TERÇA-FEIRA, 24/03/2026

Em destaque

Alunos das zonas rurais e ribeirinhas estão há quase 4 anos sem frequentar escolas

Inicialmente a distância da escola era causada por falta de transportes fluvial e rural. Atualmente é por causa da pandemia da Covid-19.

Publicado em 

Gabriel Nunes tem 14 anos e ainda não sabe escrever o próprio nome. O menino mora no quilômetro 13 da Estrada do Belmonte, zona rural de Porto Velho, e não frequenta a escola desde 2017. Antes por falta de transporte escolar e atualmente devido a pandemia da Covid-19.

Para ajudar a comunidade onde vive, o sonho de Gabriel é ser médico. Mas hoje, antes de qualquer objetivo, apenas um prevalece: aprender a ler e escrever.

Segundo a mãe, Alcinete Nunes, de 34 anos, o menino deveria estar no 9° ano do Ensino Fundamental, mas ainda não completou o 5°.

A zona rural não é a única área afetada. No Médio Madeira, mais de 300 alunos sofreram com o dilema no transporte escolar. Já no Baixo Madeira foram mais de 1 mil prejudicados.

Na pandemia as aulas que anos antes eram diárias foram substituídas por atividades mensais. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas entregam as atividades impressas ou enviam pela internet — para as famílias que têm acesso — e acompanham "o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes através do retorno das atividades realizadas".

Alguns pais ficam responsáveis por abastecer a embarcação — caso possuam — e atravessar o Rio Madeira em busca dessas atividades. Também precisam ajudar os filhos com as lições, mesmo que muitos não tenham concluído o ensino fundamental.

Dos distritos e linhas de Porto Velho afetados, os pais que tiveram condições financeiras acabaram se mudando com os filhos para a cidade. Mas muitos não tiveram essa oportunidade.

A família de Gabriel faz parte desse grupo. Com os pais desempregados o deslocamento é considerado quase impossível. A família sobrevive da venda de macaxeira que produz no sítio onde mora.

Consequências

Para a pós-doutora em educação, Rosângela Hilário, a pandemia tirou das crianças o que elas tinham de mais valioso: a esperança e sonhos de dias melhores.

"Elas estão com os pais em casa sem poder trabalhar. Elas estão sem o direito de ser criança".

Outra consequência da ausência de aulas presenciais por tantos anos é a evasão escolar. Em 2017, de acordo com a Semed, 9.892 alunos estavam matriculados nas escolas da zona rural. Em 2021 o número caiu para 8.553.

De acordo com Rosângela Hilário, as consequências são horrendas, tanto do ponto de vista pedagógico, como da vida social. Já que as interações entre o corpo docente e o aluno fazem parte do processo de educação.

"A escola para a criança é mais do que um espaço onde estão "guardados" os saberes, as histórias. É um espaço onde ela vai aprender novas palavras para amplificar sua leitura de mundo".

Segundo a educadora, a relação dessas crianças com a escola nunca mais será a mesma. Para que a situação seja remediada, é necessário um plano efetivo para recuperar a aprendizagem que envolva as crianças, as famílias e a comunidade.

"As famílias, a escola, as professoras estão fazendo o que é possível, mas nesse momento o possível não é suficiente".

A Semed informou ao G1 que no segundo semestre de 2020, a secretaria orientou que as escolas elaborassem o currículo com o objetivo de priorizar as habilidades essenciais a serem desenvolvidas com os estudantes, conforme o bimestre e ano letivo de cada unidade.

A secretaria ainda informa que no início do ano letivo de 2021, foi implantado o Plano de Nivelamento do Currículo que consiste em recuperar a aprendizagem dos estudantes pautada nos objetos de conhecimento do ano escolar anterior.

Entenda cronologicamente o caso

Em 2018

Maio – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ciranda. O objetivo era investigar e desarticular uma organização criminosa formada por servidores da Prefeitura de Porto Velho, suspeitos de fraudar licitações do transporte escolar terrestre e fluvial.

O grupo baseava o esquema no superfaturamento dos contratos de transporte fluvial e ao todo teria desviado mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos.

Junho – Uma audiência pública foi realizada na 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Velho para debater o assunto. Ao fim, após concordância dos envolvidos, ficou determinado que a situação iria se normalizar em até 20 dias.

Julho – Os acordos não foram cumpridos e em 19 de julho outra audiência na mesma Vara definiu um novo calendário de funcionamento: em 30 de julho de 2018 o transporte terrestre e 6 de agosto do fluvial.

Outubro – Após 5 meses, 90% dos alunos da zona rural de Porto Velho retornaram às aulas. Dez dias depois o serviço de transporte fluvial foi paralisado novamente por falta de pagamento, segundo informações da empresa responsável enviadas para o G1.

Em 2019

Abril – A Semed chegou a informar que os alunos que dependiam do transporte terrestre conseguiram retornar às salas de aula. Já os que precisavam do funcionamento das voadeiras não chegaram a iniciar o ano letivo na data esperada.

Setembro – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carrossel, como desdobramento da Operação Ciranda. No mesmo dia, a promotora de Educação do MP-RO pediu que o Estado intervisse no transporte terrestre da capital.

Outubro – Intervenção do Estado na Semed chegou ao fim após audiência que envolveu Juizado da Infância, MP e secretarias municipal e estadual de Educação.

Ao todo, desde 2016 o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) ingressou com sete ações para tentar regularizar a situação do transporte escolar em Porto Velho.

Em 2020

Quando a situação parecia que seria solucionada, todas as escolas públicas e privadas do Brasil foram fechadas como forma de prevenir a disseminação da Covid-19.

Agosto – Todos os envolvidos nos trâmites judiciais sobre o transporte escolar em Porto Velho participaram de uma audiência virtual.

Setembro – O resultado do encontro foi a homologação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece o dever do estado e município a oferecerem transporte, alimentação, materiais didáticos e assegurar o acesso à educação a todas as crianças das zonas rurais e ribeirinhas do município.

O documento ainda aponta que o estado continua responsável pelos 948 alunos que dependem do transporte fluvial. O calendário escolar deve ser elaborado com o objetivo de repor cada conteúdo perdido por falta de transporte ou da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Semed, quando as aulas presenciais retornarem, todos os estudantes que necessitam de transporte serão atendidos.

"A Prefeitura de Porto Velho adquiriu uma frota própria de transporte rural terrestre com 146 ônibus escolares novos e o transporte fluvial escolar é oferecido por meio de convênio com o Estado (Seduc)".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L
Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Estudantes do ensino médio da rede pública começam a receber o incentivo-matrícula de R$ 200 a partir desta segunda-feira (23); cronograma segue o mês de nascimento.
L
Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Depósitos do incentivo de matrícula começam nesta segunda-feira (23) para estudantes da rede pública; cronograma segue o mês de nascimento e beneficia 6 milhões de alunos.
L
Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Ação com meias coloridas mobiliza alunos e reforça respeito à diversidade, com 36 estudantes atendidos na rede municipal de ensino.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L

Jovem News: Luiz Henrique Braga destaca ações sociais da Sorriso do Amanhã

Durante a entrevista, Luiz Henrique vai compartilhar a história da criação da entidade, os projetos desenvolvidos ao longo dos anos e os resultados alcançados com dedicação e compromisso.
L

Ponto & Contraponto: Samuel Costa debate política e futuro de Rondônia

O debate promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do estado, com diferentes visões e propostas que impactam diretamente a população.
L
Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Portaria publicada no Diário Oficial da União cria programa de capacitação e recolocação profissional para militares temporários após licenciamento.
L
Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Cerimônia ocorre em Brasília e simultaneamente em quatro estados, beneficiando famílias de todo o país nesta terça-feira (24/3).
L
TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha "Elas em Pauta"

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha “Elas em Pauta”

Mutirão de conciliação focado em mulheres beneficiou 1,9 mil pessoas e reforçou acesso rápido à Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Parlamentar participou de fórum estadual e destacou a urgência de valorização profissional para garantir a qualidade da saúde pública.
L
Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Parlamentar percorre espaços esportivos da capital para levantar demandas de infraestrutura; foco da ação é garantir iluminação em LED e reformas de arquibancadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

Ocorrências registradas neste final de semana na BR-364, BR-421 e BR-319 resultaram em detenções após acidentes e tentativas de fuga em Ariquemes e Porto Velho.
10
Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Ação da guarnição sob comando do sargento Machado ocorre após denúncias anônimas na zona leste de Porto Velho; suspeito conseguiu fugir pulando janela de apartamento.
12
Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para salvar animal preso em galeria de esgoto; resgate mobilizou moradores nesta segunda-feira (23).
L
MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Caso de violência doméstica no bairro Lagoa, em Porto Velho, envolveu adolescente ferida e ameaças de morte; suspeito foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Com-Madeira integra Porto Velho nas decisões estratégicas sobre o transporte fluvial e busca atrair investimentos para gerar emprego e renda na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Nova iniciativa institui benefícios e descontos exclusivos para servidores municipais, aposentados e pensionistas através de parcerias com o setor privado.
L
Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Programa alcança 9 mil atendimentos na unidade Manoel Amorim de Matos, oferecendo alternativa para trabalhadores e idosos.
L
Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

A unidade pioneira em Rondônia oferece castrações, exames e cirurgias para famílias de baixa renda e protetores.
L
Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Prefeito e especialistas debateram soluções ambientais e o enfrentamento de eventos extremos durante encontro no Teatro Banzeiro.
L
Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Para minimizar esses perigos e reforçar a segurança viária, a Nova 364 intensifica, entre os dias 22 e 28 de março, os serviços de roçada ao longo da faixa de domínio, garantindo mais visibilidade, segurança e melhores condições de tráfego aos usuários.
L
Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Aniversário da instituição em Barretos distribui R$ 800 mil em sorteios e financia tratamento oncológico gratuito para milhares de pacientes no Brasil.
L
Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Pagamento será dividido entre abril e maio, injetando R$ 453,2 milhões na economia do estado e beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
L
Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Usuários relatam dificuldades para realizar transações; plataforma registra pico de mais de 1 mil notificações de erro.
L
Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Trabalho em várias regiões garantem mais qualidade de vida e saúde pública
L