SEXTA-FEIRA, 20/06/2025

No Dia do Assistente Social, palestra reforça compromisso da profissão na garantia da educação com qualidade

Os motivos apontados para a evasão escolar são a diminuição da renda, barreiras de acesso à tecnologia e incertezas sobre a melhora do cenário.

Publicado em 

No Dia do Assistente Social, palestra reforça compromisso da profissão na garantia da educação com qualidade - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (13), em plataforma on-line, o 1º Encontro dos Assistentes Sociais com a temática “Evasão escolar no contexto pandêmico”. A iniciativa faz alusão ao Dia do Assistente Social comemorado em 15 de maio.

No Dia do Assistente Social, palestra reforça compromisso da profissão na garantia da educação com qualidade - News Rondônia

Apesar das escolas serem predominantemente conhecidas pela presença de professores, os assistentes sociais também fazem parte do quadro de servidores da Seduc e possuem funções estratégicas para a comunidade escolar e para a garantia da efetividade da política pública do acesso à educação com qualidade.

A abertura do evento foi ministrada pelo convidado Jeffeson William Pereira, doutor na Universidade Federal do Amazonas e representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), que apresentou a mensuração em números da evasão escolar no país. Tendo como referência o levantamento feito pelo Datafolha, no ano de 2020, quatro milhões de alunos entre seis e 34 anos abandonaram a escola. Os motivos apontados para a evasão escolar são a diminuição da renda, barreiras de acesso à tecnologia e incertezas sobre a melhora do cenário.

Para o doutor Jeffeson, o enfrentamento à evasão escolar não é restrita à Educação, mas é sim uma questão social, onde a solução para esse problema passa pelo âmbito da interdisciplinaridade e da intersetorialidade. Neste caminho de resolução, os assistentes sociais compõem a rede de apoio, tanto para aproximar as famílias das escolas, quanto para orientar sobre o direito a outras políticas públicas as quais as famílias, dependendo do perfil, têm direitos. Desta forma, é possível contribuir para minimizar os motivos pelos quais os alunos abandonam as escolas.

A assistente social, Laura Cristina Rodrigues, do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc, mediadora da palestra, também reforçou que é preciso, inclusive para manutenção da saúde ocupacional, que os profissionais tenham a consciência que o enfrentamento da evasão escolar não é uma exclusividade da Educação, mas de toda uma rede de proteção social, sendo assim uma união de esforços para a garantia desse direito social que é o acesso à educação.

Professores, psicólogos e assistentes sociais, que também participaram do encontro, avaliaram positivamente as discussões e reforçaram o compromisso com a educação de qualidade em Rondônia.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO

O governo estadual tem investido de forma estratégica e intensa na educação dos rondonienses, com destinação do orçamento que supera ao exigido por lei. Com foco em preparar as escolas para o pós-pandemia, e ao mesmo tempo, atento às necessidades sociais da comunidade escolar acentuadas no período da pandemia criou iniciativas para amparar esse público:

BUSCA ATIVA –  O projeto “Busca Ativa” tem a proposta de monitorar e ajudar alunos que estejam fora da escola ou com risco de evasão para voltarem ou se manterem ativos nas atividades escolares.

KITS ALIMENTAÇÃO – Os kits contendo produtos provenientes da agricultura familiar são destinados às famílias dos alunos matriculados na rede pública estadual.

CARTÃO ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – O Governo destinou, neste mês de maio, R$ 14.632.500 para dar continuidade à transferência de renda aos alunos matriculados na rede pública estadual em situação de vulnerabilidade social.

REFORMAS E NOVAS CONSTRUÇÕES  – O Estado ultrapassou os 25% de investimento do orçamento em Educação, previstos por lei, em 2020, e deve se manter assim. Os recursos aplicados resultam em diversas escolas reformadas, novas estruturas construídas e equipamentos entregues para melhorar as condições de ensino.

SAÚDE – O retorno às aulas presenciais só será feito com o avanço da vacinação contra a covid-19, para que aconteça de forma segura para servidores, estudantes e todas as famílias rondonienses. Enquanto isso, as aulas acontecem de forma remota com uso de tecnologia, e para os que têm dificuldade de acesso tecnológico, há a oferta de atividades impressas, reforçando assim a responsabilidade em garantir a educação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026

Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, Laury Angelina Xavier Oliveira, e Luana Rita Batista Sampaio, foram as selecionadas para próxima fase da competição
L

Parceria entre Semed e Instituto Alicerce reforça ensino na rede municipal com projeto de apoio escolar

Atualmente duas estratégias da parceria já estão em fase de implantação nas escolas
L

Joer 2025: Fases Regionais têm início em Guajará-Mirim e Jaru com destaque para jovens atletas

Uma das apresentações mais emocionantes foi a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaru, com a apresentação da coreografia “De dentro pra fora”
L
Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

O chamado “CNU dos Professores” avaliará formação geral e específica
L
Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Número pode mudar, pois depende do pagamento da taxa de inscrição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inverno chega à Amazônia, trazendo seca, calor e friagem

Na estação seca, queimadas e incêndios proporcionam cenários de devastação.
L

Txai Suruí e Neide Cardozo, ativistas de Rondônia, participam da demarcação da TI Jaraguá em São Paulo

“Estamos muito emocionados com a demarcação da Terra Indígena Jaraguá”.
L

Povoado Nerd | Entrevista Vinícius Santana, designer gráfico e Youtuber gamer

Designer gráfico e Youtuber gamer, Vinícius Santana participa do programa Povoado Nerd nesta sexta-feira, dia 20, às 17h. Ele fala sobre sua trajetória no design e no universo dos games, além dos desafios e inspirações da criação de conteúdo.
L

Extermínio: A Evolução chega ao Cine Araújo com ação e terror de tirar o fôlego

Novo capítulo da saga mostra como a humanidade tenta sobreviver em um mundo dominado pelo vírus da raiva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra vulgo “Leva Eu” sendo atacado a tiros na zona leste

O Samu socorreu a vítima e a encaminhou ao Hospital João Paulo II.
14

Homicídios prende suspeito de matar costureira degolada na zona leste

Segundo a Polícia Civil, o suspeito saiu por volta das 2h da residência da vítima, que foi encontrada morta pela manhã.
12
Grave batida entre duas motos é registrada na zona leste

Grave batida entre duas motos é registrada na zona leste

De acordo com testemunhas, uma das motos era ocupada por duas pessoas, e o acidente ocorreu quando o veículo que transitava na Rua Fábia avançou a preferencial, causando colisão.
16
PM recebe denúncia e prende suspeito com drogas em apartamento de condomínio

PM recebe denúncia e prende suspeito com drogas em apartamento de condomínio

Segundo a PM, no apartamento do suspeito foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de mais de R$1,000 reais em espécie, configurando crime de tráfico.
14
Júri popular condena réus por homicídio filmado a penas de 22 e 27 anos de prisão

Júri popular condena réus por homicídio filmado a penas de 22 e 27 anos de prisão

A defesa de M.A. Jansons argumentou por uma participação de menor importância, mas a tese não foi aceita pelos jurados. Da mesma forma, os advogados de F.R.O. Almeida defenderam a negativa de autoria, que também foi rejeitada pelo júri.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é entregue à população após reforma geral

Obra de mais de R$ 345 mil foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho e traz melhorias na estrutura e nos serviços ofertados
L

Prefeitura de Porto Velho participa da ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez” neste sábado (21)

Evento oferecerá serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, atendimento jurídico e muito mais para a população
L
Em pleno ponto facultativo, TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

A ação ocorreu nas UPAs Leste e Sul e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, todas sob gestão da Prefeitura da capital.
L
Professora grava respostas engraçadas de alunos sobre profissões e viraliza

Professora grava respostas engraçadas de alunos sobre profissões e viraliza. ‘Alfaiate faz salsicha’

A professora Khawanny, de Goiás, viralizou com as respostas engraçadas dos alunos para perguntas aparentemente simples.
L
Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Programa aproxima servidores municipais de metodologias inovadoras para resolver problemas públicos reais.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Conab começa a doar alimentos para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 4 mil cestas de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
L
Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024
L
Flamengo vence Chelsea de virada no Super Mundial de Clubes e assume a liderança do grupo

Flamengo vence Chelsea de virada no Super Mundial de Clubes e assume a liderança do grupo

O resultado garantiu ao clube carioca a liderança isolada do grupo, somando agora seis pontos.
L

Como a tecnologia de streaming transformou os hábitos de entretenimento

Os usuários escolhem o que assistir sem precisar de horários fixos. Isso mudou completamente o jeito de consumir conteúdo. Além disso, dispositivos como smart TVs, Chromecast e Roku tornaram tudo ainda mais acessível.
L

A evolução do consumo de conteúdo audiovisual na era digital

Entender essas mudanças é crucial. Elas criaram um novo mundo para o consumo de conteúdo audiovisual.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.