QUINTA-FEIRA, 07/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Em 2020, Índice de Educação a Distância deu 'nota vermelha' a estados e municípios

Para pesquisadores, conclusão foi de que desigualdades já existentes se ampliaram.

Publicado em 

Em 2020, Índice de Educação a Distância deu 'nota vermelha' a estados e municípios - News Rondônia

O Índice de Educação a Distância, criado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) após análise das ações adotadas entre março e outubro de 2020, apontou deficiências na implantação do ensino remoto nos estados com o fechamento das escolas no país.

Em 2020, Índice de Educação a Distância deu 'nota vermelha' a estados e municípios - News Rondônia

Pela análise, estados e municípios fecharam o ano com "nota vermelha" por problemas como atraso na implementação do ensino, ineficiência nas ações, descaso com a forma como o aluno acessaria o conteúdo, o que acabou gerando aumento na desigualdade já existente na educação do país.

Entre 10 pontos possíveis, os planos propostos nas redes públicas estaduais tiveram média de 2,38; nas capitais, a rede municipal ficou com 1,6. A nota máxima encontrada foi 5, metade do considerado ideal.

O estudo foi feito pela professora de Ciência Política da USP, Lorena Barberia, que é doutora pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em administração pública e governo, e coordenadora da Rede de Pesquisa Solidária, que analisa as políticas públicas adotadas na pandemia; e os alunos pesquisadores Luiz Cantarelli e Pedro Henrique De Santana Schmalz, da USP.

Os dados indicam como as redes chegaram a outubro de 2020, e não refletem mudanças feitas após o início do ano letivo de 2021.

"O índice confirma a hipótese de que os planos de educação à distância foram relativamente mal estruturados", escrevem os pesquisadores.

Eles reconhecem que, em um primeiro momento, estes aspectos poderiam estar relacionados à expectativa de retorno às aulas presenciais. Mas, depois, os governos demoraram para decretar políticas de acesso à internet, negligenciaram quem deveria supervisionar os alunos e o resultado foi ter "estudantes à deriva". Em 2021, com o novo ano letivo, alguns problemas foram mitigados, segundo os pesquisadores.

"Desde o início da pandemia temos nos esforçado para enfatizar que avaliamos o que está publicamente disponível, ou por decreto, ou por protocolo em site oficial do governo. Não é suficiente ter uma fala de secretário dizendo que estão fazendo algo. Precisamos ter evidências de que isso está sendo transmitindo de forma concreta", afirma Barberia.

"Por isso fomos atrás de olhar que, se estava oferecendo programa de ensino remoto, cadê este programa, ele está explicado? Como está estruturado? Isso é importante para pensarmos em indicadores. Antes de olhar nos sites, pensamos em quais características eram importantes para o ensino remoto e, depois, fomos olhar se os programas atendiam estas demandas", diz.

De acordo com a análise, houve:

Atrasos: a educação à distância demorou a ser implementada, deixando alunos sem atividades, tanto na rede municipal quanto estadual

Ineficiência: os planos foram desenhados sem levar em conta os problemas para serem implementados, como o acesso às tecnologias necessárias

Exclusão: os tipos de programas introduzidos exacerbaram desigualdades educacionais preexistentes

A implantação do ensino remoto em 2020

Os pesquisadores encontraram que, em média, foram 34 dias sem aulas nas redes estaduais. ES, RS e TO são os estados que mais demoraram a desenvolver a política, deixando os alunos 100 dias sem aulas (quase três meses). Já o AP apresentou programa no dia seguinte ao fechamento das escolas. Nas capitais, a média de atraso foi maior, de 43 dias.

Os autores destacam que as escolas foram fechadas para evitar a propagação do vírus, mas que, sem atividades, o aluno poderia não ver motivos para ficar em casa.

"A falta de programas de educação pode ter afetado indiretamente e aumentado o risco de infecção para populações mais pobres dependentes do ensino público dado que os estudantes teriam menos motivos para permanecer em casa", afirmam os autores.

Para Barberia, os números mostram que, ao longo de 2020, uma parte significativa de ano escolar não teve ensino estruturado para a maioria dos alunos das redes estaduais e municipais.

Segundo a autora, o atraso na implementação do ensino remoto explica por que as notas foram baixas. "Se a escola fechou, e se não foi neste mesmo dia anunciado programa de ensino remoto, este dia já começa com zero", explica.

Além disso, a análise apontou que após a demora para serem implementadas, as estratégias de educação a distância apresentadas continham falhas.

Os planos de ensino foram desenhados sem levar em conta os problemas para serem implementados, como o acesso às tecnologias necessárias. " Poucos estados investiram em transmissão por rádio ou televisão", afirma Barberia.

"Nossa pesquisa mostra que poucos programas buscaram mitigar ou reduzir o impacto da pandemia e do fechamento de escolas sobre as populações mais vulneráveis", afirmam no artigo. "Os programas de educação remota apresentados tendem a exacerbar desigualdades preexistentes."

Supervisão de alunos

Outro ponto importante encontrado no levantamento foi a definição sobre quem deveria supervisionar o aluno – ou seja, monitorar o acesso às aulas e acompanhamento do conteúdo.

"Quando fomos olhar os programas, não ficou claro se era obrigatório participar das aulas, como seria feita a supervisão, havia lista de presença? Tenho chance de interagir com professores e receber monitoramento sobre minha participação? Isso foi outra área que nos preocupa porque sempre procuramos enfatizar que ensino é interação entre aluno e professor", explica Barberia.

"A educação acontece quando transmito conhecimento e recebo dos alunos registro da experiência deles, dificuldades, questionamentos. Este olhar é importante enfatizar porque ensino remoto é um tipo de atividade que é mais complexo de se organizar do que só transmitir aulas online. Não é live", afirma Barberia.

Uma outra pesquisa, feita pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Itaú Social divulgada em março deste ano aponta que na rede municipal, as atividades remotas se concentraram no envio de atividades por WhatsApp ou de materiais impressos.

Para 78,6% dos respondentes, a conectividade dos alunos foi apontada com grau de dificuldade de médio a alto para a continuidade da educação no ano passado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

Inscrições para creche noturna em Porto Velho iniciam dia 12 de agosto

A creche noturna em Porto Velho é voltada a crianças de 1 a 3 anos cujos responsáveis estudam ou trabalham à noite. Vagas estão disponíveis até 20 de agosto.
L
Ensino profissionalizante em Rondônia atrai pais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Ensino profissionalizante em Rondônia atrai pais em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho

Com apoio do Idep, pais de diferentes idades retomam os estudos para se qualificar, ampliar a renda e garantir um futuro melhor para suas famílias.
L

Rondônia conquista título nacional no futsal feminino escolar sub-18 com equipe de Rolim de Moura

Time do Centro de Treinamento Aluízio Pinheiro Ferreira venceu seis equipes e garantiu a taça da série bronze em Aracaju.
L
Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L
Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Rondônia conclui 1ª etapa da Matrícula Inicial 2025 do Censo Escolar da Educação Básica

Dados inseridos no Sistema Educacenso por escolas públicas e privadas irão subsidiar políticas públicas e repasses de recursos, como os do Fundeb.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Como vender com Verdade: Marcelo Tronchini revela no Momento Empresarial do News Rondônia os bastidores e desafios do mercado

No quadro Momento Empresarial, Marcelo Tronchini compartilha experiência, erros e acertos que mostram por que relacionamento e transparência são essenciais nas vendas
L

Nota de pesar: Davina Maria Paulo

Comerciante dedicada e mulher de espírito leve, Davina deixa um legado de carinho, generosidade e momentos inesquecíveis
L

Falaê Podcast – Entrevista com Pastor Valadares

Nesta quinta-feira, dia 07, às 18h, o Falaê Podcast recebe o Pastor Valadares, Presidente da CONEMAD-RO e da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Porto Velho. Além de sua atuação religiosa, Pastor Valadares também se destaca na política: foi candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo mais de 20 mil votos, e hoje é 1º suplente do Senador Jaime Bagattoli.
L

EQB 250+ chega ao Brasil com sete lugares e emissão zero

Modelo da Mercedes-Benz oferece motor de 190 cavalos, autonomia de 376 km e tecnologia para ampliar a oferta de veículos elétricos no mercado de luxo.
L

Giro News | Entrevista Dr. Mauro Ângelo

O programa Giro News desta quinta-feira, 07 de agosto, às 16h, recebe o Dr. Mauro Ângelo, urologista, para uma entrevista especial sobre saúde e prevenção.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Parlamentar cobrou providências após receber denúncias sobre a paralisação das construções nas aldeias; Seduc prometeu agir com urgência
L
Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa Sousa, estrada que liga Porto Velho ao distrito de Rio Pardo passa por melhorias com patrolamento e encascalhamento.
L
Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Proposta de Pedro Fernandes quer criar banco de dados em Rondônia com nomes de condenados por violência contra a mulher, como forma de prevenção e proteção.
L

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado com foco em salvar vidas

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” chega à 12ª edição e será no Centro de Saúde da Mulher
L
Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Verba indicada por Eyder Brasil será usada na compra de equipamentos para a Associação Clube Shotokan Esportivo, incentivando o karatê e outras lutas
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

Força Tática prende vizinho acusado de tentar matar mecânico com golpe de faca durante carona

O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Estrada dos Japoneses, zona rural da capital.
12
Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

O rapaz baleado com quatro disparos, sendo na mão e duas pernas.
14
Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Emídio Alves Feitosa.
12
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Segundo informações de testemunhas, um casal que seguia na motocicleta pela Rua Elias Gorayeb, sentido Avenida Imigrantes, teria avançado a preferencial e colidido violentamente com o veículo.
14
MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou 16 pessoas na Operação Soldados da Usura II por usura, extorsão e organização criminosa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Mesmo com divergências ideológicas, Léo Moraes prioriza diálogo com o governo Lula e garante avanços como hospital universitário e R$ 37 milhões para a saúde
L

Flamengo vs Internacional: um confronto tradicional do futebol brasileiro transportado para a Libertadores

Olhando para a fase de grupos da prova, uma coisa é muito clara: tiveram uma prestação bastante semelhante. Porém, há outra coisa que as distingue: a forma atual. 
L

ERPA Norte em Rondônia: orgulho, conhecimento e união fortalecem a Administração na Região Norte

Encontro Regional dos Profissionais de Administração reuniu lideranças, estudantes e especialistas em Porto Velho, celebrando os 60 anos da profissão no Brasil
L

Ao vivo: 41º Flor do Maracujá movimenta cultura, turismo e economia em Porto Velho

Acompanhe pelo newsrondonia.com a transmissão direto do Parque dos Tanques, onde o evento segue até 10 de agosto com apresentações folclóricas e comidas típicas
L

Programa Comunidade News: ASDEMAP e Josemar Araújo — União, Conquistas e Orgulho no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

ASDEMAP e Josemar Araújo mostram como união e participação ativa transformaram o Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com avanços em mobilidade, segurança e meio ambiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): GERLANE E SILVIA CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 381 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): DNA AUTOMOTIVA PECAS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00027.005/2025-SUL
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.