TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

IBGE: Em Rondônia, 93,3% dos estudantes de 13 a 17 anos estudavam em escolas públicas

Em Porto Velho, 87% dos escolares nesta faixa etária estavam na escola pública e as mulheres também eram maioria. Elas representaram 52,5% dos 31 mil escolares nesta faixa etária.

Publicado em 

IBGE: Em Rondônia, 93,3% dos estudantes de 13 a 17 anos estudavam em escolas públicas - News Rondônia

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) estima que em 2019 havia 116 mil estudantes com idades entre 13 e 17 anos, sendo que 93,3% estavam em escolas públicas. Do total de alunos, as garotas representavam 51,5%. Em Porto Velho, 87% dos escolares nesta faixa etária estavam na escola pública e as mulheres também eram maioria. Elas representaram 52,5% dos 31 mil escolares nesta faixa etária. 

A pesquisa foi realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Ministério da Educação. Ela abrangeu estudantes brasileiros de 13 a 17 anos, do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes pública e privada de ensino. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

IBGE: Em Rondônia, 93,3% dos estudantes de 13 a 17 anos estudavam em escolas públicas - News Rondônia

A coleta de dados ocorreu entre abril e setembro de 2019 com questionários destinados aos estudantes e às instituições de ensino. Em todo o Brasil, mais de 159 mil questionários foram considerados válidos. Em Rondônia, foram quase seis mil questionários, com alunos de 116 escolas.

Por cor ou raça, a PeNSE apontou que 53,7% dos estudantes rondonienses são pardos, 26,1% brancos, 12% pretos, 4,6% amarelos e 3,6% indígenas. Em Porto Velho, as proporções são parecidas: 55,1% pardos, 25,3% brancos, 11,4% pretos, 4,8% amarelos e 3,5% indígenas.

Quando questionados sobre a expectativa quando concluir o ensino fundamental, 59,1% dos estudantes rondonienses disseram que pretendem continuar estudando e trabalhar; 21,7% declararam que esperam apenas continuar estudando e 4% somente trabalhar. Os demais não sabem (9,1%) ou vão seguir outro plano (6%).

Em relação aos estudantes do ensino médio, 65% queriam continuar estudando e trabalhar; 10,7% desejavam somente estudar; 7,9% pretendiam somente trabalhar; 7,3% iriam seguir outro plano e 9,1% não sabiam.

Sobre posse de bens e/ou a serviços no domicílio, nota-se uma importante diferença entre os estudantes de escolas públicas e os de escolas privadas. Enquanto 90,1% dos alunos de escolas privadas têm computador ou notebook, 47,1% dos estudantes de escolas públicas têm o equipamento.

A diferença também está presente no que se refere ao serviço de empregado doméstico em três ou mais dias da semana. Entre os escolares de escolas particulares, o índice ficou em 32,3%. Já entre os de escolas públicas, a taxa foi de 6,5%.

7,6% das estudantes rondonienses de 13 a 17 anos, entre as que têm vida sexual ativa, já engravidaram alguma vez 

Quanto à vida sexual, 36,6% dos escolares rondonienses com idades entre 13 e 17 anos responderam que já haviam tido relação sexual, sendo a menor taxa na Região Norte. Dos que já tiveram relação sexual, 40% informaram que foi com 13 anos ou menos anos.

Dentre as garotas rondonienses nesta faixa etária que já tiveram relação sexual, 7,6% engravidaram alguma vez na vida. A taxa é a segunda menor da Região Norte, junto com o Amazonas. O menor índice de gravidez entre as estudantes nortistas foi registrado no Pará (5,2%) e o maior ocorreu no Acre (12,8%).

Questionados sobre uso de preservativo, 61,2% dos que já tiveram relação sexual responderam que usaram a camisinha na primeira relação sexual. Dentro do intervalo de confiança da pesquisa, o índice é igual ao dos que responderam que usaram o preservativo na última relação sexual (60,5%).

Excluindo a camisinha, o método contraceptivo mais utilizado pelos escolares que já tiveram relações sexual foi a pílula anticoncepcional (48,4%), seguido do uso de pílula do dia seguinte (19,3%); outros métodos (11,2%), como DIU e tabelinha; anticoncepcional injetável (10,5%) e 9,9% não souberam responder.

A PeNSE apontou ainda que São Paulo e Rondônia tiveram a terceira maior taxa de garotas, dentre as que já tiveram relação sexual, que já usaram pílula do dia seguinte (51,4%), ficando atrás de Tocantins (53,9%) e Distrito Federal (51,8%).

95,5% dos estudantes rondonienses ingerem alimentos ultraprocessados

Averiguando sobre consumo de alimentos ultraprocessados, a PeNSE constatou que 95,5% dos escolares rondonienses com idades entre 13 e 17 anos consumiram este tipo de produto no dia anterior à pesquisa. A taxa é um pouco menor que o índice brasileiro (97,3%).

Entre os alimentos ultraprocessados, 35,9% dos estudantes tinham consumido produto cárneo; 36,9% consumiram margarina; 24,1% molho industrializado e 18,2% refeição pronta industrializada. Detectou-se ainda que 45,7% tinham consumido biscoito salgado; 40,9% consumiram biscoito doce e 29,3% sobremesa industrializada.

Já em relação ao consumo de bebidas ultraprocessadas, 40% dos escolares rondonienses responderam que tinham consumido refrigerante no dia anterior à pesquisa; 18,3% consumiram suco de fruta em caixinha; 18% refresco em pó; 25,9% bebida achocolatada e 16,9% iogurte com sabor.

Em contrapartida, a pesquisa identificou que 32% dos escolares rondonienses consumiram legumes e/ou verduras em cinco ou mais dias nos sete dias anteriores à pesquisa e 24,8% não tinham consumido em nenhum dos dias da semana. Nota-se uma diferença entre os estudantes de escolas públicas e privadas: enquanto 40,2% dos adolescentes de escolas privadas consumiram este tipo de alimento em cinco ou mais dias, o índice das escolas públicas foi de 31,4%.

Observou-se também que 26,6% dos estudantes rondonienses tinham consumido frutas frescas ou salada de frutas em cinco ou mais dias nos sete dias anteriores à pesquisa. Na outra ponta, 28,9% não ingeriram este tipo de alimento em nenhum dos dias da semana. Também ocorreu uma diferença entre escolas públicas e privadas quanto aos estudantes que consumiram frutas em cinco ou mais dias: 31,7% dos alunos de escolas privadas estavam neste grupo contra 26,2% das instituições públicas.

A PeNSE evidenciou ainda que 87,6% dos estudantes de instituições públicas estavam em escolas que ofereciam merenda escolar e que apenas 18,2% dos estudantes de escolas particulares tinham este tipo serviço. Porém, quando observado o percentual de alunos que consumiam a merenda oferecida, observa-se que 81% dos alunos de instituições públicas e 88,3% dos alunos de escolas particulares ingeriam o alimento.

Rondônia tem a maior taxa da Região Norte de estudantes que fazem atividades sentados por mais de três horas

Quando analisado o tempo gasto com atividade física nos sete dias anteriores à pesquisa, a PeNSE mostra que 7,3% dos escolares rondonienses eram considerados inativos; 36,1% despenderam até 149 minutos na semana em atividades físicas; 26,5% fizeram atividade física por 150 a 299 minutos e 29,2% fizeram mais de 300 minutos de atividade física.

A pesquisa ainda traz a informação que 19% dos escolares rondonienses estavam em escolas que não tinham aula de educação física em nenhum dia da semana e que 43,1% tinham este tipo de atividade uma vez na semana. O índice de estudantes de instituições públicas que não tinham aula de educação física foi de 19,5% e de escolas particulares foi de 11%.

Verificou-se também que Rondônia apresenta a maior taxa da Região Norte de escolares que costumam fazer atividades sentados mais de três horas por dia: 49,6%. Os estados nortistas com o menor índice foram Roraima e Pará, com 41,4%. Os estudantes rondonienses de escolas privadas apresentaram taxa de 60,4% e os de escolas públicas 48,9%.

66,3% dos estudantes autoavaliam que têm bom estado de saúde

Em investigação sobre a autopercepção da imagem corporal dos adolescentes, a PeNSE apontou que 53,5% dos estudantes rondonienses consideram que têm um corpo normal, 26,7% consideravam-se magros ou muito magros e 19,4% consideravam-se gordos ou muito gordos. Os índices rondonienses são semelhantes aos da Região Norte.

Questionados sobre a atitude em relação ao peso corporal, 45% disseram que não tomaram nenhuma atitude, 23,8% tentaram perder peso, 17,1% tentaram ganhar peso e 13,5% disseram que mantiveram o peso.

Já acerca da autoavaliação do estado de saúde, 66,3% consideravam muito bom ou bom; 27,7% consideravam regular e 5,6% consideravam ruim ou muito ruim. Há uma diferença relevante entre os gêneros: 76,8% deles consideravam que o estado de saúde era muito bom ou bom enquanto que 56,4% delas tinham esta percepção.

É importante observar que, segundo a PeNSE, 51,1% dos escolares não foram à escola por motivos relacionados à própria saúde alguma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa. 

Quando o assunto é vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), 71,6% das garotas informaram que foram vacinadas e 46,1% dos meninos declararam a imunização. Tendo a média de 59,3% de vacinados contra o vírus, Rondônia possui a segunda pior taxa da Região Norte, ficando atrás apenas do Acre (56%).

Dos que não foram vacinados, 49,7% alegaram que não sabiam que tinham que tomar; 8,4% tinham medo de reação à vacina; 5% disseram que o responsável legal não quis vaciná-los(as); 3,6% não sabiam para que servia a vacina; 3,1% apontaram a distância ou dificuldade para ir à Unidade de Saúde; 1% não acreditava no efeito da vacina e 27,4% declaram que seriam outros motivos.

Quase 13% dos estudantes não lavam as mãos antes de comer

Um dos temas da PeNSE é higiene e saúde bucal. O estudo demonstrou que 12,7% dos escolares rondonienses nunca ou raramente lavavam as mãos antes de comer. A proporção entre as garotas é maior que entre os meninos: 14,5% e 10,8% respectivamente. Já em relação à lavagem de mãos após usar banheiro, 5,1% dos estudantes declararam nunca ou raramente lavavam. A proporção por gênero neste quesito é igual.

Em relação à escovação de dentes, 69,9% informaram que escovavam os dentes três ou mais vezes por dia. Ainda sobre saúde bucal, 39,5% disseram que não foram nenhuma vez ao dentista nos 12 meses anteriores à pesquisa, 13,2% foram uma vez e 46,8% foram duas vezes.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Biblioteca Viveiro das Letras realiza palestra em celebração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa

O evento contou com a presença de professores e acadêmicos do curso de Letras
L
Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Caixa prorroga prazo para aditamento do Novo Fies 2025 até 30 de junho

Prorrogação vale para contratos do primeiro semestre de 2025
L
Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Inep divulga resultado de isenção e justificativa de ausência no Enem 2025; recursos vão até 16 de maio

Participante com pedido reprovado poderá entrar com recurso até sexta
L
Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

O projeto visa modernizar a infraestrutura da unidade e melhorar o atendimento à população.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho conduz estudos para recuperação da Locomotiva 18

Iniciativa marca mais que um projeto de recuperação mecânica, é um resgate de identidade
L

Prefeitura anuncia Arraiá da Prefs e apresenta programação das festas juninas

Forró do Muído e Ju Marques são as atrações nacionais confirmadas no evento
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L

Hidratação: A chave para enfrentar o calor extremo

Com a previsão de altas temperaturas no segundo semestre do ano em Rondônia, manter-se hidratado será essencial para a saúde e o bem-estar.
L

Conexão RH | Entrevista Dr. Carlos Raphael

Nesta terça-feira, dia 13, às 9h, o programa Conexão RH recebe o Dr. Carlos Raphael, advogado e Chefe de Divisão da Procuradoria Jurídica do PGE-DETRAN. Na entrevista, ele compartilha sua experiência na área jurídica e os desafios da atuação na gestão pública. Um bate-papo imperdível para quem se interessa por direito, funcionalismo público e desenvolvimento profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L

Cidadania e PSB ensaiam federação: em Rondônia, possível aliança reaproxima Vinicius Miguel do partido que presidiu

A decisão foi motivada pela federação então formada entre Cidadania e PSDB, que inviabilizou o espaço para organização das nominatas e projetos eleitorais autônomos no campo democrático local.
L
Publicidade

POLÍCIA

COFRE CORROMPIDO: PF faz operação que culmina no afastamento de servidor público suspeito de desviar R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal

COFRE CORROMPIDO: PF faz operação que culmina no afastamento de servidor público suspeito de desviar R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal

A operação foi deflagrada com o objetivo de capturar servidor que fraudava cofre da agência para subtrair valores de forma indevida
10
PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

GOAAPIRANGA: PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na residência e em imóveis rurais dos suspeitos, localizados nas proximidades de áreas de proteção ambiental
10
Polícia intervém em agressão coletiva contra suspeito de furto

Polícia intervém em agressão coletiva contra suspeito de furto

A agressão teria sido uma represália pelas suspeitas de furtos cometidos pelo homem, configurando crime de lesão corporal coletiva e exercício arbitrário das próprias razões.
12
Discussão por bebida termina em agressão com martelo

Discussão por bebida termina em agressão com martelo

A confusão teria começado durante uma disputa entre o casal e outras pessoas, que estavam consumindo bebida alcoólica e tentando ver quem bebia mais vodka.
16
Três foragidos são recapturados pela PATAMO durante patrulhamento

Três foragidos são recapturados pela PATAMO durante patrulhamento

A operação começou na Rua Estrada Velha, quando os policiais abordaram um suspeito identificado como J.B. e constataram que ele era foragido da Justiça.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contrato de coleta de lixo é reestruturado após decisão do TCE-RO

O TCE/RO apontou “erros insanáveis” no contrato firmado pela gestão passada
L
Descarte incorreto de óleo lubrificante coloca Rio Madeira em risco

Descarte incorreto de óleo lubrificante coloca Rio Madeira em risco

Você sabia que um único litro de óleo lubrificante usado pode contaminar até 1 milhão de litros de água?
L

Prefeitura de Porto Velho reverte decisão sobre compra de cascalho

Realizado em 2024, o Pregão Eletrônico foi alvo de denúncia de sobrepreço
L

Prefeitura de Porto Velho firma parceria com Censipam para modernizar dados geoespaciais das vias urbanas e rurais

Objetivo é viabilizar o compartilhamento de tecnologias e bases de dados
L
Artista congolês relata desafios com o idioma e preconceito no Brasil enquanto defende maior reconhecimento da língua portuguesa

Artista congolês relata desafios com o idioma e preconceito no Brasil enquanto defende maior reconhecimento da língua portuguesa

Falta de intimidade com idioma foi primeiro preconceito, diz congolês
L
Governo de RO inicia cadastramento de famílias para auxílio emergencial por enchente dos rios

Governo de RO inicia cadastramento de famílias para auxílio emergencial por enchente dos rios

De 2 a 16 de junho, será a vez das famílias do distrito de São Carlos e comunidades no entorno.
L
Capacitação prepara extensionistas para orientar famílias rurais sobre benefícios da Previdência Social

Capacitação prepara extensionistas para orientar famílias rurais sobre benefícios da Previdência Social

O Curso de Capacitação Técnica em Serviços Previdenciários do INSS segue no Centro de Treinamento da Emater-RO até sexta-feira (16), com uma extensa programação, capacitando os extensionistas para melhor atender aos agricultores familiares.
L
Lei sancionada pelo Governo de RO fortalece proteção e bem-estar de crianças e adolescentes

Lei sancionada pelo Governo de RO fortalece proteção e bem-estar de crianças e adolescentes

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, defender o que é certo para as crianças e adolescentes é o que motivou o governo do estado a aperfeiçoar a Lei.
L
Secretarias se unem para levar palestras e diálogo às escolas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

Secretarias se unem para levar palestras e diálogo às escolas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

A coordenadora da Saúde do Adolescente, Talita Sá, ressalta a proposta do projeto, que visa levar informação e promover o diálogo como ferramenta de enfrentamento a possíveis situações de violência.
L

Semtran promove ação de conscientização no trânsito durante o Maio Amarelo

O foco da ação é chamar a atenção dos porto-velhenses sobre a redução de acidentes de trânsito e proteção à vida
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.