DOMINGO, 01/02/2026

Em destaque

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas

Inicialmente a distância da escola era causada por falta de transportes fluvial e rural. Atualmente é por causa da pandemia da Covid-19.

Publicado em 

Gabriel Nunes tem 14 anos e ainda não sabe escrever o próprio nome. O menino mora no quilômetro 13 da Estrada do Belmonte, zona rural de Porto Velho, e não frequenta a escola desde 2017. Antes por falta de transporte escolar e atualmente devido a pandemia da Covid-19.

Para ajudar a comunidade onde vive, o sonho de Gabriel é ser médico. Mas hoje, antes de qualquer objetivo, apenas um prevalece: aprender a ler e escrever.

Segundo a mãe, Alcinete Nunes, de 34 anos, o menino deveria estar no 9° ano do Ensino Fundamental, mas ainda não completou o 5°.

A zona rural não é a única área afetada. No Médio Madeira, mais de 300 alunos sofreram com o dilema no transporte escolar. Já no Baixo Madeira foram mais de 1 mil prejudicados.

Na pandemia as aulas que anos antes eram diárias foram substituídas por atividades mensais. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas entregam as atividades impressas ou enviam pela internet — para as famílias que têm acesso — e acompanham "o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes através do retorno das atividades realizadas".

Alguns pais ficam responsáveis por abastecer a embarcação — caso possuam — e atravessar o Rio Madeira em busca dessas atividades. Também precisam ajudar os filhos com as lições, mesmo que muitos não tenham concluído o ensino fundamental.

Dos distritos e linhas de Porto Velho afetados, os pais que tiveram condições financeiras acabaram se mudando com os filhos para a cidade. Mas muitos não tiveram essa oportunidade.

A família de Gabriel faz parte desse grupo. Com os pais desempregados o deslocamento é considerado quase impossível. A família sobrevive da venda de macaxeira que produz no sítio onde mora.

Consequências

Para a pós-doutora em educação, Rosângela Hilário, a pandemia tirou das crianças o que elas tinham de mais valioso: a esperança e sonhos de dias melhores.

"Elas estão com os pais em casa sem poder trabalhar. Elas estão sem o direito de ser criança".

Outra consequência da ausência de aulas presenciais por tantos anos é a evasão escolar. Em 2017, de acordo com a Semed, 9.892 alunos estavam matriculados nas escolas da zona rural. Em 2021 o número caiu para 8.553.

De acordo com Rosângela Hilário, as consequências são horrendas, tanto do ponto de vista pedagógico, como da vida social. Já que as interações entre o corpo docente e o aluno fazem parte do processo de educação.

"A escola para a criança é mais do que um espaço onde estão "guardados" os saberes, as histórias. É um espaço onde ela vai aprender novas palavras para amplificar sua leitura de mundo".

Segundo a educadora, a relação dessas crianças com a escola nunca mais será a mesma. Para que a situação seja remediada, é necessário um plano efetivo para recuperar a aprendizagem que envolva as crianças, as famílias e a comunidade.

"As famílias, a escola, as professoras estão fazendo o que é possível, mas nesse momento o possível não é suficiente".

A Semed informou ao G1 que no segundo semestre de 2020, a secretaria orientou que as escolas elaborassem o currículo com o objetivo de priorizar as habilidades essenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, conforme o bimestre e ano letivo de cada unidade.

A secretaria ainda informa que no início do ano letivo de 2021, foi implantado o Plano de Nivelamento do Currículo que consiste em recuperar a aprendizagem dos estudantes pautada nos objetos de conhecimento do ano escolar anterior.

Entenda cronologicamente o caso

Em 2018

Maio – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ciranda. O objetivo era investigar e desarticular uma organização criminosa formada por servidores da Prefeitura de Porto Velho, suspeitos de fraudar licitações do transporte escolar terrestre e fluvial.

O grupo baseava o esquema no superfaturamento dos contratos de transporte fluvial e ao todo teria desviado mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos.

Junho – Uma audiência pública foi realizada na 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Velho para debater o assunto. Ao fim, após concordância dos envolvidos, ficou determinado que a situação iria se normalizar em até 20 dias.

Julho – Os acordos não foram cumpridos e em 19 de julho outra audiência na mesma Vara definiu um novo calendário de funcionamento: em 30 de julho de 2018 o transporte terrestre e 6 de agosto do fluvial.

Outubro – Após 5 meses, 90% dos alunos da zona rural de Porto Velho retornaram às aulas. Dez dias depois o serviço de transporte fluvial foi paralisado novamente por falta de pagamento, segundo informações da empresa responsável enviadas para o G1.

Em 2019

Abril – A Semed chegou a informar que os alunos que dependiam do transporte terrestre conseguiram retornar às salas de aula. Já os que precisavam do funcionamento das voadeiras não chegaram a iniciar o ano letivo na data esperada.

Setembro – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carrossel, como desdobramento da Operação Ciranda. No mesmo dia, a promotora de Educação do MP-RO pediu que o Estado intervisse no transporte terrestre da capital.

Outubro – Intervenção do Estado na Semed chegou ao fim após audiência que envolveu Juizado da Infância, MP e secretarias municipal e estadual de Educação.

Ao todo, desde 2016 o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) ingressou com sete ações para tentar regularizar a situação do transporte escolar em Porto Velho.

Em 2020

Quando a situação parecia que seria solucionada, todas as escolas públicas e privadas do Brasil foram fechadas como forma de prevenir a disseminação da Covid-19.

Agosto – Todos os envolvidos nos trâmites judiciais sobre o transporte escolar em Porto Velho participaram de uma audiência virtual.

Setembro – O resultado do encontro foi a homologação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece o dever do estado e município a oferecerem transporte, alimentação, materiais didáticos e assegurar o acesso à educação a todas as crianças das zonas rurais e ribeirinhas do município.

O documento ainda aponta que o estado continua responsável pelos 948 alunos que dependem do transporte fluvial. O calendário escolar deve ser elaborado com o objetivo de repor cada conteúdo perdido por falta de transporte ou da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Semed, quando as aulas presenciais retornarem, todos os estudantes que necessitam de transporte serão atendidos.

"A Prefeitura de Porto Velho adquiriu uma frota própria de transporte rural terrestre com 146 ônibus escolares novos e o transporte fluvial escolar é oferecido por meio de convênio com o Estado (Seduc)".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.
L
Unesp publica lista de aprovados no vestibular 2026

Unesp publica lista de aprovados no vestibular 2026

A universidade paulista convocou os selecionados na primeira chamada para realizarem a matrícula virtual a partir de segunda-feira, após disputa por quase seis mil vagas.
L
Estudantes do Pé-de-Meia agora podem investir em Tesouro Direto

Estudantes do Pé-de-Meia agora podem investir em Tesouro Direto

Parceria entre Tesouro Nacional, Caixa, Ministério da Educação e B3 oferece nova opção de aplicação financeira para jovens de baixa renda.
L
Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Candidatos não selecionados na chamada regular devem manifestar interesse pelo portal do MEC para seguir na disputa por vagas em universidades públicas de todo o país.
L
UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

A reitora Marília Pimentel assinou a ordem de serviço para conclusão da estrutura, que recebeu investimentos do Novo PAC e tem inauguração prevista para agosto de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L

Cine Araújo Porto Velho: confira os filmes em cartaz e os horários

Do suspense à animação, passando por grandes estreias e títulos para toda a família, o Cine Araújo em Porto Velho segue com uma programação diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades ao longo do dia.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala dos 33 anos do Pirarucu do Madeira

Vice-presidente do bloco explica como a festa gratuita virou símbolo de resistência em Porto Velho, com campanhas sociais, apoio público e novidades no som e no repertório.
L

Momento Agro: Entrevista com Jucilene Cavali destaca o processo de despesca no Projeto ProÁgua

O especial também reforça o papel do Projeto ProÁgua no apoio aos produtores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Publicidade

POLÍCIA

Menina de 4 anos desaparecida em área de mata é encontrada com vida em Minas Gerais

Menina de 4 anos desaparecida em área de mata é encontrada com vida em Minas Gerais

Criança foi localizada após 48 horas de buscas em região de difícil acesso
14
Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Homem é esfaqueado durante confusão em distribuidora de bebidas em Candeias do Jamari

Vítima foi atingida na região lombar durante a madrugada e suspeita fugiu antes da chegada da polícia
16
Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Vítima não identificada foi localizada na Linha 45, em Vila Nova Samuel, com ferimentos graves na cabeça, e polícia investiga possível atropelamento ocorrido durante a madrugada.
18
Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Ocorrência registrada na zona sul de Porto Velho deixou três pessoas feridas após queda de motocicleta em cruzamento movimentado, mobilizando Polícia Militar e equipes do SAMU.
14
Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Batida entre duas motocicletas e um carro no bairro Embratel deixou vítimas em estado grave, mobilizou equipes do SAMU e levou o Batalhão de Trânsito a isolar a área para perícia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

PM de São Paulo terá atendimento especial a mulheres durante o Carnaval

Policiais femininas vão atuar no acolhimento de vítimas de importunação e no combate a agressões
L
Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Corinthians enfrenta Arsenal na final inédita da Copa das Campeãs da Fifa

Brabas buscam título histórico contra estrelas do futebol europeu em decisão na Inglaterra
L
Tratado do Alto-Mar: o que muda para o Brasil nos oceanos

Tratado do Alto-Mar: o que muda para o Brasil nos oceanos

Acordo internacional em vigor cria regras globais para proteger a biodiversidade além das águas nacionais, amplia obrigações ambientais e posiciona o Brasil nas decisões sobre o futuro dos oceanos.
L
Manual do Jovem Empreendedor: guia orienta quem quer ser MEI

Manual do Jovem Empreendedor: guia orienta quem quer ser MEI

Material lançado pelo governo reúne regras, vantagens e caminhos para formalização como microempreendedor individual, com foco em jovens que desejam iniciar um negócio legalizado.
L

1win cassino no Brasil com guia de bônus, Pix e app

Se você quer começar pelo cadastro, este guia reduz erros. Depois de ler, você decide se faz sentido seguir com 1 win.
L
Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Lei de anistia abrangendo casos desde 1999 busca liberar presos políticos e promover coexistência pacífica, enquanto governo planeja fechar o Helicoide e a Assembleia aprová-la.
L
Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Serviços do DER-RO recuperam trechos desgastados da rodovia para melhorar a trafegabilidade, segurança e conforto de motoristas e produtores rurais.
L

Baile Municipal marca abertura do Béra Folia e inicia o Carnaval em Porto Velho

O evento realizado hoje no Mercado Cultural deu o pontapé inicial oficial às festividades de 2026.
L
VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

Câmeras registraram a ação de dois criminosos que renderam e agrediram o trabalhador
12
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Cadastro online com QR Code vai facilitar a identificação de crianças e agilizar o reencontro com responsáveis durante eventos carnavalescos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.