DOMINGO, 10/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Concurso literário Dia da Criança Autora encerra inscrições em 25/09

A criança selecionada ganhará a publicação de sua história infantil dentre outros presentes

Publicado em 

Concurso literário Dia da Criança Autora encerra inscrições em 25/09 - News Rondônia

Para incentivar a leitura nas crianças, mostrar o potencial na produção literária e na criação de histórias com significados únicos e especiais, o projeto Historinha para Contar (@historinhaspracontar) lança a segunda edição do Concurso Literário Dia da Criança Autora. As inscrições encerram no próximo dia 25 e podem ser realizadas exclusivamente através do formulário disponibilizado no site do projeto. Podem participar crianças com idade entre 5 e 12 anos, inscritas e representadas por seus pais ou representantes legais.

A iniciativa visa estimular a criatividade, o foco e a concentração, além de proporcionar uma memória afetiva muito significativa para a criança. O concurso, que teve sua primeira edição realizada no ano passado, totalmente virtual, em decorrência da pandemia, possibilita um espaço de protagonismo para os pequenos escreverem sua própria história, podendo colocar no papel a ilustração desejada para o conto.

Concurso literário Dia da Criança Autora encerra inscrições em 25/09 - News Rondônia

Participando pela primeira vez, o pequeno Philipe Hofmann, 7 , é um leitor ávido e apaixonado pela literatura

Philipe Hofmann, 7, está participando pela primeira vez do concurso. A administradora Juliana Maciel, 39, é mãe do pequeno e revela que, com certeza, não será a última. “O exercício de tornar sua história em um livro e fazer as ilustrações estreitou a relação do Philipe com a leitura e escrita neste primeiro ano de Ensino Fundamental. Ao inscrevê-lo no concurso, estamos reafirmando sua autoconfiança e estimulando sua autenticidade. Ele curtiu tanto que participará dos próximos, independentemente do resultado. O processo já foi em si a melhor experiência”, atesta.

jornalista Michelle Badilla, mãe da pequena Isabella Barreto, 6, vê no concurso uma porta para as pessoas que desejam ingressar no mundo da literatura como protagonistas das suas histórias. A pequena vai participar do concurso pela primeira vez, mas já tem até o nome do primeiro livro em mente: Bella e o Mar. “A Isabella sempre teve a ideia de escrever um livro, criou a história e ela mesma fez os desenhos. Eu achei muito interessante e comecei a procurar editoras que pudessem imprimir o livro ou transformá-los em e-book. Foi assim que conheci o Historinha e descobri que iria ter o concurso”, conta.

Concurso literário Dia da Criança Autora encerra inscrições em 25/09 - News Rondônia

A pequena Isabella Barreto, 6, sempre gostou de ouvir as histórias e criar as suas próprias narrativas

Inscrições

Será aceita apenas uma história por criança, até o dia 25 de setembro, com as seguintes características: curtas, divertidas e inéditas, digitadas com tamanho máximo equivalente a uma página em word (fonte Arial 11, com espaçamento simples). Os pequenos autores interessados em ilustrar a sua história deverão desenhar a próprio punho, sem texto e, no máximo, nove ilustrações, em folha de papel branco.

Será escolhida uma história vencedora de cada categoria: 5 a 8 anos e 9 a 12 anos. A criança selecionada ganhará a publicação de sua história infantil inscrita em formato digital, no dia 12 de outubro, no @Historinhaspracontar e em formato e-book, na Amazon Kindle + um voucher com 50% de desconto para a publicação impressa.

Concurso literário Dia da Criança Autora encerra inscrições em 25/09 - News Rondônia

Vivian May e Rodrigo Vaz, idealizadores do @historinhaspracontar

“É preciso estimular o lúdico na vida das crianças, só assim podemos descobrir talentos e proporcionar momentos de descontração e crescimento no ambiente familiar como um todo. Na edição passada, nos surpreendemos com a riqueza de conteúdos que recebemos e vimos como o imaginário pode sair da cabeça das crianças e ganhar forma no papel”, revela o idealizador do projeto e do concurso Rodrigo Vaz.

Sobre o Historinha para Contar

Da necessidade de criar novas histórias para contar para a filha na hora de dormir, nasceu no final de 2018 o Historinha para Contar. A comunidade literária hoje conta com mais de 40 mil seguidores em seu Instagram e diversos livros ilustrados e publicados, de maneira gratuita ou com preço acessível. O engenheiro Rodrigo Vaz e sua esposa, a turismóloga Vivian May, não imaginavam que algo que nasceu de maneira despretensiosa ganhasse tamanha proporção. “Somos apaixonados pela escrita, pela leitura e começamos o projeto no Instagram com a ideia de divulgar histórias infantis de maneira gratuita. Aos poucos, fomos produzindo livros, ilustrando e os distribuindo na internet com o intuito de difundir a leitura de maneira geral. Até que tomamos uma proporção tão grande que nos tornamos uma editora digital”, comemora Vivian.

Lançada no ano passado, a editora digital busca dar a voz as pessoas que querem abordar temas relevantes e que não têm condição de arcar com os custos de uma editora do mercado tradicional. A divulgação das histórias é feita através de posts curtos no instagram. As ilustrações dos livros são feitas pelas crianças e por ilustradores parceiros.

Entre publicações físicas e digitais, mais de 140 obras já foram lançadas no mercado, todas com o diferencial de ampliar o acesso à leitura de forma gratuita, fomentar a produção de novos títulos e gerar renda para escritores, ilustradores e todos os outros atores envolvidos no processo. “Viabilizamos publicações com valores mais acessíveis. Queremos que nossa receita cresça pelo volume e não pela margem de lucro”, conclui Vaz.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Estudante de Rondônia recebe prêmio nacional do MEC por destaque no Enem 2024

Júlia Evaldt da Silva, egressa da rede pública de Ariquemes, obteve 980 pontos na redação e viaja a Brasília para cerimônia neste domingo (11).
L
Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado na primeira etapa

Participantes que tiveram pedido aceito terão 60 minutos extras na prova, marcada para 19 de outubro; Inep já liberou consulta no Sistema Revalida.
L

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L
Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) com pedidos recusados devem recorrer até terça-feira para garantir atendimento especializado.
L
Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Idep analisa empresa de Porto Velho em projeto de conclusão

Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Idep analisa empresa de Porto Velho em projeto de conclusão

Alunos do Idep entregam laudo técnico ambiental para oficina da Zona Leste da capital; projeto integra formação com experiências reais do mercado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Grupo criminoso usa até armamento de guerra para enfrentar a PM; um dos bandidos é morto

Polícia Militar reage a invasão armada da LCP em Machadinho do Oeste e encontra arsenal de uso restrito das Forças Armadas após confronto
L

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026
L

City Sedan 2025 segue eficiente e tem amplos recursos de segurança

Sedã compacto da Honda revela desempenho consistente em diferentes cenários
L

Nota de Falecimento – Rebeca Freire Medeiros

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Rebeca Freire Medeiros, ocorrido no dia 09 de agosto de 2025, aos 13 anos de idade.
L

Nota de Falecimento: José Ricardo Corcino Pinto

Com grande pesar, comunicamos o falecimento de José Ricardo Corcino Pinto, ocorrido em 9 de agosto de 2025, aos 71 anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

Tribunal de Contas da União vê indícios de irregularidades e pede apuração sobre uso de recursos públicos por Eduardo Bolsonaro
L
Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Em Porto Velho, presidente disse que ex-chefe do Executivo está em prisão domiciliar e com presunção de inocência, diferente de sua prisão em 2018.
L
Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Ministro do STF autoriza sogros, nora, neta e outros parentes a visitarem o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
L
Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Ação aconteceu na esquina das avenidas Rio Madeira e Calama para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM pilotando veículo com restrição de roubo no bairro Parque Amazônia; ele já possui outras passagens por roubo.
10
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Branco

Suspeita de 30 anos foi flagrada durante revista por raio-x ao visitar o irmão; ela levava maconha e cocaína escondidas nas partes íntimas.
10
Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Foragido do Acre é preso após perseguição em Porto Velho

Homem com mandado de prisão por roubo e corrupções é capturado pelo 5º Batalhão da PM após ser flagrado na contramão na Avenida Amazonas.
12
Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Polícia faz operação contra poluição sonora em Porto Velho

Ação conjunta do BPTA, BPA e BPTRAN ocorre na Avenida Calama para fiscalizar estabelecimentos e combater a poluição sonora.
14
Polícia Militar de Rondônia apreende arsenal da Liga dos Camponeses Pobres

Polícia Militar de Rondônia apreende arsenal da Liga dos Camponeses Pobres

A Polícia Militar de Rondônia apreendeu um arsenal com armas de guerra, fuzis, munição e motocicletas roubadas durante uma operação contra o grupo criminoso na zona rural de Machadinho D’Oeste.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exposição fotográfica sobre a Festa do Divino será realizada em Vilhena

A exposição reúne 35 imagens que retratam a fé, a cultura e as cores da tradicional Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz.
L

Dia dos Pais 2025: celebração neste domingo (10) destaca tradição, comércio aquecido e novas formas de presentear

No Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto — em 2025, dia 10 — e combina origem publicitária com simbolismo religioso; varejo projeta resultado recorde na década
L

Debate sobre compliance, KYC e inclusão ganham força no setor de cassinos

Bárbara Teles destaca no podcast Road to Lisbon como a adaptação do KYC às realidades locais pode tornar o iGaming mais seguro, eficaz e inclusivo.
L
news-rondonia-e-cine-araujo-anunciam-o-sortudo-da-semana-na-promocao-de-ingressos

News Rondônia e Cine Araújo anunciam o sortudo da semana na promoção de ingressos!

Sorteios do News Rondônia e Cine Araújo levam ganhadores para sessões imperdíveis com acompanhante
L
Governo de Rondônia apoia extrativistas da Reserva Rio Pacaás Novos com entrega de 90 cestas básicas

Governo de Rondônia apoia extrativistas da Reserva Rio Pacaás Novos com entrega de 90 cestas básicas

Ação integrada entre Sedam e Seas garante assistência social e reforça a preservação ambiental na unidade de conservação em Guajará-Mirim.
L
Governo de Rondônia inicia fase piloto da plataforma Tela Brasil no sistema prisional

Governo de Rondônia inicia fase piloto da plataforma Tela Brasil no sistema prisional

Projeto leva cinema nacional a unidades prisionais de Porto Velho, promovendo cultura, educação e cidadania entre pessoas privadas de liberdade.
L
Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

No Hospital Regional Dr. Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, mais de 100 atendimentos já foram realizados para comunidades indígenas desde março.
L
Compass 2026 chega com menos custo e mais conectividade

Compass 2026 chega com menos custo e mais conectividade

Jeep aposta em tecnologia embarcada e reposicionamento de preços.
L
Flamengo recebe Mirassol no Maracanã pela primeira vez na história do clube paulista

Flamengo recebe Mirassol no Maracanã pela primeira vez na história do clube paulista

Duelo válido pela última rodada do 1º turno do Brasileirão será transmitido pela Rádio Nacional neste sábado às 18h30.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.