QUINTA-FEIRA, 07/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Webinar da Seduc expõe interferências negativas que o álcool e as drogas geram na vida pessoal e profissional

Conforme explicou o médico Nestor Ângelo D’Andrea, uma pessoa não precisa ser dependente para fazer o consumo nocivo ou tóxico destas substâncias.

Publicado em 

Webinar da Seduc expõe interferências negativas que o álcool e as drogas geram na vida pessoal e profissional - News Rondônia

Transmitido pelo Canal da Mediação Tecnológica no Youtube, o webinar realizado pelo Governo de Rondônia na manhã desta quinta-feira (24) reuniu profissionais da Educação e de diversas áreas de atuação de todo o Estado. Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento teve como foco as interferências negativas que, tanto o álcool como qualquer outra droga, traz para a vida pessoal e profissional dos consumidores, especialmente neste período de pandemia.

O webinar foi mediado pela psicóloga Clícia Henrique de Souza e contou com a participação do médico do trabalho e especialista em psiquiatria Nestor Ângelo D’Andrea e de um membro do grupo de autoajuda Alcoólicos Anônimos (AA) de Porto Velho, chamado ao longo da live pelas iniciais C.A.

Webinar da Seduc expõe interferências negativas que o álcool e as drogas geram na vida pessoal e profissional - News Rondônia

“Sábado (26) é o Dia Mundial de Combate às Drogas e ao longo da semana diversas ações estão sendo realizadas  pelo Governo do Estado para aumentar o debate e a conscientização sobre o uso excessivo de álcool e o consumo de outras drogas. Nossa proposta, ao longo deste webinar, é levar informação ao público em relação aos problemas causados pelo álcool e drogas”, destacou Clícia no início do evento on-line.

Conforme explicou o médico Nestor Ângelo D’Andrea, uma pessoa não precisa ser dependente para fazer o consumo nocivo ou tóxico destas substâncias. “Muitos não são dependentes do álcool, mas ao beber em maior quantidade, causam problemas, tanto acidentes, como violência, desentendimentos. Isso acontece porque consomem grande quantidade em pouco tempo”, relata.

Ao longo do período de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e as restrições impostas, o médico destaca que foi possível notar um grande aumento no consumo de álcool e drogas. “Com o advento do home office e das restrições, muitos não se adaptaram e buscaram o álcool, para tentar reduzir a ansiedade e a carga de estresse, tentando aliviar a tensão e a preocupação”, ressalta D’Andrea.

Em Rondônia, após o início da pandemia, mais pessoas começaram inclusive a buscar ajuda nos grupos de Alcóolicos Anônimos, complementa C.A. “Hoje, a maioria dos membros são homens, mas ao longo da pandemia, muitas mulheres também começaram a procurar o Alcoólicos Anônimos (AA). Houve um aumento significativo no número de pessoas que buscaram ajuda”, ressalta.

Em relação ao mercado de trabalho, o consumo de álcool e outras drogas tem contribuído inclusive para o aumento dos índices de desemprego. “A pessoa perde o controle, começa a faltar no serviço, registra queda na sua produtividade, não consegue se concentrar no trabalho e muitas vezes, até mesmo, torna-se mais agressiva. Tudo isso culmina para uma demissão”, detalha a psicóloga Clícia Henrique de Souza. “Ou seja, o consumo acarreta tanto problemas de saúde, como problemas sociais e econômicos”, completa.

 

C.A. começou a beber aos 12 anos de idade. Aos 16 também passou a fazer uso de cocaína

 

 

HISTÓRIA DE VIDA

Ao longo do webinar, C.A. fez questão de falar um pouco sobre a sua trajetória e de como o apoio de outras pessoas fez a diferença em sua vida. “Eu comecei a usar álcool aos 12 anos de idade, eu era uma criança. Meu pai achava bonito dar vinho pra gente e ver embriagado. Depois disso, aos 16, comecei a usar cocaína. Chegou numa fase que eu bebia álcool e depois corria pra cocaína. A dependência não atinge só você, mas a sua família”, lembra.

Adulto, C.A. perdeu muitas oportunidades profissionais em sua vida por ser dependente. “Eu fui para as fileiras do exército, fiquei lá cinco anos, cheguei a me destacar, mas fui convidado a sair por conta da dependência. Depois vim do Amazonas para Rondônia, passei no concurso do judiciário, mas também perdi essa oportunidade por causa das drogas e do álcool”.

Mas hoje, um dos principais arrependimentos de C.A. não são aos oportunidades profissionais que foram perdidas, é não ter acompanhado a infância do seu filho. “Eu simplesmente não quis saber dele. “Eu não tenho uma foto sequer com meu filho pequeno. Só depois que ele tinha uns sete anos, quando eu entrei no AA, que eu fui buscar contato com ele. A partir daí, o dinheiro que eu gastaria com álcool e drogas eu passei a reverter em prol dele. Hoje somos amigos, meu filho cursa engenharia”, orgulha-se.

Recuperado e profissional autônomo, C.A revela: “Hoje eu não sofro mais com o meu passado, mas eu também não me esqueço dele. São 16 anos que eu ando de cabeça erguida pelas ruas”.

FERRAMENTA DE RECUPERAÇÃO

Sobre a importância do A.A. em sua vida, C.A. define os Alcoólicos Anônimos como uma ferramenta de recuperação. “É uma irmandade de homens e mulheres que compartilham experiências a fim de resolver um problema comum. Para se tornar membro, a única exigência é ter o desejo de querer parar”, relata.

Segundo ele, em todo o estado existem vários grupos de A.A. Estima-se, que mais de dois mil rondonienses são membros do Alcoólicos Anônimos, que não exige pagamento de qualquer taxa ou mensalidade.

Para aqueles que quiserem mais informações, em Porto Velho o escritório do A.A. pode prestar atendimento inclusive para pessoas de outros municípios que queiram mais informações sobre os grupos no Estado. Localizado na Travessa Cabixi, no bairro Nossa Senhora das Graças, o atendimento pode ser presencial ou por meio do telefone (69) 3221 7243 e e-mail esl@area23ro.aa.org.br

REDE DE APOIO E TRATAMENTO

Em Rondônia, conforme explicou o médico do trabalho e especialista em psiquiatria, D’Andrea, existe uma rede de tratamento psicossocial e medicamentosa para os dependentes químicos. “Na rede pública, há equipes multidisciplinares preparadas para o atendimento, composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais”, reforça.

Já no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) existe ainda o Núcleo de Saúde Ocupacional focada na promoção da saúde e do bem estar dos servidores da Educação. O Núcleo conta com psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e toda uma equipe preparada para atender os servidores da Seduc. O contato pode ser feito pelo telefone (69) 98423-4083, pelo e-mail saudeocupacional@seduc.ro.gov.br e também pela página do Núcleo no Instagram @saudeseduc.ro.

De Cacoal, o coordenador regional de Educação da rede estadual, professor Severino Bertino Neto, acompanhou o Webinar e elogiou a iniciativa do Governo de Rondônia e da Seduc. “É muito importante falar deste tema junto aos profissionais da Educação. Na área educacional, muitas vezes temos que lidar com situações que precisam de um preparo maior. Então essa abordagem em relação ao uso de álcool e drogas é extremamente necessária e pertinente. É preciso falar sobre”, destacou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

A creche noturna em Porto Velho é voltada a crianças de 1 a 3 anos cujos responsáveis estudam ou trabalham à noite. Vagas estão disponíveis até 20 de agosto.
L
Ensino profissionalizante em Rondônia atrai pais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Ensino profissionalizante em Rondônia atrai pais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Com apoio do Idep, pais de diferentes idades retomam os estudos para se qualificar, ampliar a renda e garantir um futuro melhor para suas famílias.
L

Rondônia conquista título nacional no futsal feminino escolar sub-18 com equipe de Rolim de Moura

Time do Centro de Treinamento Aluízio Pinheiro Ferreira venceu seis equipes e garantiu a taça da série bronze em Aracaju.
L
Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L
Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Dados inseridos no Sistema Educacenso por escolas públicas e privadas irão subsidiar políticas públicas e repasses de recursos, como os do Fundeb.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Como vender com Verdade: Marcelo Tronchini revela no Momento Empresarial do News Rondônia os bastidores e desafios do mercado

No quadro Momento Empresarial, Marcelo Tronchini compartilha experiência, erros e acertos que mostram por que relacionamento e transparência são essenciais nas vendas
L

Nota de pesar: Davina Maria Paulo

Comerciante dedicada e mulher de espírito leve, Davina deixa um legado de carinho, generosidade e momentos inesquecíveis
L

Falaê Podcast – Entrevista com Pastor Valadares

Nesta quinta-feira, dia 07, às 18h, o Falaê Podcast recebe o Pastor Valadares, Presidente da CONEMAD-RO e da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Porto Velho. Além de sua atuação religiosa, Pastor Valadares também se destaca na política: foi candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo mais de 20 mil votos, e hoje é 1º suplente do Senador Jaime Bagattoli.
L

EQB 250+ chega ao Brasil com sete lugares e emissão zero

Modelo da Mercedes-Benz oferece motor de 190 cavalos, autonomia de 376 km e tecnologia para ampliar a oferta de veículos elétricos no mercado de luxo.
L

Giro News | Entrevista Dr. Mauro Ângelo

O programa Giro News desta quinta-feira, 07 de agosto, às 16h, recebe o Dr. Mauro Ângelo, urologista, para uma entrevista especial sobre saúde e prevenção.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Parlamentar cobrou providências após receber denúncias sobre a paralisação das construções nas aldeias; Seduc prometeu agir com urgência
L
Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa Sousa, estrada que liga Porto Velho ao distrito de Rio Pardo passa por melhorias com patrolamento e encascalhamento.
L
Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Proposta de Pedro Fernandes quer criar banco de dados em Rondônia com nomes de condenados por violência contra a mulher, como forma de prevenção e proteção.
L

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado com foco em salvar vidas

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” chega à 12ª edição e será no Centro de Saúde da Mulher
L
Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Verba indicada por Eyder Brasil será usada na compra de equipamentos para a Associação Clube Shotokan Esportivo, incentivando o karatê e outras lutas
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

A motivação para o ataque ainda não foi esclarecido.
12
Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

O rapaz baleado com quatro disparos, sendo na mão e duas pernas.
14
Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Emídio Alves Feitosa.
12
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Segundo informações de testemunhas, um casal que seguia na motocicleta pela Rua Elias Gorayeb, sentido Avenida Imigrantes, teria avançado a preferencial e colidido violentamente com o veículo.
14
MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou 16 pessoas na Operação Soldados da Usura II por usura, extorsão e organização criminosa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Mesmo com divergências ideológicas, Léo Moraes prioriza diálogo com o governo Lula e garante avanços como hospital universitário e R$ 37 milhões para a saúde
L

Flamengo vs Internacional: um confronto tradicional do futebol brasileiro transportado para a Libertadores

Olhando para a fase de grupos da prova, uma coisa é muito clara: tiveram uma prestação bastante semelhante. Porém, há outra coisa que as distingue: a forma atual. 
L

ERPA Norte em Rondônia: orgulho, conhecimento e união fortalecem a Administração na Região Norte

Encontro Regional dos Profissionais de Administração reuniu lideranças, estudantes e especialistas em Porto Velho, celebrando os 60 anos da profissão no Brasil
L

Ao vivo: 41º Flor do Maracujá movimenta cultura, turismo e economia em Porto Velho

Acompanhe pelo newsrondonia.com a transmissão direto do Parque dos Tanques, onde o evento segue até 10 de agosto com apresentações folclóricas e comidas típicas
L

Programa Comunidade News: ASDEMAP e Josemar Araújo — União, Conquistas e Orgulho no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

ASDEMAP e Josemar Araújo mostram como união e participação ativa transformaram o Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com avanços em mobilidade, segurança e meio ambiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): GERLANE E SILVIA CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 381 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): DNA AUTOMOTIVA PECAS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00027.005/2025-SUL
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.