SÁBADO, 08/11/2025

Em destaque

Música é grande aliada nas aulas; saiba como

“Estaria perdido por aí”, conta jovem que teve a vida transformada pela aula de música

Publicado em 

O contato com a música desde a infância transformou a vida do jovem morador de Diadema (SP) Júlio César, 18 anos, que acredita que sem esse investimento seria uma pessoa “perdida por aí”, como ele mesmo diz. “Te garanto que sem a música eu não seria algo muito bom porque, hoje em dia, dentro das comunidades de Diadema, sabemos que a coisa é bem feia. Se eu não tivesse conhecido a percussão ainda na infância, tenho certeza que estaria perdido por aí”.

Ele é uma das pessoas impactadas positivamente pela Rede Cultural Beija-Flor, uma Organização Não-Governamental que atua há 28 anos atendendo crianças e jovens, com idade entre 6 e 24 anos, em situação de risco ou vulnerabilidade social em Diadema e região. Atualmente, trabalhando como educador social na mesma instituição, ele procura usar sua trajetória de como a música pode cumprir um papel importante na vida das pessoas. Na dele, os benefícios foram muitos: perdeu a timidez – antes era uma pessoa introvertida –, e contribuiu para maior foco nas aulas, rendendo um melhor desempenho na escola.

Na verdade, brinca ele, o amor pela percussão falava mais alto e, para entender melhor as partituras ele tinha que dominar alguns conceitos de matemática. “Eu tinha que usar conhecimentos que eu aprendia na escola. Então, como eu era apaixonado pela percussão, automaticamente eu me esforcei na escola para conseguir ter destaque na percussão e que, por outro lado, me fazia ter destaque na escola também”, lembra. Ajudando outras crianças como educador social, ele espera não só repassar os conhecimentos que tem, como também ser um exemplo de vida.

Para Ivone Silva, diretora da ONG Rede Cultural Beija-Flor, como na vida de Júlio, a música é um importante instrumento para incentivar a participação e, por isso, é uma grande aliada durante as aulas que a ONG disponibiliza. "A música auxilia os jovens a se conhecerem e a se comunicarem melhor. A arte da musicalidade torna tudo mais prazeroso e sensível, fazendo com que os jovens se expressem melhor e se tornem adultos empáticos e conscientes", explica. 

Música também contribui na educação

Já é comprovado cientificamente que a música auxilia no estímulo de memória e no tratamento de doenças psiquiátricas ligadas ao aprendizado. O uso desse recurso também contribui diretamente na sensibilização das crianças, para que se tornem adultos mais humanizados e encontrem esforços e dedicação em meios distintos. 

O médico psiquiatra Alexandre Valverde explica que a música possui capacidade de fazer com que as pessoas absorvam conhecimento, seja através de canções próprias para o ensino, onde as letras contêm conteúdos disciplinares ou não. "A relação da educação com a música é conhecida desde a antiguidade e torna-se extremamente prazerosa para o conhecimento. Ela facilita a recuperação da memória e, por isso, muitos professores desenvolvem músicas dos temas abordados na escola", explica, acrescentando que as melodias também auxiliam na evolução de pessoas que possuem Autismo, Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e diversos outros transtornos.

Assim como outras linguagens artísticas que são ensinadas em sala de aula, a música deveria fazer parte obrigatória na educação básica, defende Fernando Gabriel músico, CEO e cofundador da empresa musitech STRM. Para ele, além de todo potencial de complementaridade de desenvolvimento, a música também ajuda no autoconhecimento, na postura e comunicação, sendo não só indispensável na educação infantil, mas na formação de adultos também. "Todos esses atributos do dia a dia, que são extremamente importantes para o desenvolvimento e sucesso em uma carreira, seja ela qual for, podem ser desenvolvidos com a ajuda da música", defende. 

Pesquisas nessa área mostram ainda que quando uma pessoa escuta música essa atividade desregula em seu organismo os genes associados à neurodegeneração, remetendo a música a uma função neuroprotetiva. "É cientificamente comprovado que a arte e a música estimulam uma área do cérebro, que as disciplinas convencionais, tradicionais das escolas não desenvolvem. A música mexe com a área mais emocional e criativa do desenvolvimento do cérebro", complementa Fernando. 

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudantes e docentes do IFRO vivem duas semanas transformadoras de intercâmbio na Costa Rica

Estudantes e docentes do IFRO vivem duas semanas transformadoras de intercâmbio na Costa Rica

Programa de Mobilidade STEM Internacional 2025 promoveu aprendizado acadêmico, cultural e pessoal para alunos e professoras da Rede Federal.
L
IFRO publica minutas dos editais do Processo Seletivo Unificado 2026/1

IFRO publica minutas dos editais do Processo Seletivo Unificado 2026/1

Versões preliminares das regras para ingresso nos cursos técnicos e superiores já estão disponíveis no Portal de Seleção.
L
Feira de Estágio, Empregos e Oportunidades acontece paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Calama

Feira de Estágio, Empregos e Oportunidades acontece paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Calama

Evento do IFRO incentiva a inserção dos estudantes no mercado de trabalho com oficinas e encaminhamentos profissionais.
L
Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Evento do IFRO promove debates, oficinas e lançamentos de livros sobre o tema “Planeta Água”, incentivando a pesquisa e a consciência ambiental.
L
IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

Evento reúne pesquisadores e estudantes para debater formação de leitores e integração entre ensino, pesquisa e extensão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Dr. Amado Ahamad Rahhal

Cidadão honorífico de Porto Velho e homenageado com a Comenda Marechal Rondon, o Dr. Amado compartilha sua trajetória marcada pela dedicação e pela busca constante de melhorias no atendimento à população.
L

Povoado Nerd: entrevista com Carla Letícia, presidente da Liga de MC’s de Rondônia

Na entrevista, ela compartilha sua trajetória no hip-hop, os desafios de promover batalhas de rima no estado e o papel da cultura de rua na formação de jovens talentos.
L

Rondônia conquista o 2º lugar no Coffee of the Year Brasil 2025

A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião – Café Sauá, em Seringueiras, garantiu a segunda colocação no concurso nacional e reafirmou o protagonismo do café rondoniense entre os melhores do país.
L

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Reunião entre o vereador Dr. Gilber e o secretário Giovani Marinni alinhou medidas conjuntas para intensificar a limpeza urbana em Porto Velho e melhorar a infraestrutura nos bairros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) espera concluir a análise e autorizar o registro da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan ainda na primeira quinzena de novembro, possivelmente já no final da próxima semana. A aprovação é tratada como um processo prioritário pela agência.
L
"Balanço é muito positivo", diz embaixador sobre Fundo para florestas

“Balanço é muito positivo”, diz embaixador sobre Fundo para florestas

O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) já conta com um aporte inicial de US$ 5,5 bilhões e apoio de 55 países, segundo o embaixador Maurício Lyrio. A Alemanha confirmou que fará uma “contribuição considerável”, após reunião bilateral com o presidente Lula em Belém.
L
Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A programação gratuita, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), promete diversão para todas as idades e uma experiência especial para toda a população de Porto Velho.
L
Literatura amazônica: "Jornada Literária de Nina Macaca" leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto percorre Rondônia promovendo inclusão, imaginação e o prazer de ler entre crianças da rede pública
L
Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Intercâmbio técnico promovido pela Conab, Sader e FAO reforça cooperação bilateral e troca de experiências em gestão de mercados e agricultura familiar.
L

Sicredi reforça presença na SIC e amplia apoio ao produtor rural

O Sicredi reforça sua presença na Semana Internacional do Café com um estande ampliado e foco no atendimento humanizado, oferecendo crédito e apoio aos produtores rurais de todo o Brasil.
L
Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Palestra voltada a colaboradores destacou prevenção, diagnóstico precoce e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
L
Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

O novo cashback de impostos, criado pela reforma tributária, deve elevar a renda das famílias mais pobres em 10% em média, mas o benefício será maior nas regiões Sudeste (11%), Centro-Oeste e Sul, devido ao maior nível de consumo e menor informalidade, segundo pesquisa da FGV.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS,

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00027.003/2025-SUL
L
Igualar facções ao terrorismo pode "matar" investigações, diz relator da CPI

Igualar facções ao terrorismo pode “matar” investigações, diz relator da CPI

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, argumenta que a equiparação “simples” das facções criminosas ao terrorismo, sem cuidados técnicos, pode prejudicar os inquéritos em curso ao forçar a migração de processos da Justiça estadual para a federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.