QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep

Cursos presenciais de licenciatura tiveram queda de 12,8%

Publicado em 

Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep - News Rondônia

Autor – Andreia Verdélio

Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Se, em 2011, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 18,4% do total, em 2021 esse percentual chegou a 62,8%.Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep - News RondôniaEnsino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep - News Rondônia

Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep - News Rondônia

Foto – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os dados, que refletem a expansão do ensino a distância no Brasil, fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o Inep, que coordena o levantamento dos dados, de 2020 a 2021, o aumento de estudantes nos cursos superiores foi ocasionado, exclusivamente, pela oferta de EaD na rede privada. Nesse período, a modalidade teve um acréscimo de 23,3% (24,2% em instituições privadas), enquanto o ingresso em graduações presenciais caiu 16,5%. Na rede privada, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos.

“O comparativo confirma a tendência de crescimento do ensino a distância ao longo do tempo. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em EaD ultrapassou o de estudantes que iniciaram a graduação presencial, no caso das instituições privadas”, explicou o Inep.

Crescimento

O diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Vandir Cassiano, disse que de 2017 para cá esse crescimento foi mais expressivo e, diante do cenário da pandemia da covid-19, os números da EaD alavancaram.

“Em 2020, 2021 e, agora, 2022, temos um crescimento absurdo, é algo já sedimentado, é um caminho sem volta”, disse, alertando para a necessidade de avaliação da qualidade desse ensino.

“Estamos vendo isso [qualidade] com muito cuidado, porque temos instituições que anunciam curso de EaD no valor de R$ 59,90, uma mensalidade muito baixa. Até que ponto esse curso oferece uma formação adequada para o mercado de trabalho e que venha a fazer parte do contexto social e econômico do país? A secretaria está com um trabalho de verificação desses polos de EaD, para fazer o tratamento desses polos autorizados”, explicou.

O censo de 2021 registrou 2.574 instituições de educação superior. Dessas, 2.261 (87,68%) eram privadas e 313 (12,2%), públicas. Nesse contexto, a rede privada ofertou 96,4% das vagas. Já a rede pública foi responsável por 3,6% das ofertas.

O número de matrículas também seguiu a tendência de crescimento dos últimos anos e chegou a 8.987.120. As instituições privadas concentraram 76,9% dos matriculados e as públicas registraram 23,1%. Entre 2011 e 2021, o percentual de estudantes matriculados na educação superior aumentou 32,8%, o que corresponde a uma média de 2,9% ao ano.

Segundo o Inep, na relação entre matrícula e modalidade de ensino, a expansão da EaD ficou, mais uma vez, evidenciada. Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados em cursos a distância. O número representa 41,4% do total. Na série histórica destacada pela pesquisa (2011 a 2021), o percentual de matriculados em EaD aumentou 274,3%, enquanto, nos presenciais, houve queda de 8,3%.

Licenciatura

Um olhar na relação de ingressos em cursos de graduação a distância e presenciais, nos cursos de licenciatura houve uma queda de 12,8% de 2020 a 2021 na modalidade presencial. Dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura, 61% frequentam curso à distância. Em relação ao número de ingressantes, 77% dos estudantes em licenciatura optaram por cursos EaD.

O presidente do Inep, Carlos Moreno, disse que os resultados do censo apontam, de forma concreta, para qual direção caminha a educação superior brasileira e demandam reflexões sobre modelos e políticas educacionais.

“O futuro professor, que vai atuar na educação básica no Brasil, ele vai ter passado por uma formação à distância. Então, esse é um ponto muito importante para que se analise a adequação dessa estratégia [de avanço dessa modalidade de ensino]”, alertou.

Na avaliação de Moreno, no caso da formação de docentes, a modalidade a distância pode ser muito eficiente quando o profissional já teve a formação inicial e adquiriu experiência na prática pedagógica. Para ele, entretanto, há aspectos positivos na expansão da EaD, como o aumento no número de alunos em cursos de graduação e a possibilidade de educação superior ser cursada em todo o território nacional “desde que seja de qualidade”.

De 2020 a 2021, houve uma redução de 4 pontos percentuais na demanda por cursos de formação de professores, de 19% para 15% das vagas. Dos 3.922.897 estudantes que ingressaram no ensino superior em 2021, 55% preferiram bacharelado, 30% cursos tecnológicos e 15% licenciatura. Na rede federal de ensino, a média é maior, 26% dos estudantes frequentam cursos de licenciatura.

Das 1.648.328 matrículas nos cursos de licenciatura em 2021, 35,6% foram registradas em instituições públicas e 64,4%, em privadas. Mais de 80% dos estudantes de licenciatura de instituições públicas frequentam cursos presenciais. Na rede privada, prevalece os cursos a distância, com quase 85% dos alunos.

Dentre os cursos de licenciatura, prevalece o curso de Pedagogia com quase a metade dos alunos matriculados (47,8%) ou quase 800 mil alunos.

Professores

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, estudo recente aponta para uma falta de professores para atuar na educação básica a partir de 2040. “Vamos estabelecer novas metas para o Plano Nacional de Educação, as atuais se encerram em 2024, temos uma Conferência Nacional de Educação em andamento, que vai dar subsídio para isso. Os dados do censo, então, são de uma riqueza tremenda, é a nossa base científica governamental, do Estado brasileiro, para tomada de decisão futura”, disse.

O objetivo do Censo da Educação Superior é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para curso de Assistente de Vendas em Extrema seguem abertas até 7 de setembro

Inscrições para curso de Assistente de Vendas em Extrema seguem abertas até 7 de setembro

Idep oferta curso profissionalizante de Assistente de Vendas em Extrema. Aulas começam em 8 de setembro e seguem até novembro.
L
Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Edital foi publicado para credenciar docentes que vão atuar na criação e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BC-BNI), visando o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
L
Alunos pré-selecionados do Prouni têm prazo final para comprovar dados

Alunos pré-selecionados do Prouni têm prazo final para comprovar dados

Candidatos da lista de espera para o segundo semestre de 2025 devem entregar a documentação à faculdade privada até esta sexta-feira.
L
Festival Estudantil Rondoniense de Artes celebra 10 anos valorizando talentos dos estudantes

Festival Estudantil Rondoniense de Artes celebra 10 anos valorizando talentos dos estudantes

Governo de Rondônia realiza apresentações e oficinas culturais, promovendo diversidade e formação artística de estudantes rondonienses
L

Inscrições para cursos profissionalizantes em gestão estão abertas até 8 de setembro em Rondônia

Formação online do Idep busca ampliar oportunidades de emprego e qualificação em gestão para os 52 municípios rondonienses.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Unidade passa a realizar procedimentos eletivos e fortalece a rede estadual de saúde.
L
Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Com disputas emocionantes, eventos personalizados e karts potentes, o espaço se firma como referência em diversão e velocidade na capital.
L
Agenda News: Depile-se oferece experiência completa de bem-estar com massagem relaxante e drenagem facial para renovar corpo, mente e autoestima

Agenda News: Depile-se oferece experiência completa de bem-estar com massagem relaxante e drenagem facial para renovar corpo, mente e autoestima

Tratamento une técnicas terapêuticas e estéticas para aliviar o estresse, revitalizar a pele e proporcionar uma pausa restauradora na rotina.
L
Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Com pratos premiados e tradição regional, sorteio semanal leva internautas a viverem uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Proposta da MP 1300/25 isenta famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz em casos de baixo consumo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

Durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho, a PRF apreendeu cerca de 6 kg de entorpecentes. Adolescente de 16 anos estava entre os ocupantes.
10
PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

Operação Desafio cumpriu mandados de busca e prisão preventiva. Esquema teria causado prejuízo de até R$ 7,7 milhões ao erário.
12
Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista teria tentado empinar o veículo (grau), quando perdeu o controle da direção, bateu em uma lixeira e depois em um carro estacionado.
16
Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Prisões ocorreram em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Entre os alvos, comércios e residências.
10
Motorista é preso transportando drogas em carro na BR-364 em Porto Velho

Motorista é preso transportando drogas em carro na BR-364 em Porto Velho

Durante o patrulhamento, o veículo suspeito foi localizado e o motorista abordado. Na revista foram encontrados dois tijolos de maconha e vários objetos de procedência duvidosa que o indivíduo não soube explicar a origem.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sema apresenta livro Mapinguari para alunos da rede pública municipal em Porto Velho

Sema apresenta livro Mapinguari para alunos da rede pública municipal em Porto Velho

Obra do professor Rodrigo Pedro Casteleira será distribuída em escolas da capital e integra ações de educação ambiental da Prefeitura.
L
Prefeitura alerta motoristas sobre rotas alternativas e sinalização na Semana da Pátria em Porto Velho

Prefeitura alerta motoristas sobre rotas alternativas e sinalização na Semana da Pátria em Porto Velho

Interdições de vias e reforço da sinalização foram anunciados pela Prefeitura de Porto Velho para garantir segurança durante o desfile de 7 de setembro.
L
População aprova semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré em Porto Velho

População aprova semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré em Porto Velho

Instalação de semáforo pela Prefeitura de Porto Velho visa melhorar a mobilidade urbana e reduzir acidentes no cruzamento da Calama com Lauro Sodré.
L
Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em Rondônia e promove programação de conscientização

Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em Rondônia e promove programação de conscientização

Campanha Setembro Verde destaca a doação de órgãos como gesto de solidariedade. Programação em Rondônia inclui palestras e ações educativas.
L
Rondônia lidera competitividade na Região Norte e alcança 13ª posição no ranking nacional, aponta CLP

Rondônia lidera competitividade na Região Norte e alcança 13ª posição no ranking nacional, aponta CLP

Ranking de Competitividade dos Estados 2025 destaca Rondônia como líder regional. Governo atribui avanço a políticas públicas e investimentos.
L
Jorge Fernando de Azevedo Couceiro

Nota de Pesar: Jorge Fernando de Azevedo Couceiro

A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão.
L
Inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho terminam nesta sexta-feira

Interessados devem comparecer à Vila Olímpica Chiquilito Erse, das 9h às 13h, com documentação completa.
L

Laboratório de simulação realística evidencia alta tecnologia aplicada na saúde pública de Rondônia

Espaço do Iespro permite treinamento seguro de profissionais com uso de simuladores de alta fidelidade.
L

Governo de RO contrata agentes temporários para reforçar combate a incêndios florestais na estiagem de 2025

Capacitação de brigadistas civis e contratação emergencial fortalecem a Operação Verde Rondônia.
L
Prefeitura avança com obras de drenagem em vários bairros de Porto Velho

Prefeitura avança com obras de drenagem em vários bairros de Porto Velho

Intervenções da Seinfra incluem avenida Rio de Janeiro, rua Sucupira e Nova Esperança.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.