SÁBADO, 09/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

STF: relator vota por ampliar isenção de taxa de inscrição no Enem

Edital do Enem 2021 proíbe isenção a quem faltou no ano passado.

Publicado em 

STF: relator vota por ampliar isenção de taxa de inscrição no Enem - News Rondônia

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar hoje (2) se alivia as exigências para a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

STF: relator vota por ampliar isenção de taxa de inscrição no Enem - News Rondônia

O ministro Dias Toffoli, relator do tema no Supremo, votou para que seja suspensa uma das exigências: a de que o candidato justifique eventual falta no Enem 2020 para poder ter direito à isenção da taxa de R$ 85,00 para se inscrever na edição deste ano.

A exigência está prevista no edital do Enem deste ano, e foi questionada no Supremo por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Educafro. Nove partidos também apoiam a ação – Cidadania, PC do B, PDT, PSB, PSOL, PSTU, PT, PV e Rede.

O julgamento da ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) sobre o assunto é realizado em sessão extraordinária do plenário virtual do Supremo, com duração de 48h. O prazo para que os ministros remetam seus votos abriu à 0h desta quinta-feira (2) e segue até as 23h59 de sexta (3). Apenas Toffoli votou até o momento.

Isenção

Todo o processo de solicitação e concessão de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 já ocorreu em junho. Mais de 1,4 milhão de gratuidades foram concedidas, cerca de 80% das solicitações.

Pelas regras do edital, quem tinha direito à isenção da taxa de inscrição em 2020 e obteve o benefício, mas faltou à prova, só poderia ter nova gratuidade se conseguisse justificar a ausência. A exigência afetou, por exemplo, ex-alunos da rede pública e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

As justificativas precisavam ser comprovadas por documentos e não podiam ser aleatórias, tendo que se encaixar nas hipóteses previstas no edital. Foram previstas situações como acidentes de trânsito, morte de familiar, emergências médicas e assaltos, entre outras.

Quem estivesse com covid-19 ou tivesse contato com alguém infectado também poderia apresentar isso como justificativa. Mas não estaria coberto o candidato que faltou somente por medo relativo à doença, por exemplo, ou que não pudesse comprovar com documentos nenhuma razão para a falta.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a edição 2020 do Enem foi realizada somente em janeiro deste ano. A taxa de abstenção (falta) atingiu níveis recordes, superando os 55% no segundo dia de prova.

Argumentos

Para as entidades estudantis e os partidos, tal exigência é “discriminatória”, por afetar somente os candidatos que não têm condições de pagar pela inscrição. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também ingressou no processo, manifestando-se contra a exigência de justificativa.

“A decisão do Ministério da Educação de inviabilizar o pedido de isenção de taxa para os candidatos ausentes impedirá o ingresso no ensino superior de inúmeros estudantes pobres, o que viola o direito social à educação", diz a peça inicial do processo.

Em sustentação oral, a Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou que desde 2017 a justificativa de falta em Enem anterior é exigida para a concessão de isenção na taxa de inscrição, e que a medida serviu para reduzir em muito o absenteísmo ao longo dos anos. 

A medida visa “otimizar os gastos públicos” e “não teve o objetivo de discriminar estudantes ou reduzir o número de gratuidades, tanto é assim que 80% das solicitações de gratuidade foram concedidas”, disse a advogada da União Isabela Cartaxo de Arruda.

Voto

O presidente do STF, Dias Toffoli, durante a solenidade de posse dos dos ministros da Justiça e Segurança Pública; da Advocacia-Geral da União no Palácio do Planalto

O ministro do STF, Dias Toffoli, votou por conceder uma liminar para suspender a exigência do edital do Enem 2021, tendo em vista a situação excepcional ocasionada pela pandemia de covid-19- Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

O relator da ADPF, ministro Dias Toffoli, concordou com os argumentos dos requerentes e votou por conceder uma liminar (decisão provisória) para suspender a exigência, tendo em vista a situação excepcional ocasionada pela pandemia de covid-19.

“Nesse quadro, não se justifica exigir que os candidatos de baixa renda que optaram por não comparecer à prova por temor ou insegurança quanto ao nível de exposição da própria saúde ou de outrem, ou por qualquer outro motivo relacionado ao contexto de anormalidade em que aplicadas as provas do Enem, comprovem o motivo da sua ausência, por se tratar de circunstâncias que não comportam qualquer tipo de comprovação documental”, escreveu o ministro.

Para Toffoli, “criar barreira para que determinado grupo participe no Enem seria inviabilizar seu ingresso no ensino superior”. Isso violaria diversos preceitos fundamentais previstos na Constituição, frisou o ministro, em especial o direito à educação, a garantia de acesso a níveis elevados de ensino e a meta de reduzir as desigualdades sociais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L
Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) com pedidos recusados devem recorrer até terça-feira para garantir atendimento especializado.
L
Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Idep analisa empresa de Porto Velho em projeto de conclusão

Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Idep analisa empresa de Porto Velho em projeto de conclusão

Alunos do Idep entregam laudo técnico ambiental para oficina da Zona Leste da capital; projeto integra formação com experiências reais do mercado.
L

Governo de Rondônia implanta sistema com QR Code para controle da alimentação no Joer

Iniciativa da Seduc e Coordenadoria de Tecnologia substitui listas manuais e garante mais agilidade, transparência e economia nos Jogos Escolares de Rondônia.
L
Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

A creche noturna em Porto Velho é voltada a crianças de 1 a 3 anos cujos responsáveis estudam ou trabalham à noite. Vagas estão disponíveis até 20 de agosto.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção
L
Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Unidade terá 150 leitos e vai ampliar atendimento, ensino e formação na saúde pública da capital rondoniense
L

“Apanho sem gemer”: Confúcio encerra evento de Lula em tom de desabafo ao antipetismo

Em tom firme, o senador afirmou ser o único parlamentar de Rondônia a reconhecer publicamente as ações do governo de Lula, lamentando a estigmatização política no estado.
L

Lula promete voltar a Porto Velho e dispara contra Bolsonaro: “Enquanto eu viver, ele não governa mais”

Em Porto Velho, Lula promete voltar para entregar obras, como o hospital universitário, e afirma que Bolsonaro não voltará ao poder enquanto ele estiver vivo.
L

Em solo bolsonarista, Lula debocha de Eduardo provoca Bolsonaro e manda recado: Seja homem!

Em Porto Velho, Lula critica Bolsonaro e sua família, rebate governo dos EUA e defende soberania nacional em discurso marcado por provocações e recados políticos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Com apoio da deputada, equipe da Polícia Militar de Rondônia brilha no futsal masculino e eleva o nome do estado no cenário esportivo internacional
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Parlamentar visitou UBS e escola municipal, dialogou com moradores e destacou a importância de políticas públicas para transformar realidades rurais
L
Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Parlamentar destaca aumento de furtos e roubos em residências e comércios e pede ação rápida para garantir segurança e tranquilidade na região central
L
Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Deputada celebra criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação, que garantirá recursos para recuperação das vias rurais e fortalecimento da produção local
L
Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Deputada estadual defende regularização fundiária com justiça social e proteção aos agricultores familiares em reunião com MDA e movimentos sociais em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Neuzira Guedes; vítimas foram socorridas ao hospital, uma delas com suspeita de fratura no pé.
12
Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Ulisses Guimarães; vítima foi socorrida por populares e motociclista permaneceu no local.
12
Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Motociclista fugiu sem prestar socorro; vítima foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Uma briga por causa de uma cadeira na Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, deixou uma estudante de 17 anos com ferimentos graves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza reunião histórica entre secretários e novos administradores dos distritos de Porto Velho

Encontro inédito debate demandas dos 13 distritos da capital e reforça compromisso da gestão em estar mais próxima das comunidades
L

Agricultores pais cultivam alimento e valores para Porto Velho

No Dia dos Pais, produtores rurais são homenageados pela Prefeitura de Porto Velho pelo papel essencial na alimentação e no desenvolvimento da cidade.
L

Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com homenagens e programação cultural

Jubileu de ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles destaca legado cultural e educacional de Porto Velho com eventos ao longo de 2025
L

Mês da Mobilidade é aberto com lançamento da Cartilha das Calçadas em Porto Velho

Material orienta sobre acessibilidade e padronização; programação inclui ações educativas e campanhas de conscientização ao longo de agosto.
L

BOPE apreende arsenal e desarticula acampamento armado da LCP em Rondônia

Operação da PMRO encontra munição de uso restrito, barricadas e guaritas utilizadas por grupo investigado por crimes graves.
10

Coluna Entre aulas e aventuras: Aprender inglês ou espanhol naturalmente [Learning English or Spanish Naturally]

Dicas e experiências para aprender inglês ou espanhol de forma leve e prática, incorporando o idioma ao dia a dia e tornando o estudo mais divertido.
L

Saúde Urológica Sem Tabus: Dr. Mauro Ângelo orienta sobre prevenção, exames e qualidade de vida em Rondônia

Urologista explica como consultas regulares, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis previnem doenças e melhoram a saúde urinária e sexual de homens e mulheres.
L
Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

A iniciativa visa incentivar empresas a adotarem políticas de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
L

Ponte sobre o Rio Mamoré sela integração histórica entre Brasil e Bolívia”, diz Arce

Presidente boliviano Luís Arce celebra início das obras da ponte Guajará-Mirim–Guayaramerín, destacando integração histórica e benefícios econômicos para Brasil e Bolívia.
L
Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Tiago da Silva Viana atua no transporte escolar da zona rural e vê no trabalho uma missão de amor e cuidado com as crianças
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.