estamos vivenciando, mas também dos conteúdos dados em escolas e cursinhos e que são de muita importância para avaliar o conhecimento, como a prova de humanas, por exemplo”, complementa.

Heloísa Lara, 25 anos, também já está no ensino superior. Ela cursa engenharia na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Este é o oitavo Enem dela. “Não sei se era porque não tinha a pressão de passar dessa vez, mas achei tranquila a prova de matemática, até porque tenho um pouco de base, achei mais fácil. Já a prova de ciências da natureza, achei mais complexa. Achei que aumentou a dificuldade em relação aos anos anteriores”, diz. A estudante, que já cursou enfermagem, pretende agora usar o Enem para realizar o sonho de cursar medicina.

Avaliação de professores

As questões das provas abordaram situações usuais do dia a dia, permitindo que o aluno pudesse relacionar seus conhecimentos e conceitos a essas realidades, de acordo com a assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, que fez a prova neste domingo. “A prova de matemática e ciências da natureza trouxe, assim como aconteceu no último domingo, algumas questões muito atuais, como a pandemia, mas não deixou de lado os assuntos mais recorrentes. Foi uma boa surpresa ver, também, o equilíbrio entre questões que envolvem cálculo e questões interpretativas, porque, quando tem que fazer muitos cálculos, o estudante leva muito mais tempo, o que faz com que ele erre algumas perguntas mais simples, prejudicando sua nota geral”, complementa a coordenadora do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Milena Lima.

Segundo o professor e autor do Colégio e Sistema PH Luís Felipe Abad, a prova deste domingo cobrou temas que tradicionalmente caem no exame. “A prova do segundo dia do Enem teve um nível de dificuldade dentro do esperado, sendo que ciências da natureza foi um pouco mais difícil que matemática. Os temas cobrados foram temas tradicionais. A prova de ciências da natureza foi bastante conteudista, mas temas como botânica e polímeros, que são comuns não apareceram e, em matemática, apareceram muitos itens sobre geometria, plano espacial e muitos deles avaliavam a habilidade de aluno que tem boa visão geométrica”, diz.

Gabarito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará amanhã (21) pela manhã o balanço final do exame, em coletiva de imprensa. 

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 23, online. A data da divulgação dos resultados finais ainda será divulgada.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Correção ao vivo

Pelo oitavo ano consecutivo, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitem a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. Neste domingo, o especial Caiu no Enem comenta os temas apresentados aos candidatos no segundo dia de provas. O programa é ao vivo e entra no ar às 19h30.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Formação reuniu profissionais de 11 municípios de Rondônia e encerrou o ciclo de capacitações de 2025.
L
Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025

Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025

A lista de pré-selecionados para as vagas remanescentes do Fies no segundo semestre já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme divulgação do Ministério da Educação.
L
Prazo final para as inscrições no vestibular indígena da UnB

Prazo final para as inscrições no vestibular indígena da UnB

O vestibular indígena 2026 da Universidade de Brasília oferece 154 vagas gratuitas em mais de 40 cursos de graduação; prazo termina nesta sexta-feira.
L
Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Com foco em escolas indígenas e regulares, ProAlfa Rondônia realiza agenda formativa em Guajará-Mirim

Programa de Alfabetização do governo de Rondônia promove formações para docentes indígenas e da rede regular, fortalecendo o ensino nos anos iniciais.
L
Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Semana do Técnico Agrícola intensifica inscrições de cursos voltados para o agro

Inscrições seguem abertas até 10 de novembro para formações técnicas de nível médio ofertadas pelo governo de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Para ter boa saúde, nada como ter um médico em casa

Coluna do Simpi: Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

O advogado Piraci Oliveira analisa o cenário tributário e jurídico de fim de ano, destacando pautas decisivas que impactam microempreendedores e pequenas empresas, como a tributação de dividendos, a reforma tributária e o reajuste do Simples Nacional.
L

NOTA OFICIAL: Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

O Tribunal de Justiça de Rondônia suspendeu a decisão que restabelecia o contrato anterior com a EcoRondônia, mantendo o Consórcio Eco PVH responsável pela coleta de lixo em Porto Velho até decisão final.
L

Barranco Alto: Américo Casara, o navegador

A obra Barranco Alto retrata a inspiradora saga de Américo Casara, o navegador ítalo-brasileiro que uniu ciência, arte e coragem, deixando um legado histórico e cultural nas margens do rio Guaporé.
L

Agenda News: Entrevista com a professora Teila Paula de Avelar sobre contação de histórias

A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo uma excelente oportunidade para introduzir os pequenos ao mundo da literatura de forma divertida e afetiva.
L
Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Os deputados aprovaram dois projetos de lei que concedem aumento salarial de 8% de 2026 a 2028 e reformulam o Adicional de Qualificação (AQ).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Reunião na Assembleia Legislativa de Rondônia abordou o desenvolvimento sustentável da pesca e a necessidade de integração entre órgãos e entidades.
L
Deputado Alex Redano destaca a importância da AMA-RO e reforça apoio à causa autista em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca a importância da AMA-RO e reforça apoio à causa autista em Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, enaltece os 25 anos de atuação da AMA-RO e reafirma o compromisso com políticas públicas voltadas às pessoas com autismo.
L
Mutirão de emissão de RG para produtores rurais de Ji-Paraná é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão de emissão de RG para produtores rurais de Ji-Paraná é solicitado por Cláudia de Jesus

Deputada estadual Cláudia de Jesus solicita ao Governo de Rondônia a realização de mutirão para facilitar o acesso à documentação básica de produtores rurais.
L
Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Serviço solicitado pela deputada Dra. Taíssa Sousa ao DER garante melhorias na principal rota de escoamento da produção agrícola entre Nova Mamoré e Buritis.
L
Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Projeto contempla Rondônia e mais dez estados, definindo prazos e critérios claros para dar segurança jurídica aos produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende “Vitinho do CV” com pés de maconha e dinheiro argentino em boca de fumo

BPTAR prende “Vitinho do CV” com pés de maconha e dinheiro argentino em boca de fumo

Ao perceber a chegada da guarnição, o suspeito ainda tentou fugir correndo, mas foi alcançado e detido.
10
Homem com passagens por tráfico e roubo é detido após passar trote para o 190

Homem com passagens por tráfico e roubo é detido após passar trote para o 190

Suspeito de 31 anos ligou para a Polícia Militar afirmando ser vítima de assalto.
10
Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

A Operação Occulta Originis foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular um esquema que movimentou mais de R$ 60 milhões provenientes da exploração ilegal de madeira.
10
Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

O acidente entre uma caminhonete RAM e uma motocicleta Honda Twister 250 ocorreu no cruzamento das avenidas Alexandre Guimarães e Uruguai. A vítima sofreu fratura na perna.
14
Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

A Operação Freedom, realizada nesta terça-feira, prendeu 35 suspeitos de envolvimento com o crime organizado na Bahia, incluindo um casal apontado como líder financeiro e armado da facção.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Equiparação de facções a terrorismo expõe Brasil à pressão dos EUA

Equiparação de facções a terrorismo expõe Brasil à pressão dos EUA

Especialistas alertam que equiparar facções criminosas a terrorismo, conforme proposto no PL 1.283/2025, pode abrir caminho para a intervenção dos EUA na América Latina, onde o objetivo é o lucro, não a política.
L
Final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras será dia 29

Final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras será dia 29

A Conmebol anunciou que a decisão da Copa Libertadores será disputada em Lima, no Peru, no dia 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília).
L
União Europeia admite novos membros até 2030 como meta realista

União Europeia admite novos membros até 2030 como meta realista

A Comissão Europeia elogiou o avanço nas reformas de Albânia, Ucrânia, Moldávia e Montenegro e considera que a adesão à União Europeia pode ocorrer em cinco anos.
L
Gasto com polícia é 5 mil vezes maior do que em ex-presidiários

Gasto com polícia é 5 mil vezes maior do que em ex-presidiários

O gasto com polícia nos estados analisados é R$ 4.877 vezes superior ao valor destinado para políticas exclusivas para pessoas egressas do sistema prisional, segundo o centro de pesquisa Justa.
L

A sombra da Faveleira – por Marquelino Santana

Entre metáforas intensas e simbologias da natureza, o texto revela a eterna disputa entre o bem e o mal, mostrando o homem como explorador e vítima de sua própria arrogância diante da terra e da vida.
L

Arquétipos da comunicação – II

Pierre Lévy, filósofo francês e pioneiro da cibercultura, analisa os impactos da hiperdigitalização e da economia da informação, destacando o papel coletivo da internet na construção da memória e da inteligência humana.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Obra de mais de R$ 3 milhões está em execução e fortalece o atendimento à população do município.
L
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

A capital federal será transferida simbolicamente para Belém durante a realização da COP30, entre 11 e 21 de novembro, para reforçar a relevância da Amazônia na agenda climática.
L
Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Sofisticação, potência e confiança em cada detalhe.
L
Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Ex-treinadores manifestaram-se contra a presença de técnicos de fora do país no Brasil, causando constrangimento durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, que homenageava o italiano.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.