SEXTA-FEIRA, 20/06/2025

41% das crianças brasileiras sem estudos em 2020 tinham de 6 a 10 anos, aponta Unicef

Faixa etária é a mais atingida pela exclusão escolar durante a pandemia. Estimativa é que 5 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares em novembro do ano passado.

Publicado em 

41% das crianças brasileiras sem estudos em 2020 tinham de 6 a 10 anos, aponta Unicef - News Rondônia

Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgada nesta quinta-feira (29), em parceria com o Cenpec Educação, aponta que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso aos estudos no Brasil no fim de 2020. Entre elas, quatro em cada dez tinham de 6 a 10 anos.

41% das crianças brasileiras sem estudos em 2020 tinham de 6 a 10 anos, aponta Unicef - News Rondônia

Segundo a entidade, esta faixa etária é a mais afetada pela exclusão escolar, como mostra o gráfico abaixo. Entre elas, 69,3% das crianças de 6 a 10 anos sem escola são pretas, pardas ou indígenas. Antes da pandemia, crianças desta idade sem oportunidades de educação eram exceção.

6 a 10 anos: 41 %

11 a 14 anos: 27,8 %

15 a 17 anos: 31,2 %

11 a 14 anos

27,8 %

Em janeiro, o Unicef já havia divulgado a estimativa de que 5,2 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares. O número representa 13,9% do total da população com estas idades.

No início do mês, apontou que o fechamento de escolas durante pandemia poderá fazer o Brasil regredir duas décadas no combate à evasão escolar.

Em nota enviada pelo Unicef, Florence Bauer, representante da entidade no Brasil, destaca que os números fazem um alerta urgente para que ações sejam tomadas para reverter o quadro.

“Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação, voltado aos números dos anos 2000. É essencial agir agora para reverter a exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu direito à educação negado, e tomando todas as medidas para que possam estar na escola, aprendendo”, afirma Bauer.

Os dados apontam que, em novembro de 2020, havia 36,9 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Entre eles:

35,4 milhões frequentavam a escola

31,7 milhões recebia atividades escolares, podendo tê-las realizado ou não

3,7 milhões não recebia atividades escolares

1,5 milhão não frequentava a escola

Impacto geracional: reprovações e abandono

A situação poderá afetar toda uma geração, afirma Bauer, representante do Unicef no Brasil. Em nota enviada pela entidade, Bauer diz: “Crianças de 6 a 10 anos sem acesso à educação eram exceção no Brasil, antes da pandemia. Essa mudança observada em 2020 pode ter impactos em toda uma geração. São crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fase de alfabetização e outras aprendizagens essenciais às demais etapas escolares".

Segundo ela, sem completar o ciclo de alfabetização, as crianças poderão sofrer reprovações e até abandonar as escolas. Ela defende a reabertura das salas de aula de modo seguro para garantir o estudo das crianças.

Exclusão: zona rural e Norte e Nordeste

Na análise por áreas urbanas, a exclusão maior entre crianças de 6 a 10 anos está concentrada na zona rural, onde estão 16,5% dos casos. Na área urbana, são 12,6%.

Entre as regiões do país, Norte e Nordeste concentram os maiores percentuais, como mostra o gráfico abaixo:

Entre os estados, as maiores exclusões da população de 6 a 17 anos está em Roraima, onde 38,6% desta parcela da população está sem estudo. Em seguida vem Amapá (35,7%), Pará e Amazonas (ambos com 32%), Bahia (30,7%) e Rio Grande do Norte (24,9%).

Como reverter a exclusão?

Para os especialistas do Unicef, é preciso agir para trazer crianças e adolescentes de volta às escolas e evitar impactos negativos no futuro. Entre algumas das ações recomendadas, estão:

Busca ativa escolar:

Para as crianças que estão matriculadas e não estão envolvidas nas atividades escolares, é preciso que as escolas montem estratégias para localizá-las e entender os motivos do abandono. Também é necessário formar parcerias entre outros setores, como assistência social, por exemplo, dando apoio para o retorno às salas de aula. O Unicef destaca que desenvolveu uma estratégia de busca ativa escolar para dar apoio a estados e municípios, adaptada à crise da pandemia. As informações são gratuitas e estão disponíveis no site (https://buscaativaescolar.org.br/

Campanhas de informação:

Para o Unicef, é preciso também manter pais e responsáveis informados de que a matrícula poderá ocorrer a qualquer momento do ano. A entidade recomenda fazer campanhas em rádios, TVs, e redes sociais, além de encontros em praças e parques, se possível.

Acesso à internet:

Um levantamento feito pelo Unicef em parceira com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), divulgado em março, apontou que a falta de acesso à internet e de infraestrutura nas escolas foram os maiores desafios das redes municipais em 2020. Segundo os dados levantados, 48,7% das redes municipais relataram muita dificuldade dos estudantes no acesso à internet para a realização de atividades remotas. Entre os professores, 24,1% também tinham dificuldades de se manterem conectados.

Para o Unicef, elaborar estratégias que levem conectividade aos estudantes, professores e escolas é primordial para evitar a exclusão e o abandono escolar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026

Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, Laury Angelina Xavier Oliveira, e Luana Rita Batista Sampaio, foram as selecionadas para próxima fase da competição
L

Parceria entre Semed e Instituto Alicerce reforça ensino na rede municipal com projeto de apoio escolar

Atualmente duas estratégias da parceria já estão em fase de implantação nas escolas
L

Joer 2025: Fases Regionais têm início em Guajará-Mirim e Jaru com destaque para jovens atletas

Uma das apresentações mais emocionantes foi a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaru, com a apresentação da coreografia “De dentro pra fora”
L
Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

O chamado “CNU dos Professores” avaliará formação geral e específica
L
Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Enem 2025 registra cerca de 5,5 milhões de inscritos, aumento de mais de 30% comparado a 2022

Número pode mudar, pois depende do pagamento da taxa de inscrição
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mutirão do Serasa de negociação de dívidas com bancos está disponível nos Correios

Mutirão do Serasa de negociação de dívidas com bancos está disponível nos Correios

Ao todo, são mais de 65 milhões de dívidas relacionadas somente aos bancos.
L
Agenda News: Arraiá Diretores do Forró movimenta Porto Velho neste sábado

Agenda News: Arraiá Diretores do Forró movimenta Porto Velho neste sábado

Com homenagens a grandes nomes do forró e estrutura diferenciada, festa no espaço Monarka promete uma noite animada para todos os públicos.
L

Em Cima da Hora | Entrevista Rubens Lima de Souza, representante comercial

Nesta sexta, às 9 da manhã, o programa Em Cima da Hora recebe Rubens, representante das marcas Panizzon, Triângulo Mineiro, Fontana e muito mais. Não perca esse papo sobre vendas, mercado e relacionamento com o cliente!
L

Kendi Ueda no Momento Empresarial: cooperativismo, educação financeira e crescimento em Rondônia

Gerente da Unicred compartilha trajetória, visão estratégica e os planos de expansão da cooperativa no estado
L

Honda HR-V 2026 traz design remodelado e nova tecnologia

Atualizações no SUV destacam evolução estética e aprimoramentos funcionais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Padaria é arrombada durante a madrugada no bairro Planalto

Padaria é arrombada durante a madrugada no bairro Planalto

De acordo com as informações preliminares, o criminoso conseguiu acesso ao local após danificar uma grade de ferro na porta de entrada. A ação foi silenciosa e só foi notada quando o comércio abriu pela manhã.
10
Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no centro

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no centro

O carro seguia pela Avenida Macapá, enquanto a moto trafegava pela Avenida Norte Sul. Devido ao impacto, a condutora da motocicleta sofreu ferimentos e foi encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para avaliação médica.
14
Acidente entre carro e moto deixa ferido em avenida

Acidente entre carro e moto deixa ferido em avenida

Ambos os veículos seguiam no sentido do bairro Centenário quando o condutor do carro tentou uma manobra de retorno pela Avenida 25 de Agosto, visando retornar à Avenida Rondônia no sentido oposto. Foi nesse momento que a batida aconteceu.
12
Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto

Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto

Com o impacto, a mulher sofreu ferimentos, incluindo sangramento nasal. Ela foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.
10

Homem se passa por policial do Bope para impressionar mulher

Suspeito exibia tatuagem de caveira, armas e veículos para sustentar a falsa identidade; ele responderá por se apresentar como funcionário público
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada Sílvia Cristina leva R$ 100 mil para a Apae de Santa Luzia do Oeste

Deputada Sílvia Cristina leva R$ 100 mil para a Apae de Santa Luzia do Oeste

Por mais um ano, a parlamentar destina recurso para a Apae do município.
L

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Mesmo em meio a votações importantes na Câmara Federal, deputada participa da audiência pública e reforça compromisso com a autonomia da Ponta do Abunã e outras regiões.
L
Idosa residente em Vilhena há mais de 50 anos morre aos 74 anos

Idosa residente em Vilhena há mais de 50 anos morre aos 74 anos

Familiares informaram que a saúde de M.J.S., que morava na região central de Vilhena, estava frágil há vários meses.
18
"Pastor Evangélico" acusado de matar esposa já havia assassinado outra mulher há 25 anos

“Pastor Evangélico” acusado de matar esposa já havia assassinado outra mulher há 25 anos

Após sair da prisão, N.S., que se apresentava como pastor evangélico, foi novamente investigado por outro homicídio em 2011 e passou a ser considerado foragido após violar as regras de sua liberdade condicional.
12
Idoso com Alzheimer desaparecido é encontrado vivo em plantação após quatro dias

Idoso com Alzheimer desaparecido é encontrado vivo em plantação após quatro dias

Extremamente debilitado e sem seus medicamentos por mais de quatro dias, o idoso foi prontamente levado para receber atendimento médico. Bombeiros de Vilhena participaram do resgate.
10
Polícia apreende pé de maconha gigante e casa de traficante sofre ataque a tiros

Polícia apreende pé de maconha gigante e casa de traficante sofre ataque a tiros

No banco traseiro do carro, os policiais encontraram 15 porções de maconha. O motorista, identificado como F.A.S., de 49 anos, admitiu ter comprado a droga para revenda.
14
Sargento da PM morre durante pescaria no Rio Jamari, em RO

Capitão da PM é exonerado após falar ‘cachorro e preto sentam no chão’ para subordinado

O incidente ocorreu na manhã da última quarta-feira, 18 de junho.
16

Criminoso invade residência e faz jovem autista refém

Ação rápida da PM e do GATE garantiu a libertação da família após momentos de tensão no Parque Novo Mundo
16
Engavetamento na BR-174 envolve três caminhões em Rondônia

Engavetamento na BR-174 envolve três caminhões em Rondônia

Apesar dos danos materiais significativos, não houve registro de feridos.
12
Hospital de São Francisco do Guaporé será beneficiado com obras de eficiência energética da Energisa

Hospital de São Francisco do Guaporé será beneficiado com obras de eficiência energética da Energisa

O investimento, superior a R$ 340 mil, tem como principal objetivo a redução do consumo de energia. 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.