SEXTA-FEIRA, 23/05/2025

Dia do Professor: docentes contam como está sendo preparo para o Enem

A Agência Brasil conversou com alguns desses profissionais

Publicado em 

Dia do Professor: docentes contam como está sendo preparo para o Enem - News Rondônia

Em todo o país, milhões de estudantes se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 nos dias 21 e 28 de novembro. As datas são importantes não apenas para eles, mas para todos os professores que estão diariamente preparando aulas, corrigindo redações, tentando tornar o conteúdo mais interessante para que os alunos aprendam o máximo possível. Hoje (15), no Dia do Professor, a Agência Brasil conversou com alguns desses profissionais.

Dia do Professor: docentes contam como está sendo preparo para o Enem - News Rondônia

Em Brasília, o professor de geografia e coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Robson Lucas Caetano, junta todas as forças nessa reta final. “Está mais próximo de terminar do que de começar. A jornada está em um momento importante, mais para o fim do que para o começo”, reforça também para estimular os colegas professores.

O fôlego é necessário porque o Enem terá duas edições no mesmo ano. “No ano passado, a escola funcionou no auge da crise [de forma remota]. O Enem 2020 foi neste ano, na verdade. A preparação fez com que tivéssemos mudanças. Tivemos aulas em janeiro, com professores atuando na revisão”, diz. 

O Enem de 2020, após adiamento por causa da pandemia, acabou sendo realizado no início deste ano. Ao todo, foram três rodadas de exame, o Enem regular, em papel, realizado em janeiro, o Enem digital, aplicado pela primeira vez na história do exame, em janeiro e fevereiro.

Houve ainda a reaplicação do Enem, em fevereiro. Essa aplicação ocorre todos os anos mas, nessa edição, ganhou outra dimensão devido ao agravamento da pandemia no estado do Amazonas e nas cidades Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, ambos em Rondônia. Todos os estudantes dessas localidades tiveram as aplicações regulares canceladas e tiveram que prestar o exame na reaplicação.

No Sigma, as aulas presenciais foram retomadas recentemente, em um modelo híbrido, ainda mantendo aulas remotas e turmas reduzidas. Caetano diz que isso significa dar aulas, às vezes, para três grupos de uma mesma turma.

“Nossos alunos estão em frangalhos. Os alunos que chegam ao terceiro ano foram ceifados do amadurecimento que é necessário. Esse aluno do terceiro é o que estava no primeiro ano [antes da pandemia] e, de repente, se viu no terceiro. Com o afastamento da escola, ele não teve o amadurecimento necessário”.

A escola, que é particular, conta com ampla rede de apoio, que inclui ajuda na hora da escolha da carreira a ser seguida e até mesmo apoio emocional para os quais um grupo de professores recebeu formação específica. Apesar do impacto da pandemia, Caetano afirma que o rendimento dos estudantes nas provas do Enem manteve, no ano passado, o mesmo nível de anos anteriores.

Sem pausa

Em Goiânia, o professor universitário da Unialfa Augusto Narikawa também sente o cansaço do curso preparatório para duas edições do Enem em um mesmo ano. 

“Para nós professores, está bem complicado. A nossa carga horária aumentou muito. Vários professores tiveram que aprender coisas que não sabiam, novidades para eles, que não dominavam. A partir disso, tiveram que desenvolver novas metodologias e se organizar para que pudessem entregar uma educação com qualidade”.

Narikawa percebeu que muitos estudantes, principalmente de escolas públicas, não estavam tendo acesso à formação que precisavam para o Enem. Foi assim que nasceu, no ano passado, o Curso Preparatório Solidário do Enem da Unialfa, gratuito. O curso seguiu o preparatório para a edição de 2021. Para esses alunos, Narikawa leciona língua portuguesa.

O cursinho praticamente não parou. “Estamos todos muito esgotados, a pandemia trouxe esgotamento mental muito grande”, acrescenta: “Os professores são heróis porque não pararam em tempo nenhum. Continuamos tentando fazer com que a educação seja levada da melhor maneira possível. A educação é a base de qualquer país”.

A casa como sala de aula

“Como professora, me sinto angustiada”, sintetiza a professora de língua portuguesa e redação da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, de Campo Grande (MS), Letícia Cintra. Os alunos que estão agora no terceiro ano do ensino médio cursaram todo o ano passado remotamente. Neste ano, em agosto, a escola retomou as aulas presenciais, em um modelo híbrido, intercalando aulas presenciais com aulas remotas.

“É muito difícil trabalhar com aluno nesse processo de ensino e aprendizagem [a distância] para o Enem, visto que, com o distanciamento, o professor não consegue acompanhar a dificuldade que esse aluno tem. Estou trabalhando agora, com aulas presenciais, individualmente, as dificuldades. Está sendo puxado. Estou fazendo a retomada, principalmente com redação”, afirma.

A professora observa que os alunos estão inseguros. Por causa da pandemia, muitos sequer conseguiram fazer a prova de 2020, como treineiros, o que, de acordo com ela, os ajudaria a se preparar melhor e a conhecer o funcionamento do exame.

A edição de 2020 teve recorde de abstenções de estudantes. O Ministério da Educação disse, na época, que sabia que poderia ocorrer um número maior de faltas devido à pandemia e que decidiu manter as provas, para não atrasar ainda mais a formação dos estudantes, garantindo a continuidade dos estudos. 

Agora, o Enem volta ao calendário regular. A edição de 2021 será nos dias 21 e 28 de novembro. O Brasil está em um patamar diferente da pandemia, com vacinação em curso e redução no número de casos e de mortes em relação aos picos registrados este ano. O exame, no entanto, tem menos inscritos que em edições anteriores. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 3 milhões de inscritos confirmados. Em 2020, foram 5,8 milhões de inscritos.

Letícia vê menos estudantes se inscrevendo por se sentirem inseguros, por terem perdido aulas e não se sentirem prontos para as provas. Na reta final, ela conta que tem se esforçado muito. “Corrijo as redações, mostro quais são os erros, que não são os mesmos para todos os alunos. Esse trabalho é bem árduo”, diz. Apesar das dificuldades, neste ano, no entanto, ela nota maior participação das famílias dos estudantes, o que ajuda no ensino, além de maior familiaridade com conteúdos digitais, tanto entre professores, quanto entre alunos.

Para ela, ser professora é vocação e muito trabalho. “Nós fomos trabalhadores, guerreiros durante 2020 e 2021, frente à pandemia. Nós nos desdobramos. Creio que temos mostrado para o Brasil que realmente os professores precisam ser mais valorizados porque transformamos nossa casa em escola, nosso cantinho de descanso em sala de aula, de modo que nossos alunos não fossem prejudicados. Tenho muito orgulho de ser professora e fazer parte da rede pública”.

Adiamentos

Estudantes de todo o país sofreram impacto pelo adiamento do Enem 2020, que não pôde ser aplicado no ano passado devido à crise sanitária mundial. Alguns, no entanto, tiveram o exame adiado mais de uma vez.

O professor de química do Cursinho Aprova Parintins Francisco Braga viu a prova ser cancelada em todo o estado do Amazonas e precisou juntar forças, junto com os estudantes, para mais um mês de preparo até a reaplicação. “Isso atrapalhou. Não por conta do conteúdo, mas pela parte psicológica. O Enem e outras avaliações externas dependem não só do conteúdo, mas do psicológico e isso atrapalhou”.

Na edição de 2021, ele diz que teve mais calma para preparar os alunos e que a volta ao ensino presencial também ajudou. O tempo no ensino remoto, porém, incorporou mudanças ao trabalho. “Eu acredito que mudei meu atendimento individual e a forma de compreender que sala de aula não dá para tirar todas as dúvidas. Ao mesmo tempo emque estávamos distantes fisicamente [nas aulas remotas], nos aproximamos mais, porque o aluno sentia mais liberdade, no momento de resolução da questão ou da revisão, de mandar mensagem no meu celular particular”, conta.

“Apesar de ter a questão de passar a não ter horário de trabalho, me aproximei mais dos alunos e eles se sentiram mais acolhidos e atendidos”, ressalta.

Braga diz que o que o mantém no trabalho é acreditar que está mudando a vida de alguém. “A educação é um desafio. Seria muito mais fácil desistir, mas nós professores somos guerreiros e temos que motivar nossos alunos porque eles ainda vejam a gente como heróis, como símbolo de esperança, de mudança da atual situação em que se encontram. A educação traz isso. Devemos acreditar nisso, apesar de as circunstâncias apontarem que não, temos que acreditar que nosso trabalho pode fazer diferença na vida de alguém”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inep divulga resultado de recursos sobre isenção e ausência no Enem 2025; inscrições começam dia 26 de maio

Inep divulga resultado de recursos sobre isenção e ausência no Enem 2025; inscrições começam dia 26 de maio

Resposta pode ser conferida na Página do Participante na internet
L

Governo de RO impulsiona preparação para o Enem 2025 com segundo aulão preparatório

O evento reuniu mais de 300 estudantes do terceiro ano do ensino médio de quatro escolas de Porto Velho
L
Governo lança programa gratuito para formar 10 mil programadores com bolsa mensal

Governo lança programa gratuito para formar 10 mil programadores com bolsa mensal

Não é preciso experiência na área para participar
L
MEC inicia pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia a 3,4 Milhões de estudantes a partir de 26 de maio

MEC inicia pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia a 3,4 Milhões de estudantes a partir de 26 de maio

Estudantes recebem R$ 200 mensais por frequência mínima nas aulas
L
Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

Campus Cacoal lança edital para o Primeiro Concurso de Fotografia da Cafecau

A atividade tem a finalidade de estimular a mobilização social para a produção de fotografias que representem a cultura cafeeira e cacaueira.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Talk News | Entrevista OR!GEM e GUINXG

Nesta sexta-feira, dia 23, às 15h, o Talk News recebe OR!GEM e GUINXG, nomes em ascensão no trap nortista.
L

Noite de honra e emoção: Soldados conquistam a boina rajada na 17ª Companhia de Infantaria de Selva

Formatura celebra superação, compromisso e o orgulho de servir à Amazônia e ao Brasil
L

Começa hoje o Arraiá da Prefs com show nacional e várias apresentações regionais no Parque da Cidade

Festa segue até domingo (25) com atrações nacionais e valorização da cultura regional
L

Em Rondônia, adesão ao Pix entre os moradores é de 70%

Na região Norte, o estado só perde para o Amapá.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa fiscaliza obras de elevação na BR-425 após enchentes

Alteamento dos trechos busca prevenir novos transtornos causados pelas enchentes que afetaram a região em 2025
L

Ieda Chaves celebra proibição do assédio sexual em ambientes da administração pública

Ainda em 2024, foi sugerida a adoção de medidas mais concretas para prevenir, identificar e lidar com casos de assédio sexual.
L

Cláudia de Jesus propõe extensão da ciclovia da RO-135 até a comunidade Santos Anjos, em Ji-Paraná

Deputada solicita ao DER a extensão da ciclovia e instalação de iluminação pública.
L

Dra. Taíssa destaca transporte aeromédico e menciona projeto de sua autoria que expande o serviço em Rondônia

Parlamentar parabeniza o governador do estado e destaca a importância do transporte aéreo para salvar vidas em regiões com difícil acesso e trafegabilidade precária.
L

Deputado Eyder Brasil participa de reunião da Comissão de Segurança Pública em Cuiabá

Parlamentar de Rondônia compartilhou experiências na segurança de fronteira e destacou importância de ações integradas entre estados vizinhos
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido condenado por homicídio em RO é preso após ação conjunta das polícias civis

Foragido condenado por homicídio em RO é preso após ação conjunta das polícias civis

O trabalho foi possível graças à troca de informações entre a Delegacia de Buritis (RO) e a unidade policial de Afonso Cláudio. Após investigações e monitoramento, os agentes localizaram e detiveram o indivíduo, que não ofereceu resistência.
12
PM recupera celulares roubados de funcionários da Sedam e descobrem plantação de maconha em condomínio

PM recupera celulares roubados de funcionários da Sedam e descobrem plantação de maconha em condomínio

De acordo com as primeiras informações, criminosos assaltaram dois funcionários da Sedam e fugiram levando os aparelhos celulares das vítimas.
14

Mulher é presa com cocaína nas partes íntimas em presídio na capital

a suspeita foi flagrada levando cocaína nas partes íntimas ao passar pelo aparelho de raio-X (body scan).
10
Polícia Civil de Rondônia elucida homicídio ocorrido em fevereiro em Porto Velho

Adolescente de 14 anos é flagrado pilotando motoneta com carona sem capacete e foge da PM

A guarnição conseguiu interceptar o condutor e confirmou que ele não possuía habilitação.
10
Homem de 57 anos é preso ao tentar furtar bicicleta em escola e confessa roubo anterior

Homem de 57 anos é preso ao tentar furtar bicicleta em escola e confessa roubo anterior

As imagens das câmeras de segurança da escola mostraram que, no dia anterior, uma bicicleta feminina havia sido furtada por um indivíduo com as mesmas características do abordado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): PORTO HIDRAULICA COMERCIO E SERVICOS DE EQUIPAMENTOS HIDRAULICOS LTDA

Renovação da Licença Ambiental Simplificada LAS Nº 314 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): PORTO HIDRAULICA COMERCIO E SERVICOS DE EQUIPAMENTOS HIDRAULICOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS Nº 314 SOL/DLA
L
Espetáculo "Meu Amigo Inglês" dá início à turnê por cidades de Rondônia

Espetáculo “Meu Amigo Inglês” dá início à turnê por cidades de Rondônia

Apresentações serão em Porto Velho, Jaci-Paraná, Nova Mamoré e Guajará-Mirim
L
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante audiência de defesa de ex-comandante da Marinha no STF

Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante audiência de defesa de ex-comandante da Marinha no STF

Aldo Rebelo foi ouvido como testemunha do almirante Almir Garnier
L

Requerimento da Licença Ambiental: ROBSON RIBEIRO PINTO

Licença Ambiental de Médio Porte, Licença Ambiental Prévia Licença
L
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência e 2,4 milhões com autismo, segundo Censo 2022

Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência e 2,4 milhões com autismo, segundo Censo 2022

País também tem 2,4 milhões de diagnosticados com autismo
L
ONU critica governo Trump por restringir protestos e exigir dados de estudantes estrangeiros em Harvard

ONU critica governo Trump por restringir protestos e exigir dados de estudantes estrangeiros em Harvard

Um dos países visados pelos Estados Unidos é a China
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.