SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

Crianças que mais precisam de creches ainda tem pouco acesso

É o que mostra estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Publicado em 

Crianças que mais precisam de creches ainda tem pouco acesso - News Rondônia

No Brasil, crianças que mais precisam de creche ainda têm pouco acesso ao serviço. É o que mostra estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV). Entre as famílias mais pobres, por exemplo, apenas 24,4% das crianças de até 3 anos de idade frequentam creches no país, ou seja, uma a cada quatro.

O estudo tem como base o chamado Índice de Necessidade de Creche (INC), desenvolvido com o objetivo de melhor orientar as políticas públicas e mapear as necessidades de atendimento das crianças em creches no país. Segundo o indicador, a porcentagem de crianças que precisam ser atendidas cresce ano a ano. Em 2018, 40,6% das crianças de até 3 anos estavam em grupos vulneráveis que mais precisavam das vagas. Em 2019, a porcentagem passou para 42,4%. Para 2020, a projeção é que o índice chegue a 42,6%.

Crianças que mais precisam de creches ainda tem pouco acesso - News Rondônia

Rovena Rosa/Agencia Brasil

Isso significa que, das 11,8 milhões de crianças brasileiras com até 3 anos de idade, quase 5 milhões precisam de atendimento em creche. Fazem parte do grupo as crianças em situação de pobreza, que, até 2019, representavam 17,3% do total de crianças no Brasil; as de famílias monoparentais, criadas apenas pela mãe, pelo pai ou outro responsável (3,5%); e as crianças cujos cuidadores principais precisam contar com as creches para poder trabalhar (21,7%).

Mesmo estando entre as que mais precisam de atendimento, 75,6% das crianças mais pobres estão fora das creches. Entre aqueles de famílias monoparentais, 55% não estão matriculadas e, no grupo de mães ou cuidadores economicamente ativos, 18,3% estão fora da escola.

Índice de Necessidade de Creche

As informações fazem parte do estudo Índice de Necessidade de Creche 2018-2020 e Estimativas de Frequência: Insumos para a Focalização de Políticas Públicas, realizado pela fundação. Os cálculos são baseados nos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2019. O índice de cada um dos municípios brasileiros está disponível para consulta na Plataforma Primeira Infância Primeiro.

“A gente acredita que, ao trazer luz para os dados, conseguimos trazer caminhos mais eficientes para o enfrentamento da desigualdade e a quebra do ciclo da pobreza”, diz a CEO da FMCSV, Mariana Luz. Ela ressalta que a primeira infância, que vai até os 6 anos de idade, é uma etapa de muita potência e de desenvolvimento, que pode impactar em toda a vida do ser humano.

Por isso, segundo Mariana, é fundamental que sobretudo as crianças em situação de vulnerabilidade tenham acesso a creches de qualidade. “Ter um ambiente formal da educação básica de estímulos, de interações, de aprendizagem, de leitura, ter um currículo preparado para que tenha brincadeiras ancoradas com a intencionalidade pedagógica que fomenta todo o processo de aprendizagem, é falar, de fato, de dar oportunidade a essa criança de sair do ciclo de pobreza”, diz.

Mercado de trabalho

As creches significam também ter um local seguro onde deixar as crianças, o que possibilita que mães, pais e responsáveis possam trabalhar. “O trabalho da creche é atuar como parceira para que a gente possa ter autonomia para trabalhar, para conseguir fazer as nossas atividades”, diz a diretora do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Rosa do Cerrado, em Taguatinga, no Distrito Federal, Kedma Silva Nunes. Ela é mãe solo da Rebeca, 15 anos, da Raquel, 14 anos, da Ruth, 9 anos e da Rafaela, 2 anos. Todas passaram pela creche e Rafaela ainda está matriculada.

A diretora faz parte do grupo de famílias que precisa da creche para poder trabalhar. “Eu não tinha como custear a rotina da minha filha fora do trabalho, teria que parar de trabalhar ou ficar em casa com minha filha”, conta.

Na escola onde trabalha, Kedma vê outras mães que estão na mesma situação. “A creche tem esse papel de fortalecimento de vínculo para famílias em vulnerabilidade, porque a creche vem com esse papel de empoderamento da mulher. Se eu tenho onde deixar meu filho, eu consigo sair para trabalhar, para prover o lar e não depender [de outras pessoas]. Às vezes, atuava com famílias em que só o homem trabalhava. Com a mulher tendo onde deixar a criança, ela consegue sair e ter um emprego”.

Impacto da pandemia

A pandemia teve impacto na educação, sobretudo no ensino infantil, etapa em que a educação remota muitas vezes não é possível. Muitas famílias acabaram cancelando as matrículas das crianças nas creches particulares.

O Censo Escolar 2021, divulgado neste ano, mostrou que mais de 650 mil crianças saíram da escola entre 2019 e 2021. Neste período, o número de crianças matriculadas em creches passou de 3,7 milhões em 2019 para 3,4 milhões em 2021.

As creches públicas no Brasil são geridas principalmente pelos municípios. Segundo o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, os gestores terão que lidar com uma demanda reprimida na pandemia.

“Temos um aumento da demanda muito forte. São as crianças que estavam em casa com as famílias durante a pandemia e estão voltando, tem o público oriundo da rede privada, alunos que estavam na rede privada e que, em função de toda a crise econômica, estão sendo obrigados a retornar à rede pública. Isso está gerando um aumento bastante grande. E existem aqueles que acabaram ficando fora e que precisam ser objeto de busca ativa, sobretudo aquele de famílias muito vulneráveis”, diz.

Faltam vagas

No Brasil, a creche não é uma etapa obrigatória. A educação é obrigatória apenas a partir dos 4 anos de idade. Antes disso, cabe às famílias decidir pela matrícula. O estado deve, no entanto, garantir que haja vagas para todos aqueles que desejarem. O que acontece, na prática, é a falta de vagas e longas filas para garantir um lugar nas creches públicas.

O Brasil deve, por lei, atender a pelo menos 50% das crianças de até 3 anos de idade em creches até 2024. A meta está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014. Segundo os últimos dados disponíveis, de 2019, 37% das crianças nesta faixa etária estavam matriculadas.

De acordo com Garcia, para que a meta do PNE seja cumprida, será necessário um engajamento nacional, que seja retomada “a política de construção de unidades escolares e que haja incentivo para que estados e municípios possam, em parceria, organizar e gerar essas novas vagas”.

Para que a população mais vulnerável seja incluída, segundo Garcia, é fundamental garantir que a creche esteja localizada próxima à residência da família. “Isso só é possível se garantirmos a instalação de unidades de educação infantil em diversos pontos das cidades, atendendo à demanda e evitando o deslocamento ou a privação do direito da criança à creche. Uma questão importante é reativar com mais intensidade programa de construção de unidades escolares abarcando as regiões de forma prioritária”.

O último relatório de monitoramento do PNE, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que, para cumprir a meta, ainda é preciso incluir cerca de 1,5 milhão de crianças em creches e que grande parte delas é oriunda "de famílias de baixa renda, onde se concentra o maior contingente de crianças não atendidas”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Prova Nacional Docente (PND) inicia inscrições para 1ª edição; especialista Natália Fregonesi avalia potencial e desafios
L
Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda (14)

Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda (14)

Fies 2025.2 oferece 44 mil vagas para financiamento estudantil e prioriza inclusão educacional
L
Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Com obra 99% concluída, reforma da Escola Boa Esperança amplia estrutura, garante ambiente acolhedor e fortalece parceria entre governo e município.
L
MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, o plano de estender o programa Pé-de-Meia a todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Saiba o que os astros reservam para esta segunda-feira (14/7) no horóscopo 2025. Descubra as tendências para amor, saúde, carreira e finanças.
L

RondônCAP realizou sorteio Especial Bateu na Trave com um total de 185 ganhadores

O sorteio do RondônCAP Especial Bateu na Trave aconteceu neste domingo, 13 de julho, e o público já pode se preparar para a próxima edição que vai sortear 5 motos HONDA juntinhas ou o valor líquido de 60 mil e mais 43 prêmios em dinheiro e o Título por apenas 5 reais.
L

O legado das quatro argolas avança com o novo Audi A5 Sedan

Modelo chega por R$ 379.990,00 com visual renovado, cockpit digital e itens de série voltados à condução
L
Fotos: Pexels

Transplantes em pets exigem compatibilidade e acompanhamento contínuo

Avanço de procedimentos em cães e gatos ainda depende de pesquisas e estrutura especializada
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Senador Jaime Bagattoli leva maquinário e capacitação a pequenos produtores rurais de Rondônia por meio do projeto Força do Campo.
L
Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Projeto de Lei 3276/2025, apresentado por Fernando Máximo, prevê uso gratuito da tirzepatida com acompanhamento multiprofissional pelo SUS.
L
Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso vira alvo de nova polêmica após Jorge Seif acusar fraude bilionária que triplicou número de pescadores e favorece crime organizado.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador entrega R$ 400 mil para inclusão e educação de deficientes visuais em Rondônia

Emenda de Jaime Bagattoli fortalece a Asdevron, referência em inclusão e apoio a pessoas com deficiência visual em Porto Velho.
L

Cássio Gois fortalece o Cernic com recursos que ampliam atendimentos e garantem mais saúde em Cacoal

Deputado investe quase R$ 200 mil na instituição, com destaque para melhorias na área odontológica infantil.
L
Publicidade

POLÍCIA

Fabiano, da Dupla César Menotti & Fabiano, sofre acidente e capota carro

Fabiano, da Dupla César Menotti & Fabiano, sofre acidente e capota carro

Cantor sertanejo relata tentativa de desviar de veículo na BR-040; ele está bem e mantém agenda de shows
16
Acidente com Ambulância do Samu deixa acompanhante ferida em Porto Velho

Acidente com Ambulância do Samu deixa acompanhante ferida em Porto Velho

Colisão entre viatura do Samu e carro particular é registrada na zona sul da capital rondoniense
10
Foragido tenta enganar a Polícia, mas é preso em Porto Velho

Foragido tenta enganar a Polícia, mas é preso em Porto Velho

Alecsando P. C., vulgo “Galo Cego”, é detido com mandado de prisão por furto em construção abandonada
12

ATUALIZADA: Jovem de 19 anos é baleado por dupla em motocicleta no bairro JK, zona leste de Porto Velho

Abraão Alves Pinheiro foi atacado na noite deste domingo (13) por dois criminosos em uma moto preta. Mesmo após entregar o celular, foi baleado no braço e na mão.
14
Criminoso é preso com moto roubada após perseguição na zona sul

Criminoso é preso com moto roubada após perseguição na zona sul

Suspeito foi flagrado na Rua Pau Brasil, no bairro Castanheiras, e tentou fugir em alta velocidade antes de ser detido pela Polícia Militar.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Não há perseguição a ninguém no Brasil", Barroso responde a Trump sobre Tarifas

“Não há perseguição a ninguém no Brasil”, Barroso responde a Trump sobre Tarifas

Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, contesta justificativas de Donald Trump para imposição de tarifa de 50% ao Brasil, alegando “compreensão imprecisa dos fatos”
L
Trump ameaça UE e México com tarifas de 30% em escalada de guerra comercial

Trump ameaça UE e México com tarifas de 30% em escalada de guerra comercial

Novas taxas a partir de 1º de agosto visam os maiores parceiros comerciais dos EUA; Europa promete contramedidas proporcionais
L
Pesquisador Indígena cataloga 175 plantas medicinais em território Pataxó Hã-Hã-Hãi

Pesquisador Indígena cataloga 175 plantas medicinais em território Pataxó Hã-Hã-Hãi

Hemerson Dantas dos Santos Pataxó Hãhãhãi, doutorando da Unifesp, resgata saberes ancestrais para tratar doenças como diabetes, hipertensão e verminoses
L
TCE-RO aponta falhas graves em hospitais estaduais durante fiscalização em Porto Velho

TCE-RO aponta falhas graves em hospitais estaduais durante fiscalização em Porto Velho

Auditorias identificam superlotação, falta de pessoal e insumos em unidades de saúde gerenciadas pelo Governo de Rondônia.
L
Pejotização precariza o Jornalismo e ameaça o mercado de comunicação, alertam Especialistas

Pejotização precariza o Jornalismo e ameaça o mercado de comunicação, alertam Especialistas

Debate com Samira de Castro (Fenaj) e Jorge Souto Maior (USP) expõe fraude trabalhista e desafios da precarização, potencializados por novas tecnologias
L
Segurança em parques nacionais reduz riscos, mas não os elimina

Segurança em parques nacionais reduz riscos, mas não os elimina

Após morte de menina no Parque Nacional da Serra Geral, ICMBio afirma não ter detectado falhas sistêmicas, enquanto especialistas discutem a gestão de riscos no turismo de aventura.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 46 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 46 milhões

Ninguém acerta as seis dezenas, e próximo sorteio da Mega-Sena pode pagar quase R$ 50 milhões
L
Petrobras nomeia nova diretora de Transição Energética e Sustentabilidade

Petrobras nomeia nova diretora de Transição Energética e Sustentabilidade

Angélica Garcia Cobas Laureano assume cargo, elevando para cinco o número de mulheres na diretoria da Petrobras, que passa a ter maioria feminina
L
Governo Brasileiro agirá para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

Governo Brasileiro agirá para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

Medida de Donald Trump, que impõe 50% de tarifa sobre produtos brasileiros, será contestada na OMC
L
CMEC Ariquemes é empossado por Kelly Naahamara em cerimônia com 33 mulheres líderes

CMEC Ariquemes é empossado por Kelly Naahamara em cerimônia com 33 mulheres líderes

Presidente da FACER e do CMEC/RO, Kelly Naahamara, lidera posse do novo Conselho da Mulher Empreendedora em Ariquemes, fortalecendo o empreendedorismo feminino.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.